terça-feira, 31 de agosto de 2010

2010 – Algés – 31-A

Pedi à Câmara Municipal de Oeiras


(25 de Agosto 2010-Algés-31)



Pois é. Afinal as tais árvores bonitas que vi em Lisboa na Rua da Vitória, não podem ser colocadas no nosso Município segundo e-mail que acabo de receber em resposta ao meu pedido.


…..” Relativamente à questão apresentada, informamos que esta espécie não se desenvolve no concelho, tendo os serviços vindo a substituir estas árvores nos locais onde foram introduzidas. Desta forma, não está previsto a plantação desta espécie.”


Mas esperamos que dentro em breve Algés tenha de volta as suas árvores que desde há uns anos têm sido cortadas.


Sim: há anos que têm vindo a ser feitos cortes que nunca foram repostos e que acabaram por disfarçar a sua falta calcetando os passeios nos sítios onde tinham existido árvores. Em 9 de Julho de 2004 enviei à CMO – Pelouro do Ambiente uma lista das árvores em falta na baixa de Algés que foi respondia em 29/7/2004 – ref. GCAA/DAE – Rº 377º2/04 – 056007. Amável informação técnica mas as árvores nos sítios onde existiam é que ainda estão em falta.

Linda-a-Velha, 2010 (22)

Rua Bernardo Santareno


Passeios é da Delegação de Competências da Junta de Freguesia, não é?


Os três pilaretes que impediam a entrada de carros no pequeno jardim da Bernardo Santareno, local de muitas crianças, pais e avós, foram partidos mas deixaram ficar uns pedaços que não travam o acesso aos carros embora provoquem quedas a quem por ali passa. Um dos pilaretes foi mesmo deixado na mata como mostra a última imagem.

Talvez alguém dos serviços camarários passe por aqui e tome a iniciativa de mandar resolver a situação. Os munícipes agradecem.




Imagens: Isabel Magalhães, 27.8.2010

APAV

Clique para ampliar
Via Jornal de Oeiras, 31 de Agosto / 2010

Marcações no pavimento

Clique para ampliar
Via Jornal de Oeiras, 31 de Agosto / 2010

Linda-a-Velha 2010 (21)

Área envolvente do Jardim das Tílias


Alguém sabe de que estilo é este jardim? Conheço jardins românticos à inglesa, como os de Monserrate, jardins à francesa como os de Versailles mas jardins assim, com este corte, confesso que não sei. No entanto sei - porque assisto todos os meses - que os empregados da empresa Parques e Jardins, de moto próprio ou segundo ordens, metem as serras nos arbustos e cortam o mais rente possível. As pobres lantanas, as escalónias e outros arbustos, cujo nome desconheço, nunca têm flores porque as serras impiedosas não permitem. Este ano escaparam as romãzeiras que também costumam ser cortadas já em floração e até com fruto. O canteiro das imagens é um dos vários de uma zona de jardins permanentemente devastada pelas serras. Num outro local nem os loureiros escapam; são sacrificados como se de sebe de buxo se tratasse.


Dos meus - poucos - conhecimentos do assunto sei que se cortam os arbustos jovens para lhes dar consistência mas, neste caso, trata-se de arbustos já com dez anos. Para lhes dar forma também não deve ser porque assim, a olho nú, a forma escapa-me.


Ficam as fotos para conhecimento. Fica também a pergunta: se a empresa não fiscaliza o trabalho dos empregados qual o papel do Município que alegadamente será quem paga à empresa?



Clique para ampliar


Imagens: Isabel Magalhães

domingo, 29 de agosto de 2010

2010 - Algés - 32

Árvores – doentes


No parque de estacionamento junto à área canina existem cerca de 20 árvores que foram notícia quando do movimento MASA (revisto no blogue Oeiras Local – Julho de 2008 – Coisas de Algés XI), e que estão a deitar uma espécie de resina peganhenta que suja o empedrado e os carros que ali se abrigam.




Pessoas moradoras na Av. dos Bombeiros e com familiar ligado a estas coisas das árvores ajudou-me na identificação do “mal” de que padecem estas árvores, a que eu chamo Tílias. Dizem tratar-se de pragas – Cigarrinha da fluorescência dourada e Cochonilha algodão, - males que podem e devem ser tratados com Confidor e Zolone.


Perguntei ao Departamento dos Espaços Verdes da CMO se poderia intervir e parar esta doença e informaram-me “que estas árvores têm sido atacadas todos os anos por insectos picadores-sugadores, tendo sido aplicado produto para erradicar as pragas. Contudo, o seu tratamento por vezes é dificultado por existirem vários carros estacionados sob as mesmas, impossibilitando um tratamento mais eficaz. Informa-se que irá ser novamente efectuada a pulverização das mesmas de modo a combater as pragas, o mais breve possível.”


Entretanto os Serviços da CMO vieram fazer uma poda tornando as árvores mais leves e bonitas.



Referi à equipa de Jardineiros como esta poda estava a tornar este conjunto de árvores mais bonitas e ao referir a sujidade que elas deitam, um dos Jardineiros indicou-me que era a cochonilha a causadora desta “resina peganhenta”. De assinalar que os ramos cortados foram entretanto removidos estando o parque preparado para o estacionamento dos carros que brevemente virão de férias.


Aos Responsáveis dos Espaços Verdes da CMO um grande apelo: arranjem maneira de tratar esta doença agora que as árvores estão bonitas.



Pensamentos:



"O verdadeiro significado da vida é plantar árvores, à sombra das quais não espera sentar-se." (Nelson Henderson)

"Se alguém está sentado à sombra hoje é porque alguém plantou uma árvore há muito tempo." (Warren Buffett)



Imagens: Maria Clotilde Moreira

2010 - Algés - 30 - A

Na Rua General Humberto Delgado, na entrada do Parque de Estacionamento (aqui)


… Os Responsáveis pela limpeza urbana ouviram e actuaram. Claro que será preciso um pouco mais de persistência mas as pedras do passeio estão quase brancas.


Voltarei com novas fotos quando estiver tudo da cor do “linho”.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O discurso cro-magnon de José Sócrates

O discurso cro-magnon de José Sócrates

Talvez por estarmos na infância da democracia, o nosso debate político tem a idade mental de uma criança de cinco anos.

Por: João Miguel Tavares (jmtavares@cmjornal.pt)

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

2010 - Algés - 31


Pedi à Câmara Municipal de Oeiras


Há dias vi em Lisboa, na Rua da Victória, em frente à Igreja, umas árvores floridas dando um ar de eterna Primavera neste quente mês de Agosto.






Não resisti. Enviei para a C M O perguntando se não poderíamos ter, aqui em Algés, alguns exemplares para substituir aqueles vazios





que nos aconteceram, e que dizem que vão repor. Nalguns locais será com ameixeiras de jardim. Mas há tantos vazios… vazios antigos que em alguns casos foram empedradas, há anos, as respectivas caldeiras.


Imagens: Maria Clotilde Moreira

Um Pais de opereta

Um Pais de opereta

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Novas escolas do concelho de Oeiras

Via Jornal de Oeiras, 24 de Agosto / 2010
Clique na imagem para ampliar

Algés - Estacionamento


Via Jornal de Oeiras, 24 de Agosto / 2010
Clique na imagem para ampliar

2010 - Algés - 30

Na Rua General Humberto Delgado, na entrada do Parque de Estacionamento existe um marco do correio




Já repararam como a sua base está suja?




Será algum produto especial para fixar o marco do correio ao chão?


Imagens: Maria Clotilde Moreira

domingo, 22 de agosto de 2010

Da caixa de comentários do OL

marg deixou um novo comentário na sua mensagem "visita guiada O Palácio Marquês de Pombal e A Cape...":

e que tal criar um movimento de apoio a este nosso património, será que podemos lutar um bocadinho por ele e depois se não der resultado então dizer que fizémos o que podíamos e pelo menos não ficámos de braços cruzados a ver acontecer....
Oeiras está lamentavelmente esquecida a nível cultural e turístico. Temos cantos e recantos magníficos mas pouca divulgação sobre os mesmos.
Existem estas visitas a este, ao lagar de azeite e à quinta real de caxias, mas nem sequer existe visita em inglês/espanhol/francês...
A agenda 30 dias lá vai tendo alguma programação cultural, mas será suficiente?
marg

Publicada por marg em OEIRAS LOCAL a 22 de Agosto de 2010 21:24

Os horários dos outros

Este texto saiu hoje no Público – Cartas à Directora.



Quando, muitos de nós, cedo pela manhã, compramos o Jornal, tomamos o pequeno almoço na pastelaria ou apenas uma bica, apanhamos o transporte público… e entramos no nosso local de trabalho limpo e arejado, nunca pensamos que estes pequenos nadas são suportados por alguém que trabalhou de noite, longe da família. Para que este nosso Mundo avance muitos homens e mulheres terão de trabalhar enquanto descansamos. Encolhemos os ombros e suspiramos: é a vida.


Seria de esperar que o desconforto destes horários necessários fosse minimizado com tempos de trabalho mais curtos e folgas periódicas para que, por um lado não haja divórcio total com a realidade diurna e por outro lado para retemperar as forças. Mas o que esta sociedade impõe são condições de retrocesso a um passado de escravatura ou dos primórdios da era indústrial. E até os trabalhadores de colarinho branco são envolvidos nesta exploração numa sociedade que se diz evoluída, e que dispõe de tanta e boa tecnologia. Para quando tempos de trabalho mais curtos, mais oportunidades de empregos, enfim uma sociedade mais feliz?

sábado, 21 de agosto de 2010

Transportes em Oeiras – Falta de Informação – II

O COMBUS



As dez Freguesias do Município de Oeiras têm agora uma rede de transportes internos e inter Freguesias, durante o dia, para ajudar a mobilidade dos seus Fregueses. (Este Combus veio substituir o transporte "Lés-a-Lés" em Algés e o "Moveoeiras" de Linda-a-Velha, iniciativas que tiveram muita procura)



Mas este Combus, aqui em Algés (que liga Linda a Velha e CruzQuebrada/Dafundo) não anda tão cheio como andava o outro que era gratuito. Também acontece que as paragens são assim despidas: apenas um pauzinho com a etiqueta: Combus.





Por isso, se não se pertencer à mini meia dúzia de habituais utilizadores, olha-se apenas: não se sabe para onde vai e quando.


Já pedi aos responsáveis que fossem colocados uns pequenos avisos nas paragens, como tem a Carris, mas sem sucesso.





No início, foram distribuídos uns pequenos folhetos com os percursos, intervalos de passagem e preços, mas as pessoas não andam com o folheto no bolso… Também os intervalos são muito dilatados…

Pensamento: O verdadeiro rebelde é aquele que propõe alternativas. (Julián Marías)


Imagem do Combus: Net
Imagens: Maria Clotilde Moreira

2010 - Algés - 28

Notícias de Verão (5) – A


A falta de rega tinha sido também transmitida à CMO e a Vereadora dos Espaços Verdes tinha registado o pedido. Ontem, 6ª feira, pelo fim da tarde verifiquei, com muita alegria, que os arbustos do Largo das Camionetas tinham levado já uma pouca de água.

Espero que os responsáveis não se esqueçam de manter estas regas em dia.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Transportes em Oeiras – Falta de Informação – I

Retomo o assunto já aqui focado em 14 de Julho - As paragens dos autocarros do Município de Oeiras






Sabem onde fica esta paragem? Sabem para onde vai a carreira que aqui pára? Este é um exemplo do nada em lugar nenhum. Imaginem se alguém vai perder tempo com estes pormenores quando neste Município de excelência se anda de carro.






Esta foto é da paragem 76 da Carris no Largo das Camionetas de Algés. Tem informação que vai para a Cruz-Quebrda/Dafundo, as paragens que tem, as horas de partida e ainda um mapa da rede de transportes da Carris. Continuarei a bater nesta tecla: é urgente que o Município de Oeiras disponha de uma clara informação sobre a rede de transportes existentes e que as Freguesias não desistam de se baterem por melhores ligações.


Pensamento: Paciência e perseverança tem o efeito mágico de fazer as dificuldades desaparecerem e os obstáculos sumirem. John Quincy Adams



Imagens: Maria Clotilde Moreira

Oposição acusa o Governo de precipitação no encerramento de escolas

Oposição acusa o Governo de precipitação no encerramento de escolas - TSF

Educação

Ontem às 19:07
A oposição não percebe como é possível divulgar a lista das 701 escolas do 1.º clico que vão fechar a apenas três semanas do início das aulas.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A estrategia



A estrategia

Da Vida Real


O exército socrático finge não perceber que está em causa a sua má gestão e as prioridades erradas.

0h30
Por:Paula Teixeira da Cruz, Advogada


Depois de elogiar o sentido de responsabilidade do líder da Oposição, mas verificando a subida do PSD nas sondagens, todo o aparelho socrático se assustou e passou a afinar forma de o impedir. Mobilize-se a propaganda. Gritem os Ministros.

À dança sucede-se a guerrilha mediática. Eis o socrático aparelho a difundir até à náusea que o PSD é liberal e quer destruir o Estado Social. Nada mais eficaz num País em crise, com grande taxa de desemprego, com pequenas reformas, com dificuldades no acesso à Saúde, à Educação, etc., fruto – diga-se – principalmente de 15 anos de Governo ultraliberal quase ininterrupto do Partido Socialista.

Os cidadãos que têm pouco e mau mais se assustam se lhes dizem que vão ficar sem nada: estratégia brilhante e com bons resultados que o aparelho socrático precisa de aprofundar. Daí que os estrategas de Sócrates, perante o anúncio do PSD de que não viabilizará o Orçamento de Estado se o Governo não diminuir a despesa e se subir os impostos, venha gritar que o PSD quer diminuir os gastos públicos à custa de prestações sociais e que quer provocar uma crise política.

É falso, mas o PS "finge" não perceber que se pretende o combate ao desperdício e ao esbanjamento (depois de ter adquirido quase 1000 carros, o Estado já quer comprar mais de 2000, gastando cerca de 35 milhões de euros). O "exército" socrático "finge" não perceber que está em causa a sua má gestão e prioridades erradas como o TGV, a 3ª Travessia do Tejo, etc., com prejuízo das prestações sociais.

Em relação ao aumento de impostos que o PSD não aceita no próximo orçamento, o PS grita que é a crise, afirmando que a dedução da despesa da Saúde e Educação é problema dos "ricos". Como se fosse!!! Como se não fossem os mais carenciados e as classes médias que mais precisam de descontos em livros, passes sociais e cuidados médicos em urgências e especialidades a que o SNS paulatinamente destruído por Sócrates não dá resposta.

Na Justiça, quando o líder do PSD refere a politização, cuidarão que os Portugueses não se apercebem das pressões em casos como a Casa Pia ou Freeport, na publicação de legislação que fragiliza as investigações, em particular a magistratura do Ministério Público?

É por tudo isto que o aparelho socrático – dos ideólogos aos usufrutuários – invoca todos os fantasmas. A atitude revela o medo de perder o poder e todas as benesses que o aparelho socrático distribui a poucos, com prejuízo de tantos. E para isso vale tudo.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Notícias de Verão (5)

No Largo da Estação existem uns canteiros com arbustos






Quem se chega mais perto destas plantas sente um arrepio pois ouve-se um gemido






… quero água... tenho sede…!



Imagem: da net

Quem lhe chega um copo com água?
Imagens dos canteiros: Maria Clotilde Moreira

2010 - Algés - 29

Estacionamento perigoso – B



Av. da República – Esta artéria é muito movimentada incluindo camionetas de passageiros – Carreira 114 para a Amadora – mas é um caos no estacionamento. Acontece que nos primeiros dois quarteirões, no sentido Norte / Sul, existem sinais a informar que não se pode estacionar





mas devem ser considerados decorativos pois estão sempre carros parados o que dificulta a entrada e saída para a Rua João Chagas.



Rua das Estátuas – A entrada desta rua faz-se pela Rua Damião de Góis e tem estes sinais





que hoje estavam tortos. Como já foi aqui noticiado (2010 – Algés – 11) está sempre cheia de carros. Hoje, cerca das 15h00, eram só 16.


Imagem da Rua das Estátuas: Maria Clotilde Moreira

Emergência médica

Emergência médica


O senhor professor Carlos Queiroz é peremptório: só morto sai da selecção.

0h30
Por:António Ribeiro Ferreira, Jornalista


Excelente ideia. Esqueceu-se apenas de explicar como pretende ser executado: a tiro, o que seria um manifesto desperdício em tempos de poupança e austeridade, enforcado num estádio de futebol, esfaqueado com uma simples faca de cozinha, o que seria manifestamente mais barato, envenenado com cianeto ou simplesmente linchado por adeptos fartos da sua incompetência. Delirante, conseguiu descobrir a cabeça de um polvo e suspeita de uma enorme conspiração política para o liquidar sem apelo nem agravo. Sinais obviamente muito preocupantes do que vai pela cabecinha do homem que um bando de irresponsáveis pôs à frente da selecção nacional. O senhor não precisa de um castigo. Precisa urgentemente de um médico.

224 pessoas ficam sem emprego por dia

224 pessoas ficam sem emprego por dia


Trabalho: INE revela que nível de desemprego mantém máximos históricos

Em apenas um ano, o número de desempregados no País cresceu na ordem dos 82 mil. O que significa que 224 pessoas ficaram por dia no desemprego desde Junho de 2009 até ao mesmo mês de 2010.

Lista de todas as escolas que vao fechar, concelho a concelho

Lista de todas as escolas que vao fechar, concelho a concelho


Escola Básicas de 1.º Ciclo com menos de 21 alunos têm os dias conta

Educação

Veja a lista das escolas que vão fechar em cada concelho de Portugal.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

2010 – Algés – 29

Estacionamento perigoso - A



A Calçada do Rio tem dois sentidos como está marcado no solo




Tem sinal no sentido descendente de não estacionamento




Mas está sempre atravancada






Estas fotos já foram enviadas à CMO na pessoa do seu Vice-Presidente. Aliás este problema do estacionamento perigoso na Calçada do Rio tem sido por mim levantado em reuniões da CMO e da Junta de Freguesia. Este problema é muitas vezes agravado quando ficam carros estacionados do lado da entrada do UDRA ou na junção da Rua Manuel Arriaga com a Rua Luís de Camões. E se um dia houver um acidente – por exemplo um fogo – este estacionamento selvagem pode ser o responsável pela dificuldade da chegada de socorro. E, se calhar, os responsáveis autárquicos podem ser responsabilizados de crime por negligência.



E o Parque da Ribeira com capacidade para 80 carros está vazio. Mas este parque tem um regulamento de 9 páginas.



Pensamento: Ninguém será condenado porque irá prescrever.

Most convenient!



Investigadores do processo Freeport afastaram abertura de inquérito judicial por suspeitas de evasão fiscal devido à prescrição dos factos.

Maria Adelaide Monteiro e José Sócrates moram nos apartamentos do empreendimento Heron-Castilho desde a data da sua compra, em 1996. As duas casas foram adquiridas através de uma empresa offshore

domingo, 15 de agosto de 2010

Notícias de Algés - Fascículo 2 (Coleccionável para 'Grandes e Pequenos Autarcas')

Antigo



Novo


O "Sinal Mentiroso" - Caso resolvido!

Em 9-08-2009 publiquei um postal (ver aqui) sobre um sinal de proibição de estacionamento automóvel que apresentava pequena placa informativa ('mentindo') da existência de tracejado horizontal orientador desse estacionamento na rua Quinta da Formiga em Algés. A obra começou uns meses depois do postal e parou ao fim de uns dias tendo ficado inacabadas, até hoje, por falta de pagamento da Junta de Freguesia ao empreeiteiro ou por falta de tinta...ainda hoje não sei o que aconteceu mas sei que uma parte da rua/praceta tem os recortes pintados e a outra continua sem os ter (se o ridículo matasse...).

Assim continuamos.

Houve no entanto uma melhoria! O "Sinal Mentiroso" (da responsabilidade da câmara) deixou de o ser porque a sinalética que indicava a existência dos recortes pintados foi retirada!...

Antes só se podia estacionar dentro dos recortes e de acordo com a orientação indicada (mas inexistente) agora os visitantes ou moradores não podem, de acordo com o novo sinal, parar (numa praceta residencial?????) nem estacionar fora dos recortes mas podem, dentro destes, efectua-lo 'à balda' (perpendicular ao eixo da rua, paralelamente, oblíquamente, verticalmente, etc...).

Ora aqui está uma boa maneira de resolver os problemas que a CMO parece promover e até podemos especular sobre as aplicações que poderá ter.

Imagino, por exemplo, o sinal de proibição de passear canídeos nos jardins. As pessoas não o respeitam e continuam a encaminhar para lá os seus cães, chegam reclamações à câmara e o que faz esta? Fiscaliza? Não. Manda retirar o sinal!

Há coisas fantásticas em Algés, não há?


próximos fascículos:
- recolha de resíduos. Experiência de Telheiras vs Algés/Oeiras
- semáforo fantasma na rua Damião de Góis
- ruína existente na rua Victor Duarte condiciona circulação em segurança na via pública de peões e veículos. Perigo de derrocada.
- recolha de resíduos em Algés/Alto de Algés. Sistemas para todos os gostos.

Uma labiríntica aventura na Educação

Cartas à Directora do Jornal Público




Um labirinto é sempre um problema porque se conhece a entrada mas desconhece-se as muitas voltas e contravoltas do seu interior e não sabemos se chegaremos à saída. Na área da Educação não devia haver labirintos: todos devemos saber onde começa, os vários degraus que tem e como devemos e podemos subi-los e tentar sempre ir mais além, ir mais alto. Porém, nos últimos anos nem educadores nem educandos e famílias sabem os caminhos que estão traçados tais são as alterações que são introduzidas a todo o momento.

Uma das últimas novidades é acabar com os chumbos inspirando-se na Finlândia e arredores. Assim a frio até parece que a Ministra está bem informada e é tu cá tu lá com os bons exemplos do norte europeu. Porém lá as escolas são próximo dos seus utentes e as turmas têm 12 alunos por professor. Aqui não há espaço para fazer toda a análise das idiotices que o Ministério da Educação vem acumulando como seja o fecho escandaloso das últimas 700 escolas obrigando pequenos portugueses a fazerem longos trajectos diários de camioneta para chegarem à noite às suas casas cansados; dos mega-agrupamentos concentrando milhares de alunos em unidades enormes e descaracterizadas; da degradação e desautorização do corpo docente, da falta de pessoal auxiliar devidamente habilitado para acompanhamento dos alunos no meio escolar. Era bom que esta Ministra da Educação se empenhasse em conhecer o que de exemplar existe no Mundo e implantasse Uma Boa Aventura na Educação.



Maria Clotilde Moreira

2010 - Algés - 28

Notícias de Verão (4)



Há muito que o relógio, com três faces, que está no chamado Largo da Estação está desregulado. Há muito, também, que ando a falar nisso. Hoje não resisti e tirei uma foto. A face certa é aquela que nos informa que estamos quase na hora do lanche.





Não haverá neste Município de excelência - onde se ganha prémios porque é o melhor para morar, estudar, trabalhar… - um técnico que o acerte? E já agora que dê um pouco de pintura ao logótipo.

Notícias de Algés - Fascículo 1 (Coleccionável para 'Grandes e Pequenos Autarcas')









"A Lápide do Almarjão"

Terminadas que estão as obras de reperfilamento da rua Victor Duarte Pedroso (liga Algés de Cima a Linda-a-Velha passando pelas instalações da marinha) e em passeio pela zona deparei com aquilo que antes terá sido uma placa toponímica e agora não é mais do que uma lápide. Observem as fotos e comentem se já viram algo assim.

A rua alvo do melhoramento entronca com a rua do Almarjão no Alto de Algés e junto à nova escola EB1 com o mesmo nome e em construção. Foram construídos passeios e melhorados outros já a prever acessibilidades à nova escola.

Verifica-se que a antiga placa toponímica da rua do Almarjão foi arrancada da sua posição original (ver aqui) para arranjo do passeio e, algum 'jeitoso', nesse processo danificou a sua base. Chegada a hora de recolocação o 'trolha' não foi de modas, colocou a placa sem a base (que já era) rente ao chão, noutro local e precisamente no enfiamento da passadeira de peões que irá ser utilizada (principalmente) pelos alunos e pais constituindo um obstáculo.

Gosto das placas em azulejo que a CMO instala para identificação das ruas do concelho. Não gosto de lápides a não ser nos locais apropriados.

Espera-se que os outros 'trolhas', o responsável pelas obras e quem as deve fiscalizar reparem o erro.

sábado, 14 de agosto de 2010

À tona de água ...



Isaltino Morais resolveu devolver o terreno que lhe foi oferecido por Onésimo Silveira, para construção de uma moradia particular. E devolveu-o uma década depois de este estar em seu poder, e das confusões e explicações pouco claras perante as questões colocadas em Tribunal durante o julgamento em que foi condenado .

Isaltino Morais acha que somos todos parvos e acredita piamente que temos memória curta. Pensa o edil na sua cabecinha que estes gestos o ilibam aos olhos dos cidadãos da sua culpabilidade e demonstra o seu altruísmo, boa fé e honestidade. Ele até acha que nós pensamos que, no género, ele é do mais honesto que há.

Ó Dr. Isaltino Morais, esta "bóias populistas" não o ilibam dos actos que praticou e da falta de ética subjacente ao seu comportamento
.

Senão repare: Fugiu aos impostos e só os pagou porque se tornou público o seu ilícito. Se assim não fosse, continuaria sem cumprir o seu dever cívico e mais, continuaria também "esquecido" das suas contas no estrangeiro. Devolveu o terreno, mas não se lembrou por exemplo, que este poderia ser propriedade da CMO e aí em conjunto com Cabo Verde construir um equipamento social/cultural.


Pois é, Dr. Isaltino Vexa, por mais que faça, não consegue enganar-nos. Percebemos muito bem o alcance das suas "tentativas".


Sabe que mais, a única atitude decente era a sua demissão. Demita-se! Só assim, acharemos que VEXA se arrependeu de no exercício das suas funções públicas se ter "aproveitado" de presentes para "proveito próprio". Sim, Cabo Verde não lhe daria um terreno para construir uma moradia se VEXA não fosse PCMO.

Mas, também percebemos que ir para a cadeia é muito aborrecido, e que irá fazer todos os esforços possíveis para que tal não se concretize. A gente percebe... A cadeia não tem piscina nem ar condicionado no Verão.

Mas,olhe hoje estou magnânima e desejo-lhe uma estadia tranquila na cadeia, e já agora aproveite o sol enquanto pode ....

Farinha Amparo patrocina Carta de Condução do Marcos Perestrello





Garagem da casa do Marquito: de que lado estaciona?

Diga lá!


Marquitos, todos nós sabemos que VEXA adora conduzir e que é condutor "encartado".

Agora diga lá:

1. Já pagou os estragos que fez ao erário público?
2. Onde andavam os seus vários motoristas?
3. Utilizou o carro oficial para "serviços" privados?
4. Foi feito o teste de alcolémia?
5. Foi aberto processo de averiguações no seu Ministério?

Desculpe qualquer perguntinha mais mal feita todavia, os portugueses estão muito fartos de pagarem as vossas mordomias.

Sabe que mais, eu até acho que VEXA devia dar o exemplo como governante: pagava os estragos do seu bolso e demitia-se. Isso é que era bonito.

Mas o Marquitos é um "boy" e como tal, sabemos o que vai dizer:

"Estava a trabalhar no Ministério e para não pagar horas extraordinárias ao motoristas porque a crise internacional "atacou" Portugal e estamos todos a poupar, mandou-o para casa porque a família é a célula primeira da sociedade.
Assim, mesmo com todas as cautelas na condução efectuada, e em velocidade moderada, despistou-se em virtude da estrada estar suja de óleo. Já informou o concessionário da "ocorrência" e irá abrir um "procedimento administrativo" para que este pague os estragos que a viatura sofreu. O seu superior hierárquico, no caso o Ministro da Defesa, já concordou com a estratégia.

Tenha dó!

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Isaltino devolve terreno em Cabo Verde

Isaltino devolve terreno em Cabo Verde

O presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, devolveu ao município cabo-verdiano de São Vicente o terreno que lhe tinha sido cedido em 1993, apesar do tribunal não ter obrigado o autarca a entregar a propriedade.

Governante estampa carro

Governante estampa carro

Defesa

Marcos Perestrello, secretário de Estado da Defesa, despistou-se na A5, em 12 de Junho. Viatura custou cerca de 70 mil euros ao Ministério.



COMENTÁRIO MAIS VOTADO

"Não há problema algum. O povo paga. Não chateiem o homem."
Away

Hoje, 8h59m

Penafiel Verde inicia limpeza total do Rio Cavalum

03-08-2010 - 16:53






A Penafiel Verde, empresa Municipal, arrancou com o projecto de limpeza e despoluição do rio Cavalum, iniciativa que tem como objectivo associar a vertente ambiental com a social.



O projecto “Limpeza de Rios e Ribeiras de Penafiel” vai contar com o supervisionamento da ARH - Administração da Região Hidrográfica, que vai colocar no terreno técnicos especializados com o objectivo de monitorizar os trabalhos de limpeza e acompanhar os cerca de 20 colaboradores, beneficiários do subsídio de desemprego ou do subsídio de reinserção social, numa parceria com o Instituto do Emprego e Formação.

Unidas ambas as vertentes e numa primeira fase, o projecto vai ter como principal foco o rio Cavalum, o rio de Penafiel, e os seus 17 quilómetros de extensão, que vão ser alvo de uma profunda operação de limpeza, contribuindo assim para a preservação da fauna e da flora ao longo das margens.

Para Mário Magalhães, Presidente da Penafiel Verde, "O nosso grande objectivo é sem duvida proteger e sensibilizar a comunidade para um maior cuidado com os nossos rios e ribeiras, especialmente de Penafiel. O Penafidelense não pode ficar indiferente às causas ambientais. Por outro lado, vamos colocar em serviço cerca de 20 elementos beneficiários do subsídio de desemprego, pareceria estabelecida com o IEFP, combinando o factor social com o ambiental em prol de uma nobre causa".

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

2010 - Algés - 28


Notícias de Verão (3)



Andam a remodelar as luzes do campo do UDRA, aspiração de que há muito ouvíamos falar. Com este equipamento que parece uma aranha monstra




facilmente chegam ao topo e dentro em breve os treinos à noite ficarão mais iluminados.




Situando-se este campo numa área residencial esperamos que continuem a respeitar os horários seguidos e antes da meia-noite tudo fica em silêncio.

MARGINAL SEM CARROS 2010


19 de Setembro 10h00 – 13h00 Caxias – Oeiras