segunda-feira, 31 de maio de 2010

Devaneios a Oriente

Jardim-de-infância ganha horta pedagógica

.
Jornal da Região - Oeiras / edição 13.05.2010, página 7

Linda-a-Velha, 2010 (15)

Dia Mundial da Criança 2010


Sem resposta às informações pedidas à junta de freguesia de Linda-a-Velha aqui, por volta das 15:00 telefonei e foi-me dito que não estavam previstas quaisquer actividades para 1 de Junho de 2010.

Têm o que merecem

Têm o que merecem - Opinião - Correio da Manhã



Sexta-feira. A esquerda unida chumba uma proposta da direita para adiar o comboio-fantasma de alta velocidade. Sábado. Uma parte da esquerda sai à rua para protestar contra as medidas da outra esquerda que está no poder.


Parece uma coisa de malucos. Mas não é. No essencial andam sempre de mãos dadas e aos beijos na boca. No aumento dos impostos, na despesa do Estado, nas faraónicas obras públicas, nos casamentos homossexuais, nas uniões de facto e outras bizarrias. Louça, Jerónimo e o engenheiro relativo são feitos da mesma massa. As zangas não passam de arrufos para entreter, enganar e empobrecer os indígenas. A esquerda é o que é e não há nada a fazer. Só se deixa levar quem quer e vota religiosamente na esquerda vermelha e cor-de-rosa. Têm o que merecem.



António Ribeiro Ferreira, Jornalista

Portugal na Playboy


Os Invisíveis





Quem mugiu a vaca e fez o pão

do teu pequeno almoço?

Quem trouxe as cenouras frescas

que compraste no mercado ao pé de ti?

Quem as semeou e as colheu?

Quem leva o teu lixo e varre a rua onde moras?

Quem limpa o teu lugar no escritório onde trabalhas?

Quem guia os comboios e os autocarros

que te levam por esses caminhos distantes?

Quem guiou a ambulância?

Quem te acudiu na urgência do Hospital?

Quem assegura aquelas grandes e pequenas coisas

que suportam a tua Vida?

Quem são os voluntários que tantas vezes

te deram um sorriso?

Quem são os invisíveis que não conheces

mas que estão sempre lá?

Quem são, não sei!

Há muitas perguntas sem resposta.

A Todos muito obrigada.
M. Clotilde Moreira, Algés

domingo, 30 de maio de 2010

Homenagem ao Malandro - Chico Buarque

Prendas e subornos

Prendas e subornos - F. Moita Flores - Correio da Manhã


Impressão digital

Prendas e subornos
Enquanto autarca aceitarei prendas que possam ser encaminhadas para o Banco Alimentar contra a Fome.

21 Março 2010
Por: Francisco Moita Flores, Professor Universitário

Até os vidros 'abanam'!

Desde ontem que oiço os ensaios do concerto!


Estadio Nacional, Lisbon, Portugal
When: May 30, 2010
Where: Estadio Nacional, Lisbon, Portugal
Send off for Portuguese World Cup Team


O que o berço dá a tumba o tira!

O Primeiro Ministro deste pobre país foi ao Brasil. Em terras brasileiras sentiu o ego inchado com tanta mordomia e pediu para falar com o Chico Buarque de Holanda. Fizeram-lhe o favor, porque um pedido tão singelo teria de ter resposta. Marcaram um encontro em casa do Chico.

O staff da propaganda resolveu logo o assunto com comunicado breve, mas elucidativo: Chico tinha pedido para ver o nosso primeiro e até tiraram foto para celebrar o evento.

Chico descontente informa: Mentirinha! Atão eu pedia para ver o senhor e recebia-o em minha casa? O Primeiro é que pediu para me ver...

Staff da propaganda diz que foi um erro de interpretação o comunicado.

A notícia acrescenta que o nosso primeiro estava todo "contentinho" a pedir autografos para a família e informou o Chico que seria um sucesso em sua casa os presentes que ele traria do Brasil.

Pois é! Lá diz o velho ditado, o que o berço dá a tumba o tira.

Podia o nosso primeiro gostar de Chico, e até desejar dar-lhe uma palavrinha mas, DEVERIA ser em privado e não utilizava o cantor, que todos respeitamos, para a sua propaganda.

Assim, ficamos todos a perceber que mais uma vez ele mentiu; que não olha a meios para atingir os fins e pior ainda, utiliza o seu estatuto oficial de primeiro ministro para satisfazer desejos pessoais.

Nas pequeninas coisas aferimos as grandes coisas.

"Tanto mar Chico! Cá estou doente. Manda urgentemente algum cheirinho de alecrim"!

Indemnização de 10 mil euros por insultos a professora


Chamou “mentirosa”, “bandalho”, “aberração para o ensino” e “incompetente” à professora de História da Arte da filha e, por isso, foi condenado a pagar uma indemnização de 10 mil euros à docente. A decisão foi de um tribunal de primeira instância, mas agora foi confirmada pelo Supremo Tribunal da justiça (STJ).

sábado, 29 de maio de 2010

Mulheres barbudas


Em teoria, não me oponho às últimas loucuras do BE e do PS, a serem apresentadas na próxima semana. Permitir que um homem passe a mulher (nos documentos) conservando, porém, o respectivo pénis? É compreensível: todos nós guardamos certos ‘souvenirs’ de hotéis, mesmo que não tencionemos lá voltar. Por pura nostalgia.


O problema é que os projectos de ambos, ao acentuarem a divisão fatal entre ‘sexo’ e ‘género’, abrem a porta para qualquer delírio da ‘subjectividade’. Hoje, são homens que se sentem mulheres e mulheres que se sentem homens.

Mas nada garante que, nesta recusa da ‘natureza’ e na afirmação de uma ‘identidade’ alternativa, não apareçam por aí variações bizarras: homens que se imaginam cães; mulheres que se imaginam periquitos; e até, por incrível que pareça, homens que se imaginam mulheres que se imaginam homens.

Todos os seres humanos têm direito a viver as suas fantasias? Sem dúvida. Mas nenhum tem o direito de exigir dos outros o respeito ou o reconhecimento dessas fantasias. Que o meu vizinho goste de ladrar não é motivo suficiente para eu lhe oferecer um osso.



João Pereira Coutinho, Colunista

Linda-a-Velha, 2010 (14)

O Dia Mundial da Criança ou a falta que faz um site com informação numa junta de freguesia
Quando há dias publiquei o convite que me foi gentilmente enviado pela SIMECQ, com actividades para o Dia Mundial da Criança, senti curiosidade em saber o que a minha junta de freguesia se propõe fazer, ou se não tem nada em agenda, e liguei para lá.
Cumprimentei a senhora que me atendeu, identifiquei-me, disse-lhe ao que vinha e pedi para falar com o senhor presidente. O senhor presidente não estava na junta mas poderia passar a chamada para a secretária. Anui e agradeci. A secretária do senhor presidente, que também conheço e a quem informei o que pretendia, disse-me que não tinha informação e que a pessoa do executivo a quem está atribuído o sector das Actividades se encontrava ausente; tinha ido acompanhar uma excursão de séniores. Trocadas mais duas ou três palavras pedi o favor de avisar o presidente do meu pedido, não só para informar no blogue mas também para que os meus netos pudessem participar, caso houvesse actividades adequadas à pouca idade deles, perguntei se me podiam dar a resposta via e-mail ou telefone, que sim, concerteza! confirmaram-se os meus dados na lista de mailling, muito boa tarde, muito obrigada, não se esqueça, fico à espera, até outro dia.
Fiquei assim a saber que há actividades; o tal passeio com os séniores que não sei onde está/esteve afixado, talvez nalgum edital no centro da vila já que por estes lados nada se soube.
No Carnaval também houve qualquer coisa preparada para as crianças (detesto Carnaval mas pelas crianças faz-se um jeito!) e que só vim a saber passados dias.
Continuo à espera. Na segunda-feira, dia 31 de Maio, ligo novamente.

Algés – 2010 - 22

UDRA - Algés – 2010 – 15 – Hoje de manhã o chilrear da criançada e jovens enchem os ares deste campo de futebol. Dizia uma pessoa minha conhecida há cerca de 60 anos: “enquanto as crianças andarem com a bola nos pés não andam com a cabeça a pensar em fazer disparates”.



CAMB - Algés CICLO DE MÚSICA DE CÂMARA, Comentado por Alexandre Delgado - Sexta, 28 de Maio às 21h30


Fui ontem ao Concerto. Gostei bastante. Estou a preparar-me para ir aos próximos.



O começo estava marcado para as 21h30 mas o Comentador começou as suas explicações um pouco mais tarde. Já deve saber que este País não tem horas, Foi aparecendo mais assistência e mesmo às 22h00 quando estavam a entrar os músicos apareceram mais ouvintes. Nem num concerto as pessoas estão a horas.



SAD – Sport Algés e Dafundo – O bar do Algés abriu esta manhã. É uma boa noticia pois fazia falta um sítio onde tomar um café enquanto esperamos pelos nossos netos-atletas.

Inquérito parlamentar conclui que Governo favoreceu JP Sá Couto

Inquérito parlamentar conclui que Governo favoreceu JP Sá Couto SIC Online


Inquérito parlamentar conclui que Governo favoreceu JP Sá Couto

A comissão de inquérito parlamentar sobre a Fundação para as Comunicações Móveis concluiu que o Governo favoreceu a empresa JP Sá Couto, com o computador Magalhães.

Crise financeira: UGT admite endurecer contestação se sacrifícios exigidos aos trabalhadores forem demasiados

Crise financeira: UGT admite endurecer contestação se sacrifícios exigidos aos trabalhadores forem demasiados - Notícias Lusa - SAPO Notícias

29 de Maio de 2010, 11:59

Aveiro, 29 mai (Lusa) - O secretário-geral da UGT, João Proença, admitiu hoje, em Aveiro, a possibilidade de a central sindical poder vir a endurecer a contestação social, se houver um agravamento dos sacrifícios exigidos aos trabalhadores.

"A greve geral, hoje, não está na ordem do dia na UGT, mas é evidente que é um direito legítimo dos trabalhadores", disse à Lusa João Proença, adiantando que "se os sacrificios exigidos forem demasiados, subirá a contestação social" por parte desta estrutura sindical.

Questionado sobre a razão que levou a UGT a não estar presente na concentração convocada para hoje pela CGTP, Proença respondeu que esta ação foi marcada no 1.º de Maio, não tendo surgido em resposta à crise.

Manif/CGTP: Central sindical prevê que protesto de hoje seja um dos maiores de sempre

Manif/CGTP: Central sindical prevê que protesto de hoje seja um dos maiores de sempre - Notícias Lusa - SAPO Notícias

29 de Maio de 2010, 06:15

Lisboa, 29 mai (Lusa) - A CGTP convocou os trabalhadores de todo o país para a manifestação que hoje realiza em Lisboa contra as medidas de austeridade e prevê que este seja um dos maiores protestos de sempre.

O secretário-geral da Intersindical estima que participem "muitos milhares de trabalhadores" e que esta "manifestação poderá ser uma das maiores de sempre".

Só o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) fretou 100 autocarros para transportar os seus associados que vão integrar a manifestação.

Onde é que me inscrevo?

Eu quero o meu Porche!!!


Luís Campos e Cunha (ex-Ministro das Finanças de Sócrates o Português, acaba de entrar na imortalidade com a afirmação:

“Não sei para que é que querem gastar dinheiro no TGV se podem perfeitamente oferecer um Porsche a cada português gastando menos”.

Autarquia encerra Marginal no sábado para realizar simulacro de acidente

A Câmara de Oeiras vai encerrar no sábado a Estrada Marginal no sentido Cascais-Lisboa, durante três horas, para realizar simulacro de acidente de viação e queda sobre a via férrea.

Destak/Lusa | destak@destak.pt

A autarquia informa em comunicado que a Estrada Nacional 6 (EN6) vai estar encerrada das 14:00 às 17:00 de sábado, apenas no sentido Cascais-Lisboa, já que às 14:30 será dado um alerta de um acidente de viação no Alto da Boa Viagem.

O acidente simulado envolverá duas viaturas, que cairão para a via férrea de Cascais (no troço entre Caxias e a Cruz Quebrada), colidindo com uma carruagem.

No rio Tejo, duas embarcações também vão estar envolvidas num acidente, um embate originado pela distração causado pela queda das viaturas sobre o comboio.

A semana da Protecção Civil em Oeiras começou no passado dia 24 com o objectivo, continua a autarquia, de "dar a conhecer à população a Protecção Civil, os meios de que dispõe e os respectivos modos de actuação”.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Era um site muito engraçado, não tinha informação, não tinha nada

Era uma vez uma freguesia que tinha um bonito site. Esse site tinha sido criado pelo senhor das leis e servia o propósito de informar os cidadãos interessados das novidades da dita freguesia. Não era actualizado com a frequência necessária, mas, apesar de tudo, lá seguia o seu caminho.
Mas num quente Domingo apareceu, do meio da floresta verde-alface, o senhor das escutas. O senhor das escutas passou a ser o dono do site, mas não gostava muito dele. Achava que era uma perda de tempo, que ninguém lá ia e ninguém queria saber...
Por isso, em meio ano, decidiu escrever lá só uma vez, em Janeiro de 2010. Nas notícias, o site ficou-se por 2009. Nas actividades realizadas em 2010, só aparece "1ª Tarde Dançante", que por acaso é uma actividade (que já teve mais edições) organizada por uma associação de moradores. E as actas? "Sem conteúdo disponível para apresentar".
Está a fazer-se alguma coisa em Linda-a-Velha? É que até pode estar, mas quem é que sabe? Será que não é importante a informação chegar até nós (em vez de termos de andar a perguntar)?
É que ainda por cima há ali uma freguesia ao lado que também tem um novo presidente e que aparece em inúmeros órgãos de comunicação social locais e nacionais por bons motivos e de forma regular. É uma junta pró-activa e que sabe divulgar as suas actividades. É um executivo com boas ideias. Caro senhor presidente da JFLaV, quer tentar?

Banco Alimentar apela à generosidade em tempo de crise

Sol

Campanha

Os Bancos Alimentares Contra a Fome organizam este fim-de-semana mais uma campanha de recolha de alimentos e apelam à generosidade dos portugueses: «Por mais pequena que seja a sua contribuição, muitas pessoas beneficiam da sua ajuda»

GRAÇA MORAIS NO CAMB


CAMB - Algés

CICLO DE MÚSICA DE CÂMARA, Comentado por Alexandre Delgado

Sexta, 28 de Maio às 21h30



Dando continuidade ao ciclo de nove concertos de música de câmara comentados pelo compositor Alexandre Delgado, no mês de Maio convidamo-lo a assistir ao reportório interpretado pelo Quarteto com Piano de Moscovo.

ANTON RUBINSTEIN Quarteto com Piano em dó maior
JOLY BRAGA SANTOS Quarteto com piano
ROBERT SCHUMANN Quarteto com Piano em mi bemol maior op. 47 (1842)

QUARTETO COM PIANO DE MOSCOVO
JOSÉ PEREIRA violino
ALEXANDRE DELGADO violeta
GUENRIKH ELESSINE violoncelo
ALEXEI EREMINE piano

O Quarteto com Piano de Anton Rubinstein, lendário pianista e figura crucial da vida musical de São Petersburgo no século XIX, foi escrito em 1864 e revela-se um espantoso "missing link" entre a escola germânica e a música de Tchaikovski, do qual Rubinstein foi mestre e amigo, ambos partilhando aspectos da alma russa que não são pertença exclusiva do célebre Grupo dos Cinco. De Joly Braga Santos, o Quarteto op. 26 é uma obra de 1957, que ilustra o radioso melodismo do seu autor numa linguagem modal típica da primeira fase da sua produção, sendo um exemplo original de "condensação da forma" em cujas secções lentas se nota a influência do Alentejo. Robert Schumann escreveu o seu célebre Quarteto com Piano op. 47 num ano de febre criativa dedicado à música de câmara, 1842; a tonalidade é a mesma do quinteto com piano que escrevera pouco antes, mais o conteúdo expressivo é mais beethoveniano e inclui um dos momentos mais apaixonados e comoventes da obra de Schumann, o Andante cantabile, total declaração de amor a Clara Schumann.




Condições de acesso: Mediante aquisição de bilhete, a partir das 20h30 (de 0,50 € a 2 € e gratuitos*).

Permite visitar as exposições de Graça Morais e Por Paris. Limitado à lotação da sala.



CAMB I Centro de Arte Manuel de Brito
Palácio Anjos, Alameda Hermano Patrone, 1495-064 Algés
Telf : 21 4111400
camb@cm-oeiras.pt - http://camb.cm-oeiras.pt



* Para mais informações sobre o preçário consultar o site do CAMB

Aprovadas alterações ao Código Penal, Código de Execução de Penas e regulamento para vigilância electrónica

Sol

Assembleia da República

Aprovadas alterações ao Código Penal, Código de Execução de Penas e regulamento para vigilância electrónica

O Parlamento aprovou hoje o projecto de lei do PSD que altera o Código Penal relativamente ao crime continuado e do PCP sobre o Código de Execução de Penas, que obriga à homologação por um juiz do regime aberto
(...)

D. José Policarpo critica Cavaco no casamento 'gay'

D. José Policarpo critica Cavaco no casamento 'gay' - Portugal - DN


Cardeal-patriarca não percebe por que razão o Presidente não usou veto político.


O cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, criticou ontem duramente o Presidente da República por este ter promulgado a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo em vez de usar a arma do veto político. "Esperava que o Presidente usasse o veto político. Sabemos a fragilidade do veto político na nossa actual Constituição, mas ele, pela sua identidade cultural, de católico, penso que precisava de marcar uma posição também pessoal", disse o prelado, em entrevista à Rádio Renascença.

D. José Policarpo antecipou até custos eleitorais para a reeleição de Cavaco Silva: "Já não lhe exigíamos que fosse tão longe como o Rei da Bélgica, que abdicou por um dia para não assinar uma lei que não queria assinar. Mas, se o fizesse, ganhava as eleições."
(...)

Somos uns FELIZARDOS. Viva o Sócrates!

Preço da electricidade desce 1,5 por cento na Europa mas sobe 4,5 por cento em Portugal - Economia - PUBLICO.PT



Eurostat

28.05.2010 - 13:01 Por Lusa

Os preços da electricidade para as famílias caíram 1,5 por cento na União Europeia, entre o segundo semestre de 2008 e o segundo semestre de 2009, mas subiram 4,5 por cento em Portugal, segundo dados hoje publicados pelo Eurostat.

PSD não consegue adiar TGV por três anos

PSD não consegue adiar TGV por três anos / Económico


14:30 Sexta, 28 de Maio 10
AR

O PSD, de Passos Coelho, não conseguiu impedir o avanço do TGV Lisboa-Madrid.

O Parlamento chumbou hoje a proposta de adiamento por um período mínimo de três anos do projecto de construção da linha ferroviária de alta velocidade Lisboa-Madrid, proposta pelo PSD.

A proposta em causa recebeu os votos favoráveis do PSD e CDS e os votos contra dos restantes partidos.

******************************************

28.05.2010 - 13:14

As iniciativas do PSD e CDS para travar o TGV foram chumbadas hoje no Parlamento. O projecto de resolução do PSD, que recomendava um adiamento por três anos a construção de uma linha de alta velocidade Lisboa-Madrid, teve os votos contra do PS, BE e PCP.

«A Manela não apresenta mais o jornal» - Armando Vara

Sol

Face Oculta

Hoje
«A Manela não apresenta mais o jornal. Mas não digas nada». Foi assim que Sócrates soube, através de Armando Vara, da saída de Manuela Moura Guedes da apresentação do Jornal de Sexta. No entanto, à Comissão de Inquérito, o 1.º-ministro disse que só soube do facto pela comunicação social

Algés - 2010 - 20 – cont.


17º aniversário da Freguesia de Algés


A sessão extraordinária da Assembleia da Freguesia de Algés teve um harmonioso desenvolvimento com as intervenções das várias bancadas a recordar mas sobretudo a desejar a realização dos desejos dos Algesinos. Depois foi a votação dos vários pontos com um desenrolar normal sem aquelas intervenções de defesa da honra. E até houve tempo para o público também dar os Parabéns.

Ontem continuou-se a cumprir o calendário. A 1ª pedra do Centro de Saúde foi lançada e, informou quem lá esteve, havia bastante assistência.

À noite o concerto. O Presidente da Junta fez a apresentação dos elementos da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras. Muito agradável. Não vi lá os elementos do Executivo nem da Assembleia de Freguesia e gostaria de ter visto mais fregueses até porque a noite estava boa.

CDS-PP Oeiras


Ontem, teve lugar um jantar-debate do CDS-PP, organizado pela CPC de Oeiras, desta vez com a participação do deputado Nuno Magalhães, sobre o tema "Corrupção - prevenção e combate".
Este é o 2º jantar, de uma série mensal, que a presidente da concelhia, Isabel Sande e Castro, apelida de 'intimista'. A seguir ao jantar há uma intervenção do convidado e lugar a perguntas sobre o tema da noite.

O jantar de Abril teve por tema "O PEC, a crise e o futuro económico de Portugal" e o convidado, António Pires de Lima, deixou aos participantes uma mensagem de esperança.
Estes jantares têm sido realizados no restaurante Caravela d'Ouro, em Algés, e são divulgados no Facebook no site do CDS-PP Oeiras.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Viva a U.D.R.A. - União Desportiva e Recreativa de Algés!


Faço aqui a minha homenagem ao U.D.R.A pela subida à divisão de Honra da A.F.L. - Associação de Futebol de Lisboa.

Parabéns aos jogadores, à equipa técnica e ao seu Presidente por esta conquista na semana em que a Freguesia comemora o seu 17º Aniversário.

E agora vamos à 3ª do Nacional que nem Tarzões parafraseando o saudoso Fernando Cabrita.

Passeio marítimo da ribeira do Jamor reconstruído


INAG cumpre compromisso assumido em debate na Antena 1 com Junta de Freguesia


O Instituto da Água cumpriu o compromisso que estabeleceu no debate promovido pela "Antena 1" e que teve lugar nas instalações da Junta de Freguesia da Cruz Quebrada-Dafundo, com a presença do Presidente Paulo Freitas do Amaral, a presença do Sr. Eng.º Valério (Instituto da Água), a presença da Sra. D. Graça (moradora) e a ausência de qualquer representante da Câmara Municipal de Oeiras, apesar do convite realizado à Câmara por aquela estação de rádio.

Passados três meses do debate a freguesia conta com um novo passeio marítimo na ribeira do Jamor e com as acessibilidades garantidas para os utilizadores do comboio.

Encruzilhada no Jamor

A nódoa na paisagem que constitui a Lusalite, vai ser limpa por um projecto imobiliário que a Câmara quer aproveitar para requalificar a Cruz Quebrada. Mas há dúvidas quanto aos seus impactos

Romance de cordel



Romance de cordel - Opinião - Correio da Manhã


Diário da Manhã
0h30

A economia portuguesa prepara-se para viver mais uma década perdida. Endividada, com crescimento residual e elevado desemprego.


E os portugueses já sabem que ficarão mais pobres. Quem o diz é a OCDE. É evidente que nada disto preocupa o partido do poder. Os socialistas, com a cabeça bem enterrada na areia, andaram esta semana preocupados com a magna questão das presidenciais de 2011. O chefe reuniu com presidentes de distritais, autarcas, deputados e no sábado vai comunicar à Comissão Nacional o apoio a Manuel Alegre.

O folclore democrático, com choros, zangas, ciúmes e paixões, chega ao fim com o PS cheio de azia a engolir o candidato presidencial do BE. Mas este romance de cordel não vai acabar nada bem. Esqueçam o altar, pensem no cemitério.



António Ribeiro Ferreira, Jornalista

Alterações no apoio aos desempregados

Portugal - www.webrails.tv - Comboios LEGO - BRInCKa 2010 - Parte 1

Portugal - www.webrails.tv - Comboios LEGO - BRInCKa 2010 - Parte 1


De 3 a 9 de Maio passou pela Lourinhã o evento LEGO BRInCKa 2010. A webrails.tv motivada pelo imaginário e magia que as construções LEGO representam, foi espreitar e tentar desvendar um pouco desse reflexo em locomotivas e carruagens de Caminhos-de-ferro imaginários e Portugueses.

(1/2)
http://www.webrails.tv/arquivoVideo/comboiosLego/Plug/comboiosLegoBrincka2010.htm


Uma nota de agradecimento à PLUG (Associação Portuguesa de Utilizadores de LEGO), a organizadora do BRInCKa 2010, pelo apoio e atenção dispensada.

--
Para quem tiver curiosidade de saber um pouco mais da PLUG, e quiser ficar a par de futuros eventos, fica o link para uma visita - http://bit.ly/aolQox
--
No dia 18 de Maio teve inicio a segunda parte da Exposição dedicada aos 150 de Caminhos-de-ferro no Barreiro promovida pela CM do Barreiro - http://bit.ly/bgLI7y. A exposição pode ser vista até 28 de Junho, de terça a sábado das 14 às 20 horas, no antigo Quartel dos Bombeiros
do Sul e Sueste.
--
Mais eventos disponíveis em http://www.webrails.tv/


Via Rui Ribeiro

Dizem que 'foi lapso'...!


Com este governo o estado deixou de ser 'uma pessoa de bem'.


No calendário do pagamento das pensões para o ano de 2010, a Caixa Geral de Aposentações informou que o 14º mês, conhecido por subsídio de férias, seria pago no mês de Junho. Este calendário do pagamento das pensões é enviado juntamente com a Declaração para efeitos de IRS.


Agora enviaram uma carta aos pensionistas a informar que o subsídio só será pago em Julho. E ainda têm a lata de dizer que foi 'por lapso'...


Encontro de Confrarias Enogastronómicas em Algés

.
Na sequência da adesão da “Confraria de Enófilos do Vinho de Carcavelos” ao Conselho Europeu de Confrarias, o concelho de Oeiras é palco do IV Encontro Nacional das Confrarias Portuguesas que tem lugar, no dia 29 de Maio, em Algés. Participam mais de três dezenas de Confrarias portuguesas e a macaense.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Algés – 2010 - 21

Retomando

Quinta-feira, Fevereiro 11, 2010 Algés - 2010 - 12 - A

ALGÉS - OBRAS NÃO IDENTIFICADAS – cont.


Sexta-feira, Fevereiro 12, 2010 Algés - 2010 - 12 - B

ALGÉS - OBRAS IDENTIFICADAS

A área canina tem uma envolvente bastante bonita


Ainda tem a rede, mas penso que até à hora de inauguração do Centro de Saúde haverá tempo para a retirar e talvez colocar pilaretes para impedir o estacionamento de viaturas.



Imagem: M. Clotilde Moreira

Linda-a-Velha, 2010 (13)


Obras a cargo da Junta de Freguesia

Durante vários dias decorreram obras na Av. Duque de Loulé que tiveram por objectivo calcetar vários troços do passeio onde há muitos anos as pedras tinham desaparecido.
Do lado oposto da via também foram feitos pequenos trabalhos no empedrado assim como a colocação de um pilarete derrubado por uma viatura.


Imagem: I. Magalhães

Graffiti em Lisboa em pleno dia e com apoio camarário



Público - Graffiti em Lisboa em pleno dia e com apoio camarário


As gruas movem-se para trás e para a frente. É preciso alguma distância para ver o todo. Depois, voltam a aproximar-se. Pintam mais um pouco. E o trabalho vai ganhando forma nas paredes de quatro andares de um edifício devoluto ao correr da Avenida Fontes Pereira de Melo, em Lisboa. A surpresa: fazem-no em plena luz do dia - e com autorização e apoio da Câmara Municipal de Lisboa.

São três fachadas para três assinaturas de artistas urbanos: os irmãos brasileiros Os Gémeos, o italiano Blu e o espanhol Sam3. Crono - o projecto - surgiu pelas mãos da associação artística Azáfama Citadina Associação e vai dar mais cor a algumas paredes da capital. Esta é a primeira das quatro intervenções que, durante 12 meses, surgirão dos baldes e das latas de tinta. Uma para cada estação do ano.

A ideia é que artistas estrangeiros convidados façamgraffiti em colaboração com portugueses. Hoje, pintam um muro em Campo de Ourique.

PSD questiona empresa pública criada para gerir Arco Ribeirinho

Público - PSD questiona empresa pública criada para gerir Arco Ribeirinho


É directamente ao primeiro-ministro que o grupo parlamentar do PSD se dirige para que Sócrates justifique a criação da empresa pública Baía do Tejo S.A., com capitais públicos, presidida pelo socialista Fonseca Ferreira.

"Está-se a aditar gorduras sobre gorduras ao Estado e continua-se a dar lugares aos amigos e a criar estruturas absolutamente inúteis", afirmou ontem o líder parlamentar do PSD, Miguel Macedo, aos jornalistas.

Os sociais-democratas consideram "inútil" e "escandalosa" a criação desta empresa pública e pediram explicações através de uma pergunta dirigida ao primeiro-ministro. "Isto é, para nós, PSD, absolutamente inaceitável, num momento em que se está a pedir tantos sacrifícios aos portugueses", reforçou. S.R.

Museu da Marinha não vai ser extinto e nasce pólo dedicado às descobertas nos Jerónimos

Museu da Marinha não vai ser extinto e nasce pólo dedicado às descobertas nos Jerónimos - Cultura - PUBLICO.PT



“Nunca esteve prevista a transferência do espólio do Museu da Marinha para outra entidade e muito menos a sua extinção”, lê-se num comunicado enviado à imprensa pelo Ministério da Defesa Nacional e o Ministério da Cultura. Um pólo museológico sobre a expansão portuguesa vai ser criado no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, num projecto partilhado em conjunto por estes dois ministérios.

(...)

PCP não realiza mais diligências no inquérito ao negócio PT/TVI

PCP não realiza mais diligências no inquérito ao negócio PT/TVI - Política - PUBLICO.PT

(...) “A falta selectiva de memória” e a repetição da eventual “imprecisão das respostas” por parte de José Sócrates foi determinante para a decisão do PCP, justificou João Oliveira.

Quanto vale um curso?


0:30

Setenta por cento dos funcionários da nova loja do IKEA, em Loures, são licenciados. Todo o trabalho é digno, sobretudo nos tempos que correm, mas setenta por cento daqueles jovens andaram a estudar para se especializar noutras profissões. Investiram dinheiro, tempo, expectativas de uma vida profissional próxima daquilo que sonharam sem que a economia real os consiga enquadrar em função dos conhecimentos que adquiriram.


Tiveram a sorte de conseguir emprego, é certo, por entre um vastíssimo leque de candidatos, mas engrossam uma fileira estatística que mostra o fosso cada vez maior entre o ensino e a vida activa. Não é só o número de jovens licenciados no desemprego que todos os dias cresce. É também o número de jovens licenciados que não arranja trabalho na área dos seus cursos. É este divórcio entre ensino e economia, este sinal tremendo de uma economia com baixa incorporação de conhecimento, sem inovação tecnológica e sem competitividade, que nos liquida a esperança de sair do buraco em que entrámos nos últimos dois anos. O problema não está só no déficit das contas públicas. Está nesta economia anémica que desvia a sua juventude para um patamar de ambição que se limita à mais elementar das sobrevivências. O sonho, esse, tornou-se proibido!



Eduardo Dâmaso, Director-Adjunto

SIMECQ - Dia Mundial da Criança

LIGA DOS AMIGOS DO JAMOR - AMIGOS DO ESTÁDIO NACIONAL: Versão do IDP

LIGA DOS AMIGOS DO JAMOR - AMIGOS DO ESTÁDIO NACIONAL: Venda de terrenos do Estádio Nacional - esclarecimentos

LIGA DOS AMIGOS DO JAMOR - AMIGOS DO ESTÁDIO NACIONAL: Venda de terrenos do Estádio Nacional - esclarecimentos

Miraflores: A Igreja da Polémica

Projecto Aprovado

1º Projecto Recusado


2º Projecto Recusado


3º Projecto Recusado




"Templo da Santíssima Trindade custará 3,1 milhões de euros à paróquia e à Câmara de Oeiras.


A uns lembra um foguetão. Outros, mais prosaicos, apelidam-na de supositório. À medida que vai crescendo, a nova igreja de Miraflores, em Algés, divide opiniões, numa polémica que parece querer repetir aquela que tem rodeado a construção do templo-caravela do Alto do Restelo, em Lisboa.


Ambos os projectos são do arquitecto Troufa Real, e os próprio processos que conduziram à obra assemelham-se um ao outro. Quem o diz é o arquitecto que dirige o departamento do patriarcado responsável pela construção das novas igrejas, Diogo Lino Pimentel: "Tal como aconteceu em Lisboa, o terreno foi oferecido pela Câmara de Oeiras, que também escolheu o arquitecto. E quando se aceita uma oferta perde-se um pouco a liberdade de controlar as coisas". Seja como for, o departamento das novas igrejas não colocou objecções ao templo, que custará 3,1 milhões de euros e será financiado pela autarquia e pela paróquia. Além disso, a câmara disponibilizou 2600 metros quadrados de terreno para a construção da Igreja da Santíssima Trindade. O presidente do município, Isaltino Morais, dá uma versão diferente da de Diogo Pimentel, ao assegurar que a escolha de Troufa Real foi "conjunta", da paróquia e da autarquia. Não adiantou, porém, nenhuma razão para a escolha do arquitecto, nem quis comentar a polémica que o edifício está a suscitar, alegando que até agora só tem recebido comentários positivos.



Evocar as novas referências cósmicas e o infinito como horizonte do Homem é o objectivo deste enorme cilindro de Troufa Real, cuja parte mais alta deverá medir cerca de 30 metros. Segundo o padre responsável pela obra, Daniel Henriques, falta ainda ano e meio para o fim da empreitada. Em 2001, a Câmara de Oeiras tinha exigido a construção de um parque de estacionamento de 60 lugares debaixo da igreja. Três anos depois abdicou dessa condição por causa da proximidade do parqueamento gratuito do centro comercial, ali ao lado. Além da igreja, está a ser construído um miniauditório, estando já pronto o centro paroquial e de actividades de tempos livres.



Sem Disneylândia



"O problema é o tamanho. Podiam ter feito uma coisa mais simples, por metade do dinheiro. Mas vamos ver como é que fica", diz um morador de Miraflores, Fernando Cruz, de 70 anos. "Não sei se parece um foguetão ou uma torre de controlo." Outro habitante, Gonçalo Ferreira, com 42 anos, vai mais longe: "Acho horrível. Mais parece um supositório". Há também quem espere para ver o resultado final da obra: "É dos nossos hábitos criticarmos aquilo que sai do normal, que é inovador. Ainda não vi a obra acabada, pode ser que fique bonita".



"A opinião da população devia ter sido levada em conta", opina o vereador do PCP de Oeiras Amílcar Campos. Já Diogo Lino Pimentel pensa que há uma diferença em relação à igreja-caravela do Restelo: "Esta é uma obra séria. Não tem características de Disneylândia". "

Fonte: Texto Ana Henriques in Jornal Público de 25-05-2010

terça-feira, 25 de maio de 2010

O povo...

"O povo saiu à rua para festejar a vitória do Benfica e eu, apesar de ser do FC Porto, não achei mal. As pessoas têm o direito de ficar alegres.

O povo saiu à rua para ver o Papa e eu, apesar de ser agnóstica, não acho mal. As pessoas têm direito à sua fé.

O povo vai à Covilhã espreitar a selecção e eu, apesar de não ligar nenhuma, não acho mal. As pessoas têm direito ao patriotismo.

O governo escolhido pelo povo impõe medidas de austeridade umas atrás das outras, aumentando os impostos e não abdicando dos mega investimentos.

O povo não reage. Não sai à rua.

Reclama à boca pequena e cria grupos zangados no Facebook.

É triste que este povo, que descobriu meio mundo, não imprima à reivindicação dos seus direitos a mesma força que imprime à manifestação das suas paixões."


Via e-mail

Alto da Boa Viagem


. Dois artigos de 2007 publicados por José António Baptista aqui e aqui.


Foto: © Câmara Municipal de Oeiras

Algés | Novo Centro de Saúde

Cont. de 20 de Maio 2010


Começou a azafama. A parede verde estava, esta manhã, a avançar sobre o asfalto da Rua Dr. Manuel Arriaga.



A envolvente está vedada


e dentro da área reservada à edificação, só máquinas


Quinta-feira será o grande dia do lançamento da 1ª pedra às 12h30.


Imagens: M. Clotilde Moreira / Algés

Os imensos parques de Oeiras

Clique para ampliar
Via Jornal de Oeiras, 25 de Maio /2010

Mentira tem perna curta

Mentira tem perna curta - Opinião - Correio da Manhã

Diário da Manhã


Os dois dançarinos de tango deram duas interessantes entrevistas.

24 Maio 2010


O engenheiro relativo revelou aos indígenas que o mundo mudou em uma, duas ou três semanas para justificar o aumento de impostos e tentar assim limpar-se de mais uma das muitas mentiras que têm marcado a sua já longa e desgraçada presença em São Bento. Nada de novo, portanto. O economista relativo, que passou dois anos a jurar ser liberal, confessou que só a bancarrota da Pátria o levou a dar o dito pelo não dito na subida da carga fiscal e a engolir as loucuras ferroviárias do seu parceiro de pista. Mas teve azar. A carinha triste do liberal atraiçoado caiu por terra quando finalmente declarou que baixar os ordenados da Função Pública seria a última solução. Pois é. A mentira tem sempre perna curta.




António Ribeiro Ferreira, Jornalista

Cartoon Elias o sem abrigo, de R. Reimão e Aníbal F


segunda-feira, 24 de maio de 2010

Comunicado - Venda de terrenos do Estádio Nacional em hasta pública

.

LIGA DOS AMIGOS DO JAMOR


25 de Maio de 2010


Assunto: Venda de terrenos do Estádio Nacional em hasta pública

A Liga dos Amigos do Jamor teve conhecimento na passada sexta-feira que a Direcção-Geral do Tesouro e Finanças iria vender três parcelas de terreno integrantes do Estádio Nacional em hasta pública. O anúncio deste concurso pode ser consultado em:

http://www.dgtf.pt/patrimonio-imobiliario/venda/imoveis-disponiveis/pagina/2

Tendo consultado hoje os processos referentes às três parcelas em causa, a Liga dos Amigos do Jamor apurou que se trata de três parcelas de terreno desanexadas propositadamente dos terrenos integrantes do Estádio Nacional (Complexo Desportivo do Jamor) em 2008 e 2009, num processo que aparentemente teve o seu início em 2007.

Essa desanexação foi feita na sequência dum pedido da Sociedade de Construções Vicente Antunes, interessada em comprar os referidos terrenos, e foi promovida pelo Instituto de Desporto de Portugal, I.P. (IDP). As parcelas em causa destinam-se a construir os acessos viários ao projectado empreendimento do Alto da Boa Viagem e correspondem aos seguintes terrenos:

  • Parcela A1 (11.500m2) fica no topo noroeste do Estádio de Honra e destina-se a construir uma rotunda e nó rodoviário de acesso ao empreendimento do Alto da Boa Viagem, na zona dos actuais estacionamentos do Estádio de Honra.

  • Parcela A2 (1.275m2) fica na curva entre a Marginal e a via de acesso à A5/CREL e destina-se a implantar parte do viaduto que dará acesso ao empreendimento do Alto da Boa Viagem.

  • Parcela A3 (6.235m2) fica na zona dos estacionamentos noroeste (já na freguesia de Caxias), a oeste da via de acesso à A5/CREL e compreende os terrenos necessários para construir as vias destinadas ao empreendimento do Alto da Boa Viagem, não o espaço dos estacionamentos propriamente dito.


Daqui resulta que as três parcelas em causa não correspondem a parcelas sobrantes do Estádio Nacional, nem devolutas, mas pura e simplesmente a parcelas criadas propositadamente pelo IDP para servir interesses imobiliários particulares.

A Liga dos Amigos do Jamor não tenciona deixar passar em branco mais este atentado ao Estádio Nacional e a bens públicos.

amigosestadionacional@gmail.com

http://www.amigosestadionacional.blogspot.com

Plano de Pormenor da Área da Margem Direita da Foz do Rio Jamor


A C. M. de Oeiras promoveu na passada terça-feira, dia 18, uma Sessão de Esclarecimento para apresentar publicamente os Termos de Referência, já aprovados em reunião de Câmara, do futuro Plano de Pormenor da Área da Margem Direita da Foz do Rio Jamor.

Apesar de esta sessão ter sido divulgada à população apenas na véspera à tarde e de a hora a que se realizou, 19,00h, poder antever uma baixa participação, a verdade é que, à hora marcada, o salão nobre da SIMECQ estava praticamente cheio, prova de que a população da Cruz Quebrada-Dafundo está interessada, mas também preocupada, com o futuro da sua “terra”.

Raposas no galinheiro

Raposas no galinheiro - JN


Opinião



A notícia tem uma semana, o que não será tempo de mais considerando que não é, apesar de tudo (principalmente apesar daquilo em que se tornou a ONU), de fácil digestão: a Líbia foi eleita pela Assembleia Geral da mesma ONU, presidida por um líbio, como membro efectivo do Conselho dos... Direitos do Homem. Acompanham-na outros regimes igualmente, como a Jamahiriya líbia, conhecidos como defensores estrénuos dos direitos e das liberdades individuais (e os seus cidadãos que o digam), como Angola e o Uganda. Infelizmente o Irão, que chegou a candidatar-se, desistiu e a Coreia do Norte, a China, o Zimbabwe ou a Birmânia não se apresentaram a votos, pelo que o leque não fica completo; mas, ao menos, foi também eleita a Tailândia. Nos próximos três anos veremos, pois, José Eduardo dos Santos, o coronel Kadhafi e o general Museveni a aconselharem o mundo sobre o respeito dos direitos humanos. Meter as raposas no galinheiro sempre foi, como se sabe, a melhor forma de proteger as galinhas e a ONU reconquista assim o prestígio perdido com a recente não eleição de um censor para director-geral da UNESCO.


Manuel António Pina

domingo, 23 de maio de 2010

Pólvora exemplar

Há dias vi um convite para um evento na Fábrica de Pólvora. Já lá fui há tempos e apercebi-me não ser fácil chegar lá além de haver dificuldade de parqueamento. Por outro lado entendo que devemos privilegiar os transportes públicos. Assim, perguntei quais os transportes. Os responsáveis (Div. Património Histórico e Museológico) excederam o meu simples pedido e, agora, não tem havido convite em que não venham indicados os acessos de carro ou transportes públicos, como o exemplo que abaixo se deixa. Com eventos ou sem eles é um espaço muito agradável de se visitar.

Fábrica da Pólvora
Estrada das Fontaínhas
2745-615 Barcarena
t. 21 097 74 22 / 3 / 4 21 440 87 96
fabricadapolvora@cm-oeiras.pt

Baleado na praia

Baleado na praia - Portugal - Correio da Manhã


Oeiras: Festival de Música na Praia da Torre acaba em roubos violentos


Uma pistola entrou no Oeiras Sound Storm, antes ou já durante o festival de música, e um jovem foi baleado dentro do recinto, ao princípio da madrugada de ontem, quando assistia a um concerto na Praia da Torre, Oeiras. Os dois suspeitos fugiram e, minutos depois, dentro de um comboio da linha de Cascais, outros dois homens acabaram esfaqueados numa tentativa de assalto, que terá sido feita por um grupo de pessoas saídas do mesmo festival.

Até um vestido da mãe da mini-saia cabe neste museu



Até um vestido da mãe da mini-saia cabe neste museu


Sete mil tesouros da vida urbana londrina têm casa nova. São cinco galerias do London Museum que abrem a 28 de Maio

ARGHH!!!

sábado, 22 de maio de 2010

O muro é já ali à frente



O muro é já ali à frente - António Ribeiro Ferreira - Correio da Manhã


Diário da Manhã


Importa citar aqui e agora as palavras de Fernando Ulrich, presidente do BPI. Não é para memória futura.



É para percebermos melhor o que vai acontecer a Portugal a curto prazo. Disse Ulrich: "O dia em que batermos na parede não está muito longe. Talvez por semanas. E bater na parede significa, por exemplo, a intervenção do FMI." Dito isto, o presidente do BPI foi violentamente atacado pelo engenheiro relativo, que considerou as suas palavras incendiárias. E uns tantos bancários relativos, que passam a vida de rastos perante o poder e os seus negócios, vieram logo em socorro do patrão, indignados com a verdade. É evidente que o comportamento de Ulrich é atípico num País atolado em mentiras e desgovernado por mentirosos. Um pântano que não se recomenda ao pior dos inimigos.


António Ribeiro Ferreira, Jornalista

Algés - 2010 - 20


17º aniversário da Freguesia de Algés



- Há muita azáfama na área do “Centro de Saúde”, a vedação está pronta, já lá esteve uma betoneira e agora é só esperar que depois da 1ª pedra arranquem as obras.


- Às 17h00 fui ao Palácio Ribamar para assistir às audições do Centro Cultural de Algés e qual não foi o meu espanto quando vi as cadeiras colocadas em frente do palco, cá fora, debaixo de um sol escaldante e no palco a “afinarem” as ligações aos altifalantes. Tinha pensado – mal, claro – que as audições seriam dentro da sala de exposições.


Não, cá fora! Com os carros a passarem e também o comboio. O barulho envolvente teria de ser ultrapassado pelo som dos executantes através dos altifalantes. Vim-me embora às 17h15. Não se vislumbrava quando começaria.


Música é música, para mim. Não suporto barulho a fazer de conta que é música. Frustradíssima. Mas se calhar talvez as coisas se tenham composto.

Autocarro invade passeio e atinge mulher e o filho

Um problema mecânico ou falha humana por parte do motorista poderão estar na origem do acidente ocorrido ontem de manhã em Oeiras, onde um autocarro da Scotturb saiu da estrada, arrancou vários pilaretes que estavam cravados no solo e invadiu o passeio, onde seguia uma mulher de 50 anos e o filho, de dez anos. A mulher teve morte imediata e a criança sofreu ferimentos graves. A Scotturb recusa falar do caso e remete-se a um estranho silêncio.
O atropelamento ocorreu pelas 11.40, na Avenida da República, perto do Centro de Saúde de Oeiras, quando a viatura subia aquela artéria e se despistou. Uma testemunha contou que o autocarro vinha do "lado esquerdo da estrada" e saiu "da curva a uma velocidade descontrolada", varrendo o passeio onde seguiam as vítimas.
Quando os Bombeiros de Oeiras chegaram ao local do sinistro, a mulher "estava completamente debaixo da parte traseira do autocarro", afirmou ao DN o comandante da corporação.
Segundo fonte do INEM, o rapaz sofreu traumas na zona abdominal e nas pernas, tendo sido transportado para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa.
O motorista, que entrou em estado de choque e teve de receber apoio psicológico no centro de saúde, não sofreu ferimentos físicos. Há informação que seguiam no autocarro vários elementos de uma banda de música, mas não há notícia de mais vítimas.
Pouco depois comparecerem no local do acidente a filha da vítima mortal e outros familiares.
O DN contactou a Scotturb para saber o estado de saúde do motorista e se a viatura acidentada cumpria os requisitos de segurança, mas o responsável dos serviços de apoio ao cliente e sinistros limitou-se a dizer "com licença" e desligou bruscamente o telefone.
Vítor Pereira, da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações, revelou ao DN que "a empresa e a polícia averiguam a situação. Uma peritagem ao autocarro permitirá verificar se houve problema mecânico ou falha do motorista, que trabalha ali há pouco tempo". Denunciou haver "empresas que descuram a manutenção dos veículos e a formação dos motoristas".

Contra-mão




















Por Joaquim Letria, 4 de Maio de 2010


SÓCRATES PARECE aqueles velhinhos que se metem pelas auto estradas em contra-mão, com o Teixeira dos Santos no lugar do morto, a gritarem que os outros é que vêm ao contrário.
De rabo entre as pernas, fartinhos de saberem que estavam errados, não conseguem agora disfarçar o mal que nos fizeram. Ainda estão a despedirem-se, agradecidos, do Constâncio, e já deram a mão a Passos Coelho, que lhes jura que conhece uma saída perto e sem portagem.
Estamos bem entregues! Vão-nos servindo a sopa do Sidónio, à custa dos milhões que ainda recebem da Europa, andam pelo mundo fora sem vergonha, de mão estendida, a mendigar e a rapar tachos, tratados pelos credores como caloteiros perigosos e mentirosos de má-fé.
Quando Guterres chegou ao Governo, a dívida pouco passava dos 10% do PIB. 15 anos de Guterres, Barroso, Sócrates e de muitos negócios duvidosos puseram-nos a dever 120% do PIB.
Esta tropa fandanga deu com os burrinhos na água, não serve para nada e o Estado do próprio regime se encarrega de o demonstrar. Falharam todas as apostas essenciais. Todos os dias se mostram incapazes. Mas com o Guterres nos refugiados, o Sampaio nos tuberculosos e na Fundação Figo, o Constâncio no Banco Central e o Barroso em Bruxelas, a gente foge para onde?!

Acabar com freguesias. Fechar municípios






Acabar com freguesias. Fechar municípios - Expresso.pt


O nosso mapa autárquico é um absurdo. Temos 308 câmaras e 4251 juntas. Esta divisão política transporta o país para a época em que as distâncias eram vencidas pela carroça.



I. A médio prazo, Portugal precisa de repensar o seu mapa autárquico, outro cliente habitual da tasca do défice público. No ano da graça de 2010, é simplesmente patético esta coisa de termos 4251 juntas de freguesia e 308 câmaras municipais. Se recuarmos até à Monarquia Constitucional, vamos descobrir que o mapa autárquico de 1870 não deve ser muito diferente do mapa autárquico de 2010. É caso para perguntar: alguma coisa muda na política deste país?

II. As três centenas de câmaras devem ser repensadas: temos de fazer, digamos, algumas fusões autárquicas. Não pode haver uma câmara municipal junto à porta de cada português. Com a diminuição de câmaras, poupa-se dinheiro e ganha-se eficiência. O mesmo raciocínio aplica-se às juntas de freguesias. Como é possível haver mais de 4 mil juntas? Como? Nós temos de acabar com centenas ou mesmo milhares destas juntas. Temos de fundir esses serviços. As juntas que "sobrarem" serão mais eficientes, responsáveis (e responsabilizáveis).

III. O mapa autárquico é um absurdo embaraçante, mas os partidos vão resistir à mudança. É fácil perceber porquê: com menos câmaras e freguesias, as matilhas de caciques seriam obrigadas a sair do quentinho partidário e a procurar trabalho no frio da vida real.

PSD abate 35 mil militantes



O secretário-geral do PSD está a actualizar os ficheiros do partido e já ‘congelou’ a inscrição de 34.635 militantes que não pagam quotas há quatro anos, desde 2006. O PSD passará, assim, o seu número de militantes de 162 mil para 127 mil, avança a edição do SOL esta sexta-feira

Ministro emite despacho a clarificar entrada em vigor de novas taxas "a partir de Junho"

Ministro emite despacho a clarificar entrada em vigor de novas taxas "a partir de Junho" SIC Online


O ministro das Finanças afirmou hoje que emitiu um despacho "clarificador" para que "não subsistam dúvidas" de que as novas taxas de IRS só entram em vigor "a partir de Junho e somente a partir de Junho".

Cartas à Directora

V. Exas. estais errados!


Ao aprovarem cortes nos ordenados, nos subsídios de férias e/ou Natal, e aumentarem os impostos estais a cometer erros muito graves. Senão vejamos: se diminuir o dinheiro que cada trabalhador recebe ele será obrigado a comprar menos e quem vende terá menores receitas e também não reporá os seus stocks... estiolando-se a produção. Ao contrário, se cada português tiver um rendimento aceitável até poderá comer mais um pastel de nata por semana, o que levará a uma produção maior na pastelaria e, consequentemente esta também irá comprar mais ovos, farinha, açúcar e até a criar mais um posto de trabalho que, por sua vez irá contribuir para diminuir o desemprego.


Claro que há faixas de “trabalhadores” que estão a ser pagos a peso de ouro, pesando muito nos orçamentos do Estado e das Empresas. Estes podiam – e deviam – receber menos sem que o seu estilo de vida fosse afectado. Talvez não pudessem todos os meses passear no jacto privado ou ter uma colecção de sapatos Prada, mas de certeza que teriam o suficiente para andarem bem calçados. Também nos bens supérfluos e mais valias que abundam por aí, se podia obter mais impostos, que poderiam ajudar a compensar o desagravamento dos bens de primeira necessidade.


Isto não é nivelar por baixo; isto é alargar a riqueza a um maior número de portugueses e encolher o fosso entre quem não tem nada – desempregados – e aqueles que recebem três milhões de prémio além de um belíssimo ordenado mensal.



Maria Clotilde Moreira, Algés

(Jornal Público de hoje)

Venda de Terrenos do Estádio Nacional em Hasta Pública

.
Venda de Imóveis através da Direcção-Geral do Tesouro e Finanças
Vão ser vendidos em hasta pública 3 terrenos do Complexo Desportivo do Jamor

Finanças vão vender 15 imóveis

Finanças vão vender 15 imóveis - Economia - DN


O património que vai ser leiloado em Junho deverá proporcionar um encaixe mínimo de 5,7 milhões de euros

O Ministério das Finanças vai levar 15 imóveis do Estado sob a sua jurisdição a hasta pública, dias 22 e 23 de Junho, que se forem vendidos apenas pelo preço-base de licitação vão permitir um encaixe total de 5,658 milhões de euros.

Na lista do anúncio publicado no site da Direcção-Geral do Tesouro e Finanças há de tudo um pouco - prédios rústicos e urbanos, lojas e terrenos. Desde uma casa abarracada, com 102 metros quadrados e um anexo com 14, em Loures, que vai à praça por 33,2 mil euros de preço-base, a um prédio de seis pisos, na Alameda D. Afonso Henriques, em Lisboa, que se apresenta a leilão com um lance de 1,5 milhões de euros.

Este último é, aliás, a proposta de preço mais elevado, a concorrer quase ex aequo com uma parcela de terreno de 11 500 metros quadrados, no complexo do Jamor, com uma base de licitação de 1,315 milhões de euros. (...)

Lançada petição online para salvar Museu de Marinha




Depois de anunciada a proposta de transferência do espólio do centenário Museu de Marinha para o novo Museu da Viagem que, segundo apurou o i, ficará sob a tutela do Ministério da Cultura, nasceu um movimento online pela salvação do património da Marinha.

A petição, que pode ser aqui assinada, defende a manutenção de um dos museus mais visitados do país, recusando o “roubo” do seu património - considerado um dos mais ricos do mundo.

Função pública envia sobretaxa do IRS para tribunal

Função pública envia sobretaxa do IRS para tribunal - Economia - DN


Sindicatos acusam o diploma de violar a Constituição por ter efeitos retroactivos e já anunciaram que vão pedir ao Tribunal Constitucional que se pronuncie sobre esta matéria

IRS entrou ontem em vigor mas governo fala em Junho

IRS entrou ontem em vigor mas governo fala em Junho


O aumento deste imposto está amaldiçoado. "É mais um erro, mais uma asneirada", diz o fiscalista Tiago Caiado Guerreiro

sexta-feira, 21 de maio de 2010

A nossa Clotilde Moreira ao minuto preciso...

Ah! Coitadinhos, pois! Eles estão a salvar o país...!

Museu de Marinha deve ser defendido


Caminhos de Ferro

Portugal - http://www.webrails.tv/ - Actualização em webrails.tv - Calendário

Ao encontro do que tem sido o trabalho de complementar a produção video dedicada aos Caminhos-de-ferro com sugestões de acontecimentos e momentos ferroviários via http://twitter.com/webrails a http://www.webrails.tv/ implementou um calendário de eventos dedicado aos Caminhos-de-ferro e acontecimentos de interesse na sua plataforma.

Fica o convite para uma visita a:

http://www.webrails.tv/


Rui Ribeiro

Aprenda Siocratiés!

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Algés | Novo Centro de Saúde

Lançamento da 1ª Pedra do Centro de Saúde

– Extensão de Algés




Próximo dia 27 de Maio pelas 12h30, na rua Dr. Manuel de Arriaga, Algés conforme aqui informado - Domingo, Maio 16, 2010 Centro de Saúde - Algés Posted by AFS.


Podem recordar em Quarta-feira, Maio 20, 2009 - 2009 – Algés – 16 - O futuro Centro de Saúde, e ainda em Algés – 2010 – 8 - Estacionamento e Centro de Saúde de Algés




E da parede de lata vai nascer o edifício já conhecido e já aqui várias vezes referido que terá ainda três caves para estacionamento. Este local, que tem servido de parque de estacionamento utilizado por mais de 20 carros, está, neste momento, a ser esvaziado das viaturas e a ser vedado.



Imagem da net - http://www.skyscrapercity.com/


Dizem que é obra para 24 meses; se começar já… que isto da 1ª pedra não quererá dizer que as obras comecem. Primeiro será escavar e as camionetas a carregarem os sobrantes. Depois serão as betoneiras e os materiais para se iniciar os alicerces e depois novos e múltiplos camiões a trazerem mais materiais. E ainda haverá o estaleiro e os contentores de apoio à obra e as gruas…


Será uma área a evitar pois o trânsito vai ser difícil e a envolvente sem estacionamento; haverá barulho nesta zona bastante povoada.


Depois do caos nascerá um centro de saúde (como digo e direi: “entaladinho”) e haverá festa com visita às várias valências assim o Ministério da Saúde ainda exista e tenha programa para equipar este centro com equipamentos e pessoal.


Vai ser “bué de fixe” como diz alguma juventude que tarda em falar português.

Sócrates sabia de “operação conspirativa”



Sócrates sabia de “operação conspirativa” Económico


O PSD está certo de que houve em 2009 uma operação política de carácter conspirativo, com conhecimento do primeiro-ministro para controlar órgãos da comunicação social.


"Não temos dúvidas, fundamentadas nos materiais enviados à comissão de inquérito, da existência no ano de 2009 de uma operação política de carácter conspirativo de controlo de órgãos da comunicação social, desenvolvida com conhecimento do primeiro-ministro por quadros do PS nas empresas em que o Estado tem participação", declarou Pacheco Pereira.