domingo, 27 de fevereiro de 2011

Queijas – Área canina e bancos de jardim

Em Queijas, na Alameda Sousa Bastos






existe um jardim com bancos encostados à cerca que delimita uma área canina




Acontece que os bancos estão tão encostados à cerca que, estando sentada a descansar fui “atacada” – é o termo – por um cão que o dono tinha colocado na área canina. Ao ver as nossas cabeças o animal, de dentro, atirou-se aos cabelos. Não aconteceu nada mais que um susto e uma saída apressada do banco. Não seria uma a boa ideia se os bancos fossem afastados e que este pequenos pormenores fossem considerados pelos responsáveis destas obras?



Já agora também era bom programarem um pouco de verniz, pois estes bancos estão bastante comidos pelo Sol.

12 – Algés – 2011

Há qualquer coisa de estranho



Já referi aqui esta minha estranheza pelo que se encontra pelas ruas de Algés (e não só, segundo relatos de pessoas deste Município)

Há dias, na entrada do parque de estacionamento da rua do Pingo Doce, estava este armário, móvel em muito bom estado e mais o tampo de uma mesa a condizer




O número de armários, cadeirões, cadeiras, colchões, prateleiras, loiças de casas de banho e muitos e variados etcs. dá-me que pensar: nos excessos que existem em nossas casas, a falta de mão de obra para aproveitar / reutilizar / reparar as coisas, o número de pessoas que morrem e que obriga as famílias a esvaziar as casas… ou outras causas que levam a que os nossos passeios sejam frequentemente cheios de restos.

Agenda 30 dias

A minha foto para Fevereiro



Dizia o convite ► PARTICIPE!

Até 16 de Fevereiro (inclusive), pode enviar as suas melhores fotografias para o tema “À borda de água ou à beira-mar”*. Aceite o desafio de pegar na máquina e parta à descoberta de Oeiras, com atenção aos pormenores, lugares e gentes. (*) - Pode ser a frente ribeirinha de Algés à Praia da Torre, o passeio marítimo, as praias, as ribeiras (de Outurela/Algés, Jamor, Barcarena e Lage), piscinas, lagos, centros náuticos, reservatórios, tanques, fontes, chafarizes, bebedouros, poças, torneiras, repuxos, mangueiras e tudo o mais que meta água. Mas sempre, em Oeiras.



Então respondi com esta foto e a legenda




Em Oeiras a Água é fonte de vida


Mas não gostaram. As fotos escolhidas podem ser vistas no espaço Clique do site da CMO.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Câmara Municipal de Lisboa

Novo Mapa de Lisboa - Freguesias + Fortes - Lisboa é de todos. Todos os lisboetas têm uma palavra a dizer! Participe até 22 de Março - Mais informações em:

CURSO VERNEY

À semelhança do que tem vindo a acontecer desde há três anos, a CMO/ LGM Verney/ Col. Neves e Sousa, irá realizar o seu curso anual, desta vez intitulado “Religiões e Diálogo Intercultural na Lusofonia”.


terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A arte de se sentar torto em Oeiras

.




Já tenho falado deste assunto que considero deveras surrealista. No Largo 5 de Outubro, em Oeiras – Largo da Igreja, existem uma quantidade significativa de bancos que deviam convidar as pessoas a descansar numa envolvente de Oeiras antiga e ali tão perto da Igreja Matriz. Acontece é que estes bancos poderão ser decorativos mas não são confortáveis como se espera deste tipo de assentos. Se estiverem mais do que duas pessoas, é desagradável ficar numa ponta com metade em cima da madeira e a outra metade descaída em cima de pedra. Também há a considerar outras versões mas todas viradas para inovação, criatividade ou o que lhe quiserem chamar mas não para o conforto.

Um dia fiz uma sugestão: obrigar quem desenhou e quem autorizou a ficarem sentados nas bordas durante umas duas horas para aprenderem a finalidade das coisas. Riram-se, claro. Esta opção por qualquer coisa a que chamam arte nos bancos de jardim, começou por uns bancos rectangulares de tipo granito sem costas, que estão espalhados por aí. Afinal para que servem os bancos nos jardins? Diz a canção “Num banco de jardim uma velhinha…”: este banco teria as formas excêntricas dos de Oeiras?



Maria Clotilde Moreira / Algés

Artigo publicado hoje no Correio dos Leitores / JO

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Reabilitação urbana: começar pelo princípio

Nos últimos tempos, revistas e suplementos de jornais dedicados ao imobiliário, publicam cada vez mais artigos sobre a urgência de se centrar esta “indústria” na reabilitação urbana, área da construção esquecida e abandonada face à apetência das grandes construtoras de fazerem “novos”. Claro que esta política que parecia ir resolver os problemas do País depressa se mostrou limitada pelo número de fogos que estão sem compradores, fruto da oferta excessiva, estagnação da população, endividamento das famílias, etc. tendo-se, entretanto, abandonado a manutenção do edificado criando-se verdadeiras cidades fantasmas de prédios a cair, opção que até serviu de suporte ao deferimento de novos empreendimentos.

Porém e face aos clamores de defesa da reabilitação, é urgente – em alguns casos já está muito atrasado – que todos os proprietários sejam obrigados a manter em bom estado de conservação o seu património, criando-se mecanismos fiscalizadores e interventivos para que a legislação sobre a conservação da propriedade seja uma prioridade. Assim, a pintura periódica das fachadas, a pronta resolução das roturas internas, os telhados, a vistoria das condutas de gás, a segurança dos elevadores e muitas outras vertentes incluindo o correcto funcionamento da administração dos condomínios, tem de ser uma prioridade não só dos proprietários privados mas também das entidades públicas, e da fiscalização para que as nossas vilas e cidades não tenha o aspecto de catástrofe e se transformem em espaços apelativos fixadores de população.



Maria Clotilde Moreira / Algés



Artigo publicado nas Cartas à Directora do jornal Público desta data.

YouGo Oeiras for iPhone, iPod touch, and iPad on the iTunes App Store

YouGo Oeiras for iPhone, iPod touch, and iPad on the iTunes App Store


YouGo Oeiras: um convite a visitar, a conhecer e a explorar o Município

Oeiras conta, a partir do dia 23 de Fevereiro, com o guia turístico YouGo para telemóvel - agora na versão Android e iPhone -, através do qual se pode descobrir as mais importantes atracções do Município.

YouGo Oeiras leva o visitante até às marcantes heranças patrimoniais do concelho, apresenta-lhe a oferta de lazer, passando ainda em revista a restauração e a hotelaria local.

Este Guia permite também ficar a par da agenda cultural, desportiva e de animação de Oeiras, oferecendo a possibilidade aos visitantes de poderem planear a sua visita antes de chegar, tirando assim o maior partido dela.

YouGo Oeiras é um convite a visitar, a conhecer e a explorar Oeiras.

Para descarregar a aplicação, carregue nos seguintes links:

Link Guia YouGo Oeiras em iPhone:
http://itunes.apple.com/pt/app/yougo-oeiras/id417476326?mt=8

Link Guia YouGo Oeiras em Android:
http://market.android.com/details?id=com.minsight.yougo.oeiras
Ver mais

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

OEIRAS Sindical: A DESAGREGAÇÃO OPERACIONAL DA DVM: actualização

.
OEIRAS Sindical: A DESAGREGAÇÃO OPERACIONAL DA DVM: actualização: "No dia 14 de Novembro passado fizemos eco da rebaldaria operacional que grassava na Divisão de Viaturas e Máquinas, serviço responsável pela..."

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

11 – Algés – 2011

O tal abrigo na Av. dos Bombeiros, em Algés que diz Carnaxide



Desde Novembro de 2010 que existe aqui.



Voltámos a falar do assunto aqui.



Pedimos à Carris para intervir no sentido de colocar lá Algés e informação dos serviços destes autocarros, mas fomos esclarecidos que só a CMO o poderá fazer. No entanto e entretanto, foram colocados os percursos dos autocarros 750 e 751 e o nocturno 201,





mas continuam lá as referências a Carnaxide.
Com frequência vêm chamar a minha atenção para este dislate disparate desconchavo tolice despautério (cada um chama-lhe de seu jeito) como se a culpa fosse minha ou eu mandasse alguma coisa. E lá conto a história que o assunto é com a CMO. Ficam incrédulos! Também eu! Quem colocou e muito bem a informação da Carris não poderia, devia ter tirado Carnaxide?


Pensamento: Cada um dos flocos de neve de uma avalanche declara-se não culpado. (Stanislaw Lec)


Imagem: Maria Clotilde Moreira / Algés


10 – Algés – 2011


Latas pelo ar



Ontem o “muro” do futuro centro de saúde do lado do talho estava a cair




e segundo dizem com a intervenção dos Bombeiros foi mesmo deitado ao chão e algumas placas presas com pedras para não voarem



O problema é que, quem mora ali perto, teve música toda a noite quando os ventos mais fortes fizeram abanar as placas de metal.



Os engraçadinhos




Na Av. dos Combatentes está um prédio em obras de reabilitação e os responsáveis forraram os suportes dos andaimes com material colorido para chamar a atenção de quem circula




Mas vieram uns engraçadinhos e deitaram fogo




e os avisos de segurança desapareceram.


Imagens: Maria Clotilde Moreira / Algés

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Ainda o Mercado de Algés

Sempre que se fala no Mercado de Algés somos informados dos grandes projectos que já estão feitos para tornar esta área “apetecível”. Porém ao tentarmos saber um pouco mais sobre os tais projectos ficamos assustados – é o termo – sobre a sua dimensão face à realidade que nos cerca e que incluiria esplanadas, mais lojas, envolventes pedonais… e afinal o que tem sido pedido são obras de conforto e o aproveitamento dos espaços (bancas) vazios.

Ora o que se podia e devia fazer era resolver o problema da erradicação dos muitos pombos que vão sujando tudo incluindo as pessoas que ali circulam. Para fazer obras também não seria preciso grandes soluções. Como há muitas bancas vazias pode-se programar o agrupamento das bancas em exercício e, sectorialmente, ir pintando e melhorando os espaços incluindo a revisão da cobertura para não chover lá dentro tendo em atenção que as últimas obras não terão sido bem feitas e muito ficou por resolver. Há muitos pequenos pormenores que podem ser melhorados sem que sejam precisos grandes estudos ou projectos: é apenas preciso ouvir os utilizadores e sensatamente reabilitar e modernizar o imóvel. Depois, aproveitar as bancas vazias (existem em número apreciável) e como é consensual disponibilizá-las aos produtos biológicos. Está marcada uma visita do Presidente da CMO a esta Freguesia: esperamos que estas pequenas sugestões o impressionem e seja possível começarem já as obras no mercado de Algés. Depois até haverá razão para uma inauguração a rigor.


Maria Clotilde Moreira / Algés


Artigo publicado no Correio dos Leitores do J.O. de ontem

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Grandes chapeladas


Grandes chapeladas


Diário da Manhã

As últimas eleições presidenciais revelaram que anda muita porcaria escondida debaixo dos tapetes do regime democrático.

  • 0h30

Por: António Ribeiro Ferreira, Jornalista


Mortos e emigrantes nos cadernos eleitorais, indígenas impedidos de votar por incompetência ou má-fé e, agora, qual cereja em cima da lixeira, veio a saber-se que entre os dados recolhidos pelos Governos Civis das mesas de voto e o apuramento final do Tribunal Constitucional há uma diferença de 60 mil eleitores. Nada mau para um País com mais de trinta e seis anos de democracia e muitas eleições no currículo. É evidente que ninguém quer ir ao fundo da questão. Fica mal reconhecer os podres num Estado de direito que faz juras de amor eternas à legalidade e à ética. Mas que cheira mal, cheira. E faz lembrar os velhos tempos das grandes chapeladas.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

ARISS EUROPE PORTUGAL

Amadores de Rádio a bordo da Estação Espacial Internacional


9 – Algés – 2011

Árvores

3 – Algés - 2011



Ainda falta o remate à volta das tais sete árvores da Av. dos Combatentes da Grande Guerra






Há zonas ajardinadas que têm tido manutenção, mas continuo à espera de ver esta Av. dos Combatentes com as árvores que a caracterizavam. Sonhos!

Taguspark: Um milhão deixado em caixotes

Taguspark: Um milhão deixado em caixotes

Auditoria revela que projecto custou quase um milhão de euros mas os sinais continuam num armazém no Prior Velho.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

OEIRAS Sindical: IRRESPONSABILIDADE!

OEIRAS Sindical: IRRESPONSABILIDADE!: "Atenta à situação económico-financeira da Câmara Municipal de Oeiras, a Comissão Sindical tem procurado sensibilizar o poder político instit..."

ATENÇÃO: SITE FRAUDULENTO - Campanha Pirilampo Mágico 2011




Caros Amigos



Fomos alertados para um link que circula na internet (ver ficheiros em anexo, onde se reproduz a página onde o referido link acede) que encaminha para um site onde a pretexto de donativos para a Campanha Pirilampo Mágico 2011, se pedem dados relativos ao cartão de crédito dos potenciais doadores. Claro que se trata de uma situação fraudulenta à qual a CERCICA é totalmente alheia, razão pela qual foi decidido emitir este alerta e participar a situação às autoridades competentes.



Solicitamos ainda que façam circular esta informação por todos os vossos contactos.



Certos da melhor atenção para o exposto, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos

Atentamente


Rosa Maria Neto (Directora Geral)



Rua Principal, nº 320/320 A - Livramento
2765 – 383 Estoril
Tel: (+351) 214 658 590 | Fax: (+351) 214 661 307
e-mail: cercica@cercica.pt
Webpage: www.cercica.pt




ATENÇÃO! Este é o site fraudulento

Assim vai o Oeiras Local

Vamos continuando a fazer de conta que não sabemos a origem de determinados 'comentários'.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

ARTE PARTILHADA - ABSTRACÇÃO

Também recebemos e agradecemos


Convite da CMO/Centro Cultural Palácio do Egipto/Divisão de Cultura e Turismo.


Galeria de Arte da Fundação Marquês de Pombal

Recebemos e agradecemos


Convite da Fundação Marquês de Pombal



Livraria Galeria Municipal Verney.


Recebemos e agradecemos


Convite da Divisão de Cultura e Turismo/Livraria Galeria Municipal Verney.


terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Grupo de Lisboa na Assembleia Municipal de Lisboa

Perante um grupo entusiástico de cerca de 30 pessoas, que infringindo o protocolo receberam com uma vigorosa salva de palmas a primeira intervenção, concretizou-se a participação do Grupo de Lisboa na AML de hoje.

As duas intervenções, assim como o Comunicado de Imprensa, seguem em anexo e encontram-se igualmente disponíveis no site.



--
Campanha de Esterilização de Animais Abandonados
http://campanhaesterilizacaoanimal.wordpress.com/

Os 3 pilares da Campanha:

1.Os canis municipais devem esterilizar obrigatoriamente todos os animais que dão em adopção .
2. As Câmaras devem celebrar protocolos com as associações de defesa animal que actuam no concelho para a esterilização dos animais abandonados que estas recolhem,
3. As Câmaras devem proporcionar aos munícipes com recursos limitados a esterilização gratuita dos animais que possuem.

8 – Algés – 2011

Uma bomba de gasolina





Algés vai dispor de mais um bomba de gasolina no fim da Av. dos Bombeiros Voluntários antes da rotunda, a seguir ao quartel dos Bombeiros, aliás já do conhecimento geral conforme comentário ao post de 18 de Janeiro aqui.


As obras já há tempos que estão a avançar, a localização parece que está dentro das normas apesar de ali perto estar uma escola e uma creche, além de habitações. É interessante verificar a informação que o Alvará foi emitido em 6 de Janeiro e o despacho ter a data de 5 de Janeiro o que nos dá conhecer como os serviços da CMO estão a funcionar em bom ritmo.

Desperdícios e Lojas solidárias

.

Com bastante frequência vêem-se móveis, loiças sanitárias e roupas abandonados junto a contentores de lixo, alguns materiais em estado bastante aproveitável que muitas vezes são levados por quem passa antes de serem levantados pela recolha de lixo.

Tem havido algumas instituições neste Município que recebem roupas e brinquedos que, com a ajuda de voluntários, seleccionam e as colocam à disposição de quem precisa e, agora, está formalizado a abertura de Lojas Solidárias onde podem ser adquiridos a preços simbólicos, revertendo os montantes apurados para minimizar problemas dos mais carenciados. Ultimamente a comunicação social local informou que, em Paço de Arcos, a solidariedade irá ser alargada a recuperação de móveis, projecto que esperamos tenha bom sucesso. Gostaríamos de conhecer como se irá proceder à recolha destes bens e como fazê-los chegar à loja, para que não continuem a deteriorar-se à chuva pelas ruas.

Sem tirar os méritos destas iniciativas, o que realmente advogamos são politicas de emprego que possibilitem a cada cidadão ter os meios para adquirir o que precisa revigorando a produção, o comércio e proporcionar mais emprego a outros cidadãos. Claro que solidariedade sempre houve e haverá mas ela terá de ser residual e não atenuantes de problemas de más politicas económicas.


Maria Clotilde Moreira / Algés


Publicado hoje no Correio dos Leitores do JO

ABSTRACÇÃO * ARTE PARTILHADA MILLENNIUM BCP



sábado, 5 de fevereiro de 2011

Matar os sonhos é crime

Apesar de alguma perturbação dos anos setenta muitos dos nossos Jovens estudaram e arranjaram emprego e, com sonhos de independência, casaram e tiveram filhos. Muitos portugueses viram começar a concretizarem-se os ideais de uma sociedade mais justa. E os discursos e comportamento dos governantes iam no sentido de uma consolidação das novas directrizes. Havia quem desconfiasse e chamasse a atenção para a morte do nosso aparelho produtivo mas lá de fora só vinham bons incentivos à política portuguesa.

E, de repente, o descalabro. Os avós ainda novos foram despedidos ou reformados à pressa e os pais na rua porque tudo está a fechar. Deram-se uns subsídios que agora irão desaparecer. Até as pensões dos que trabalharam uma longa vida estão em risco. Do que se vai viver? E os nossos Jovens? Até as escolas estão a deixar de ser um lugar seguro com a falta de professores, de pessoal não docente, com as remodelações inesperadas dos currículos.

O mercado de trabalho está um caos: salários baixos, horários desumanos, mobilidade incompreensível que impossibilitam mesmo os mais afoitos a constituir família. As dívidas a crescerem, famílias a retornarem à casa dos avós e o futuro sem amanhãs. Povo sem sonhos não pode construir um País e matar os sonhos aos Portugueses é crime.


Maria Clotilde Moreira / Algés


Artigo publicado hoje nas Cartas à Directora do jornal Público

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Museu de São Roque

Programa de actividades do Museu de São Roque para o 1.º trimestre de 2011, no qual poderá ter acesso a informação detalhada sobre a oferta educativa do museu.

Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
Museu de São Roque
Largo Trindade Coelho
1200-470 Lisboa


Tel.: (+351) 21 323 54 21/ 53 80
Fax.: (+351) 21 323 54 01
www.scml.pt

Desolada me confesso com a abstenção do PSD

CDS quer fazer Governo recuar na “insensibilidade social” do código contributivo

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Colecção Manuel de Brito em risco de sair de Algés


Colecção de arte pode sair de Oeiras

Viúva de Manuel de Brito exige condições para manter valioso espólio de arte no Palácio Anjos, em Algés

(...) Arlete de Brito afirma não reconhecer à vereação da Cultura da Câmara de Oeiras "sensibilidade ou capacidade".


Jornal da Região - Oeiras, 1 a 7 de Fevereiro 2011, pág. 5

Lisboa – Assembleia Municipal de 8 de Fevereiro aberta à participação do público

Fevereiro 3, 2011 por campanhaesterilizaçaoanimal

Faz um ano, em 9 de Fevereiro próximo, que a AML aprovou 2 recomendações relativamente ao canil/gatil de Lisboa que encheram de júbilo os defensores dos animais de Lisboa e do país ( ver post de 11 de Fevereiro de 2010).

Infelizmente, o que não se passou durante este período, constituiu uma enorme decepção e por isso o Grupo de Lisboa propôs uma providência cautelar contra o município por práticas lesivas do bem estar animal no canil/gatil de Lisboa, que está a seguir os seus trâmites.

Para assinalar a data e dar conta da situação actual aos deputados municipais e presidentes de juntas de freguesia, , o Grupo de Lisboa vai intervir no período destinado ao público e convida todos os amigos(as) a estarem presentes às 15h no Forum Lisboa - Av. de Roma, n.º 14 a fim de se solidarizarem com os animais abandonados da cidade.



Campanha de Esterilização de Animais Abandonados
http://campanhaesterilizacaoanimal.wordpress.com



Os 3 pilares da Campanha:
1.Os canis municipais devem esterilizar obrigatoriamente todos os animais que dão em adopção .
2. As Câmaras devem celebrar protocolos com as associações de defesa animal que actuam no concelho para a esterilização dos animais abandonados que estas recolhem,
3. As Câmaras devem proporcionar aos munícipes com recursos limitados a esterilização gratuita dos animais que possuem.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O Alive, o barulho e o estacionamento

Está já assinado o protocolo para a realização, na zona ribeirinha de Algés (Passeio Marítimo) nos dias 6 a 9 de Julho, da 5ª edição do Optimus Alive conforme fomos informados pela comunicação social. As experiências de eventos semelhantes trazem algumas recordações desagradáveis. Num ano, os altifalantes foram mal colocados e Algés e arredores abanaram até tarde com o som que a beira-rio produziu. Nem a policia, protecção civil ou bombeiros conseguiram dar solução: havia autorização da CMO e tivemos de esperar pelo fim da festa.

O ano passado o festival ficou recordado pela invasão de carros em Algés e arredores não se respeitando as regras de estacionamento e a actuação das autoridades não se sentiu. Até as barreiras dum parque de estacionamento foram arrancadas. Os moradores além de dificuldades de circulação tiveram de ir estacionar os seus carros quase nas freguesias vizinhas. Repito o que já afirmei anteriormente: quem organiza, quem autoriza, quem é responsável pela segurança dos cidadãos não deve estabelecer e fazer cumprir regras de comportamento e segurança? Não é só alargar o recinto; é também muito importante criar espaços para o estacionamento apropriado. Se ocorrer um acidente ou um incêndio, de quem será a culpa se o socorro for retardado? Para os responsáveis isto serão pormenores que eles vão disfarçando com a propaganda que vai haver mais espaço para acolher os fãs e estes poderem melhor apreciar o espectáculo. E a segurança dos moradores de Algés?


Maria Clotilde Moreira / Algés


Artigo publicado no Correio dos Leitores do JO desta data.

RESPOSTA AO COMUNICADO DA FERTAGUS SOBRE A DELIBERADA COLHIDA DE UMA CADELINHA POR UMA SUA COMPOSIÇÃO

Por Margarida Neto - Terça-feira, 1 de Fevereiro de 2011 às 14:10

Nós, defensoras(es) e amigas(os) dos animais, pensávamos que a Fertagus fosse imparcial e que, com base na elevada quantidade de pormenores fornecidos pela testemunhas do muito lamentável acontecimento, abrisse, de imediato, um inquérito interno para apurar responsabilidades junto dos funcionários insensíveis e negligentes; só depois de tudo bem inquirido e apurado, deveria a Fertagus emitir, então, um comunicado, pedindo desculpas pela inqualificável atitude dos seus funcionários ou apresentando provas irrefutáveis de que os mesmos estariam inocentes de qualquer acusação...



Não tendo isso acontecido e vindo, porém, a Fertagus, imediatamente apresentar um comunicado, através de vários "copy pastes" em posts na página, onde iliba completamente de culpas os seus funcionários, não se dando sequer ao trabalho de pedir informações e esclarecimentos junto das testemunhas, consideramos que, a partir do momento da emissão do comunicado, a Fertagus se tornou cúmplice e conivente com o indesculpável comportamento dos 2 fiscais de linha e maquinista da composição... É deveras lamentável vir a Fertagus tentar atirar-nos areia para os olhos e passar a todas(os) nós um verdadeiro atestado de idiotice e ignorância...



É ainda de referir que, segundo testemunhas, uma criança de tenros 5 (cinco) anos tentou saltar para a linha e salvar a cadelinha enquanto os fiscais de linha se riam e nada faziam; nem sequer tiveram em conta os gritos de terror e de aflição de todas as pessoas, adultos e crianças, presentes!!!... Eu pergunto à Fertagus que comunicado faria se a criança tivesse sido também colhida mas acredito plenamente que o maquinista teria, então, freado a composição imediatamente... É que o outro comboio que vinha na direcção contrária, conseguiu fazê-lo!!! Temos então 2 maquinistas completamente díspares: um é consciente e bom maquinista e o outro é insensível e merece ir conduzir carrinhos de choque nas feiras!!!



Também pergunto à Fertagus se já avaliou a imensidão do trauma que os seus funcionários causaram áquela criança de 5 anos bem como a todas as outras crianças que estavam na estação, isto já sem falar no causado às pessoas adultas, vendo uma indefesa e desorientada cadelinha ser colhida por um comboio, ficar com as patas dianteiras imediatamente amputadas e ainda arrastar-se pela estação fora, deixando atrás de si um extenso rasto de sangue... nós felizmente não assistimos mas estamos a sofrer imenso, só de imaginarmos a cena... :((((



QUE VERGONHA, Fertagus, QUE VERGONHA!!!! :(((((