quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

2010 – Algés – 52


Ultima Assembleia de Freguesia




- Sobre o futuro do Centro de Saúde é que o Tribunal de Contas chumbou o Caderno de Encargos porque referia uma marca, parece que ainda tentaram que o Tribunal ultrapassasse esse detalhe, mas não ultrapassou, e agora tem de haver novo concurso e depois vai outra vez ao Tribunal, e depois talvez seja aprovado, porque o Caderno não era da Câmara mas os Técnicos da CMO ou o Técnico não viram e como é que um Técnico não viu… Talvez se recomece lá para Setembro… Perceberam? (…?...) Eu também não.

Isto juntamente com coisas que se vão ouvindo cá fora… por que se fez a inauguração da 1ª pedra… como é que o empreiteiro começou a obra, quem paga os gastos que o empreiteiro já fez na área da electricidade, água… vamos ficar com aquela parede esverdeada estreitando a rua… afinal isto é tudo para armar porque a verdade é que não havia e não há dinheiro.



- Antes da Ordem do Dia – falaram os deputados, colocaram questões. Uns fizeram por escrito, vários temas, muitos temas. Outros resolveram debitar preocupações, profundas preocupações, longas e eivadas de sincronias e diacronias (não sei bem o que isto quer dizer mas acho que retrata o que lá se passou) que motivou uma longa resposta do Executivo.

Encurtando: e se os eleitos treinassem nos seus partidos técnicas de exposições claras – precisas – concisas para poupar tempo, para se perceber o que é, e não andarem às voltas, para que as actas não sejam romances de mil páginas mas sim registo entendível das preocupações dos eleitos e das possíveis soluções? Mas assim não teriam oportunidade de mostrar os seus dotes oratórios.



Continua no dia 12 de Janeiro de 2011.



Pensamentos de Fim de Ano:

Muitos teriam sido sábios se não tivessem acreditado demasiado cedo em que já o eram. (Séneca)

Quanto mais alta se eleva a estátua, tanto mais dura e perigosa é depois a pancada na queda.
(José Maria Escrivá)

BOM ANO!



www.bloco-oeiras.blogspot.com
bloco.oeiras@gmail.com
http://www.facebook.com/profile.php?id=100000806156575

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Ilegalidades na convocação da 4ª sessão ordinária de 2010 da Assembleia de Freguesia da Cruz Quebrada-Dafundo




O PSD opôs-se ontem à realização da Assembleia de Freguesia da Cruz Quebrada-Dafundo em carta dirigida ao Presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia por a convocção da mesma não ter cumprido com o legalmente estipulado pela Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, com a redacção actualizada pela Lei n.º 5-A/2002 de 11 de Janeiro. (aqui)

2010 – Algés – 51


1 - As palmeiras do Jardim de Algés




Antes do Natal andaram a embelezar as palmeiras do Jardim que ladeiam a Marginal. Estão bonitas. Os ramos que foram retirados estão muito arrumadinhos junto ao parque de estacionamento


e também atrás do INA




Falta saber quando se procederá à sua remoção.



2 – A paragem da Av. dos Bombeiros



2010 – Algés 44 (aqui)



Tem sido muito útil este abrigo mas o que é pena é continua a dizer que veio de Carnaxide e nunca mais tem a identificação da nossa Freguesia



Imagens: Maria Clotilde Moreira / Algés

2010 – Algés – 50

O Futuro Centro de Saúde



Este assunto tem vindo a ser tratado neste blogue. Num dos últimos números de um jornal regional, havia uma informação sobre o chumbo do caderno de encargos por parte do Tribunal de Contas. Já corriam umas historietas… Mas hoje, pela manhã estavam a ser retirados dois contentores que faziam parte do apoio ao estaleiro e na rua corria informação que o resto do estaleiro iria ser levantado.



Logo às 21h00 vai haver Assembleia de Freguesia na Sala do Palácio Ribamar. Estamos expectantes.

São Silvestre de Lisboa

A terceira edição da São Silvestre de Lisboa contou mais de 3500 participantes, entre eles os grandes nomes do atletismo nacional como Jéssica Augusto (campeã europeia de corta-mato), Dulce Félix (terceira classificada no Europeu de corta-mato), Anália Rosa (Vencedora Cross Internacional de Oeiras), José Ramos (vencedor da São Silvestre do ano passado), Hermano Ferreira (melhor português na 13.ª Meia - Maratona de Lisboa) e Ricardo Ribas (vencedor Taça dos Clubes Campeões Europeus de Estrada em 2007).

Jéssica Augusto revelou-se a mais forte, vencendo com o tempo de 31m52s. Dulce Félix foi a segunda classificada e Anália Rosa completou o pódio feminino. No sector masculino, Hermano Ferreira foi o mais rápido (29m15s), não permitindo que José Ramos (29m50s) repetisse a vitória de 2009. Com o tempo de 30m09s, Ricardo Mateus terminou na terceira posição.


O Centro "Comunitário de Linda-a-Velha" esteve representado com cinco Atletas, cujo destaque vai para Adérito Lopes 233º da Geral com o tempo de 40m39s e Pedro Magalhães 552º da Geral com o tempo de 44m27s.


Na foto da esquerda para direita: Pedro Magalhães, Jacinto Pereira, Artur Santiago, Adérito Lopes e Luís Almeida




Artigo: Jacinto Pereira

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Concurso Anjo de Natal da Câmara Municipal de Oeiras


Caros Amigos e Leitores;
Este é o Anjo de Natal (feito com materiais reciclados) do Externato Santa Catarina onde anda o meu neto Guilherme (3 anos de idade).

Para votarem enviem e-mail para nspa@cm-oeiras.pt
No assunto: Voto Anjo de Natal do Externato de Santa Catarina - CQD

Fico grata e os meninos do Santa Catarina também!

domingo, 26 de dezembro de 2010

2010 – Algés – 49

Hoje falamos de cadeiras



Neste blogue tenho colocado fotos de cadeiras abandonadas por este Algés. E algumas com história.




E este pequeno sofá que histórias teria para contar?




E aquelas cadeiras onde teriam estado?



Realmente, deve ser complicado encontrar um fim digno para as coisas que não se querem ou não se precisa e, assim, só resta deixá-las na rua. Também não se apadrinha a reutilização: comprar novo para se dar emprego aos fabricantes. Mas algumas vezes são importados.

E uma boa organização de reaproveitamento não daria trabalho a algumas pessoas, não pouparia árvores?

Há agora umas frases na rádio para irmos ao sótão ou à cave buscar presentes para darmos nesta quadra. E quem quer coisas usadas e a precisarem de um arranjinho? E onde estão os sabedores de consertarem?

A carta que não chegou ao Céu


Eu bem tentei, mas a minha carta não chegou ao Céu. Parece que também os Correios estão a ser reestruturados e os giros de distribuição são feitos por uma outsourcing que não sei bem o que é, mas, onde tem sido usada, cria confusão. Nessa carta pedia ao bom Deus para ter mais atenção a este cantinho, ao meu País e ver se uns que ganham eleições depois cumpriam as promessas de dias melhores para nós e futuros risonhos para os nossos filhos.

É que abateram os barcos e os nossos pescadores ficaram mais pobres. Agora o mesmo anda a bater na necessidade de olharmos o mar como salvação. Depois acabaram com a agricultura e os campos ficaram desertos. Agora andam a pregar umas tomadas de consciência e até defendem agricultura biológica. Apostaram na construção civil, e alguns fizeram fortunas, mas agora com tanta casa vazia querem apostar na recuperação dos centros abandonados. E falei ao bom Deus nas nossas escolas, nos nossos professores, nas desregras que querem implantar em tudo e pedia-lhe para os travar e ensinar que para pior já basta como estava. O que é preciso é ver e ouvir o que está bem e sempre que possível limar as arestas, apenas. E começar a melhorar já o que está mal. Falei também que há empregos mas em lugar de manterem os activos e preencherem as vagas, fazem leis para ninguém ter horários, autorizam horas extraordinárias até à exaustão e até roubam fundos para pagar os despedimentos.

Claro que estes meus pedidos não podem chegar ao Céu, pois Deus assim informado poderia castigar os mandantes. Mas não vou desistir e continuarei a tentar que a minha carta ultrapasse as nuvens.



Maria Clotilde Moreira / Algés

in Cartas à Directora, Jornal Público

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Santo Natal


À Administradora, Colaboradore(a)s e Leitora(e)s do Oeiras Local, não podia deixar de desejar um Santo Natal, com Saúde, Paz e Esperança em melhores dias, deixando para o final deste ano outro voto de optimismo no "menino" 2011.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Museu Automóvel dos Bombeiros Voluntários do Dafundo

Ontem fui lá três vezes e bati sempre com o nariz na porta. Uma passava pouco das 10:00; outra depois das 14:00 e outra ainda às 17:00. Acabei por encostar o carro e tentar comunicar com o Agente da Polícia Municipal através do vidro. Também por gestos disse-me que estava fechado. Apontei para o relógio na tentativa de perguntar o horário e disse-me que não sabia.

Parece que afinal ainda não abriu ao público. Também acabei de saber agora mesmo que o piso zero não está terminado. Fizeram as obras à pressa, pela noite fora, incomodando os moradores, atropelando a lei do ruído e fazendo o que não permitem aos cidadãos menos bem colocados no 'milieu', inauguraram com a pompa e circunstância que se impõem para estas coisas mas a portinha continua fechada. Aliás a porta é provisória e não oferece segurança motivo pelo qual o museu está guardado vinte e quatro horas por dia pela Polícia Municipal, não vá algum maluco, dos muitos que abundam por aí, danificar ou levar uma das bonitas viaturas em exposição.

Falta ainda mencionar o passeio - ou o que resta dele - porque a largura que lhe foi roubada para a construção do piso superior deixou uma exígua nesga para os peões. Será caso para perguntar se um munícipe quiser fazer avançar a sua propriedade - ou o jardim da dita - a CMO também autoriza.

2010 – Algés – 48

O fim…





Serviram para andar. Depois, ainda inteiros, deixaram de ter uso. E cuidadosamente foram deixados ao canto, na rua esperando por novo dono. Mas quem passou abriu, viu: não era oiro nem prata, atirou, pontapeou e foi-se embora.

Estaremos tão ignorantes que não sabemos onde entregar para serem aproveitados?

Apelo às entidades para encherem as vitrinas e montras com indicação onde entregar.



Imagens: MCM


terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Falta de pessoal na escola Prof. José Augusto Lucas



O quadro de pessoal não docente da Escola Secundária Professor José Augusto Lucas, em Linda-a-Velha, tem falhas graves e até esta data e apesar de vários esforços da direcção de Escola e da Associação de Pais, o quadro continua muito incompleto motivando o encerramento de instalações.


Esta situação já vem de anos anteriores, mas foram sendo encontradas formas de a minimizar. Porém este ano lectivo o atraso nas autorizações da DREL tem forçado a Escola a ter até fechado alguns sanitários por falta de pessoal para a sua manutenção em condições de higiene. O mesmo se tem passado com o fecho de pavilhões que obrigam à não leccionação de disciplinas que podem pôr em risco as avaliações com impacto nas médias de acesso ao ensino superior.

E agora? Será que o Ministério da Educação encontrará forma de resolver urgentemente este grave problema fruto de uma desatenção constante, apesar dos vários alertas por parte dos responsáveis da Escola? Apelamos a um milagre nesta Quadra Natalícia!



Maria Clotilde Moreira / Algés


(Artigo publicado no Correio dos Leitores do Jornal de Oeiras desta data)

sábado, 18 de dezembro de 2010

Incomodidade sonora a desoras

Os trabalhos da obra, de uma obra de construção de um anexo de um edifício, duravam há alguns meses mas, nas últimas semanas prolongaram-se pela madrugada incomodando e impedindo os moradores de terem o necessário e merecido descanso nocturno.

Esta madrugada, pelas 00:00, um morador já cansado do barulho fora de horas das semanas anteriores, e de ter à porta um operário a serrar, um compressor ligado para afagar chão e um outro operário que com recurso a um maço calcava as pedras do passeio, ligou para a PSP de Miraflores.

Passada meia-hora os Agentes tocaram-lhe à campainha da porta - queriam a identificação do morador que ligara para a esquadra e a confirmação da queixa. Feita a identificação, preenchida a papelada e constatada a veracidade do telefonema foram ao local da obra e pediram para falar com o encarregado. Apresentou-se como tal alguém que após falar com os Agentes fez uma chamada telefónica. Passado algum tempo chegou ao local uma viatura com um senhor, que parecia o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, que deu ordem para que a obra continuasse pela noite fora.

Esta manhã, pelas 11:00, o PCMO veio inaugurar o Museu do Automóvel dos Bombeiros Voluntários do Dafundo. (aqui)

Sport Algés e Dafundo


Sarau de Natal – 2010 da Ginástica Rítmica



O convite era para as 11h30 no Pavilhão de Miraflores e, como acontece com esta gente, começou a horas. E depois foi um encantar.

Estava cheio dos Pais, dos Avós e de muitos Amigos. Só visto, só estando ali dentro onde o calor do ritmo aqueceu o frio da manhã.

Fiquei a pensar: porque é que todas – todas – as crianças do meu País não podem ter uma manhã como esta?

Parabéns!

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

2010 – Algés – 47

Para que servem os sinais?


Seja de dia, seja ao anoitecer, os sinais de trânsito, só servem para enfeitar. Não são respeitados nem ninguém chama a atenção para esta “pequeníssima falta de civismo”. Mas também com os exemplos que vemos…








Pensamento: O homem que cometeu um erro e não o corrige está a cometer outro erro. Confúcio


quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

URBANISMO


História da minha ida à Divisão de Atendimento e Apoio Administrativo do Departamento de Planeamento e Gestão Urbanística


Por motivos fiscais preciso de fotocópias da planta final do meu apartamento e do local. Assim, meti as rodas à estrada e fui a Oeiras. Depois de umas voltas à procura de lugar estacionei frente aos Paços do Concelho, fui à maquineta, meti umas moedas, tirei o talão, voltei ao carro, deixei o dito cujo em local bem visível e fui ao Urbanismo.

Procurei na maquineta do 'you are next' qual era a mesa a que deveria dirigir-me, não estava ninguém em fila de espera, aguardei que a funcionária terminasse de escrever qualquer coisa no computador e que olhasse para mim. Quando o fez convidou-me a sentar, disse-lhe ao que ía, deu-me um impresso para preencher, preenchido o impresso que leu inseriu uns dados no PC, carimbou e datou o impresso, guardou-o no cesto na mesa atrás de si, tirou uma fotocópia, escreveu-lhe um número de telefone e disse-me: "São oito a dez dias úteis. Para a semana ligue para cá para saber."

'OITO A DEZ DIAS ÚTEIS'!? Mas as Finanças deram-me um prazo para entregar os docum...!
Recebi um encolher de ombros antes de acabar a frase. Ainda perguntei pago agora ou depois e quanto custa e fiquei a saber que pago depois e deve ser cerca de 10 euros.

Saí. E a senhora continuou a mascar a pastilha elástica que já mascava quando cheguei.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Assembleia Municipal de Oeiras

Pequenos detalhes



Aconteceu a 13 de Dezembro. Começou muito depois das 14h30 e às 20h00 o Presidente da Assembleia queria continuar mas muitos abandonaram os trabalhos. Parece que só ficou o IOMAF e o PSD.



No dia 20 de Dezembro – edital 23/2010 – às 14h30 haverá a 1ª Reunião da Sessão Ordinária nº 5/2010 com 3 pontos – Informação escrita do Senhor Presidente, votação das GOP da CMO para 2011, e votação das GOP dos SMAS para 2011.



Se não tem carro e não mora nas redondezas, a deslocação à Assembleia Municipal tem os mesmos problemas de quem precisa de ir aos SMAS. Esta é a mobilidade do Município. Ou estarei enganada? Quais são as carreiras que passam lá perto?

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

2010 – Algés – 46

No Jardim acontece



Neste Domingo às 10h30 da manhã, estava esta cadeira parada, à espera que alguém nela se sentasse e admirasse o tronco cortado duma árvore que ali existiu, à espera da outra que talvez, um dia virá.





Pensamento: "Tudo importa na arte, excepto o assunto." Oscar Wilde

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Linda-a-Velha, 2010 (31 )

'Oeiras Mais à Frente' nas lixeiras a céu aberto!

Sem grandes comentários porque a situação de falha na recolha dos RSU passou a ser recorrente e tem sido amplamente divulgada no blogue.

Na semana passada só não fotografei porque não tinha a máquina comigo mas observei a mesma situação por duas vezes. Por onde andará o sr presidente da junta de freguesia? Será que vê o estado de nojeira da vila? Será que se importa? Será que comunica ao sr presidente da CMO?




Segunda-feira, 13 de Dezembro de 2010

17:20 - Largo Maria Lamas (Nascente)





Largo Maria Lamas (Poente)




17:30 - Av. D. Pedro V (Em frente ao CCLAV)




Esquina da rua Bernardo Santareno




17:35 - Rua Actor António Silva






17:45 - Praceta António Enes






Clique nas imagens para ampliar



Imagens: IM

Os bravos atletas do “Centro Comunitário de Linda-a-Velha”, estiveram presentes em mais uma prova desportiva na modalidade de Atletismo, pela primeira vez a equipa correu em casa numa prova organizada pela Associação dos Antigos Alunos da Escola Secundária de Linda-a-Velha, [Escola Secundária Professor Lucas] a quem damos os parabéns pela excelente organização.

O destaque da nossa representação vai para o atleta Artur Santiago que se classificou em terceiro lugar da geral.

Os atletas da CCLAV que esta época desportiva já participaram em onze competições oficiais vão espalhando o nome que ostentam nas camisolas pelos mais variados locais onde as provas se realizam, o que mais uma vez vai acontecer no Grande Prémio de Natal, organizado pela Associação de Atletismo de Lisboa a realizar no próximo Domingo dia 19 de Dezembro com partida marcada para as 10:50 na Praça Duque de Saldanha e meta instalada no Largo do Rossio.


Da esquerda para a direita: Luís Almeida, Pedro Magalhães, Jacinto Pereira, Artur Santiago, e Adérito Lopes.



Via Jacinto Pereira

domingo, 12 de dezembro de 2010

WikiLeaks à portuguesa

Parece que o mundo está em pânico por se estarem a desvendar acordos, ordens, prepotências e outras coisas mais, ordenadas em segredo por governos e senhores que secretamente, afinal, sempre comandaram a Terra. Muito do que nos caí em cima, muitas das privações e males do Mundo têm uma explicação que eles sabiam mas que escondiam e uns atribuíam a um Deus que nos daria a salvação em troca de uma vida de sacrifícios e outros desconfiavam das grandes potências mas tinham poucas provas. Outros têm-se revoltado, reclamam, não se vergam e lá se ganha um pouco mais de tempo até sermos espezinhados.

Também através da Internet, está ser divulgada a lista dos bons tachos e negociatas que uns poucos têm para si e para os privilegiados que vão tapando estes descalabros. E estas informações estão a ser divulgadas com fotos, datas e documentos sobre as nomeações governamentais e das empresas, (algumas que até estão a despedir) que têm elevados lucros que são distribuídos em ordenados e mordomias a outros dos mesmos partidos ou reformados de altos cargos. Quanto ganhou fulano por uma palestra, quanto custou a remodelação do gabinete e o valor da disponibilidade de um Jaguar de um novo director de uma empresa importante. Sabe-se que aos 50 anos há políticos a serem reformados e ao mesmo tempo a serem convidados para a administração de empresas ou para outros cargos no Governo. Algumas destas informações vem envoltas na frase de Gandhi: "Perderei a minha utilidade no dia que abafar a voz da consciência em mim." E para não se abafar a voz da consciência vamos falando destas vergonhas portuguesas.



Maria Clotilde Moreira / Algés


in Cartas à Directora do Público desta data

Cadáver de bebé encontrado junto à ribeira do Jamor

Um cadáver de bebé foi descoberto hoje, domingo, por populares, junto à ribeira do Jamor, na Cruz Quebrada, concelho de Oeiras.

O cadáver do recém-nascido foi descoberto por populares cerca das 14.30 horas, dentro de um saco de hipermercado, tendo sido dado, de imediato, o alerta às autoridades.

A Polícia Marítima encontra-se no local e aguarda a chegada da Polícia Judiciária (PJ).

Ontem, foi encontrado um bebé abandonado em Cascais, mas este sobreviveu, encontrando-se a recuperar numa unidade hospitalar. A PJ continua à procura do responsável pelo abandono da criança.
JN

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Uma pequena emenda

Mais contratos de Outsourcing na Câmara de Oeiras

Noticias BE OEIRAS

Posted by L.O.Lopes em 1 de Dezembro 2010 aqui.



Segundo o que tenho acompanhado, a CDU, quer na Câmara quer na Assembleia Municipal tem-se abstido nos contratos de Outsourcing para a manutenção de Jardins que atingem valores muito elevados. A administração directa talvez fosse muito mais económico.


Porém parece que à CMO se têm deparado algumas dificuldades em contratar pessoal dado os baixos salários destas categorias e também estar condicionado o recurso a horas extraordinárias dos em exercício. Depois há ainda o enquadramento legal de tais contratações – processo de recrutamento que atinge um ano.


Há cerca de um ano a CMO terá considerado como saída para este problema a criação de uma Empresa Municipal que teria mais agilidade na contratação e na gestão dos Recursos Humanos e encargos muito menores do que os inerentes aos Outsourcings. Esta é a informação que tenho e não a que é publicada, de que a E.M. seria da autoria da CDU.


A CDU não se pronunciando sobre esta solução apenas tem solicitado que se faça um estudo económico sobre o assunto, de modo a que se demonstre a bondade ou não de tal solução pois se temos jardins e os desejamos bem tratados temos de encontrar uma solução. Sabe-se também que área de jardins duplicou desde 2005, e que realmente a CMO não tem pessoal suficiente para a assegurar a sua correcta manutenção e por isso tem recorrido aos tais Outsourcings.


Claro que se trata de um problema complicado.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Algés e o SMS-reboque

Pela comunicação social e no site da CMO ficámos a saber que este Município aderiu ao programa “SMS Reboque” através do qual o cidadão poderá localizar facilmente para onde o seu veículo foi rebocado. A cerimónia de assinatura deste protocolo contou mesmo com a presença do senhor ministro da Administração Interna. Todos desejamos um comportamento exemplar dos automobilistas e que não haja estacionamento irregular.

Aqui em Algés dado a configuração da baixa deste Freguesia há ruas onde o estacionamento é feito com as rodas em cima dos passeios, procedimento que embora irregular tem de ser permitido. Porém, o que não se entende é que, antes deste programa do SMS, não haja Autoridade atenta e interventiva que sensibilize e depois reboque os veículos que ficam estacionados, por exemplo, nos vários cruzamentos da Av. dos Combatentes impedindo a necessária mobilidade, na entrada da Av. da República, também na Calçada do Rio locais onde existe sinalização proibindo tal estacionamento. Agora também está a ser moda estacionar, com alguma frequência, no sentido descendente da Rua João Chagas via com bastante movimento incluído camionetas. Haverá mais exemplos em que um mau estacionamento poderá ser um grave obstáculo em caso de acidente.



Maria Clotilde Moreira / Algés

in Correio dos Leitores, Jornal de Oeiras desta data

domingo, 5 de dezembro de 2010

O prefixo 707

(…) Apareceram, em tempos, os prefixos 800 gratuitos e 808 a preço de chamada local para facilitar contactos de urgência ou melhorar o acesso a firmas e serviços. Estes contactos davam uma certa tranquilidade na ajuda na resolução de problemas. Mas, entretanto, apareceram os 700. Os iniciados com 760 é para concursos, votações, doações e todos sabemos o seu custo. Só embarca quem quer e todos são livres de alimentar os emissores destes números.

Mas, devagarinho multiplicaram-se os contactos iniciados por 707 e são muito caros. O cartão do Multibanco ficou retiro? O contacto é um número começado por 707. O mesmo para problemas com a TV, assistência automóvel, repartições públicas e muitas outras situações. Ao princípio anotou-se este tipo de número e chegaram a utilizar para resolver um problema inesperado, mas quando começaram a aparecer os débitos na factura da rede fixa ou móvel, muitos de nós acordámos. Parece que uma parte do custo destas chamadas é entregue ao prestador do serviço; a sua disponibilidade de ajuda não é tão pura como nos querem assegurar. Sente-se que este canal de comunicação tem qualquer coisa de “inovação maldosa” e não de facilitar e ajudar o utilizador. Assim, devemos abandonar a utilização deste contacto telefónico e exigir contactos através das redes normais.


Maria Clotilde Moreira / Algés


in Cartas à Directora, Jornal Público de hoje

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Afinal como é?

A seguir ao 25 de Abril muito se escreveu, muitas atitudes foram tomadas para evitar um perigo comunista que podia tomar conta do nosso país e retirar a liberdade acabada de conquistar. É que este regime além de restringir a Liberdade iria intervir nos bens pessoais de cada um, igualizar os ordenados por baixo, tirar a autoridade dos nossos eleitos e ameaçava até a independência da pátria. E lá ganharam as batalhas de uma certa democracia destruindo as pescas, a agricultura e muito do nosso aparelho produtivo e encerrando fábricas e depois a grande integração na Europa.

Depois, pé ante pé a Europa começou a dizer-nos o que devíamos importar e como nos devíamos comportar e até nos começou a dar muitos subsídios escondendo como os iríamos pagar. E depois mudámos a moeda: toda igual, toda a valer a mesma coisa. Entretanto, também acertámos o ensino e, depois do depois e no entretanto, a Europa começou a dizer que muitos portugueses tinham emprego e muitos apoios e que era preciso cortar. E cá cortaram e estão a cortar e a mandar muitos para o desemprego e para o desespero. Agora um tal de FMI diz que não temos as finanças afinadas como a Europa quer e ou fazemos como está na cartilha ou vêm cá uns “sabedores” cortar mesmo.

Resumidamente: onde está a Liberdade a Independência do meu País? Este regime de pobreza que nos está a ser imposto não será tão grave como aquele de que nos tinham salvo? Onde estão os governantes eleitos que nos prometeram um Portugal próspero e solidário para as nossas famílias? “Acordai, acordai homens que dormis…”



Maria Clotilde Moreira / Algés

in Cartas à Directora, jornal 'Público' desta data

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Notícias BE OEIRAS


Clique para ampliar a imagem