domingo, 28 de fevereiro de 2010

Nigel Farage arenga o Presidente da UE

* A sic notícias tem transmitido o vídeo com legendas

Nigel Farage começa por dizer que Herman van Rompuy tem o carisma de um "esfregão molhado" (wet rag)...

Informalmente "wet rag" significa ter uma aparência cansada.

Linda-a-velha, 2010 (8)

Jardim das Tílias

WC canino

Como se previa ontem, o vento iria acabar por danificar o portão e assim aconteceu. O poste de apoio das dobradiças cedeu e deixou de oferecer suporte. E o que, inicialmente, era uma insignificância, a substituição de um fecho inferior, misteriosamente desaparecido há muitos meses, e a colocação de um simples fecho de galinheiro, de preferência de culatra, para segurar as duas partes do portão é agora uma obra maior. Nada de muito complicado ou oneroso. Assim haja vontade de dar manutenção às "pequenas coisas".





Obras na via pública

Está a nossa junta de freguesia a executar trabalhos no entrocamento da Av. D. Pedro V com a Rua Francisco José Vitorino. Repintaram as zebras, estão a calcetar pedaços do passeio e a colocar uma caixa metálica que ainda não sei bem a que fim se destina.

Com o estado em que se encontra o asfalto, que não resistiu a um inverno violento nem se compadece com as fininhas camadas de alcatrão de sucessivos remendos, vai ser trabalho para muito tempo. A favor, as burocracias que se supõem agora facilitadas pelo facto de junta de freguesia e câmara viverem em clima de consonância cromática.



Imagens: Isabel Magalhães

Correio da Manhã - "Jornalistas são pressionados"

Correio da Manhã - "Jornalistas são pressionados"

Público - O fim do regime?

Público - O fim do regime?

Estado pode ser julgado em tribunal europeu - TV & Media - DN

Estado pode ser julgado em tribunal europeu - TV & Media - DN

Linda-a-Velha, 2010 (7)

Apesar da grande limpeza que o IDP - Instituto do Desporto de Portugal, mandou efectuar na mata do Estádio Nacional, muitas são as árvores que têm caído desde o verão passado e em maior quantidade nos últimos dias devido à chuva e ao vento.

Ontem foi a vez de um ramo enorme, de um pinheiro de grande porte, que derrubou parcialmente a vedação de ferro e obstruiu a passagem no atalho de terra batida que liga a Av. Duque de Loulé à Rua Bernardo Santareno no Bairro dos Moinhos.


A remoção deverá será feita rapidamente, uma questão de dias, já a substituição da vedação na parte danificada deixa-me dúvidas. Será mais um provisório definitivo do nosso quotidiano.



Imagens: Isabel Magalhães

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Linda-a-Velha, 2010 (6)

Jardim das Tílias e zona envolvente


Iluminação

Estão a ser colocados os novos candeeiros no jardim e na zona envolvente. Está a ficar agradável de ver. É um modelo que esteticamente não incomoda.

Trabalho de substituição de um dos candeeiros

Novo modelo de candeeiro


Área sanitária canina

O portão do WC canino encontra-se sem fecho desde o Natal de 2008. Já muito se falou no OL sobre o assunto, já enviámos alguns e-mails à CMO mas o facto é que uma pretensão tão pequena, e que visa tão só tornar mais eficiente a zona em questão, continua sem resposta. Hoje de manhã, com as condições meteorológicas de excepção que se fizeram sentir, ambas as metades do portão batiam desgovernadamente. De referir que nunca foi colocado o fecho que deveria prender as duas partes. São as tais "pequenas coisas" de que fala a minha amiga Clotilde Moreira.


Quando há incompatibilidade entre os cães, os donos dos que estão dentro da área sanitária têm que usar as trelas para unir as duas partes e manter o portão fechado.


Parque Infantil

Também este parque continua encerrado.

O Manuel Maria todos os dias pergunta quando é que há baloiços. E certamente que muitos outros pequenos fregueses fazem a mesma pergunta.



Imagens: Isabel Magalhães

Carta que avisou Vara das escutas está assinada - TV & Media - DN

Carta que avisou Vara das escutas está assinada - TV & Media - DN

O GOVERNO QUE NÃO CONHECEMOS E QUE NÃO VAI A VOTOS

Para que servem os bancos em Oeiras?

Em Oeiras há uns bancos muito engraçados


No Largo 5 de Outubro, em Oeiras, na largueza em frente da Igreja estão há anos uns bancos muito engraçados. Também há anos numa reunião pública da CMO referi esta particularidade pois este bancos podem ser decorativos mas não servem a sua finalidade: comodidade de quem os procura e pedi para obrigarem quem os desenhou e aprovou a ficarem lá sentados principalmente aos pares de modo a ficarem com o rabo nas bordas.

É que: ou não têm costas (moda divulgada noutros espaços)

ou as costas são mais pequenas do que os assentos,

ou as costas são de lado

Também há modelo vis à vis


e quem se sentar com outra pessoa ao lado, e for forte, fica com uma
bochecha caída na pedra.


A resposta foi: pouco mais do que "pois".

Naquela altura não tinha máquina, mas agora já todos podem ver várias perspectivas.





Só me lembro da cantiga de Vinicius de Moraes

Era uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada
Ninguém podia entrar nela, não
Porque na casa não tinha chão
Ninguém podia dormir na rede
Porque na casa não tinha parede
Ninguém podia fazer pipi
Porque penico não tinha ali
Mas era feita com muito esmero
Na rua dos Bobos
Número zero



Imagens: Clotilde Moreira

Linda-a-Velha, 2010 (5)


Jardim D. Pedro V

Mais um parque infantil que continua encerrado. Este parque é contíguo à zona onde estava o pinheiro que sucumbiu esta manhã.

Para quando a reabertura das áreas destinadas aos mais pequenos?

Imagem: Isabel Magalhães

Linda-a-Velha, 2010 (4)

Jardim D. Pedro V - Av D. Pedro V


Um pinheiro de grande porte sucumbiu à força do vento que se faz sentir. Alertados os respectivos serviços camarários acorreram de imediato e tomaram as primeiras medidas; cortar os extremos da zona por onde o pinheiro partiu e isolar o local.

Há a registar danos patrimoniais: muros, bancos de jardim e caramanchão.

Ficam as imagens.








Imagens: Isabel Magalhães

Correio da Manha - Inimigos do povo

Correio da Manha - Inimigos do povo

Opinião de João Pereira Coutinho, Colunista

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

"CANTIGUEIRO": Rui Pedro Soares – Mal empregada tarde!

"CANTIGUEIRO": Rui Pedro Soares – Mal empregada tarde!

Declaração de Rendimentos

Ex-administradores da PT [Rui Pedro Soares e Soares Carneiro] nunca entregaram declaração de rendimentos ao Tribunal Constitucional.
Sic notícias

Público - Um pequeno-almoço

Público - Um pequeno-almoço

Sol: Vara e Cofina quiseram afastar "pessoas incómodas" - TV & Media - DN

O director do Sol acusou hoje a Cofina de ter tentado mudar a direcção do jornal de forma encapotada para afastar "pessoas incómodas" e disse que o presidente daquele grupo o aconselhou a ser "menos contra o Governo". José António Saraiva também acusou Armando Vara, administrador do Millenium BCP, de ter tentado “decapitar” a direcção do jornal após as manchetes sobre o caso Freeport.

Sol: Vara e Cofina quiseram afastar "pessoas incómodas" - TV & Media - DN

ENTREVISTAS IMAGINÁRIAS: JOSÉ SÓCRATES, PRIMEIRO-MINISTRO


"JÁ ANDAMOS A TREINAR PARA O PRÓXIMO ESCÂNDALO"

– Senhor primeiro-ministro, vi a sua entrevista à SIC e fiquei com a sensação de que responde sempre da mesma forma a todas as perguntas difíceis.

– O que quer dizer com "sempre da mesma forma"?

– Bom, o senhor diz que é tudo uma infâmia.

– Lá está a Comunicação Social a distorcer as minhas palavras. Eu nunca disse que era tudo uma infâmia.

– Ai não?

– Não. Umas coisas eram uma infâmia. Outras coisas eram uma ignomínia. Entristece-me que não seja valorizado o trabalho que o PS e eu próprio temos andado a fazer em prol da língua portuguesa.

– Hein?

– Ó meu caro, quem é que trouxe para o dia-a-dia palavras difíceis como "urdidura" ou "calhandrice"? Esse é um mérito que nem o Mário Crespo nos consegue tirar. Aliás, o ‘Dicionário de Sinónimos’ da Porto Editora faz parte do kit básico de qualquer um dos meus assessores. Até já andamos a treinar para o próximo escândalo. Diga-me: prefere "isso é uma bargantaria" ou "isso é um labéu"?



Por João Miguel Tavares (jmtavares@cmjornal.pt)

Opinião - Jornal de Notícias

Opinião - Jornal de Notícias

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Ex-administrador da PT desmente Rui Pedro Soares

Há 1 hora

Carlos Barbosa, ex-administrador da Portugal Telecom, desmentiu esta quinta-feira afirmações que Rui Pedro Soares prestou na comissão de ética da Assembleia da República. Soares tinha afirmado que não tinha o pelouro da colocação de publicidade do grupo PT


Carlos Barbosa referiu que saiu da PT Meios «no final de 2006» e que depois disso Rui Pedro Soares «tomou conta de toda a publicidade». (...)

CASTELO BRANCO COMO EXEMPLO PARA OEIRAS

Boa tarde a todos,

Retirei do site da campanha de esterilização a mensagem recebida da Ass. de Protecção e Apoio ao Animal Errante de Castelo Branco.

"Desde que a APAAE e a Câmara municipal de Castelo Branco assinaram, em 1999, um protocolo de colaboração que nasceu o Parque de Bem-Estar Animal, onde todos os animais são esterilizados e não são abatidos. Vivem em espaços amplos e naturais com base no modelo Santuário Animal e não em canis. Obviamente que não seguimos, de todo, a regras dos canis municipais pois temos as nossas regras próprias de funcionamento, sobretudo na corresponsabilização dos donos que não "despejam" os animais no Parque quando querem mas quando há vaga e participam na busca e contacto com novos donos em busca de solução para os animais que não podem ter e pretendem entregar.

Informações mais detalhadas sobre o nosso projecto, encontram-se na nossa página http://www.apaae.pt/"

Visitem o site que vale a pena ver as condições dos animais acolhidos. Penso que também poderemos tirar ideias e argumentos para a reunião da câmara e referenciar o canil de Castelo Branco resultado da parceria com uma associação e como modelo a seguir por Oeiras que se gaba de estar sempre à frente mas no que diz respeito ao bem estar dos animais está uma década atrasada, infelizmente!

Ana Teresa Cunha

Furacão

Serve o presente para vos alertar, e não alarmar, da situação que muito provavelmente irá afectar a Madeira a partir da próxima manhã de 6ª feira (26.02) e o continente durante a madrugada e dia de Sábado (27.02), por uma depressão em fase de cavamento, com ventos fortes e precipitações moderadas

Depois de passar a Madeira, irá ganhar força e intensificar-se em direcção ao Continente, com ventos sustentados, que poderão atingir os 90/100km/h e com rajadas que poderão ultrapassar os 140km/h, em especial no Litoral e terras Altas.

Portanto, atenção não se aconselham grandes viagens e convem tentar evitar andar a circular na rua, sobretudo durante o Sábado. Este evento poderá ser classificado relativamente ao efeito destruidor, como furacão de Categoria 1.

Este cenário preocupante, se se vier a concretizar (os modelos estão todos de acordo), poderá ser considerado a tempestade da década e/ou dos últimos 30/35 anos, porque os ventos serão muito fortes afectando a Madeira e todo o Continente de Norte a Sul, especialmente a faixa costeira ocidental.

Podem seguir mais informações neste link:

Fundação Marquês de Pombal

Exposição

Exposição de Pintura de Tiago Serpa
De 27 de Fevereiro a 21 de Março
Segunda a Sexta: 14.30h ás 17.30h
Sábados: das 15.00h às 18.00h
Inauguração: Sábado, dia 27 de Fevereiro às 16h00
Galeria de Arte Fundação Marquês de Pombal
Palácio dos Aciprestes


Concerto da Escola de Musica de Linda-a-Velha
Classe de Guitarra
Sábado, 27 pelas 17h00
Concerto da Esc. De Musica de Linda-a-Velha
Palácio dos Aciprestes


FMP

REUNIÃO PUBLICA DA CMO – 24 Fev. 2010

PAÇO DE ARCOS – O JARDIM


Já muito tenho reclamado pelo abandono deste Jardim. Ontem na reunião pública da CMO tornei a perguntar quando é activado o café e quando são cortadas as palmeiras que o bordeiam junto à Marginal em frente daquilo que se chama a praia velha.

Senti da parte de todos uma certa sensibilização que me deu esperança que “agora é que vai”. Pela voz do Presidente foi confirmado que é mesmo preciso actuar na melhoria urgente do aspecto das palmeiras.

Quanto ao Café, informou que os regulamentos em vigor (não sei se são da CMO ou do Governo) obrigam a concursos públicos que têm corrido mal pois os ganhadores depois desistem e tudo tem de se começar de princípio. Porém, o que já está a decorrer, se não tiver um final feliz, dará então possibilidade à CMO de intervir e decidir para um ajusto directo.

Vamos aguardar que o Jardim volte a ter vida para todos aqueles que o continuam a procurar até só para tomar uma bica.

Público - Três percursos pedestres vão revelar a partir de Setembro o refúgio das aves no Seixal

Público - Três percursos pedestres vão revelar a partir de Setembro o refúgio das aves no Seixal

Projecto municipal pretende dar a conhecer um oásis de biodiversidade que se encontra meio escondido numa baía fortemente urbanizada.

Público - Quatro derrocadas em quatro dias revelam estado de ruína de Lisboa

Público - Quatro derrocadas em quatro dias revelam estado de ruína de Lisboa

Helena Roseta diz que 40 a 60 por cento dos imóveis nas zonas históricas estão em mau estado e reclama mais pressão sobre Governo

Algés – 2010 – 14

Árvores – Av. Bombeiros – Algés – replantação


Retomando 2009 – Algés – 40, 40-A e B

Ontem na sessão pública da C.M.O. perguntámos para quando está prevista a replantação das árvores cortadas em Dezembro de 2009. Ficámos a saber que o assunto não está esquecido mas irá demorar algum tempo porque está relacionado com as obras de regularização da Ribeira de Algés decorrentes do protocolo assinado com o INAG e até, talvez, com a resolução dos restos edificados do inicio desta Avenida.

Ficamos, portanto, à espera de novas árvores para esta Avenida.

Bilhetes de Oeiras, 2010 (5)

Ontem, na Reunião Pública da Câmara Municipal de Oeiras, a política de habitação social e habitação jovem foi equacionada numa perspectiva abrangente e humanizada, sensível às necessidades locais.

Correio da Manha - Reconstruir

Correio da Manha - Reconstruir

Opinião de Paula Teixeira da Cruz

Taguspark pagou viagem de Figo no dia do apoio ao PS - TV & Media - DN

Taguspark pagou viagem de Figo no dia do apoio ao PS - TV & Media - DN

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Procurador-geral da República escondeu arquivamento das escutas durante três dias - Sociedade - PUBLICO.PT

Procurador-geral da República escondeu arquivamento das escutas durante três dias - Sociedade - PUBLICO.PT

Opinião - Jornal de Notícias

Opinião - Jornal de Notícias






Os suspeitos do costume

Director do Expresso relata “pressão ilegítima” de Sócrates - JN

Director do Expresso relata “pressão ilegítima” de Sócrates - JN

Correio da Manha - Comer a palha

Correio da Manha - Comer a palha

Pordata, a Base de Dados sobre Portugal Contemporâneo | FLISCORNO

Pordata, a Base de Dados sobre Portugal Contemporâneo FLISCORNO

Da caixa de comentários

SOS Oeiras 24 de Fevereiro de 2010 12:38

"Canil Municipal de Oeiras"

Eu bem dizia que Oeiras queria acabar com os cães na rua... fosse lá como fosse.
1º Oeiras sugeriu a recolha de detritos dos animais e colocou sacos em todos os locais. Depois, os sacos desapareceram e os suportes ficaram danificados. Multa-se quem não apanha o detrito? Ou multa-se quem não cumpre com a promessa? Agora apanham-se animais fora de horas que têm dono.

Publicada por SOS Oeiras em OEIRAS LOCAL a 24 de Fevereiro de 2010 12:38



18:53 - A pedido de dois leitores publico aqui a m/ resposta ao comentário supra:

Isabel Magalhães disse...

Caros SOS Oeiras;

Um pequeno preâmbulo: Eu não sou 'suspeita' porque gosto de cães, tenho cães e empenho-me na protecção dos errantes, abandonados e mal tratados. Mais ainda, respeito os seres vivos.

Posto isto, ninguém pode invocar leis se não cumprir essas mesmas leis. Os cães (e gatos) com dono não podem passear-se livremente na via pública. Ponto final.

É muito cómodo adoptar uma atitude 'free spirit', abrir a porta ao cão e deixá-lo ir sózinho tratar do assunto da higiene e exercício físico. Não importa que seja nos jardins públicos, nos passeios de todos nós, na porta do vizinho do lado...

Espero ter sido suficientemente clara.

Continuem connosco.

PT assumiu o controlo da Taguspark em 2007 com apoio de Isaltino, Vara e Governo - Política - PUBLICO.PT

PT assumiu o controlo da Taguspark em 2007 com apoio de Isaltino, Vara e Governo - Política - PUBLICO.PT

Isaltino Morais declarou anteontem que a Câmara de Oeiras inviabilizou em 2009 uma tentativa da PT para tomar conta da Taguspark SA, substituindo-se-lhe como principal accionista. As actas do conselho de administração contrariam estas afirmações.

Ministério da Cultura ou Ministério da Tortura?

O Ministério da Cultura criou mesmo a Secção de Tauromaquia já publicado no DR:

http://pt.legislacao.org/segunda-serie/de-diario-da-republica-36-serie-ii-de-segunda-feira-22-de-fevereiro-de-2010-representante-cultura-tauromaquia-seccao-965563

Ficámos portanto a saber que o governo de Portugal (o tal da evolução tecnológica) se posiciona culturalmente ao nivel da sociedade mais primitiva e retrógrada, instituindo a barbárie como ARTE e CULTURA!

Corremos agora o risco de ver a tortura sobre os animais financiada pelos nossos impostos!

Não nos podemos calar, temos de protestar assinando a petição:

http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=PETPPA

Para que este Ministério da Cultura não se transforme no Ministério da Tortura!

Pelo fim da barbárie!


Associação Patas Errantes
url: http://www.errantes.org/

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

CTT não cobra por encomendas "solidárias" com a Madeira

23 de Fevereiro de 2010, 17:48

A partir de hoje o envio de bens essencias para ajudar o povo da Madeira é gratuito. A caixa solidária está disponível em todas as 900 estações de correios do país.

Quem quiser enviar bens para a Madeira só tem de pedir uma destas caixas num dos balcões dos CTT e escrever a palavra «MADEIRA» no espaço do destinatário. A encomenda está livre de qualquer imposto de selo.

A população madeirense necessita de lençóis, cobertores, mantas, almofadas, roupa interior masculina, feminina e infantil, roupa em geral, produtos de higiene, fraldas, leite em pó, comida para bebé e enlatados.

As caixas solidárias vão chegar à Caritas da Madeira que, por sua vez, tratará de gerir os bens oferecidos, tendo em conta os pedidos de ajuda.

O apoio reverterá também para outras instituições como a Associação Protectora dos Pobres, a Delegação Regional ds Abraço no Funchal, a ADENORMA (Associação para o Desenvolvimento da Costa Norte da Madeira) e o núcleo regional da ACREDITAR (Associação de Pais e Amigos das Crianças com Cancro), na Madeira. A campanha está integrada no Projecto de Luta contra a Pobreza e a Exclusão Social, promovido pelos CTT.

@SAPO

Seria bom para Algés

Em 12 do corrente, um Jornal informa que há multas até 47.500 euros para quem urinar e defecar fora dos locais próprios nos parques de Gaia. E dá pormenores sobre a fiscalização de tais práticas que será feita pela Policia Municipal, autoridades policiais…

Aqui em Algés e se calhar em todo o Município de Oeiras, seria bom que alguém fiscalizasse este tipo de práticas pois, é com muita frequência que se vê – principalmente homens – a aliviarem-se a qualquer hora do dia (e provavelmente também de noite) na via pública havendo locais muito mal cheirosos.

Também é verdade que faltam WC que facilitem outros comportamentos e quanto a fiscalização é coisa que não existe mesmo. Seria um desafio para este Município de excelência sensibilizar os seus moradores para esta vertente de boas práticas de asseio e de cidadania.

MCM

Artigo publicado hoje no Jornal de Oeiras - Correio dos Leitores

Zeinal Bava vs. Boy de Sócrates

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Taguspark não renova contrato com Figo

Imagem

Económico com Lusa
22/02/10 21:55


--------------------------------------------------------------------------------
O presidente da Câmara de Oeiras, accionista do Taguspark, não vai prolongar o contrato entre aquele parque e o futebolista, por mais dois anos e um total de 750 mil euros, por considerar que seria "excessivo".

Em declarações aos jornalistas no fim de uma reunião entre o conselho executivo do Tagus Parque, que decorreu hoje nos Paços do Concelho, o autarca Isaltino Morais explicou que conhecia o contrato de 350 mil euros assinado entre o Tagus Park e Luís Figo para promover o pólo, previsto para um ano, mas que "não era do seu
conhecimento que esse contrato era de 750 mil euros".

Perante o total de 750 mil euros para o uso da imagem do futebolista na divulgação daquele pólo tecnológico, o autarca considerou o montante "excessivo", acrescentando que, "dado que o contrato prevê uma rescisão unilateral, não faz sentido o prolongamento além de um ano".

"[Na reunião] Foi-me explicado [pelo presidente do Tagus Park, Américo Thomati] que se trataria de um contrato plurianual em que a imagem do Luís Figo seria utilizado por três anos. No primeiro ano seriam pagos 350 mil euros e 200 mil euros no segundo e terceiro anos", disse Isaltino Morais.

Público - Secção de Tauromaquia no Conselho Nacional de Cultura gera petições contraditórias

Público - Secção de Tauromaquia no Conselho Nacional de Cultura gera petições contraditórias



Que mais nos irá acontecer?

Temos agora uma ministra da cultura adepta da barbárie e da tortura. Com os dinheiros públicos.

Público - Candidatura de oposição à actual direcção concorre ao PS de Oeiras

Público - Candidatura de oposição à actual direcção concorre ao PS de Oeiras

Todos somos madeirenses



22 Fevereiro 2010 - 00h30

Heresias

Este é o tempo de se esfumarem todas as discrepâncias entre os políticos da Madeira e do resto de Portugal. Que a dor dos que perderam os seus e daqueles que viram o esforço de uma vida inteira arrastado pelas águas em poucos minutos, possa perfazer um intervalo de quietude e lucidez nos homens e mulheres da política. Para que se esqueçam os remoques, as queixas e as ofensas mútuas e só se pense na ajuda aos aflitos e na reconstrução da região.


Este é o tempo de estarmos todos com a Madeira. De não pouparmos os nossos empenhos na solidariedade. Não bastam as visitas e as declarações dos políticos – é preciso actos, meios e apoios.

E já agora: comprem a porcaria do radar meteorológico que podia ter previsto a catástrofe com cinco horas de avanço …


Carlos de Abreu Amorim, Jurista

E Esta?

Como ando sempre a pedir que tapem os buracos como estes em Algés, na Av. dos Bombeiros Voluntários,



Fotos: MCM
a minha Amiga Edite remeteu-me para esta preciosa informação.

No Canadá para controlar a velocidade dos automobilistas existe este truque – que dizem sai mais barato do que a colocação de câmaras. Reparem:




Fotos da net

Afirmam que é um bom método e que os “buracos” são mudados todos os dias. Assim, os automobilistas têm de ir sempre com atenção à velocidade dos seus veículos.

Mas cá, pelo que tenho visto, mesmo sabendo-se que são verdadeiros, andam todos acelerados.

CML - Agenda Cultural

Toda a Agenda em:
agendalx.pt

Contactos:
Câmara Municipal de Lisboa
Pelouro da Cultura Divisão de Programação e Divulgação Cultural
Rua Manuel Marques, 4F
1750-171 Lisboa
Tel. 218 170 600
Fax 218 170 547

e-mail
agenda.cultural@cm-lisboa.pt

domingo, 21 de fevereiro de 2010

A Nova Picareta


CM 21 Fevereiro 2010 - 00h30

Impressão Digital

Rangel começou mal a sua disputa para liderar o PSD, começou por trair quem lhe deu a mão: Aguiar-Branco.


Rangel começou mal a sua disputa para liderar o PSD. Começou por trair quem lhe deu a mão para chegar onde chegou, apunhalando um homem impoluto e responsável que tem sido o esteio da sensatez nesta direcção à deriva do PSD: Aguiar Branco. Depois de insultar Portugal no Parlamento Europeu, julgávamos nós por causa de Sócrates, viemos a saber que não passou de uma manobra para colocar os holofotes sobre si e lançar uma candidatura, apoiada por faces ocultas que manobram o aparelhismo do partido. Vasco Pulido Valente celebrizou Guterres ao pressenti-lo como uma ‘picareta falante’. E era verdade.

Guterres era uma cascata de palavras que depois não tinha consequência nos actos e tal política levou--nos ao pântano. Mas Guterres era um homem moral. Rangel é a nova versão da ‘picareta’ mas não se lhe vê aquilo que se espera do futuro político para sairmos desta sarjeta em que procuramos não ir ao fundo. Fala, fala, diz, desdiz. Afirma que viveu o 25 de Abril com intensa paixão. É falso. Tinha seis anos de idade, se é que não falseou a sua própria identidade, e aos seis anos ninguém tem paixões e talentos. A música de Rangel desafina. Desmente até ao limite que jamais abandonará o PE. Desmente qualquer hipótese de candidatura. Desmente que foi militante do CDS, como se daí viesse mal ao mundo. E dizendo-se a ruptura, é o compromisso com aquilo que de mais tenebroso mixordeia nos corredores clandestinos do poder. Continua sem revelar uma única ideia que não seja uma fome insaciável de poder, sujeito a um tacticismo que dá cartas, sem piedade. O verdadeiro Palrador da República. O PSD que o apoia continua a viver o delírio das ficções ao recordar uma vitória eleitoral a feijões. Vitória que muito se deveu ao apoio de parte dos amigos que agora traiu. Um projecto feito de raivas pessoais, ataques ao carácter, não por ideias ou ideais, mas contra pessoas.

Se esta aventura tiver sucesso, Paulo Portas deixará de ser a direita do Parlamento. Se muitos eleitores do PSD já se reviram, no último acto eleitoral, no seu programa, Portas tem o caminho aberto para chegar a segundo partido. O que é uma mágoa. Fique claro. Apoio Passos Coelho porque é a ruptura geracional que o PSD teimou em não fazer, mas não posso deixar de celebrar a honradez e o apreço por Aguiar Branco. Sou independente e pago um preço caro por isso. Mas durmo com a consciência tranquila. Jamais votarei em projectos de poder pessoal.


Francisco Moita Flores, Professor Universitário

A força dos elementos



A nossa solidariedade para com o povo da Madeira e os desalojados que tudo perderam.

Um momento de pesar pelas vítimas e desaparecidos.

Um bem-haja aos que abnegada e altruisticamente se empenham na ajuda necessária num momento tão trágico da história da ilha.

Passos Coelho insta Sócrates "a dizer depressa" se tem condições para governar

PSD

20.02.2010

“Se o PS não quer governar que o diga depressa!”. Este foi o repto que Pedro Passos Coelho deixou hoje no Porto, encostando José Sócrates à responsabilidade de apresentar soluções para o país sair da crise.



“Se o PS acha que não tem condições para governar que o diga, em vez de andar a apelar à oposição para que o derrube”, acenando com moções de censura, insistiu o candidato, garantindo que o PSD “saberá então, e só então” assumir as suas responsabilidades.

No Porto, onde inaugurou a primeira sede de candidatura, Passos Coelho recebeu “o apoio incondicional” de Marco António Costa, que desferiu o ataque mais violento à actual direcção do PSD. (...)

Bartoon


Volte para a AMI, sr. dr.!


Opinião

Por Vasco Pulido Valente



--------------------------------------------------------------------------------

Fernando Nobre, presidente da AMI (Assistência Médica Internacional), resolveu apresentar a sua candidatura a Belém. Qualquer cidadão português, maior de 35 anos, tem esse direito; e aos 59 Fernando Nobre está dentro das regras. Infelizmente mais nada o recomenda. A AMI é uma instituição útil e simpática, que merece o respeito de toda a gente. O próprio Fernando Nobre participou pelo mundo inteiro em mais de um milhar de missões de ajuda humanitária, que sem dúvida exigiram coragem, abnegação e espírito de serviço. O que faz dele um homem estimável e até um exemplo. Só não se percebe o que o trouxe à política. Verdade que sempre foi um cidadão activo e apoiou sucessivamente Durão Barroso (que o desiludiu por causa da "infamante" fotografia da Lajes), Mário Soares (contra Cavaco e Alegre) e, ultimamente, o Bloco de Esquerda. Só que daí à Presidência vai uma distância.

À primeira vista Fernando Nobre, talvez desiludido pelo que viu (ou conhece) dos partidos que por aí andam, parece convertido ao mito da ligação "directa" de um indivíduo à massa anónima do país, com quem quer, segundo declarou, estabelecer um "contrato". Com certeza não percebe quanto essa ideia, manifestamente inspirada na experiência da AMI, leva, na essência, a um populismo reaccionário e ditatorial. Não acredito que Fernando Nobre aspire a ser uma espécie de Evita Peron local: ou, possivelmente, muito pior. De resto, mesmo do fundo da sua programática ingenuidade, ele sabe que para ganhar ou, simplesmente, para não sair desta aventura irrisório e vexado, precisa de uma organização (que em Dezembro, aliás, começou a montar) e de muito dinheiro. O fantasioso "contrato" com o "bom povo" de Portugal não dispensa intermediários.


Pior ainda, não ocorreu a Fernando Nobre que, numa eleição como a que se prepara, a liberdade de cada candidato depende do poder que tiver à partida. Um candidato sem poder algum corre manifestamente o perigo de o utilizarem como um pobre peão em manobras que reprova ou o comprometem. Já se fala pelos jornais da aprovação que um certo "soarismo", por enquanto indeterminado, lhe deu ou dará (para prejudicar Alegre e, portanto, para favorecer Cavaco), ou de "arrependidos" do Bloco, que procuram nele uma nova "pureza" (porque acham Alegre excessivamente perto do PS). Não acredito que Fernando Nobre veja com equanimidade e prazer a contaminação de uma ideia, que, pelo menos na cabeça dele, é uma ideia generosa. Volte para a AMI, sr. dr., por si e por nós também.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

"Urban Bike Polo"

A Associação 5 Elementos, uma Organização Não Governamental de Ambiente sediada em Lisboa, irá realizar no próximo dia 27 de Fevereiro, no Jardim Marquês de Pombal, em Paço de Arcos uma actividade com bicicletas intitulada "Urban Bike Polo". Este projecto inovador, em colaboração com uma loja de bicicletas a Rcicla e com os apoios da Junta de Freguesia de Paço de Arcos e da Câmara Municipal de Oeiras, tem como objectivo aliar a componente desportiva e lúdica a um conceito que está a despontar em toda a Europa o Urban Bike Polo.


Para mais informações:
António Almeida
Associação 5 Elemento
http://www.5elemento.org/ geral@5elemento.org

Tel: 21 093 86 80 - Fax: 214 740 231

Algés – 2010 – 13 B

Um passeio pelo Alto de Algés

Lembram-se das fotos e informações aqui no OL de 7 do corrente do João Salgueiro?

Parque (pouco) urbano do Alto de Algés

Como disse anteriormente fomos ao Alto de Algés hoje, sábado. Não só andámos nas traseiras dos prédios pares da Rua da Eira e vimos paisagens como as fotos de João Salgueiro, como uma moradora nos deu mais pormenores de outras situações que, entretanto, foram notícias de jornal, pelo que seguimos pela Rua Augusto José da Cunha e vimos as encostas deslizadas para aquilo que nos pareceu ser as traseiras do Páteo da Colina / Holmes Place.

Lá no alto estavam umas máquinas a trabalhar.

Algés – 2010 – 9 B

Voltemos ao UDRA

Parece que as obras acabaram. Já têm as duas balizas nos topos



E também de lado – 4 balizas, duas de cada lado fazendo campos mais pequenos




E já aconteceram uns treinos à noite com muitos jovens. Acabaram a horas decentes e com o barulho normal.

Nos terrenos ao lado ainda se encontram uns sacos cheios que parece ser o produto que andaram a deitar em cima “da relva”



Não acabaram as obras em Outubro de 2009. Foram só mais quatro meses, mas são as características de sermos Portugueses.


Imagens Clotilde Moreira

Especial fim-de-semana

VIDAS em cor de rosa

19-02-2010

Elton John diz que Cristo “foi um gay muito inteligente”

Notícias / Internacionais

Freguesia da Cruz Quebrada - Dafundo

Cartão do cidadão na Junta de Freguesia da Cruz Quebrada-Dafundo a partir do dia 16 de Março - O preço é igual ao da Loja do cidadão.

A que horas trabalha Sócrates?

Vemos, ouvimos e lemos os muitos afazeres do nosso primeiro-ministro. Pela manhã é entrega de computadores, inaugurações de escolas no Nordeste Transmontano. Almoços em restaurantes de renome acompanhado por ministros e secretários de estado falando alto para que todos saibam o que sente. Há ainda visitas a unidades fabris de sucesso ou a empresas empreendedoras onde diz palavras enaltecedoras do bom caminho que o Governo trilha. Há muitas tardes complicadas com longas sessões parlamentares a responder a deputados incómodos, intercalando com mais sessões, inaugurações ou reuniões do Governo ou do Partido.

Os repórteres acompanham, os jornalistas fazem perguntas e a comunicação social dá-nos o ponto de situação a todo o momento: o Primeiro-Ministro está sempre em actividade visível.

No meio disto terá ainda alguma vida familiar e horas para cuidar de si e dormir. E a que horas estuda os muitos dossiers dos muitos problemas do nosso País? Estas actividades do primeiro-ministro são acompanhadas por muitos ministros e secretários de Estado o que nos dá que pensar a que horas estes governantes estudam os tais dossier e procuram conhecer as verdadeiras necessidades dos portugueses?

Não é, portanto, de admirar que este Governo tenha feito mais de mil nomeações: são estes que irão estudar, resumir e dar pistas para que o Governo e o primeiro-ministro possam estar informados, responder e decidir. O pior é quando estas nomeações não são de técnicos humanizados mas sim de especialistas em confirmar o que eles querem impor.


Maria Clotilde Moreira / Algés


[Hoje no Jornal Público nas cartas à Directora]

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

O polvo com cérebro em José Sócrates, e os fortes indícios de crime de atentado contra o Estado de Direito

José António Saraiva escreve na edição do SOL de hoje:

via perspectivas

Bartoon

Veja a primeira página do SOL

Como saber que informação partilhar online

PleaseRobMe

Chamar a atenção para os perigos da sobreexposição online, principalmente nas redes sociais é o objectivo de um novo website, o PleaseRobMe. O site quer alertar para o que pode acontecer quando se registam todos os passos na Internet, informando até quando não se está em casa

Para que as pessoas se consciencializem dos perigos inerentes à informação que deixam nas redes sociais, principalmente quando dão a conhecer todos os seus passos, o PleaseRobMe tem uma área em que, através das mensagens deixadas no Twitter, «informa» sobre as casas que estão vazias.

Aos que referem que mesmo que os utilizadores digam que vão sair não será possível «assaltar» as suas casas porque quem os segue nas redes sociais não conhece a morada, os criadores do site alertam para o facto de nem todos terem grandes preocupações com a segurança deixando várias pistas nas redes sociais que frequentam, que permitirão, a quem não tenha as melhores intenções, descobrir essa e outras informações.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Ir ao encontro


“DESEJO QUE OS SOLICITADORES POSSAM CONTINUAR A CONTRIBUIR POSITIVAMENTE PARA UMA JUSTIÇA MAIS CÉLERE, MAIS JUSTA E QUE VÁ DE ENCONTRO ÀS NECESSIDADES REAIS DOS CIDADÃOS E DAS EMPRESAS”

António Gomes da Cunha, Presidente da Câmara dos Solicitadores



Ao receber esta Revista não pude ficar indiferente e enviei ao seu Redactor um e-mail, em 11 do corrente, com a finalidade de tentar diminuir os erros que vamos dando com a utilização das palavras.

ricardo.andrade@publicacoesdirectas.pt
Senhor redactor da Revista País Positivo,


Junto com o Jornal Público recebi a V/ revista de Fevereiro nº 34. A capa tem a frase acima em letras grandes. Acontece que ao dizer-se “vá de encontro” estamos a promover um grande encontrão, mesmo um tolontro (Tumor, produzido por contusão).

Ora o que nós desejamos é que haja harmonia e que uma… Justiça mais célere, mais justa VÁ AO ENCONTRO das necessidades…

Com os meus cumprimentos,

Maria Clotilde Moreira

Ainda o deslizamento no Alto de Algés

"Parece que a urbanização em causa não respeita o PDM em termos de índice de construção. A habilidade que fizeram foi pedir para construir prédios e um hotel porque o hotel dá uma majoração de 30% do índice de construção. Depois do projecto estar aprovado, venderam ao construtor, puseram o dinheiro no bolso deles (e de mais algumas pessoas) e toda a gente se "esqueceu" do dito hotel. Assim, o índice de construção permitido foi largamente ultrapassado com a maior das limpezas...

Por outro lado, é mais ou menos evidente que os terrenos não têm aptidão para construção sem grandes obras de drenagem e contenção, que não foram feitas. Provavelmente, o problema só se irá agravar. Ninguém constrói encostado a uma colina impunemente... Quando se impermeabiliza a base, como eles fizeram, a água acumula em cima e o resultado é o que está à vista."


(Artigo recebido por e-mail)

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Oeiras: Urbanização atingida por deslizamento não tinha plano de contenção de talude

Oeiras, Lisboa, 16 fev (Lusa) - A urbanização de Algés, Oeiras, que foi atingida segunda feira à noite por um deslizamento de terras não tinha plano de contenção do talude da encosta, revelou hoje fonte da autarquia.

"O deslizamento de terras ocorreu devido à chuva que os terrenos não absorveram e as terras abateram-se sobre os prédios, alcançando o primeiro andar [nas traseiras da urbanização] e alastrando-se sobre uma zona avarandada", disse hoje à agência Lusa a vereadora das Obras Municipais da Câmara de Oeiras, Madalena Castro.

Madalena Castro explicou ainda que "o projeto de contenção do talude ainda não tinha sido recebido pela Câmara de Oeiras" e que, perante "esta ocorrência, o projeto desta obra terá de ser reavaliado pela autarquia".

Alive! regressa a Algés






















Jornal da Região - Oeiras, Nº 207, 9 a 15 de Fevereiro de 2010