segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Isaltino Morais: PJ acusa-o de corrupção



PJ faz nova acusação a Isaltino Morais de corrupção por um empreendimento na Aldeia do Meco.

13:12 Segunda feira, 31 de outubro de 2011




A PJ acredita que Isaltino recebeu 400 mil euros em «luvas»
António Pedro Ferreira

A Polícia Judiciária propôs ao Ministério Público uma nova acusação para Isaltino Morais, acusando-o de corrupção por um empreendimento na Aldeia do Meco.

Em causa estão os direitos de transferência dos direitos de construção de terrenos da Aldeia do Meco para a Mata de Sesimbra, em 2003, quando Isaltino Morais era titular no Governo pela pasta do Ambiente.

O "Jornal de Notícias" revela hoje, na sua edição impressa, que a PJ diz no relatório final de investigação, entregue há sete meses, que o autarca de Oeiras terá recebido 400 mil euros em "luvas".



Ler mais:
http://aeiou.expresso.pt/isaltino-morais-pj-acusa-o-de-corrupcao=f684452#ixzz1cNLXiahu

A VOZ OFF DO PS


Via Henri cartoon

José Sócrates pediu ao PS que vote contra o Orçamento.

 
 
Há sempre um momento em que um vigarista se desmascara. É quando começam a surgir indícios claros e inequívocos das falcatruas que praticou ou ajudou a praticar. Creio que esta asserção se deva extrair da notícia saída hoje no Público que nos dá conta de que José Sócrates pediu ao PS que vote contra o Orçamento.


O pedido, segundo aquele diário, terá ocorrido durante um almoço com António José Seguro, em Paris, na Quinta-feira da semana passada, mais concretamente dia 20 de Outubro, naquele que foi o primeiro encontro entre o actual e o anterior líder do PS.


Entretanto já houve vozes do PS a desmentir esta notícia, constando que há outras que apoiam o “SOS” socrático, José Lello, Isabel Santos, André Figueiredo, Sérgio Sousa Pinto, juntamente com esse indefectível socialista que dá pelo nome de Basílio Horta. Sustentam estes que o que está em causa não é o conteúdo do Orçamento em discussão, nem mesmo os cortes nos subsídios dos funcionários públicos, mas o facto de os apoiantes de Sócrates considerarem que a viabilização, com o voto a favor ou com uma abstenção do OE, será a aceitação tácita da tese do Governo de que houve um “desvio colossal” de mais de três mil milhões de euros. O que seria o enterrar pelos socialistas da herança do último governo e o reconhecimento de que, afinal, os PEC de Sócrates, em particular o PEC IV, não eram solução para a situação económica do país. Precisamente.
 
Via Facebook

sábado, 29 de outubro de 2011

Recibos verdes poupam 270 €



Segurança Social: Reclassificação para trabalhadores independentes

Recibos verdes poupam 270 €

 

O Governo vai permitir aos trabalhadores independentes uma reclassificação fiscal voluntária que pode levar a um "alívio fiscal" médio de 270 euros por ano no IRS.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Bibliotecas Municipais de Oeiras

Amanhã abre ao público a Biblioteca de Oeiras, das 10hàs 13h e das 14h às 18h.
Não perca às 16h a actividade "Sábados de Contos".
Aproveite e escolha livros, DVD's e Cd's.
 Via Oeiras a ler

Isaltino Morais insiste em recurso

Isaltino Morais insiste em recurso


Isaltino Morais insiste em recurso

Os advogados do autarca de Oeiras entregaram ontem à noite um pedido ao Tribunal Constitucional para que volte a analisar o último recurso ali apresentado.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Boas Notícias...


Publicado hoje no JO


Vitalício, hoje, só como alcunha - Opinião - DN

Vitalício, hoje, só como alcunha - Opinião - DN


Vitalício, hoje, só como alcunha

por FERREIRA FERNANDES



Hoje
Ângelo Correia, o último dos ingénuos (e isso, claro, é elogio), interrogado sobre as pensões vitalícias dos ex-políticos e actuais gestores de empresas, quase se engasgou perante a hipótese de ficar sem aquela verba de arredondar o fim do mês (no caso dele, 2200 euros). Aquela pensão é, disse, um "direito adquirido". Adquê?, espanto-me eu. Em Outubro de 2011, direito adquirido pertence à família de ceroula, é termo que nos é muito chegado mas que caiu em desuso. Entre as catástrofes que nos acontecem, incluindo o fim dos direitos adquiridos, acontece-nos também termos de perder a ilusão de que os direitos adquiridos eram direitos e adquiridos. Mesmo os funcionários públicos mais angélicos já sabem que os 13.º e 14.º meses, para o ano e para o ano a seguir, já eram (e até suspeitam o mesmo para os anos seguintes aos a seguir). Os únicos crentes num mundo imutável parecem ser os ex-políticos gestores de topo: acreditam na pensão vitalícia. Homens de demasiada fé! Hoje, para muitos, pode mudar-se do emprego certo para a indigência, e só não se podia, para uns poucos, mudar de pensão vitalícia, é? Pois não é. Seria se aos políticos que mandam lhes interessassem mais os políticos que mandaram do que lhes interessa continuarem a mandar. Ontem, quando havia (ou se julgava haver) margem de manobra, podia ser-se corporativamente generoso. Infelizmente para Ângelo Correia, hoje os que mandam têm, mesmo, de parecer justos.

Tribunal detecta um rol de ilegalidades em parcerias público-privadas de Oeiras

Por Inês Boaventura

Relatório preliminar diz que câmara tentou fugir ao limite de endividamento e aponta diversas decisões lesivas. Executivo municipal está a preparar contestação às conclusões da auditoria


http://jornal.publico.pt/

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

AR debate petição sobre alteração ao estatuto jurídico dos animais

AR debate petição sobre alteração ao estatuto jurídico dos animais

Outubro 21, 2011 por campanhaesterilizacaoanimais
 
O Parlamento debateu, esta sexta-feira, uma petição sobre a alteração ao estatuto jurídico dos animais no Código Civil. O objectivo é que os animais passem a figurar como seres vivos e sensíveis.


--
Campanha de Esterilização de Animais Abandonados
http://campanhaesterilizacaoanimal.wordpress.com/

Os 3 pilares da Campanha:
1.Os canis municipais devem esterilizar obrigatoriamente todos os animais que dão em adopção .
2. As Câmaras devem celebrar protocolos com as associações de defesa animal que actuam no concelho para a esterilização dos animais abandonados que estas recolhem,
 3. As Câmaras devem proporcionar aos munícipes com recursos limitados a esterilização gratuita dos animais que possuem.



--
Campanha de Esterilização de Animais Abandonados
http://campanhaesterilizacaoanimal.wordpress.com/

Couto dos Santos devolve subsídios de férias e Natal


O presidente do Conselho de Administração da Assembleia da República explicou hoje que os mais de dois milhões de euros em subsídios de férias e Natal inscritos no orçamento do Parlamento para 2012 serão devolvidos ao Tesouro.



Portagem no Cais do Sodré? Automobilistas têm de pagar para percorrer rua - Renascença

Portagem no Cais do Sodré? Automobilistas têm de pagar para percorrer rua - Renascença


A minha costela optimista pergunta se será temporário!

No país das maravilhas

Gestores de topo com pensão vitalícia para ex-políticos - Politica - DN


Gestores de topo com pensão vitalícia para ex-políticos

por DN.pt


Mais de 400 ex-políticos de todos os quadrantes, à excepção do BE, ainda beneficiam desta benesse que foi revogada em 2005 pelo PS.
A possibilidade de se acumularem subvenções vitalícias com vencimentos no sector privado faz com que gestores de topo beneficiem ainda daquela benesse. Casos de Jorge Coelho, Manuel Dias Loureiro, Armando Vara ou Ângelo Correia.
Documentos oficiais a que o DN teve acesso revelam que Jorge Coelho - que o DN tentou em vão contactar - acumula o seu salário de presidente da Mota-Engil com uma subvenção vitalícia que no momento em que lhe foi originalmente atribuída era de 2400 euros/mês.
Já Manuel Dias Loureiro, gestor de fundos de investimento - e ex-administrador da Sociedade Lusa de Negócios, holding do BPN -, recebe 1700 euros, sendo que, conforme disse ao DN, não tenciona prescindir a não ser que a lei o obrigue. "Nunca pensei nisso", disse.

Um bom concelho por dia não sabe o bem que lhe fazia

Novo conselho a Passos Coelho - Opinião - DN


Novo conselho a Passos Coelho

por FERREIRA FERNANDES
 

Ontem

Há dias, escrevi, aqui: "Eu gostava, mesmo, era de convencer Passos Coelho a não abandonar aquela ideia de nos convencer de que os governantes estão no nosso barco." Gostava, disse, de o convencer a mudar isto: dois membros do Governo, Miguel Macedo e José Cesário, com casa própria em Lisboa, recebiam, por serem da província, um subsídio de alojamento. Subsídio legal, note-se, mas quando se tira aos portugueses subsídios também legais seria justo retirar aos ministros regalias inexplicáveis em tempos de vacas esqueléticas. Ontem, colegas meus do DN dirigiram-se a Miguel Macedo e José Cesário a pedir-lhes explicações: estariam dispostos a abdicar do subsídio? Como era de esperar, eles disseram que não. Por isso é que eu abordei o assunto de forma gramatical (sujeito/predicado) diferente. Na crónica, a minha proposta tinha o mesmo predicado que foi perguntado aos ministros - a acção de acabar com aqueles subsídios -, mas usei o sujeito certo: o primeiro-ministro. A Macedo e a Cesário não cabe agir, o máximo que poderiam fazer era caridade. Eles disseram não querer dar para este peditório (compreendo, também eu não abdico do meu pequeno-almoço, apesar da fome no Sudão), mas esse não é o problema. O problema daqueles subsídios não é moral, é político. Por isso eu me dirigi a quem deve agir, Passos Coelho. E este só tem de explicar aos seus colegas espoliados o mesmo que achou suficiente explicar-nos: tem de ser.

domingo, 23 de outubro de 2011

Social Laranjinha: Sabe quantos funcionários tem a sua Câmara Municipal?




Que pindéricos!


Câmara de Torres Novas compra carro em segunda mão para o presidente 


O presidente da Câmara Municipal de Oeiras tem um topo de gama "brand new" e consta que não precisou de vender o anterior. 



A revolta das palavras

23.10.11

A faísca e o incêndio

Primeiro, foi a mão de obra clandestina que importámos para as grandes obras do cavaquismo e que tinham de estar prontas a tempo dos calendários políticos de inauguração e digo Cavaco sim, porque parece que este que está em Belém não se lembra que é o mesmo que esteve em São Bento. Milhares de homens, desenraizados, sem família, negros, eslavos, não importa de onde, tudo gente para o trabalho braçal, a viverem sem mulher, sem o aconchego de um lar, em trabalhos duríssimos, habitando na degradação da periferia. Gente que acumulou ressentimentos, que construíram o luxo para os outros vivendo na miséria própria, que criou o seu "ghetto", pelos bairros que são hoje barris de pólvora.
Depois, foi o coração generoso de António Guterres a criar o rendimento mínimo garantido, e a viverem dele, e a continuarem a viver dele, além dos que realmente precisam - e tantos milhares são de uma, pobreza afrontosa - , uma camarilha de exploradores, muitos marginais mesmo, a compensarem aquele vencimento certo com uns "biscates" de quando em vez e umas malfeitoriais sempre que podiam. Gente que se habituou a não trabalhar, a poder ficar manhãs até tarde na cama, a gozar de noitadas. E que agora,ao saberem pelas notícias que o que era doce acabou-se vai entrar no bom e no bonito da ressaca e com ela na violência, porque os hábitos de trabalho foram-se com o regabofe que a permissividade do Estado Social foi consentindo. A que se juntaram os que usaram e abusaram do subsídio de desemprego porque nunca encontravam emprego por não quererem encontrar emprego.
Enfim as mulas de carga do sistema, que alombaram com o trabalho de que saiu o que o País produziu, a sacrificarem-se para além das horas em empregos insuportáveis, a saírem estafados de um turno para entrarem noutro para que houvesse em casa mais pão, a aceitarem trocas para receberem mais algum, os que ainda tinham um "extra" ao sábado e ao domingo, gente que cozia roupa para as grandes superfícies, que fazia limpezas fora do horário nos empregos e noitada em segurança, os que davam explicações depois das aulas, os que se agarravam doze e catorze horas a um táxi. Gente que mesmo assim se endividou, gente que vai agora para o olho da rua por causa da gestão danosa de quem esteve no poder, gente que vive no terror de não poder pagar a casa, gente que já não paga a escola dos filhos, gente que, mesmo no come-em-pé se fica por uma sopa.
Não sei onde, não sei quando, bastará uma faísca para que um incêndio consuma o País no Inverno.
Leio na impressa que o coronel Vasco Lourenço pede aos militares se coloquem ao lado do povo no caso de uma alteração da ordem pública. Dir-se-à que é um sinal, ou uma sugestão, ou um aproveitamento.
Não sei que militares temos ainda num País que terá mais oficiais do que soldados. E se os militares não foram entretanto capados pelos civis e hoje não são apenas o Exército da indiferença, travando a batalha de naval nas repartições ociosas.
Sei sim o povo que temos. E sinto que a revolta está na ordem do dia. Não a das manifestações de rua da greve geral que o aparelho da CGTP e os apparatchicks do PCP conseguem ainda enquadrar, a bem da ordem pública e do sistema, mas a revolta sem partido nem ideologia, a revolta que é a mais que a de extremismos políticos, a revolta sem política e contra tudo, a explosão pura do já não aguentar mais.
O melhor sinal, o mais audível, veio da Igreja. Tem-lhe cabido apontar o Mundo como sacrifício e o Céu como promessa e oferecer rezas e novenas como método, cuidando, através das Misericórdias, dos mais urgentemente necessitados. Ora são da Igreja as vozes de onde surge o alerta. Quando o Patriarcado já não acredita em milagres, talvez não haja Virgem de Fátima que nos valha.
Não sei em que dia nem como nem porquê. Mas ou o Governo pára e pensa que está a ir para além do que lhe é permitido ao carregar nos que mais precisam e ao apoucar-nos continuando a abrir excepções em favor dos mesmos de sempre ou isto acaba mal. Muito mal mesmo.

Publicada por José António Barreiros em 10:26 AM

sábado, 22 de outubro de 2011

Corrida do Tejo - Constrangimentos de Trânsito

por Município de Oeiras

No próximo domingo, dia 23 de Outubro, a Av. Marginal é encerrada ao trânsito automóvel para realização da 31.ª edição da Corrida do Tejo, a mais participada prova de 10km em Portugal, a qual é organizada pela Câmara Municipal de Oeiras e a Nike. Jessica Augusto e Rui Silva integram o grupo de 10 mil atletas que nessa manhã ligam Algés a Oeiras. A partida, que vai ser dada pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, está marcada para as 10H00, de Algés. A meta é na Praia da Torre.

Os constrangimentos de trânsito nesta estrada têm início no dia que antecede a prova, 22 de Outubro, às 21H00, entre Algés e a Cruz-Quebrada.

No dia 23, às 7H50, a Av. Marginal é encerrada no troço entre a Rotunda do Forte de São Julião da Barra e o Alto da Barra e a partir das 9H15, o corte ao trânsito automóvel é feito entre a Rotunda de Carcavelos e Algés.

A regularização do trânsito automóvel no troço entre a Rotunda de Carcavelos e a Cruz-Quebrada prevê-se que ocorra às 13H00. A abertura ao tráfego entre Algés e a Cruz-Quebrada está prevista para as 15H00.

- A Avenida Marginal neste período está reservada apenas a atletas inscritos na prova, sendo estritamente proibido qualquer outro tipo de actividade na mesma.

Mais informação sobre os constrangimentos de Trânsito nas imagens em anexo.


39 – Algés – 2011

Obras em Algés – 37 – Algés – 2011



Para suportar estas obras foi montado, entre a Ribeira e o Campo do UDRA um grande estaleiro conforme se pode ver




Que está a ser abastecido por grandes camiões






As primeiras obras começaram com o corte da Rua Manuel Arriaga entre a Rua António Granjo e a Rua D. João de Castro, decorrendo os trabalhos na Rua Latino Coelho. Mas a interdição da Rua Manuel Arriaga já foi levantada e parece que os constrangimentos estão a respeitar os prazos.


Museus gratuitos? queremos saber a sua opinião….

Museus gratuitos? queremos saber a sua opinião….

Que maravilha!

Buraco de 15 mil milhões


Concessões


Buraco de 15 mil milhões

 

Relatório das Parcerias Público-Privadas enviado à troika mostra que o Estado foi prejudicado em milhões.

Uma luz ao fundo do túnel para 'tratar' a má educação nas escolas?

Faltas dos filhos dão multa a pais


Educação: Estatuto do Aluno dos Açores servirá de base para continente

Faltas dos filhos dão multa a pais

 

Os pais de alunos indisciplinados podem ser multados e até perder os apoios de Acção Social Escolar, segundo consta do novo Estatuto do Aluno dos ensinos básico e secundário da região autónoma dos Açores. Para a Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap), esta será a base do Estatuto do Aluno que o Ministério da Educação e Ciência vai apresentar às escolas do continente.

(...)

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

RTP paga a politicos para comentarem em programas

RTP paga a politicos para comentarem em programas



Polémica

RTP paga a políticos para comentarem em programas


Quarenta e nove personalidades públicas têm avenças semanais na RTP e RDP.

Corrida do Sporting

Texto e imagens: Jacinto Pereira


O atletismo saiu a ganhar com a disputa da primeira edição da Corrida do Sporting, prova que terá sido das provas portuguesas com mais adesão à primeira edição.

Foram 3320 os atletas que cortaram a meta no Estádio Alvalade XXI, meta que só pecou pela localização, imposta por um relvado que o clube salvaguarda no topo das suas prioridades. A partida realizou-se no exterior, na lateral do estádio, com a prova a ir de encontro ao Saldanha, onde fazia o seu retorno antes do Marquês de Pombal, para regressar ao Estádio, no Campo Grande, numa extensão de dez quilómetros.

Com um tempo formidável para a corrida mais uma vez a equipa de atletismo do (Centro Comunitário de Linda-a-Velha), CCLAV, esteve representado com dois atletas Jacinto Pereira e Luís Almeida, que não sendo profissionais da modalidade classificaram-se dentro dos primeiro mil atletas a terminar a prova.


quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Cavaco Silva: corte dos subsídios é a “violação de um princípio de equidade fiscal” - Economia - PUBLICO.PT




Corte salarial para grupos específicos é “um imposto”

Cavaco Silva: corte dos subsídios é a “violação de um princípio de equidade fiscal”

19.10.2011 - 10:52 Por Ana Rita Faria



Cavaco apelou a “um debate aprofundado” sobre as propostas do Governo para o Orçamento de 2012


“Mudou o Governo, mas eu não mudei de opinião”, afirmou hoje o Presidente da República, contestando a eliminação dos subsídios de férias e de Natal para funcionários públicos e pensionistas, que vê como a “violação de um princípio de equidade fiscal”.


(...)

Fiscalização ou lombas, por favor!


Publicado no JO de 18.10.2011

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Parece que já tenho aqui a resposta à minha pergunta...

OBJECTIVO:MUDAR PORTUGAL


SUBVENÇÕES DOS ANTIGOS POLÍTICOS NÃO FICARÃO DE FORA DOS CORTES


«O porta-voz do CDS-PP, João Almeida, afirmou hoje que as subvenções dos antigos políticos não ficarão de fora dos cortes exigidos aos pensionistas.

"O entendimento do CDS é que não é essa a intenção do Orçamento", afirmou à Lusa João Almeida, sublinhando que, caso subsistam dúvidas, poderá ser feito um "esclarecimento na redacção do Orçamento ou será feita uma proposta de alteração".

"O fundamental é que não podem ficar de fora desse esforço, que terá de ser no mínimo igual aos dos pensionistas", acrescentou.

O Diário de Notícias avança hoje que no Orçamento do Estado para 2012 as subvenções mensais dos antigos titulares de cargos políticos, por serem pagas em 12 mensalidades, ficam de fora do esforço exigido aos funcionários públicos e aos pensionistas com o corte nos subsídios de Natal e de férias.

Uma das hipóteses admitidas por João Almeida para não poupar os beneficiários destas subvenções é a aplicação de "uma sobretaxa de 14% em sede de IRS".

O vice-presidente da bancada democrata-cristã sublinhou ainda que estas subvenções terminaram, sendo pagas aquelas que já existiam.»

Pensões vitalícias dos antigos políticos escapam aos cortes - JN

Pensões vitalícias dos antigos políticos escapam aos cortes - JN



A esmagadora maioria dos antigos titulares de cargos políticos vai ficar livre de um esforço especial adicional no âmbito da medida que corta pensões (regime geral e público) e salários públicos, mostra o Orçamento do Estado do próximo ano.

Quando todos os pensionistas que ganham acima de 485 euros vão sentir o peso da austeridade, o JN/Dinheiro Vivo apurou que a larga maioria das subvenções mensais vitalícias pagas a personalidades da política portuguesa recebe a benesse em 12 prestações mensais.

Como o Governo, na proposta de lei do Orçamento do Estado, apenas prevê ficar com o 13º e o 14º mês das subvenções. A medida terá pouco ou nenhum alcance.

*****


Se aos profissionais independentes a recibo verde - mesmo que só tenham tido trabalho 5 ou 6 meses no ano - o Fisco vai dividir esse montante por 14 para determinar o 13º mês,  espero que o mesmo critério se aplique aos subvencionados.


segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O que se vê na TV...



Acabei de ver o sociólogo Boaventura Sousa Santos a apelar a uma Duma, tipo revolução de Outubro. Há gente que não deu pelo passar do tempo. Alguém o pode avisar que já não estamos em 1917, nem em 1968, nem em 1975? Obrigado.

Via Facebook

A procissão vai no adro

A procissão vai no adro


Dia a Dia

A procissão vai no adro

Já estão aí os protestos contra as duras medidas de austeridade (que hoje serão reveladas com a apresentação do Orçamento para 2012), mas podemos seguramente dizer que a procissão ainda vai no adro. A manifestação (de sábado) dos ‘indignados’, que não teve a expressão que se esperaria num país forçado aos sacrifícios mais penosos das últimas décadas, foi apenas o primeiro sinal de um descontentamento que vai inevitavelmente crescer.

(...)

Direito à indignação

Direito à indignação



Sem Rodeios

Direito à indignação

O país esteve à beira da bancarrota porque de 2008 a 2011 houve um governo que fez uma gestão ruinosa.

(...)

domingo, 16 de outubro de 2011

38 – Algés – 2011

UDRA – Assim gosto de futebol



A semana passada houve futebol no UDRA e até regaram a relva dando aspectos muito curiosos





Mas este Sábado às 9h00 havia alegria





E familiares atentos



E até os carros estavam bem estacionados no topo norte do campo.




Muitas vezes ao fim da tarde estes pequenos futebolistas enchem os ares com a sua alegria. Depois sabemos que as equipas mudaram porque o chilrear desapareceu e as vozes são mais fortes. E depois, quando há palavras que os dicionários dizem ser palavrões, sabemos que há futebol a “sério”.


Imagens: Clotilde Moreira / Algés


Manuel da Fonseca



Centenário do nascimento de Manuel da Fonseca

15 de Outubro de 1911

“Foi uma obra desastrosa”

“Foi uma obra desastrosa”


Investigação: Processo começa a ser julgado dia 19

“Foi uma obra desastrosa”

"Foi uma obra desastrosa porque foi muito cara e não conseguiu resolver o objectivo ambiental a que se propunha. Foi mais um péssimo investimento público." As palavras são de Carlos Pinto (PSD), presidente da Câmara Municipal da Covilhã, que desde "o primeiro momento" foi contra a construção, naqueles moldes, do aterro sanitário e da Central de Compostagem da Cova da Beira.

(...)

sábado, 15 de outubro de 2011

Onde cortamos?


Luís Marques Mendes fala sobre a situação financeira de Portugal (mais ou menos há um ano)

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

6º Ciclo da Tertúlia FIM DO IMPÉRIO - "Olhares sobre a Índia" - Livraria-Galeria Municipal

37 – Algés – 2011

Cortes de trânsito


Conforme informação colocada nas vitrinas e está no site da Junta de Freguesia de Algés os SMAS vão proceder a limpeza de colectores e remodelação de redes domésticas e pluviais do sistema de esgotos de Algés, estando previstos cortes de trânsito em diversas artérias.


POR UMA MUDANÇA GLOBAL

POR UMA MUDANÇA GLOBAL

Descubra as diferenças

Um bom exemplo por dia não sabe o bem que lhe fazia!

Oferecendo-me a Passos Coelho - Opinião - DN


um ponto é tudo

Oferecendo-me a Passos Coelho

por FERREIRA FERNANDES  Hoje


Frase terrível e magnífica aquela de abertura da comunicação ao País, ontem: "Não preciso de vos dizer..." Ui, aquilo anunciava o fim do subsídio de férias para o ano... Enganei-me: foi o subsídio de férias e o de Natal. E mais, e mais... Passos Coelho permitiu-se aquela frase porque logo que tomou posse disse que viajaria de avião em turística e de carro próprio para Massamá. Isto é, que está como nós, no mesmo barco da crise. Como bom português esqueci-me, depois, de lhes controlar a aplicação, mas como bom português gostei das medidas humildes. Sempre gostei de políticos que valorizam os exemplos pequeninos. Sobre as grandes catástrofes ontem anunciadas não me pronuncio - é tão fácil acreditar que elas são boas (porque inevitáveis) ou más (porque reproduzem a recessão), que não convenço ninguém. Eu gostava, mesmo, era de convencer Passos Coelho a não abandonar aquela ideia de nos convencer de que os governantes estão no nosso barco. Por exemplo, ele tem dois colegas no Governo, Miguel Macedo e José Cesário, com casa própria em Lisboa, mas que, por serem da província, recebem subsídio (1150 euros/mês) de alojamento. Tudo legal, eu sei, mas também os subsídios de férias e Natal de outros portugueses eram legais e acabaram. Coisinha pouca (poupavam-se 2300 euros/mês), eu sei, mas seria exemplar. Se Passos Coelho me ouvisse, eu comprometia-me, cada semana, a custo zero por causa da crise, a dar-lhe um bom exemplo.

Da falta de pudor dos socialistas quando comentam a sua própria execução orçamental

OEIRAS Sindical: A Verdade factual e cronológica da aplicação do tr...

OEIRAS Sindical: A Verdade factual e cronológica da aplicação do tr...: A CS SINTAP tem sido acusada pela Câmara Municipal nas pessoas do Presidente Isaltino Morais e do Vereador do Ambiente, Ricardo Barros, de ...

Chamem os antigos politicos para serem julgados!


Quatro meses de Governo é que desequilibraram o país? Ou foram seis anos de mentira?
Sem partidarismos, fosse este partido ou o outro ou outra coligação que lá estivesse. Não nos enganem mais...

Em relação à situação a que chegamos até agora eu continuo a espera que os responsáveis, como aconteceu em outros países, sejam chamados a dizer-nos porque é que fizeram negócios do estado absolutamente ruinosos.
E o Sr. Procurador da Republica foi avisado por Juízes ou ex-Juízes do Tribunal de Contas, que tem os relatórios todos, de que é que esta à espera para se pôr a investigar a sério o que é que foi feito?

Que se chamem pessoas que continuam - alguns no Parlamento - a justificar o injustificável e que respondam não só em termos políticos mas em termos judiciais, respondam ao país, que foi muito grave o que fizeram. E aqui há governantes, ministros, secretários de estado e outros que já haviam de estar a responder por isto...

"José Gomes Ferreira"

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Subsídios de Natal e férias podem ter de ser retidos - Política - Sol

Subsídios de Natal e férias podem ter de ser retidos - Política - Sol


SOL TV


13 de Outubro, 2011


O ex-líder do PSD Marcelo Rebelo de Sousa teme que a situação financeira obrigue à cativação dos subsídios de férias e Natal de 2012, e entende que o Governo vá mais longe do que a troika neste contexto.
«Primeiro, os buracos financeiros estão a ser maiores do que se previa em Abril e Maio. Todos os dias se descobrem novos buracos. Segundo, a Europa está economicamente pior do que se pensava em Abril e Maio e vai sobrar para nós. Se não tivermos almofadas, se pensarmos só no que foi decidido no acordo da troika, quando se esperava que a Europa fosse crescer e quando se pensava que o buraco português era só um, de repente, o Governo podia chegar ao fim do ano ou começo do ano que vem sem cobertura nenhuma», afirmou o professor universitário à margem de uma conferência na reitoria da Universidade de Lisboa com o tema «Vamos Avaliar a Troika».
«O que o Governo está a fazer é cobrir-se. Poderão dizer que está a cobrir-se demais, não sei. Tal como a Europa está, e os buracos financeiros que temos, não sei se está a cobrir-se demais», acrescentou.

(...)

Crime e Castigo

.



«um bom pastor deve tosquiar as suas ovelhas, mas não esfolá-las»

Tiberius Claudius Nero Cæsar; 16 de novembro de 42 a.C. – 16 de março de 37 d.C.



EXPOSIÇÃO ARCA DE NOÉ


Exposição Arca de Noé

Data Início:
13-10-2011
Data Fim:
12-02-2012

Local:
CAMB - Centro de Arte Manuel de Brito . Palácio Anjos . Algés


Outras
Informações:
Terça a domingo . 10h00 às 18h00 . Última sexta de cada mês . 10h00 às 24h00


14 de Outubro a 12 de Fevereiro
Terça a domingo . 10h00 às 18h00 . Última sexta de cada mês . 10h00 às 24h00
CAMB - Centro de Arte Manuel de Brito . Palácio Anjos . Algés


EXPOSIÇÃO ARCA DE NOÉ

A magia e o mistério do mundo animal são uma constante desde os primórdios da humanidade.
As primeiras manifestações artísticas que conhecemos são as representações de animais desenhadas no interior das cavernas pelos homens pré-históricos.

E ao longo dos anos há representações animais nos interiores e fachadas de igrejas e catedrais, em tapeçarias, em pinturas e esculturas. Nenhum artista fica insensível ao voo de um pássaro, ao desenho e às cores das penas de um pavão, às asas de uma borboleta, à elegância de um cisne, ao corpo esbelto dos grandes felinos, à sagacidade de um macaco, à languidez dos gatos, ao olhar terno de um cão ou à elegância de um cavalo.

Nesta exposição, pretende-se mostrar a abordagem a este tema feito por artistas nossos contemporâneos, como Júlio Pomar, Lourdes Castro, Paula Rego, Fátima Mendonça e Graça Morais.


INAUGURAÇÃO
13 de Outubro . Quinta . 18h30


INFORMAÇÕES
CAMB . tel. 214 111 400

Um provérbio por dia...

... não sabe o bem que lhe fazia.


"A palavras loucas orelhas moucas"


quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Corrida do Tejo 2011



23 de Outubro . Domingo . 10h00
Estrada Marginal . Algés a Oeiras


Depois do êxito alcançado no ano passado, a Corrida do Tejo arranca para a 31ª edição com muitas novidades e o mesmo desafio: superar a sua melhor marca pessoal nos dez quilómetros do percurso, correndo lado a lado com o rio Tejo.

O percurso adequa-se a participantes de todos os níveis, dos atletas mais experientes aos corredores amadores.


INFORMAÇÕES 

tel. 214 408 540

Será que foi desta?

Inauguração do conjunto escultórico comemorativo do 250º Aniversário do Município 


A Câmara Municipal de Oeiras inaugura o Monumento Escultórico Comemorativo do 250º Aniversário do Município de Oeiras, da autoria de Pedro Cabrita Reis, no dia 12 de Outubro, às 20H00, no Fórum Oeiras (Rua José da Cunha).

Este conjunto escultórico é evocativo de Sebastião José de Carvalho e Melo, primeiro Conde de Oeiras e Marquês de Pombal, homem de visão e figura incontornável da História de Portugal, cuja ligação a Oeiras se exprime não apenas pela atribuição do Foral mas, igualmente, por toda uma obra que continua a perpetuar-se no tempo.

O referido conjunto fica instalado numa zona próxima a um outro espaço urbano de excelência, de homenagem à poesia através da escultura, o Parque dos Poetas.


Isaltino Morais reafirma que está inocente...



O presidente da Câmara Municipal de Oeiras reafirma que está inocente em reacção à decisão do Tribunal Constitucional que rejeitou o recurso para impedir a condenação do autarca por corrupção passiva. Isaltino Morais diz acreditar que tudo será clarificado e sublinha que há ainda vários recursos para serem apreciados pelos tribunais.


http://www.socialaicos.com/index.php/media/videos/62-administrator/video/1130-isaltino-morais-reafirma-que-esta-inocente

Isaltino perde recurso no Constitucional - Sociedade - Sol

Isaltino perde recurso no Constitucional - Sociedade - Sol


O Tribunal Constitucional (TC) julgou improcedente o último recurso de Isaltino Morais, que contestava o facto de lhe ter sido negado um julgamento em tribunal de júri. A existência deste recurso fez com que o autarca fosse libertado, no passado dia 30 de Setembro, impedindo o cumprimento da condenação de dois anos por fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais decretada pelo Relação de Lisboa em 2010. Agora, esta decisão do TC faz com que a condenação do autarca tenha transitado em julgado.

(...)

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Aparelhos eléctricos e electrónicos usados têm mais locais de recepção


A Câmara Municipal de Oeiras associou-se à AMB3E, entidade responsável pela gestão dos Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos, passando o concelho a dispor de 5 locais de recepção (só para equipamentos com menos de 55 cm):

  • - Mercado Municipal de Carnaxide;
  • - Mercado Municipal de Queijas;
  • - Centro Comercial Oeiras Parque;
  • - Centro Comercial Dolce Vita de Miraflores;
  • - Centro Comercial Central Park de Linda-A-Velha.

Para equipamentos de maiores dimensões, deve solicitar-se a recolha através do Nº Verde 800 201 205, lembrando-se ainda que as lojas que vendem equipamentos novos são obrigadas a retomar o seu equipamento usado, de forma gratuita, desde que seja semelhante ao que lá vai comprar.


Via Oeiras 21 Mais

Dedicado a alguns anónimos...

.


Imagem da net




Disclaimer: Obviamente que este post não tem como destinatários os que com o maior respeito, educação e civismo aqui deixam comentários pertinentes - embora até contraditórios - e que exercem o direito de manter o anonimato.

Semáforos em Algés

.

Publicado hoje no JO

Sobre a inevitabilidade de uma política de austeridade

.


Clique na imagem para ampliar


HELP!

.

domingo, 9 de outubro de 2011

"Arte Sacra - Memória Viva" - visitas-guiadas, conferências e visitas-jogo

De: Rui Miguel Governo



Boa tarde,


Enviamos informação para iniciativas culturais relacionadas com a exposição “Arte Sacra – Memória Viva” que está patente ao público no Centro Cultural Palácio do Egipto.


As visitas são gratuitas, no entanto requerem uma inscrição que poderá ser feita para o seguinte e-mail: maria.galvao@cm-oeiras.pt

Contamos com a sua visita.




CMO / Divisão de Cultura e Turismo / Centro Cultural Palácio do Egipto.




Concurso de Fotografia

Até 19 de Outubro (inclusive), pode enviar as suas melhores fotografias para o tema “Estrada Marginal”. Aceite o desafio de pegar na máquina e parta à descoberta desta zona emblemática do concelho, entre Algés e Oeiras, com atenção aos pormenores, lugares e gentes.

PARTICIPE!

Suplemento do Boletim Oeiras Actual - Setembro 11



Escolas


As melhores escolas do País


CMO

Amigo de Sócrates atrasa Justiça


Amigo de Sócrates atrasa Justiça


Caso Cova da Beira

Amigo de Sócrates atrasa Justiça

Empresário da Covilhã pediu para serem ouvidas sete testemunhas que vivem em Inglaterra. Resposta demorou dois anos.




Na foto: António Guterres, Horácio Carvalho e José Sócrates na inauguração da central de compostagem da Cova da Beira, em 6 de Julho de 2001

Maioria quer Isaltino na prisão

Maioria quer Isaltino na prisão



Lusa

Isaltino Morais, recorde-se, esteve detido cerca de 24 horas, entre os dias 29 e 30 de Setembro, a pedido do Tribunal de Oeiras



Hoje, 1h35m

Sondagem: Situação do presidente da Câmara de Oeiras

Maioria quer Isaltino na prisão

A maioria dos portugueses considera que Isaltino Morais deveria estar preso, depois de o autarca de Oeiras ter sido detido e libertado, no prazo de vinte e quatro horas. Segundo uma sondagem CM/ /Aximage, 61% dos inquiridos defendem a prisão do também ex-ministro, contra 15,7%.

Por: Cristina Rita

Mais de 23% não se pronuncia sobre um caso que se arrasta desde 2009, após a primeira sentença contra o autarca.

Entre vários recursos, a sentença inicial foi reduzida de sete para dois anos de cadeia, por branqueamento de capitais e fraude fiscal. O autarca esteve, entretanto, detido cerca de 24 horas entre 29 e 3o de Setembro, por decisão da juíza Carla Cardador, do Tribunal de Oeiras, mas vingou um recurso no Tribunal Constitucional, com efeitos suspensivos da sentença. Isaltino já pediu o afastamento da juíza em causa.

Isaltino, que chegou a ser classificado de autarca-modelo, foi promovido a ministro em 2002, mas demitiu-se por causa do processo que ainda não tem fim à vista. Em 2006, perde a confiança do seu partido, o PSD. Hoje, até a maioria dos inquiridos, que votaram PSD nas últimas Legislativas, acredita que o autarca deve estar detido: 50,2 % contra 27,9% a defender a sua liberdade.

Jogos utilizados para comprar arte

Jogos utilizados para comprar arte



«"O Estado deve acautelar os seus interesses", disse Viegas.»

Modernices

A experimentar as novas funcionalidades do Blogger


Ao vivo no blogue
Baseado em Dynamic Views

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Lixo em Linda-a-Velha

To: 'Departamento de Ambiente e Equipamento'; 'Geral'
Cc: 'jfreglindavelha@netcabo.pt'
Subject: Lixo em Linda a Velha
Importance: High




Exmos. Senhores



Ontem no fim da manhã, 5ª feira dia 6 de Outubro, fui à Rua/Praceta D. Joana Pedroso Simões Alves em Linda-a-Velha e do lado dos números impares (25) estava junto aos contentores estes restos. Tentei pelo 800 201 205 informar mas àquela hora não consegui ligação.

Talvez já tenham levantado…

Os meus cumprimentos

Maria Clotilde Moreira

Algés


Imagem: M Clotilde Moreira / Algés

Buraco de Jardim no banco dos réus

Buraco de Jardim no banco dos réus



Sondagem CM/Aximage: Maioria social-democrata também condena Alberto João

Buraco de Jardim no banco dos réus

Mais de 90% dos portugueses – precisamente 90,3% dos inquiridos numa sondagem CM/Aximage – defendem que o presidente do Governo da Madeira, Alberto João Jardim, "deve ser responsabilizado criminalmente pelo encobrimento do défice da Madeira."

Por: Paulo Pinto Mascarenhas / F.C.

A esmagadora maioria dos eleitores do PSD (83,4%) também responde afirmativamente à pergunta da sondagem realizada entre os dias 3 e 5 deste mês sobre se Jardim "deve ou não ser responsabilizado criminalmente" A nível nacional, apenas 8,0% pessoas têm opinião contrária sobre o assunto.

Em relação ao voto legislativo do passado dia 5 de Junho, a opinião dos eleitores do PS é superior ao da base dos inquiridos: 90,5% dos socialistas entendem que Jardim deve ser responsabilizado criminalmente pelo buraco da Madeira. Já no CDS-PP, a opinião afirmativa é de 81,4%. Nos partidos à esquerda do PS, o resultado é também esmagador: enquanto na CDU a percentagem atinge 98,6% dos comunistas, no Bloco de Esquerda são 88,3% a querer que a Justiça actue no caso madeirense.

É entre os eleitores jovens que se verifica a maior condenação: 92,1% dos votantes entre os 18 e os 29 anos consideram que Jardim deve ser responsabilizado criminalmente, contra 7,5% de respostas negativas. Os habitantes das cidades são os mais críticos (92,6%), seguidos das vilas (90,5) e das aldeias (86,7). As mulheres condenam mais (92,7%) do que os homens (87,6).

Socrates foi recusado duas vezes em Paris

Correio Indiscreto

Sócrates foi recusado duas vezes em Paris

Correio Indiscreto conta-lhe as peripécias de José Sócrates para ser aceite em universidade de Paris.

Por: Paulo Pinto Mascarenhas (paulomascarenhas@cmjornal.pt)

A licenciatura domingueira do ex-primeiro-ministro José Sócrates continua a dar que falar. Mas desta vez dá que falar em francês. Rima e é verdade: a entrada de Sócrates no Instituto de Estudos Políticos de Paris, mais conhecido como Sciences Po da Sorbonne, foi por duas vezes recusada. Isto porque o currículo académico em Engenharia não terá sido considerado à altura da instituição francesa, que tem todos os anos 35 mil candidatos para 3500 lugares.

À terceira lá foi aceite nos estudos de Filosofia, mas para isso teve de entrar em acção o diplomata Francisco Seixas da Costa, embaixador de Portugal na capital francesa, que mexeu e remexeu os cordelinhos necessários para permitir a entrada do ex-chefe de governo na universidade.

Seixas da Costa esteve também na cerimónia de atribuição do doutoramento honoris causa ao ex-presidente brasileiro Lula da Silva, de que o Correio indiscreto deu conta aqui na edição da semana passada.

Nesse dia ficou provado, a quem ainda tivesse dúvidas, que José Sócrates aceitou o convite que lhe foi endereçado por Lula e pela sua sucessora Dilma para ser uma espécie de representante especial dos interesses do Brasil na Europa.

Sem terem de passar por Portugal, uma das portas de entrada dos brasileiros no Velho Continente, grandes empresas do país-irmão, como a gigante petrolífera Petrobras ou a cimenteira Camargo Correia, vão dispor de Sócrates como cartão--de-visita na UE.

Os serviços prestados não se ficam por aqui: o famoso ex-assessor de imprensa Luís Bernardo vai ser a lança de José Sócrates – e do Brasil de Dilma Rousseff – na África lusófona, de Angola a Moçambique.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Recolha de objectos de grande volume

A CMO disponibiliza aos munícipes um serviço de recolha de objectos de grande volume. Basta telefonar para o Ambiente / Equipamentos, Tel: 21 440 8300, dizer a identificação e a morada e seguir as instruções referentes à deposição dos objectos na rua na data combinada.

Este serviço de recolha é grátis para objectos até 3 m3 de volume. Para objectos com volume superior, terá de ser pedida a visita de um funcionário ao local para avaliar o custo da recolha.

Ajude a manter um concelho mais limpo.

Apontamentos de Outono


Apontamentos de Outono
06 Outubro2011 | 11:55
Nuno Garoupa


Passaram os cem dias do governo PSD/CDS. Foram o que foram. O Governo cumpre aquilo que pode cumprir, isto é, aplicar o programa acordado com a "troika


(1) Passaram os cem dias do governo PSD/CDS. Foram o que foram. O Governo cumpre aquilo que pode cumprir, isto é, aplicar o programa acordado com a "troika" com algum atraso aqui e acolá. Pedir que o Governo resolva em cem dias aquilo que são erros profundos de quinze anos de socialismo é demagogia. Exigir que o Governo se oponha a tudo aquilo que foi assinado pelo PSD+CDS+PS e que é menos agradável (privatizações, TSU, reforma do SNS, transportes, etc.) é irresponsabilidade, quando não mera hipocrisia política de quem está agora na oposição. Já o incumprimento de reformas em áreas como as autarquias é preocupante.

O Governo é aquilo que pode ser. Incumpre promessas eleitorais porque não tem força para mudar muito do que está mal. Esgota-se no programa de resgate; não tem nenhuma agenda reformista sólida. Dizer que é um governo neoliberal é pressupor que há uma programa coerente e consistente de reformas. Até agora ainda não se viu nada. E certamente a política orçamental é tudo menos neoliberal.

Fundamentalmente o Governo é mais do mesmo com umas tonalidades mais alegres ou mais criativas que o Executivo de Sócrates. Para quem esperava um Governo reformista é uma desilusão. Mas temo que, dentro do sistema que vigora em Portugal e com os poderes fácticos que verdadeiramente mandam, este é o Governo do possível.

(...)


O lixo


Jornal de Oeiras de 4 de Outubro 2011

Nova máquina de lavar da "Troika"


> O que é preciso é boa disposição e força nas pernas!


> http://www.youtube.com/watch_popup?v=Fl1Hqc1MGJk
>
> ISTO É VERDADEIRAMENTE 3 EM 1 ...

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

36 – Algés – 2011

Semáforos na Rua Damião de Góis



Hoje estavam a funcionar no troço entre a Zinia e a passadeira de peões junto ao Parque Anjos.

Acontece que a maior parte das pessoas, de carro ou a pé, como nunca ali existiram (que nos lembremos) continuavam a circular como antigamente. Os condutores mais atentos, mesmo sem peões, paravam com os de trás a buzinar porque não sabiam que o vermelho é para parar. Os peões mesmo com vermelho na passadeira continuaram a atravessar como anteriormente faziam.



Não será de, enquanto as pessoas não se habituam a esta modernidade, haver ali um Senhor Agente, para sensibilizar os distraídos a cumprirem estas tão elementares regras de atenção?



Telefonei à Policia de Miraflores a dar-lhe conta do que assisti esta manhã naquela zona de Algés e amanhã irei tentar sensibilizar a Junta de Freguesia.


terça-feira, 4 de outubro de 2011

Responsabilização civil e criminal


Ruben Valle Santos



O líder do PSD defendeu ontem à noite a responsabilização civil e criminal dos responsáveis pelos maus resultados da economia do país, para que não continuem «a andar de espinha direita, como se não fosse nada com eles»

«Se nós temos um Orçamento e não o cumprimos, se dissemos que a despesa devia ser de 100 e ela foi de 300, aqueles que são responsáveis pelo resvalar da despesa também têm de ser civil e criminalmente responsáveis pelos seus actos e pelas suas acções», referiu Pedro Passos Coelho.

* * *

Muito bem, sr. Primeiro Ministro, muito bem.

Sucede que eu não tenho meios para os responsabilizar, por me faltarem elementos que fundamentem a queixa criminal. Pelo que não os posso fazer chegar ao MºPº e, assim, obrigá-lo a fazer o que deve fazer por dever de ofício mas... não faz.

E quanto ao senhor, Primeiro Ministro? Já o fez? Tenciona vir a fazê-lo?

Por mim, continuo nessa expectativa. Porque inadmissível será que passem impunes uma vez mais.

Peço-lhe apenas uma fineza: mostre que é diferente e que está realmente disposto a dar, em Portugal, novo sentido aos conceitos "responsabilidade" e "dignidade de Estado".

Passos sugere responsabilização criminal pela crise - Política - Sol

Passos sugere responsabilização criminal pela crise - Política - Sol


Ontem já era tarde!

Da caixa de comentários

Rui Freitas deixou um novo comentário na sua mensagem "AS MANIFESTAÇÕES DE HOJE [1.10.2011] FORAM CONTRA ...":




Rui Freitas disse...

Caro Pedro Correia, quando li o "post" e respectivos comentários, surgiu-me de imediato a vontade de lhe responder. Depois, perante as irrepreensíveis respostas do amigo Ruben (quem felicito pelas palavras e consideração que, tal como eu, tem pela amiga Clotilde), ainda duvidei. Mas não resisto!
Em primeiro lugar, dizer-lhe que, sendo colaborador do "Oeiras Local", nunca por nunca um texto ou comentário meu foi "censurado". Se mais provas não existissem, encontra aqui dois exemplos que fazer cair pela base a sua insinuação de parcialidade do "blog": os comentários da Clotilde, do Zé António e de outros.
Dizer-lhe também, que aceito ter o PSD alguma responsabilidade de governos anteriores; não este Governo, que apenas cumpriu pouco mais de cem dias. E dizer que são culpados, é pura demagogia.
Meu Caro, eu até posso aceitar a sua má-vontade pelos banqueiros (é "profissão" de que não gosto particularmente e a nível mundial), mas daí até concordar que não lhes paguemos, constitui uma grave falta de credibilidade. Com que então, quando V. Exa. pede dinheiro, sabe de antemão que não o quer pagar, é?
Meu Caro, goste ou não (e a Isabel já aqui o escreveu), a verdade é que Sócrates e o seu desgoverno reagiram tarde a e más-horas. Diria mesmo que não reagiram, pois não esqueço que, dois dias antes da chamada "troika" ter dito que viria analisar as nossas contas, Sócrates já o sabia mas insistiu em dizer que... "Jamais"!!! E foi o que se viu, o que se sabe e o que se vai sabendo todos os dias, para nosso mal.
Todos os Estados vivem dos impostos dos seus cidadãos; uns sabem aplicá-los e outros desbaratá-los. Com os desgovernos PS (Soares, Guterres, Sócrates - e até Sampaio, indirectamente), foi um fartar vilanagem.
Nem eu nem você, certamente, gosta de ser "espremido" mas, enquanto a sua "brilhante" solução é não pagarmos a quem nos emprestou e/ou sair da Zona Euro, a minha é tentar que este Governo cumpra aquilo a que Sócrates se comprometeu e o PSD "assinou em baixo"... descobrindo depois que havia mais buracos do que num queijo suíço!
Tudo o mais que refere no seu primeiro comentário, e apesar de concordar que a agricultura, a pesca e alguma indústria devia ser revitalizadas, são pura utopia; muito mais se saíssemos agora do Euro.
Termino, se me permite, com uma gargalhada. É que você ainda é mais "naif" do que eu, quando diz que a riqueza tem de ser distribuída de forma mais igualitária. Acredita mesmo no que escreve?
Se sim, tem uma excelente opção: emigre para a Coreia do Norte ou mesmo para a Líbia (a educação, os tratamentos na saúde, o ensino superior eram gratuitos mas... as valas comuns começam agora a aparecer. Vá lá, não se vergue ao "poder do capital"... emigre!