quinta-feira, 30 de junho de 2011

As obras no canil da CML e a providência cautelar


Junho 30, 2011 por campanhaesterilizacaoanimais

Segundo o Jornal de Noticias ( http://www.jn.pt/blogs/osbichos/archive/2011/06/29/ ), o vereador Sá Fernandes declarou na Assembleia Municipal de Lisboa que as obras no canil/gatil começaram “muito antes da decisão do tribunal”, “há cerca de dois meses”.

Deveriam, de facto, ter começado mesmo muito antes, concretamente no fim do verão passado , se tivessem sido cumpridas as promessas feitas em 3 de Maio de 2010 pelo próprio ( ver post, neste site, de 3 Maio ) .

A providência cautelar deu entrada no tribunal em 26 de Janeiro de 2011 e a sentença foi conhecida a 16 de Junho de 2011. Na audiência de 2 de Maio, a responsável pelo canil/gatil, Drª Luísa Costa Gomes disse ao tribunal que as obras estavam na fase de contrato.

Disse ainda o vereador, segundo o JN, que “aquilo que o tribunal obrigou a fazer já se tem vindo a fazer”. Recordamos algumas das decisões que o canil /gatil está obrigado a cumprir e que, nestes casos, nada têm a ver com as obras e que são de aplicação imediata ( ler toda a sentença em http://www.campanha-esterilizacao.com/documentos/sentenca.pdf)

… d) Deverá ser feito registo da observação clínica diária, realizada pelo(s) medico(s) veterinários, dos animais alojados no CRO ( cães e gatos), em cujo registo deverão ser identificados os casos de doença, mediante identificação do animal/jaula de alojamento;

e) O destino dos cães, entrados no CRO, deve ser o canil 3, e só e sempre após este esgotado é que deverá ser o do canil 1;

f) Aos gatos deve ser proporcionada comida para além de manhã e às 13H, devendo ser mantida comida à disposição dos mesmos;

g) As jaulas dos gatos devem ser ocupadas com o menor número de gatos possível, de molde a ser colocado na mesma um recipiente com areia destinada às fezes/urina;

h) Os gatos deverão ser, sempre, separados, por espécie, excepto se adultos e esterilizados;

i) Deverão igualmente as gatas prenhes e com gatinhos serem separadas dos demais;

j) Os cães colocados no canil 1 deverão ser passeados, periodicamente, o que deverá ser registado;

l) As jaulas do canil 3 deverão, unicamente, ser destinadas a alojamento de cães; m) Os gatos para adopção, alojados no canil 3, deverão ser colocados no gatil, ou outra sala optada pela requerida, destinada aos gatos para adopção;

Diz ainda o tribunal que o incumprimento nos prazos indicados dará lugar a aplicação de sanção compulsória.

Qualquer informação pertinente sobre estes aspectos , assim como sobre as alineas n)o)e p), deverá ser enviada,com urgência, para campanha.esterilizacao@gmail.com


--
Campanha de Esterilização de Animais Abandonados
http://campanhaesterilizacaoanimal.wordpress.com/



Os 3 pilares da Campanha:
1.Os canis municipais devem esterilizar obrigatoriamente todos os animais que dão em adopção .
2. As Câmaras devem celebrar protocolos com as associações de defesa animal que actuam no concelho para a esterilização dos animais abandonados que estas recolhem,
3. As Câmaras devem proporcionar aos munícipes com recursos limitados a esterilização gratuita dos animais que possuem.

Policia faz de conta


Ao fim e ao cabo


A Polícia de Segurança Pública tem sete mil agentes em Lisboa. O número parece razoável. Mas é enganador.

  • 0h30

Por: Manuel Catarino, Subdirector

Faltam à capital, pelo menos, mais mil polícias: à noite, do Marquês de Pombal à Baixa, para não ir mais longe, é raro ver um carro-patrulha. A PSP dificilmente conseguirá fazer melhor.

A não ser que contasse com a ajuda da Polícia Municipal – transformada numa espécie de ‘guarda pretoriana’ da Câmara e com pouco interesse pela segurança da cidade: passa multas a comerciantes, reboca carros mal estacionados, mostra-se timidamente em voltinhas pelas ruas da Baixa e pouco mais. A Polícia Municipal tem que fazer mais – muito mais. Até porque 400 dos seus agentes foram recrutados na PSP.

Significa que a cidade perdeu 400 polícias de giro e a Câmara ganhou 400 cobradores de multas. É muito bom para os cofres da autarquia, mas é muito mau para a segurança da cidade. A Polícia Municipal tem a obrigação de assegurar o policiamento, mais que não seja, nos bairros históricos – onde o município, muitas vezes sem ouvir as juntas de freguesia, não se cansa de licenciar bares: a Câmara ganha com o negócio, mas lava as mãos dos prejuízos.

Continuar

Da vida real


A todos os que tiveram a paciência de dedicar algum tempo a este espaço de opinião, o que agradeço, permito-me sublinhar que o deixar de ter o privilégio de expor o que penso, de partilhar reflexões e receios no Correio da Manhã não é uma despedida, mas antes uma intervenção que passará a ter outra natureza, porém, acreditem, diferente e, acreditem, com a mesma partilha, com as mesmas convicções (só que com mais dificuldades). Por isso vou continuar.

  • 0h30

Por: Paula Teixeira da Cruz, Ministra da Justiça

Ao Correio da Manhã fica uma palavra sentida de profundo reconhecimento. Há que enaltecer o incentivo à Liberdade de pensamento que esta Instituição faz e proporciona e a luta por essa mesma Liberdade que diariamente trava, com respeito pela pluralidade e pela diversidade, o que é mesmo muito raro, sobretudo na acção diária. A Liberdade é o Valor.

Mas justamente, a crise de valores, as crises sistémicas, o fim destes tempos e início de outros – tudo a uma velocidade vertiginosa – pré-anunciam uma gigantesca alteração de paradigma para a qual nada nos preparara, o que torna tudo ainda muito mais difícil. Estamos em mutação de mundos e, nesse turbilhão, há que restaurar solidariedades sociais que um individualismo cego foi corroendo.

Vou continuar sim, ainda que de forma diferente, e contribuir o melhor que souber, e puder, em cada dia.

Até amanhã.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Adultos responsáveis, jovens cumpridores

Sei, felizmente, que não é caso único, pois associações como o Sport Algés e Dafundo existem por todo o nosso Município com uma muito interessante acção cívica junto das populações. Vem isto a propósito dos festejos do 96º aniversário deste Clube que ocorreram nesta última semana e que tiveram uma grande participação mas porque me espantou muito positivamente, saliento o arraial do dia 22, orientado pela Ginástica.

Só com equipas de adultos responsáveis (e aqui devemos pensar nos Pais e Familiares, nos Responsáveis desportivos e nos Funcionários do Clube) se pode ter a certeza que os nossos Jovens se envolvem e cumprem as regras. Houve muito trabalho invisível pois o recinto foi decorado com fios de bandeirinhas feitas e colocadas pelas equipas, as mesas e cadeiras, assinaladas as várias zonas de apoio, as tabelas dos preços. Umas jovens estiveram com as brasas das sardinhas e das febras que eram servidas em belíssimas fatias de pão e havia cachorros, outras responderam pelas bebidas, e outras pelos doces e havia mães que iam limpando as mesas. Havia uns responsáveis pela música e a ainda uma banca de pinturas faciais e outra de rifas que praticamente saia sempre qualquer coisa a cada três rifas compradas.

Havia música e desfile de “marchas” populares e muitos dos mais velhos acabaram baloiçando-se aos sons modernos de qualquer coisa que me elucidaram ser a Macarena. Não fiquei até ao fim, mas na manhã de 23, o recinto estava limpo e arrumado e a servir o treino de Basquetebol.


Maria Clotilde Moreira / Algés


Artigo publicado ontem no Correio dos Leitores do JO

terça-feira, 28 de junho de 2011

Vacinação Antirábica e Identificação Electrónica 2011


Campanha de Vacinação Antirábica e Identificação Electrónica 2011, a decorrer em todo o Concelho de Oeiras a partir de 11 de Julho até 4 de Agosto

Consulte o Calendário em

http://www.cm-oeiras.pt/amunicipal/OeirasEnvolve/ApoioAnimal/Paginas/Vacinacao.aspx


"SONS DA TERRA"


Terça-feira a Domingo das 9.30 às 12.30 e das 14 às 18 horas

segunda-feira, 27 de junho de 2011

DEUS SALVE A RAINHA



Henricartoon

link do post

Cultura do exemplo


Sem Rodeios

Cultura do exemplo

O que têm em comum decisões tão díspares quanto a não nomeação de novos governadores civis, a ausência de férias para Governo e Parlamento ou o facto de o primeiro-ministro passar a viajar em classe económica? Será que estas decisões vão reduzir o défice do Estado ou a dívida pública? Claro que não. Nenhuma destas decisões tem uma especial relevância financeira. Mas têm, todas elas, um forte carácter simbólico. Exprimem um sinal, representam um compromisso e apontam um caminho. São o afloramento de uma cultura do exemplo.

  • 0h30

Por: Luís Marques Mendes, Ex-Líder do PSD

Ao não nomear novos governadores civis, o Governo está a dizer que quer acabar com estruturas inúteis e que não está no poder para perpetuar desperdícios ou para colocar amigos e enteados. Dir-se-á que é uma decisão fácil e até tardia. É verdade. Só que antes deste Governo ninguém teve a coragem de a tomar. Foram vários os que prometeram agir mas só este Governo ousou decidir. Aqui é que está a força do exemplo.

Parlamentares e governantes não terão férias este ano e os ministros passarão a viajar em classe económica. Muitos dirão que são gestos de demagogia e populismo. É possível ver essas iniciativas por tal prisma. Mas também é possível encará-las à luz de um Governo que quer dar o exemplo. O exemplo de que é necessário trabalhar mais e de que os sacrifícios tocam a todos. Aqui está a enorme carga simbólica destas medidas. Não mudam o orçamento do Estado, mas mudam a forma como os governantes se relacionam com os cidadãos e como estes passam a olhar para quem os governa.

Há anos que Portugal abdicou da cultura do exemplo. Com facilidade promete-se e não se cumpre, fala-se mas não se faz, apregoa-se a ética mas pactua-se com a imoralidade, advoga-se o mérito mas pratica-se a cunha, cultiva--se o discurso contra a impunidade para depois fechar os olhos a quem atropela a legalidade. É este tipo de comportamento que mina a relação de confiança entre governantes e governados. Afinal, como diz o povo, o exemplo vem de cima! Se de cima vem um mau exemplo, ele contamina toda a sociedade. Ao contrário, um bom exemplo tem uma força arrasadora. Vale mais do que as melhores leis que se aprovam e que os discursos mais empolgantes que se fazem. Daí a importância dos exemplos que o Governo deu. Esperemos apenas duas coisas: primeiro, que sejam para continuar; depois, que passem do plano simbólico para o plano das políticas. Todos ganharão com isso.

domingo, 26 de junho de 2011

Troféu corrida das localidades de Concelho de Oeiras


Hoje dia 26 de Junho, os sete magníficos do “Centro Comunitário de Linda-a-Velha”, concluíram a sua participação no Troféu corrida das localidades de Concelho de Oeiras época 2010/2011, na modalidade de Atletismo, vertente de corrida.

A prova teve o seu início no mês de Dezembro de 2010 com a disputa do G.P de Carnaxide, seguiu-se o GP. Valêjas; Queluz de Baixo; Caxias; Dafundo; Leião; Tercena; Joaninhas de Leião, Vila Fria; Outorela; Porto Salvo; Ribeira da Lage; Estádio Nacional e Linda-a-Pastora, dia 26 de Junho de 2011.

O Centro Comunitário de Linda-a-Velha somou 81 Pontos colectivamente, e fez-se representar em todas as provas conseguindo na última prova a sua melhor pontuação, 12 Pontos.

O CCLAV fez-se representar pela primeira vez neste evento com os seguintes Atletas:

Pedro Magalhães, Luís Almeida, Jacinto Pereira, Adérito Lopes, Djames Mendes, Rui Agostinho e Manuel Alves.

O CCLAV, na próxima época vai voltar a participar nesta prova e pede a todos interessados em participar que peçam informações através do correio electrónico: geral@cclav.org


Texto: Jacinto Pereira


A esplanada do Jardim de Paço de Arcos

Reunião Pública da CMO – 27/Abril/2011



Pois foi com uma grande surpresa hoje, domingo de imenso calor, que vi a esplanada do Jardim de Paço de Arcos cheiiinha de gente. Informaram-me que estava dada à exploração dos Bombeiros até fim de Setembro mas nada mais sabia a pessoa a quem perguntei. Não é exactamente o que eu esperava do meu contacto em 27 de Abril último, mas o Jardim tem a esplanada a funcionar. Será todos os dias? Será só fins-de-semana? Agora tenho mesmo de lá ir tomar um café, ou melhor: aprazar o dia em que alguém me irá pagar um café.

2 - Linda-a-Velha - 2011

Av. D. Pedro V


Uma "plantação" (aleatória) de ecopontos na passeio, precisamente na zona rebaixada com vista a facilitar a vida aos portadores de deficiência e aos que empurram carrinhos com bebés. Estas "excelentes" escolhas dos locais dos ecopontos, feitas por "técnicos altamente especializados", não cessam de me surpreender. Proponho uma promoção na carreira. Já! E uma menção-honrosa a atribuir em sessão solene da A.M.O.

Mesmo ao lado, para impedir toda e qualquer circulação, uma viatura de um morador (a avaliar pela frequência com que aqui estaciona). De notar que o espaço entre a viatura e o eco-contentor não permite a passagem de uma pequena cadeirinha de bebé.





As duas fotos seguintes não carecem de comentários. Lembro apenas que este é um local que nunca está limpo e é sempre usado como ponto de despejo de materiais de construção civil, mobiliário velho e lixo oriundo de estabelecimentos de restauração existentes na zona. Pior que este local só a entrada da Praceta António Enes tantas vezes aqui mencionada por maus motivos.




Imagens: IM

sábado, 25 de junho de 2011

25 – Algés – 2011

As frutas do meu mercado



Estas frutas vendem-se no Mercado de Algés. Uma grande percentagem é mesmo do nosso País. Só as exóticas como as mangas são de fora. Eu compro de origem portuguesa.

Agora que muitos já começam a dizer (e parece que a fazer) aquilo que uns poucos sempre disseram e fizeram, vamos colaborar na revitalização da nossa Agricultura.

Confesso: gosto de mangas e sei conscientemente que quando as compro são de fora. Mas só compro às vezes. Também não devemos ser fundamentalistas.

Pedroso deve ao Fisco

Pedroso deve ao Fisco


Educação: Finanças de Aveiro abriram processo de execução contra o advogado


O advogado João Pedroso está a pagar às prestações os 133 mil euros que foi condenado a devolver ao Ministério da Educação por não ter cumprido os contratos de serviços jurídicos adjudicados pela ex-ministra Maria de Lurdes Rodrigues. Segundo o semanário ‘Sol’, ainda faltam 55 mil euros, e o jurista terá falhado o pagamento de 12 prestações mensais, o que obrigou as Finanças de Aveiro a abrirem, em 2010, um processo de execução fiscal.

  • 0h30

Por: Sónia Trigueirão

Até Maio de 2009, João Pedroso pagou 67 mil euros, mas falhou as 12 prestações seguintes. Com o processo de execução, o jurista propôs pagar os 66 mil euros em falta em 36 prestações mensais, com início em Setembro de 2010 e fim em Agosto de 2013. As Finanças aceitaram, mas penhoraram-lhe dois bens imóveis. Contactado pelo CM, o jurista e professor universitário recusou fazer qualquer comentário.

João Pedroso, Maria de Lurdes Rodrigues, João da Silva Baptista (ex-secretário-geral do Ministério da Educação) e Maria José Matos Morgado (chefe de gabinete da ex-ministra) são acusados, em co-autoria, do crime de "prevaricação" praticado por titular de cargo político, segundo um despacho do DIAP de Lisboa.

Em causa estão contratos de mais de 300 mil euros feitos pelo gabinete da ex-ministra, por ajuste directo, com o objectivo de João Pedroso elaborar trabalhos de investigação para o Ministério.

Meter o PSD na 'turística'

A Tempo e a Desmodo




Henrique Raposo (www.expresso.pt)
8:21 Sexta feira, 24 de junho de 2011












Passos vai viajar sempre em económica. Acho muito bem. Nesta altura, todos os pequenos gestos contribuem para o arregimentar de vontades. Sim, não é aquele dinheiro que tapa o buraco financeiro, mas aquele dinheiro ajuda a tapar o abismo moral que existe entre os políticos e o resto da população. O simbolismo conta, e muito, numa comunidade política.

Agora espera-se que esta atitude seja o mote para a governação, nomeadamente para a forma como Passos tem de lidar com o aparelho do PSD. Ou seja, espera-se que Passos Coelho coloque o PSD na turística, espera-se que Passos não governe para os boys do PSD, espera-se que Passos não deixe os boys laranja à solta pelo país, espera-se que os assessores deste governo sejam os melhores e não os yes man do costume. Neste sentido, o facto de este governo contar apenas com 4 ministros do PSD é um ótimo sinal (o aparelho do PSD tinha razões para estar nervoso com a formação do governo). Mas isto é apenas um sinal. Durante os próximos anos, é preciso controlar as pequenas coisas, essas pequenas coisas que se transformam num exército de pequenas coisas em redor do Orçamento de Estado. Um exemplo: no ano passado, um grupo de deputados do PSD (José Luís Arnaut entre eles) pretendia criar um "Centro para a Promoção e Valorização dos Bordados de Tibaldinho", que, claro, seria alimentado pelo Orçamento de Estado (ver coluna de José Manuel Fernandes, Público, 1 de Outubro 2010). Não sei se este valoroso projecto foi para a frente (espero que não), mas este é o exemplo perfeito das redes clientelares que os boys (rosa e laranja) criaram no país. Passos tem de meter este PSD clientelar na classe turística. Os luxos da classe executiva têm de ser retirados a esta gente. Ainda há muitos governos civis para extinguir.


sexta-feira, 24 de junho de 2011

Supremo admite subida do recurso de Isaltino Morais ao Tribunal Constitucional

Supremo admite subida do recurso de Isaltino Morais ao Tribunal Constitucional


Por Redacção

O Supremo Tribunal de Justiça admitiu a subida do recurso da defesa de Isaltino Morais para o Tribunal Constitucional, ficando assim suspensa novamente a pena de prisão preventiva do presidente da Câmara de Oeiras.

No recurso, a defesa de Isaltino alega inconstitucionalidade da recusa de várias instâncias em constituir um julgamento com júri e da não apreciação de um recurso por parte do Supremo Tribunal de Justiça.

Recorde-se que em Junho de 2010, o Tribunal da Relação de Lisboa sentenciou o autarca de Oeiras a uma pena de dois anos de prisão efectiva pelos crimes de fraude fiscal e branqueamento de capitais, mas anulou a perda de mandato.

Anteriormente, o Tribunal de Sintra tinha condenado Isaltino a sete anos de prisão efectiva e perda de mandato por fraude fiscal, abuso de poder e corrupção passiva para acto ilícito e branqueamento de capitais.

Em Maio, o Supremo Tribunal de Justiça rejeitou o recurso apresentado pela defesa quanto à decisão do Tribunal da Relação, mantendo a pena de dois anos de prisão.
18:17 - 20-06-2011





Tribunal aceita providência cautelar contra canil/gatil de Monsanto

Comunicado de imprensa
Tribunal aceita providência cautelar

contra canil/gatil de Monsanto


O canil/gatil municipal de Lisboa foi obrigado a suspender as práticas lesivas do bem-estar dos animais no imediato e a proceder à reestruturação dos seus serviços em 15 dias, por ordem do Tribunal Administrativo, que deu provimento à providência cautelar interposta pelo grupo da capital da Campanha de Esterilização de Animais Abandonados.


O Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa deu como provadas as práticas irregulares do centro de recolha de Monsanto, para as quais a Campanha de Esterilização de Animais Abandonados já alertara em diferentes ocasiões, numa procura de diálogo sem sucesso. Por isso, o órgão ordenou a imediata suspensão da captura de cães e de gatos, restringindo-a a casos identificados, assim como da aceitação de animais entregues pelos donos, em todos os casos até à conclusão das obras da terceira fase do espaço e... à reposição da legalidade no funcionamento diário. Há directivas a cumprir no imediato e em 8 e em 15 dias, no máximo. Como está escrito na deliberação do tribunal, o incumprimento, nos prazos fixados, dá lugar à aplicação de sanção compulsória.


Em prol da melhoria das condições de sobrevivência dos animais, a deliberação judicial prevê a imediata implementação pelo centro de recolha de Monsanto de deveres mínimos diários de alimentação, cuidados de saúde e de higiene, separação por género, espécie e estado físico, além de outras situações imprescindíveis ao bem-estar.


O Tribunal Administrativo deu ainda como provadas outras ilegalidades do centro de recolha de Monsanto, sem licença de funcionamento e com instalações e alojamentos desadequados às condições exigidas no regime jurídico. A deliberação judicial impõe ainda a nomeação de um responsável técnico, porque o espaço não é gerido por um médico veterinário, como obriga a legislação.



Mais informações em http://campanhaesterilizacaoanimal.wordpress.com/.

Contacto para os ‘media’: 966668728


--
Campanha de Esterilização de Animais Abandonados
http://campanhaesterilizacaoanimal.wordpress.com/

Os 3 pilares da Campanha:
1.Os canis municipais devem esterilizar obrigatoriamente todos os animais que dão em adopção .
2. As Câmaras devem celebrar protocolos com as associações de defesa animal que actuam no concelho para a esterilização dos animais abandonados que estas recolhem,
3. As Câmaras devem proporcionar aos munícipes com recursos limitados a esterilização gratuita dos animais que possuem.

Obviamente demita-se

Lisboa

31º

O Quarto Poder

Obviamente demita-se

Um procurador-geral da República deve ser uma espécie de super-herói da luta contra o crime. Mas, o que temos, é uma auto-proclamada rainha de Inglaterra que aspira ao absolutismo, numa corte com "favoritos". E para os proteger, esconde, desmente, baralha, faz tábua rasa e batota de princípios básicos. Foi assim com o Freeport, que deu por findo da forma mais vergonhosa. Foi assim no Face Oculta.

  • 0h30

Por: Manuela Moura Guedes, Jornalista

Arquivou, desvalorizou, escondeu. Não é de estranhar que tenha achado normal o diploma de Sócrates e mantido o vice PGR ilegalmente. Pinto Monteiro não tem a isenção e a credibilidade essenciais a um PGR. Perdeu no conselho superior do MP os cinco processos disciplinares que pôs contra procuradores do Freeport e dos Submarinos. É criticado pelos sindicatos dos juízes e do próprio MP, com quem não fala. Não tem o apoio da oposição. Tanto Passos Coelho como Paula Teixeira da Cruz declararam falta de confiança nele e a necessidade de o demitir. Mas o PGR não se demite. Um mistério! Por falta de outro emprego não é. O que o força então, a manter-se? Que terá de salvaguardar Pinto Monteiro na PGR para esquecer a dignidade e a necessária confiança política do actual primeiro-ministro? Nada que pareça claro! A bem da justiça e do País, demita-se!

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Estado incapaz de fiscalizar corrupção nas autarquias

Hoje

Maria José Morgado dirige DIAP de Lisboa e queixa-se de limitações e poucos meios

Relatório do Ministério da Justiça reconhece "lacunas" e "falhas de funcionamento" no combate ao crime económico.

A Inspecção-Geral das Autarquias Locais (IGAL) admite a sua incapacidade para realizar, sequer, uma inspecção por mandato a cada um dos 279 municípios do continente e, muito menos, para avançar com acções-surpresa.

A entidade lembra que conta apenas 31 inspectores quando se previa que fossem 110.

A informação surge num relatório do Ministério da Justiça (MJ) que analisa a capacidade de o Estado em combater a corrupção depois de em Setembro o Parlamento ter aprovado oito medidas de reforço contra este tipo de crime.

Festival Sete Sóis Sete Luas 2011


Festival Sete Sóis Sete Luas 2011

24 de Junho a 19 de Agosto . Sextas . 22h00
Fábrica da Pólvora de Barcarena

A 19ª edição do Festival Sete Sóis Sete Luas arranca já na próxima sexta-feira, dia 24 de Junho, com uma estreia nacional: a napolitana Pietra Montecorvino sobe ao palco da Fábrica da Pólvora, às 22H00, apresentando o seu último trabalho, “Italiana”, que contém o melhor da canção italiana dos últimos quarenta anos, reinterpretada com instrumentos e sonoridades mediterrânicas e do mundo árabe. A sua música é um encontro de melodias e sons de todas as culturas do Mediterrâneo.

Pietra Montecorvino inicia a sua carreira como actriz de teatro e cinema mas rapidamente revela os seus dotes como cantora. Edita o seu primeiro álbum em 1991, com músicas escritas pelos irmãos Eugénio e Edoardo Bennato, e nesse mesmo ano vence o prémio Targa Tenco de melhor intérprete do ano.

Relembre-se que o Festival Sete Sóis Sete Luas decorre de Junho a Agosto na Fábrica da Pólvora às sextas-feiras, pelas 22H00.

Este Festival é constituído por nove concertos, com a presença de artistas de Itália, de Marrocos, da Croácia e de Espanha, bem como o projecto 7Sóis Med-Criola Orkestra, dirigido pelo português José Barros (vocalista de Os Navegantes), com a participação da cabo-verdiana Tété Alhinho (voz), do espanhol Manuel Cabrales (bateria), do marroquino Jamal Ouassani (violino) e dos italianos Mimmo Epifani (bandolim) e Mario Rivera (baixo).

O Sete Sóis Sete Luas, este ano na sua 19ª edição, é promovido por uma rede cultural de vinte e cinco cidades de dez países do Mediterrâneo e do Atlântico - Brasil, Cabo Verde, Croácia, Espanha, França, Grécia, Israel, Itália, Marrocos e Portugal - e tem como principal objectivo o diálogo intercultural através da realização de projectos de música popular e de artes plásticas, com a participação de grandes figuras da cultura mediterrânica e atlântica.

Programa:

Pietra Montecorvino (Nápoles, Itália)
24 de Junho

Orquestra Chekara Flamenca (Tetouan, Marrocos)
1 de Julho

Franko Krajkar (Istria, Croácia)
8 de Julho

Zoobazar (Madrid, Espanha)
15 de Julho

7Sóis.Med.Criola.Orkestra (Mediterrâneo)
22 de Julho

Tinturia (Sicília, Itália)
29 de Julho

Folkabbestia (Puglia, Itália)
5 de Agosto

Dos Orillas Ensemble (Marrocos e Andaluzia)
12 de Agosto

Sinetiketa (Andaluzia, Espanha)
19 de Agosto


BILHETES À VENDA
2€ (individual), 5€ (família, até 4 pessoas) e 15€ (temporada, 9 espectáculos)
Fábrica da Pólvora de Barcarena, Loja Municipal no Oeiras Parque, Centro de Arte
Manuel de Brito e pontos de venda Ticketline.

INFORMAÇÕES

www.7sois7luas.com


Ver todas as notícias deste tema

Via CMO

VII PASSEIO DE AUTOMÓVEIS ANTIGOS

Município de Oeiras


Dinamização dos Centros Históricos - VII Passeio Automóveis Antigos, no passado dia 19 de Junho, no Palácio Anjos, em Algés.

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150338194718696.421269.129586383695



Fotografia: Carlos Santos

Arraial de Caxias


Clique na imagem para ampliar

terça-feira, 21 de junho de 2011

CANIL MUNICIPAL DE LISBOA

Reportagem da Antena 1 sobre canil de Lisboa

Junho 21, 2011 por campanhaesterilizacaoanimais

Oiça aqui, clicando na edição de Lisboa

http://www.rtp.pt/web/podcast/gera_podcast.php?prog=1043




Campanha de Esterilização de Animais Abandonados
http://campanhaesterilizacaoanimal.wordpress.com/

Os pequenos gestos

A comunicação social não pára de nos ir actualizando sobre os maus dias que estão para vir. Realmente a situação portuguesa é preocupante e um dos problemas situa-se no dinheiro que sai para pagar as importações que aumentam a nossa divida externa. E as importações referem-se, muitas vezes, a coisas que temos ou podíamos ter cá no nosso País. Mas há pequenos gestos que talvez possam ajudar a não nos afundarmos tanto.

Nunca será demais voltarmos a falar dos produtos portugueses. Se não existirem compradores para produtos importados e começarmos a pedir, seja nas pequenas lojas mas principalmente nas grandes superfícies, coisas nossas, talvez as importações diminuam e as nossas verduras e frutas encham as prateleiras dos supermercados. E também os nossos têxteis, por exemplo.

Mas existe um pequeno gesto que temos obrigação de implementar já ao nível da restauração: mostrar interesse em que os produtos utilizados sejam nossos e, também, não deixar comida nos pratos. Mesmo num restaurante que sirva “muito bem” devemos ter em atenção a quantidade necessária para cada comensal evitando desperdícios.

Depois podemos ter mais atenção aos gastos da luz procurando não apenas lâmpadas e equipamentos económicos mas fazer uso moderado e apenas o necessário. E quando tivermos ocasião talvez se possa optar pela instalação de painéis solares.

Se cada um de nós cumprir diariamente um dever de cidadania, haverá menos desperdício e ajudaremos a ultrapassar rapidamente este mau momento. Lembram-se da frase “o que é Nacional é bom”? Vamos pô-la em pratica.


Maria Clotilde Moreira / Algés


Artigo publicado hoje no Correio dos Leitores do JO

NOVO PARLAMENTO

.



ASSUNÇÃO ESTEVES é a nova Presidente da Assembleia da República


24-Algés-2011

96º aniversário do Sport Algés e Dafundo




Houve o almoço no dia 19 pelas 13h00 e o bolo estava muito bom.

Encontrou-se gente, alguns jovens, mas sobretudo aqueles que vêm todos os anos recordar.



Depois foi o evento de rua, mesmo à porta. Não estive presente mas sei que correu muito bem e muitos elogios ainda hoje foram ouvidos.



Depois a sessão solene.





Estava cheio, agora com muitos jovens cheios de entusiasmo. Depois a abertura pela Presidente, foram muitos os atletas referidos e entregue as suas medalhas e diplomas. Depois de ouvido o hino do Algés e o hino Nacional comeu-se uma fatia de outro bolo e os mais velhos recordaram o “grito” do Algés.


No interior do campo de Basquetebol, cá fora na parede junto à Av dos Combatentes. foi pintado um interessante painel – grafitti -







A Rítmica do Algés foi no sábado às 20h30 no Pavilhão de Miraflores e como sempre encheu-se e foi um delírio.


Dia 22 pelas 19 horas

Vai haver arraial e


Dia 25 pelas 16 horas

Vai haver o lanche de encerramento das actividades da Oficina dos Saberes.

XIX GOVERNO CONSTITUCIONAL

.

Imagem do FB

POBRE NOBRE

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Supremo indeferiu pedido de Isaltino Morais


17 de Junho, 2011


O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) indeferiu o pedido de aclaração do acórdão que condena Isaltino Morais a dois anos de prisão efectiva, mas a defesa do autarca de Oeiras espera ainda decisão sobre recurso para o Tribunal Constitucional.

O STJ publicou a decisão no seu sítio da Internet, indeferindo, em conferência realizada a 15 de Junho, o pedido de aclaração do acórdão de Maio, feito pela defesa do presidente da Câmara de Oeiras.

Contactado pela agência Lusa, o advogado de Isaltino Morais, Rui Elói Ferreira, disse que ainda não foi notificado da decisão, mas que, na prática, esta recusa significa «que não há nada a aclarar» ao acórdão anteriormente proferido pelo Supremo Tribunal, que confirmou, em sede de recurso, a aplicação da pena de prisão efectiva de dois anos ao autarca.

«Pedimos aclaração ao acórdão que saiu em Maio e entenderam que é indeferida, o que significa que mantêm os termos do acórdão. Quer dizer que o acórdão do STJ proferido em maio será mantido nos seus precisos termos, explicou o advogado.

Rui Elói Ferreira adiantou que a defesa continua a aguardar a decisão da mesma instância quanto à subida do recurso para o Tribunal Constitucional, recurso que impediu a transição em julgado do processo.

Em Junho de 2010, o Tribunal da Relação de Lisboa aplicou a Isaltino Morais (independente eleito pelo movimento IOMAF – Isaltino Oeiras Mais À Frente) uma pena de dois anos de prisão efectiva pelos crimes de fraude fiscal e branqueamento de capitais, mas anulou a pena de perda de mandato.

Em instância anterior, no Tribunal de Sintra, o autarca de Oeiras tinha sido condenado a sete anos de prisão e a perda de mandato por fraude fiscal, abuso de poder e corrupção passiva para ato ilícito e branqueamento de capitais.

O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou em Maio o recurso apresentado pela defesa relativamente à decisão do Tribunal da Relação, mantendo-se assim a pena de prisão efectiva de dois anos.

Lusa/SOL

A única solução para não nos vermos gregos

O cronista indelicado

A única solução para não nos vermos gregos

E aqui estamos nós a fazer figas, à espera que Passos Coelho seja melhor do que aquilo que parece e o próximo Governo muito melhor do que aquilo a que estamos habituados.

  • 0h30

Por: João Miguel Tavares, jmtavares@cmjornal.pt

Passaram-se mais de 500 anos desde que D. Sebastião foi sovado em Alcácer-Quibir, e o País continua imerso nesta espécie de sebastianismo, que nos coloca eternamente dependentes de homens providenciais. Se Passos Coelho não superar as expectativas, no espaço de dois anos estaremos, literalmente, gregos.

Algum dia isto terá de parar. Nós precisamos de liberalizar Portugal não apenas para dinamizar a economia, aumentar a produtividade ou diminuir o peso da máquina do Estado, mas também para nos libertarmos desta insuportável dependência da qualidade (ou, a maior parte das vezes, da falta dela) de quem manda em nós. As nossas condições de vida e, em última análise, a nossa felicidade, não podem continuar amarradas como estão à performance do inquilino de São Bento, de tal forma que basta uma década de profunda incompetência governativa para lançar centenas de milhares de portugueses na pobreza e colocar em risco o futuro de cada um dos nossos filhos.

Quando se fala em ter mais sociedade e menos Estado, aquilo que realmente se está a defender – porque são esses os verdadeiros princípios do tão diabolizado liberalismo – é mais indivíduo e mais liberdade. Toda a gente espera que Passos Coelho salve o país da bancarrota. Eu também espero que ele salve o país das incompetências de futuros primeiros-ministros, diminuindo a capacidade de o Estado intervir nas nossas vidas e deixando-nos mais livres para escolher o nosso próprio destino. Tenho pena que, mais uma vez, tenhamos sido obrigados a eleger um primeiro-ministro de quem sabemos tão pouco. Mas agora só nos resta esperar pelo melhor, que para pior já tivemos que baste.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Lisboa , Providência cautelar – Divulgada a sentença

Lisboa , Providência cautelar – Divulgada a sentença

Junho 16, 2011 por campanhaesterilizacaoanimais

O Grupo de Lisboa tomou hoje conhecimento da sentença proferida no âmbito da providência cautelar que foi favorável aos animais, como podem ler aqui. A sentença ainda não transitou em julgado.

O Grupo de Lisboa vai agora reunir para analisar a sentença e preparar o seguimento da acção. A todos(as) que apoiaram e incentivaram esta luta colectiva um abraço de alegria e de agradecimento

O relato das audiências de 2 e 11 de Maio, em que foram ouvidas as testemunhas do canil, está agora, como prometido, disponível no post de 12 de Maio.

--
Campanha de Esterilização de Animais Abandonados
http://campanhaesterilizacaoanimal.wordpress.com/

quarta-feira, 15 de junho de 2011

4ª Feira Medieval

.



Clique na imagem para ampliar


18º Aniversário da Freguesia de Linda-a-Velha

Clique na imagem para ampliar

18º Aniversário da Freguesia de Linda-a-Velha

.



Clique na imagem para ampliar

18º Aniversário da Freguesia de Linda-a-Velha

.

Clique na imagem para ampliar

Cordão humano contra o abate de animais no concelho de Oeiras

Dia 18 de Junho - a Marginal vai estar encerrada à noite porque a CMO desenvolverá aí um evento.

De certeza que vai estar muita gente. É a oportunidade que nós temos de mostrar a essas pessoas, durante o período das Festas de Oeiras, a nossa indignação pela forma como os animais continuam a ser tratados neste Concelho. Num concelho onde os humanos gostam tanto de viver é imperioso que os outros animais também sejam tratados com respeito.

A ideia é, nesse dia, fazermos um cordão humano na marginal, para isso precisamos de muita adesão. Queremos saber quem pode participar e quem pode ajudar nos preparativos e divulgação.

O encontro será às 21h15m em frente ao Mc Donalds (no jardim que fica aí em frente). É muito fácil para quem vier de comboio, sair na estação de Sto. Amaro de Oeiras para o lado mar, descer a rua e vêem logo o Mc Donalds à vossa direita.

Sugerimos que levem roupas verdes e pretas, verde pela esperança que temos de que os animais venham a ser bem tratados, preto de luto, pela forma como Oeiras continua a abater indiscriminadamente.


Hora
Sábado, 18 de Junho · 21:30 - 23:30





Via OeirasPets

Galeria de Arte da Fundação Marquês de Pombal

.
Sábado, dia 18 de Junho às 16h00




Clique na imagem para ampliar

terça-feira, 14 de junho de 2011

Coisas de Oeiras

Nos vários órgãos autárquicos do nosso Município houve sempre Eleitos que votaram contra muitos das propostas apresentadas. E muitas outras vezes abstiveram-se. Todas estas tomadas de posição foram devidamente justificadas e muitas das vezes apresentadas alternativas. E também muitas vezes foram apontados como empecilhos ao desenvolvimento de Oeiras.

Tiveram sempre razão? Talvez não, mas o estado em que nos encontramos – e não só Oeiras como o próprio País – poderia não ser tão grave se muitos dos gastos tivessem sido mais racionais. Por exemplo: o célebre SATU cujo primeiro quilómetro custou 23 milhões de Euros e desde 2004 espera o seu prolongamento para, como insistem, então ser rentável e, entretanto, crescem os custos de manutenção e a sua utilização é bastante diminuta.

Pela comunicação social foi comunicado que, para poupar a CMO reduziu o Combus a uma carreira abrangendo quatro Freguesias. Quando da sua implantação disseram: “A Autarquia tem presente a necessidade de alargamento do sistema de transportes colectivos de passageiros a todos os estratos da população, numa perspectiva de inclusão de todos quantos têm maiores dificuldades de deslocação”. Em Algés e apesar da Junta de Freguesia já ter afixado o novo percurso, sente-se uma desorientação pois nas paragens desactivadas nada foi afixado sobre as novas paragens. Uma muito utilizada, era junto ao Pingo Doce que ajudava a levar as compras para as casas na alta de Algés. Apesar de tudo não são tempos para desistir e todos são necessários para estudar e apresentar alternativas.


Maria Clotilde Moreira / Algés


Publicado hoje no Correio dos Leitores do JO


E em Oeiras como é?

http://www.cm-cascais.pt/Cascais/Noticias/Orcamento_Participativo.htm
www.cm-cascais.pt

É um mecanismo de democracia participativa que permite aos cidadãos decidirem sobre uma parte do orçamento municipal. No Orçamento Participativo (OP) Cascais, o Executivo destacou uma parte do orçamento e convida todos os cidadãos a identificar, debater e priorizar projectos para o Concelho. (...)

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Livraria-Galeria Municipal Verney

Exposição anual dos trabalhos dos alunos da Universidade Sénior de Oeiras

Clique na imagem para ampliar

'Marginal sem carros' 11.6.2011

Apontamentos

Os SMAS - Oeiras e Amadora procederam à distribuição de água grátis. Água fresquinha, directamente dos recipientes térmicos transportados por gentis colaboradores e também nos pontos fixos de apoio. Em copinhos de plástico transparente com logotipo. Uma boa iniciativa.

A falta de médicos portugueses

Ainda hoje não consigo compreender porque só alunos com 20 podem entrar nos cursos de Medicina. Quantos jovens, com notas médias, viram barradas as portas de um ideal onde poderiam ter sido exemplares. Não são os 20 valores que por si só garantem uma vocação, um desempenho humanitário nesta área tão sensível como a saúde.

Dizem – eu não quero acreditar – que se as médias fossem normais e, portanto, houvesse mais jovens a acabar o curso de Medicina não haveria lugar a cobrar-se os preços que muitas consultas custam. E não só as simples consultas mas muitas clínicas e serviços médicos não enriqueceriam os seus donos. E mesmo uma simples especialidade que é o dia a dia de qualquer pessoa, como dentes ou óculos, tem preços incomportáveis.

Isto terá de ser mesmo assim? Não seria mais correcto haver mais vagas para se formarem mais médicos? Não seria mais justo haver mais respeito pelo ser humano? Afinal a saúde tem de ser um grande negócio ou é possível encontrar formas de formarmos mais médicos e até apoiar aqueles que, com alma de João Semana, poderiam fixar-se junto das populações mais isoladas?


Maria Clotilde Moreira / Algés


Artigo publicado hoje nas Cartas à Directora do Público

domingo, 12 de junho de 2011

A falta que fazem os comprimidos...!

Ao que ele chegou! Um verdadeiro caso de hospício!





Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "Mexa-se na Marginal":

PALHAÇP
SE VISSESES IOS TRANSTOIRNOS QUE ME DERAM ESSES PASSEANTES. E QUEM TEM AFAZERES E COMPTROMISSOS COM SUSAS FAMIULIAS?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
ISTO VAI É JÁ TUDO PARA TRIBUNAL QUE É PARA SE VER SE APRENDEM E ESTE SITE TAMBEM VAI JA DE RAJADA



Publicada por Anónimo em OEIRAS LOCAL a 12 de Junho de 2011 21:20

sábado, 11 de junho de 2011

Concurso Literário “Vale do Jamor”



Autora: Maria Clotilde Moreira / Algés





Clique nas imagens para ampliar

Mexa-se na Marginal

.



A Câmara Municipal de Oeiras irá realizar a décima segunda edição do Mexa-se, na Avenida Marginal.

Entre as 10h00 e as 13h00 utilize o magnífico palco que é a Avenida Marginal para a realização das mais diversas actividades desportivas e não perca as múltiplas animações que temos preparadas para si neste dia.


E não se esqueça, todas as actividades contam para os 10.000 passos /dia. Informe-se em desafio10000.cm.oeiras.pt

Social Laranjinha: Sessão Solene das Comemorações do 18º aniversário da Freguesia da Cruz Quebrada-Dafundo

Social Laranjinha: Sessão Solene das Comemorações do 18º aniversário da Freguesia da Cruz Quebrada-Dafundo

18º Aniversário da Freguesia da Cruz Quebrada – Dafundo


Hoje dia 11 de Junho, pelas 16h00 teve lugar na Faculdade de Motricidade Humana a sessão solene do 18º Aniversário da Freguesia da Cruz Quebrada - Dafundo que decorreu de acordo com o programado:



- Abertura da Sessão Solene pelo Presidente da Assembleia de Freguesia

- Discursos das forças políticas e do Presidente da Junta de Freguesia

- Entrega de diplomas do RVCC

- Entrega dos diplomas do concurso literário “Vale do Jamor”

- Homenagem a ilustres individualidades da Freguesia



Como eu concorri, o ano passado, ao concurso literário “Vale do Jamor” e fiquei classificada em 3º lugar na modalidade de prosa, estive presente para receber o respectivo diploma

Depois, ainda visitámos a exposição de pintura com o título “A áurea dos sentidos” que reúne obras da corrente expressionista do pintor Paulo Rouxinol que está patente até 19 do corrente.

Para remate foi servido um Porto acompanhado por Dafundinhos - uns bolinhos tipo “queijadas” muito doces que são uma marca desta Freguesia. E, para finalizar, depois de cantarmos os parabéns à Cruz Quebrada - Dafundo, comeu-se uma bela fatia de bolo de aniversário.




Afastar dinossauros

Avaliação Contínua

Afastar dinossauros

No domingo passado, os portugueses apostaram no que lhes pareceu ser a solução susceptível de garantir mais estabilidade política.

  • 0h30

Por: José Eduardo Moniz (jemoniz@cmjornal.pt)


(...)

quinta-feira, 9 de junho de 2011

MOV - Movimento Oeiras Vive

Herdeiros contra Duarte Lima

Lisboa: Família de milionário acusa-o de desviar verbas

Herdeiros contra Duarte Lima

Duarte Lima, advogado de Rosalina Ribeiro, que foi assassinada em Dezembro de 2009, no Rio de Janeiro, já é arguido no processo interposto pelos herdeiros que o acusam de desviar mais de cinco milhões que pertenciam à herança de Tomé Feteira, milionário natural de Vieira de Leiria.

  • 0h30

Da caixa de comentários do OL

Quarta-feira, 1 de Junho de 2011

Passo 1: Sócrates governou durante seis anos um país. Findo esses seis anos, o país teve de pedir ajuda ao FMI.

Passo 2: Sócrates disse que o país não precisava de ajuda externa. O ministro das Finanças de Sócrates disse que, depois de Maio, não haveria dinheiro sequer para pagar salários.

Passo 3: Sócrates disse que não governava com o FMI.

Passo 4: Sócrates chamou o FMI.

Passo 5: Sócrates candidatou-se para governar com o FMI.

Passo 6: Sócrates gabou-se do acordo a que chegou com o FMI.

Passo 7: Sócrates, que provocou a vinda do FMI, que chamou o FMI, que se gabou do acordo a que chegou com o FMI, passa a última semana da campanha eleitoral a tentar colar Passos ao FMI.

Ou Sócrates é parvo ou está convencido de que os portugueses são parvos.

Não há uma terceira hipótese.

NATO: Confirmado fim em Oeiras


NATO: Confirmado fim em Oeiras

A NATO chegou ontem a acordo sobre a reforma da estrutura de comandos que prevê a substituição da estrutura em Oeiras por outra, responsável pela força marítima de reacção rápida (’Strikfornato’, actualmente em Nápoles). O actual comando conjunto em Oeiras será assim substituído por um comando operacional.

Trabalhar mais ou melhor?

Ângulo Raso

Trabalhar mais ou melhor?

A chanceler alemã resolveu, há semanas, insistir na necessidade de harmonizar o tempo de trabalho nos países europeus.

  • 0h30

Por: Bagão Félix, Economista

No entanto, e ao invés do que a sra. Merkel sentenciou, verifica-se que se trabalha mais horas na Europa do Sul do que na prussiana Alemanha.

Acontece que o nosso problema não está tanto em trabalhar mais horas, mas trabalhar mais e melhor nas horas em que trabalhamos. É mais uma questão de qualidade do que de mera quantidade.

E é aqui que se coloca verdadeiramente o desafio perante a nossa (baixa) produtividade.

Se, em parte significativa, tal se deve à debilidade do nosso tecido empresarial de encontrar mecanismos de auto--regulação laboral, são também necessárias políticas públicas de estímulo à produtividade. Por exemplo: a promoção do mérito, diferenciando o que é diferente e não cedendo ao igualitarismo injusto; o respeito pela pontualidade e assiduidade; a adequada qualificação profissional (a começar pelos patrões e gestores) e não a colecção de cursos à la carte; a melhor repartição dos ganhos de produtividade entre os factores de produção; um maduro mercado de arrendamento que facilite a mobilidade geográfica; ou a redução do imposto-tempo no acesso aos serviços públicos.


O GRANDE IGNORO DA DEPUTADA ANA GOM


2. Quem e como lançou o concurso dos submarinos?
• A primeira declaração de intenção para aquisição de novos submarinos é de 1993;
• O concurso para renovação da capacidade submarina foi lançado em 1998, era Primeiro-Ministro António Guterres;O presidente Jorge Sampaio
• O concurso lançado pelo governo socialista em 1998 previa a aquisição de 3 a 4 submarinos (número idêntico à esquadra anterior);
• O valor estimado, no concurso lançado em 1998, para a aquisição de 3 submarinos aproximava-se dos 2.000 milhões de euros;
• A Lei de Programação Militar previa recurso ao leasing em cerca de 70% dos valores das várias aquisições;
• O Governo PSD/CDS herdou o concurso já na sua fase final (2002);
• A decisão tomada foi a de reduzir a aquisição para 2 submarinos, baixando o custo de 2.000 M€ para 1.000M€; foi também tomada a decisão de reduzir para 50% o valor da Lei de Programação Militar previsto em leasing, de modo a evitar maiores custos financeiros;
• Quando, em 2004, a decisão final é tomada, a dívida pública portuguesa era de 58% do PIB, ou seja, dentro dos limites do Tratado; hoje, depois dos governos socialistas, essa dívida pública aproxima-se dos 97,3% do PIB , muito acima do aceitável.
• Todos os ministros da Defesa socialistas - Veiga Simão, Jaime Gama, Castro Caldas, Rui Pena, Luís Amado e Severino Teixeira foram favoráveis à aquisição de submarinos, e inscreveram-na em sucessivas Leis de Programação Militar.
• O consenso em torno desta capacidade sempre foi estendido ao PS, PSD e CDS (os partidos pró-atlantistas)
• Na Assembleia da República, a decisão de reduzir para 2 os submarinos a adquirir, foi criticada pelo PS, argumentando que isso colocaria a capacidade submarina de Portugal ao nível da Argélia;

Via e-mail