quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Alves Reis e a economia



Saiu hoje no Jornal Público – 29 de Fevereiro – nas Cartas à Directora. Eu não escrevi Alves dos Reis foram eles que acrescentaram como fazem muitas pessoas.


"Os nossos irmãos do Braziu"

Brasil: Autoridades pedem tradução de passaporte a português




Documento era exigido como identificação do jornalista português, que pretendia apenas matricular o carro adquirido recentemente no Brasil Hoje, 16h37m
     Hoje 15h50
    Jornalista Frederico Roque de Pinho

    Brasil: Autoridades pedem tradução de passaporte a português

     

     

    A autoridade de viação do Rio de Janeiro - Detran - pediu a um cidadão português para apresentar a tradução do passaporte para matricular o veículo, foi esta quarta-feira anunciado.


    "Disseram-me que era o trâmite normal quando se trata de um cidadão estrangeiro. Eu insisti que era a mesma língua, e inclusive trata-se de um passaporte europeu, que possui tradução em três idiomas", contou à Lusa Frederico Roque de Pinho.


    O documento era exigido como identificação deste jornalista português, que pretendia apenas matricular o carro adquirido recentemente no Brasil.


    Face à impossibilidade de fazer uma tradução para a mesma língua, Frederico Roque de Pinho entregou apenas fotocópia autenticada do passaporte. 


    "De facto, ainda não sei se o aceitaram, porque foi feito apenas o pedido, ainda preciso saber se ficou tudo pronto", acrescentou o português, que está no Brasil para fazer um curso de MBA em Finanças, na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro.


    Venda Solidária foi um sucesso

    1


     

    Angariar fundos para ajudar as famílias mais carenciadas da nossa Freguesia foi o objetivo da Venda Solidária, que decorreu nos dias 17, 18, 21, 25 e 26 de Fevereiro, no Mercado de Linda-a-Velha. Dinamizada pela Loja Solidária da Freguesia e no âmbito do Projeto “Linda-a-Velha Solidária”, a iniciativa contou com a afluência de muitos fregueses que ao adquirirem, a preços simbólicos, os géneros que foram doados à Loja Solidária – roupas / calçado / artigos para o lar / brinquedos / livros infantis – não só pouparam no seu orçamento familiar, como contribuíram para esta causa de solidariedade.
    A avaliação da iniciativa saldou-se por um resultado muito positivo, quer pela participação popular, quer pelo valor angariado – 723,00€ -, que vai agora ser encaminhado para as várias ações solidárias que o Projeto está a desenvolver, nomeadamente o Apoio Alimentar mensal, a cerca de 125 famílias de nossa Freguesia.
    A Junta de Freguesia agradece aos Voluntários do Banco de Voluntariado da Freguesia a sua entrega e colaboração na dinamização do evento, à Câmara Municipal de Oeiras, pela cedência do espaço e aos Cidadãos de Linda-a-Velha que demonstraram, uma vez mais, o seu espírito de solidariedade.
     
     
    (Texto não editado)

    O Governo prepara-se para alterar o acordo até 2015


    Francisco José Viegas afirmou ontem que o Governo se prepara para alterar o Acordo Ortográfico até 2015 e que cada português é livre para escrever como entender.

    8:00 Quarta feira, 29 de fevereiro de 2012
    Última atualização há 51 minutos
    Francisco José Veigas: «Não há uma polícia da língua. Há um acordo que não implica sanções graves para nenhum de nós»
    Francisco José Veigas: «Não há uma polícia da língua. Há um acordo que não implica sanções graves para nenhum de nós»
    O secretário de Estado da Cultura admitiu ontem em entrevista à TVI-24 alterar até 2015 algumas regras do novo Acordo Ortográfico, que já está em vigor nos organismos do Estado desde janeiro deste ano.

    Manifestando o seu desacordo com algumas normas, Francisco José Viegas lembrou que "do ponto de vista teórico, a ortografia é uma coisa artificial. Portanto, podemos mudá-la. Até 2015 podemos corrigi-la, temos essa possibilidade e vamos usá-la. Nós temos que aperfeiçoar o que há para aperfeiçoar. Temos três anos para o fazer".

    Questionado sobre a polémica decisão de Vasco Graça Moura que ordenou aos serviços internos do Centro Cultural de Belém (CCB) que não apliquem o novo acordo, o responsável pela pasta da cultura começou por lembrar que o presidente do CCB "é uma das pessoas que mais refletiu e se empenhou no combate contra o Acordo Ortográfico" para seguidamente lembrar aqueles que "não têm qualquer intimidade nem com a escrita, nem com a ortografia, terem vindo criticar e pedir sanções".

    "Para mim é um não-problema. Os materiais impressos e oficiais do CCB obedecem a uma norma geral que vigora desde 1 de janeiro em todos os organismos sob tutela do Estado. O Vasco Graça Moura, um dos grandes autores da nossa língua, escrever como lhe apetecer", acrescentou o governante.

    "Às vezes quando escrevo como escritor tenho dúvidas e vou fazer uso dessa possibilidade, como todos os portugueses podem fazer uso dessa possibilidade, isto é, a competência que têm para escolher a sua ortografia. Não há uma polícia da língua. Há um acordo que não implica sanções graves para nenhum de nós", rematou Francisco José Viegas.




    Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/governo-vai-alterar-acordo-ortografico=f708008#ixzz1nluZkCjb

    “O senhor reitor não mostre mais nada”

    “O senhor reitor não mostre mais nada”




    Lisboa
    16º




    Escutas: Jornais apertam o cerco à licenciatura do ex-primeiro-ministro

    “Ó senhor reitor não mostre mais nada”

     

    Novas revelações do caso do diploma de licenciatura de José Sócrates na Independente

    Por: Sónia Trigueirão

    terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

    Elogio do conflito




    Aqui fica mais uma vez porque nunca é demais ler e reflectir.


    Elogio do conflito




    Opinião

    Todos os governos preferem enfrentar pouca crítica, mas poucos agem brutalmente como o que nos desgovernou entre 2005 e 2011. O grupo de Sócrates usou tão intensivamente a artilharia da propaganda e as pressões para calar críticos que criou com êxito a ideia de que, a haver conflitos na sociedade, tal se devia a uma oposição irresponsável e a uns quantos críticos que deviam ser calados com processos judiciais e altas indemnizações. Quem não se lembra de Sócrates a verberar os "negativismos" dos outros actores no espaço público.

    (...)


    Por: Eduardo Cintra Torres, Crítico de Televisão

    Memórias rastejantes


    Ler esta conversa entre José Sócrates e Luís Arouca, publicada no Correio da Manhã de hoje, acerca dos pormenores da licenciatura daquele, é deprimente.
    Basta atender ao seguinte: José Sócrates sobre um projecto de dissertação, componente essencial de uma licenciatura em engenharia, não se lembra de o ter feito, dez anos antes. Para perceber o alcance deste esquecimento, basta que cada pessoa que fez esse curso entenda que estas coisas não se esquecem. Nunca.
    José Sócrates esqueceu. E foi preciso lembrar-lhe. Nas circunstâncias que acima se descrevem...




    Onde para o acento?




    Público 2012-01-23 Nuno Pacheco


    Não estranhem o título. Se não lhe encontram sentido, saibam que, "agora", é assim que se escreve. No tal "bom português" que por aí se vende como sabonetes. Um exemplo recente: na edição dos contos de juventude de John Cheever ( Fall River e outros contos dispersos , Sextante, 2011), a mesma editora que dera à estampa os fulgurantes Contos Completos , em dois volumes e num português decente, cedeu à tentação da novilíngua. E o pobre Cheever é posto a "escrever" frases como esta (Pág. 134): "Oh, para com isso, Charles! - disse a Srª. Dexter, impaciente." Para com isso... fazer o quê, alguém explica? Cheever não pode, que já morreu. O tradutor também não, porque "é a lei" e ele não tem culpa nenhuma. A editora dirá o mesmo. E, como a vida não "para", temos que aturar isto.

    Temos? Não é assim tão certo. A aplicação do acordo tem vindo a fazer-se, não por qualquer lógica ou aprendizagem mas por métodos mecânicos. Escreve-se um texto, enfia-se no Lince e já está. O Lince é uma espécie de Bimby para as letras, só que, em lugar de fazer bons cozinhados, produz péssimas mistelas. Há quem não se importe. O próprio José Saramago, em Junho de 2008, numa entrevista ao programa Diga Lá Excelência (do PÚBLICO, Rádio Renascença e RTP2), dizia: "Vou continuar a escrever como escrevo hoje. Não vou querer estar a ir constantemente ao dicionário ver se se escreve com "c" ou não. Os revisores encarregam-se disso." Mas aceitava o acordo como uma fatalidade: "Creio que temos de embarcar nesse comboio, mesmo que não gostemos muito. Não há outro remédio." Haver havia, mas tanto insensato encolher de ombros ajudou a que não houvesse. Agora o negócio não "para", como se vê.

    Na sua regular crónica na revista "Atual" (sic) do Expresso , Pedro Mexia, um dos vários que ali (e bem) escrevem "de acordo com a antiga ortografia", veio na edição de 14 de Janeiro defender-se desse epíteto, dizendo que admiti-lo será "como se a língua que a maioria dos portugueses ainda usa se tornasse por simples decreto "antiga": antiquada, decrépita, morta." E, a dado passo, também ele assinala "os imparáveis espalhanços de um "pára" do verbo "para" que perde o acento e talvez o assento." Já alguém lembrou, ajuizadamente, que a aplicação da nova norma a certas frases daria disparate pela certa. Por exemplo, em lugar de "greve geral pára o país", ficaria "greve geral para o país". Totalmente diferente, não? E como ficaria o título de uma das mais recentes crónicas de Miguel Esteves Cardoso, "Alto e pára o baile"? "Alto e para o baile"? A primeira manda parar de dançar; a segunda apela a que se dance. Que idiota terá sancionado isto?

    Talvez todos. Talvez nenhum. O certo é que já se admite que, sim, talvez haja correcções ao acordo, não se sabe quando, mas esta poderá até ser uma delas. E o que sucederá depois, não nos dizem? Venderão os acentos à parte, avulsos, em bolsinhas de plástico, para colarmos nos livros antes assassinados por tamanha displicência? Pedirão desculpa? Indemnizarão os leitores? Serão presos? Nada disso sucederá, porque a estupidez, e não só em Portugal, não é crime. É um modo de vida. E em geral lucrativo.

    Agricultura portuguesa

    Alarguem os V/ conhecimentos – vejam (www.prove.com.pt). Há boa agricultura portuguesa

    segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

    Teatro Radiofónico


    SÓCRATES NÃO SE RECORDA DO TRABALHO FINAL

    SÓCRATES NÃO SE RECORDA DO TRABALHO FINAL
    --ANTIGO REITOR REVELA AO EX-GOVERNANTE QUE HÁ REGISTO DO PROJECTO, QUE NUNCA APARECEU, ASSINADO POR ANTÓNIO MORAIS.

    Preocupado com as suspeitas em torno da sua licenciatura, só no dia 17 de Março de 2007 o ex-primeiro ministro ligou três vezes ao reitor da universidade Independente,Luís Arouca, depois de ter sido questionado por um jornalista sobre o seu
    projecto de dissertação. " Eu não tive nenhum projecto de dissertação", diz Sócrates a Luís Arouca, que,inicialmente, lhe dá razão.
    No entanto,poucos minutos depois, o ex-reitor diz a Sócrates que tem lá o "registo feito pelo António José Morais". Arouca acrescenta :" O António José Morais assinou em como você o fez. Você não se lembra...ele deve ter combinado consigo".
    O registo existe mesmo, e Sócrates até passou com 17, apesar de não se lembrar. A assinatura na folha de notas é de António Morais,que já tinha sido seu professor no ISEL e que na UNI lhe deu quatro das cinco cadeiras.
    Nessa altura,o professor era também seu colega de governo: adjunto do secretário de Estado da Administração Interna, Armando Vara, também amigo de José Sócrates.
    O trabalho final do ex-primeiro-ministro nunca apareceu. Segundo o que diz Luís Arouca no telefonema a Sócrates, o projecto de dissertação"também não era nada complexo".
    No terceiro e último telefonema feito a Luís Arouca no dia 17 de Março,o ex-governante insistiu com o reitor da universidade Independente para que este encontrasse alunos que tivessem feito exames consigo.

    TRABALHO FINAL FEITO EM GRUPO


    SEGUNDO O DESPACHO DO DEPARTAMENTO CENTRAL DE INVESTIGAÇÃO E ACÇÃO PENAL (DCIAP ) QUE ARQUIVOU A INVESTIGAÇÃO À LICENCIATURA DE SÓCRATES, UM ALUNO CONFIRMOU QUE FEZ O TRABALHO FINAL COM SÓCRATES E COM UMA ALUNA. MAS NINGUÉM TEM O TRABALHO.

     
    Fonte: Extraído do Correio da Manhã leia a noticia completa na edição em papel de hoje.

    "Oeiras ainda vai ter uma Praça de Touros"

    O que nos havia de acontecer! O PSD apoia um aficionado como candidato à CMO. Tão aficionado que até insulta os que são contra a crueldade e a tortura de seres indefesos.

    Eu NÃO voto neste candidato!



    domingo, 26 de fevereiro de 2012

    Grande prémio do Dafundo

    A equipa de Atletismo do Centro comunitário de Linda-a-Velha participou hoje no Grande prémio do Dafundo uma prova inserida no 30.ºTrofeu corrida das Localidades.
    A prova teve a extensão de 6.200 km e o destaque da participação do CCLAV, vai para o atleta M-35 Pedro Magalhães que concluiu a prova abaixo dos 4 minutos por km.






    .

    Via FB

    Deputados não poupam AO90

    Deputados do PSD não poupam Acordo Ortográfico

    Mota Amaral, Joaquim Ponte e Lídia Bulcão, os três deputados sociais-democratas dos Açores que há cerca de um mês tinham usado a figura regulamentar das perguntas ao Governo para expressar as suas reservas ao Acordo Ortográfi co (AO), inquirindo da eventual disponibilidade do executivo liderado por Passos Coelho para suspender de imediato a sua aplicação em Portugal, voltaram ontem à carga, desta vez invocando também argumentos de natureza jurídica contra a entrada em vigor do AO.

    Na nova pergunta ontem entregue à presidente da Assembleia, e que tem como destinatário, tal como a anterior, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, os deputados açorianos afirmam continuar a receber, vindas de todo o país, mensagens de apoio à sua primeira intervenção contra o AO e relembram as recém-divulgadas “posições oficiosas” dos governos de Angola e Moçambique, que expressariam a relutância destes países em aplicar o AO – que nenhum deles, até ao momento, ratificou.

    Os subscritores invocam ainda dois argumentos jurídicos que vêm sendo avançados pelos opositores do acordo: o primeiro contesta que o Segundo Protocolo Modificativo do AO, que reduz a três o número de países que têm de ratificar o AO para que este possa ser aplicado, possa ser considerado vinculativo antes de ser, ele próprio, ratificado por todos os países que assinaram o tratado internacional de 1990, no qual se acordava a criação de uma ortografia unificada; o segundo invoca o texto do próprio AO, que estabelece como condição prévia para a sua entrada em vigor a elaboração de “um vocabulário ortográfico comum da língua portuguesa, tão completo quanto desejável e tão normalizador quanto possível, no que se refere às terminologias científicas e técnicas”, algo que, observam os deputados do PSD, “nunca foi feito”.

    O deputado Mota Amaral e os seus dois companheiros de bancada querem saber se “o Governo está disponível para solicitar parecer ao Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República sobre os aspectos jurídicos suscitados quanto à própria vigência do AO e à sua apressada aplicação pelo governo socialista”.

    Luís Miguel Queirós, jornalista

    Via FB

    Abalroa a mulher e da-lhe 5 facadas

    "Agressor entregou-se e, pela lei, PJ não o pôde prender"



    Esta é uma Lei do (des)governo do josé sócrates vilarista...

    .

    José Sócrates quis esconder Inglês Técnico





    .

    Escutas

     

     

    José Sócrates quis esconder Inglês Técnico


    Conheça a conversa em que Sócrates pede a Luis Arouca para não revelar que tinha sido seu professor.

    Por: Sónia Trigueirão

    sábado, 25 de fevereiro de 2012

    Sócrates acerta versão com reitor da Independente



    Escutas a Arouca

     

    Sócrates acerta versão com reitor da Independente


    Sócrates combinou com o reitor da Independente a melhor forma de ocultar os problemas da sua licenciatura. CM revela conversa.



    sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

    http://www.tvi24.iol.pt/videos/video/13579805/1

    Acordo ortográfico: A estupidez dos governantes

    http://manuelaraujo.org/blogando/2012/02/acordo-ortografico-a-estupidez-dos-governantes/

    quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

    Edital 4/2012 AMO


    Sinistralidade rodoviária: o diagnóstico e as soluções do presidente do ACP


    Quem vai pagar os custos do AO90?

    OS CUSTOS DO ACORDO ORTOGRÁFICO
    issuu.com

    Nos 25 anos da morte de Zeca Afonso

    (2 de Agosto de 1929 – 23 de Fevereiro de 1987)

    O nome do José Afonso ficará sempre ligado à História de Portugal na sua ruptura com um regime em ditadura e a Esperança de um início de tempos de trabalho, modificações e novos percursos dignos desta tão velha Nação. Não tem sido fácil é verdade, mas nestes 25 anos de saudade ainda cantamos Os Índios da Meia Praia, Traz outro amigo também, Os Vampiros e a célebre Grândola Vila Morena.
     



    Atenção Oeiras! Cão perdido/ abandonado.

    Olá boa tarde, 

    o meu nome é Sérgio Neto, resido e trabalho na zona de Oeiras.

    Perto do meu local de trabalho, desde há dois dias atrás, que apareceu um cão de porte médio com coleira verde, que envio fotos em anexo.

    Nota-se claramente que o cão anda perdido ou abandonado pois não tem abandonado o local. Seguem algumas fotos em anexo. 

    É normal ouvi-lo ladrar ou ganir num tom aflito. Digo isto porque sempre tive cães e consigo com alguma facilidade reconhecer os comportamentos.

    Envio este email na esperança que alguém tenha apresentado o seu desaparecimento e ande à procura dele.

    Alguma ajuda adicional que possa dar o meu contacto é 91 6606964.

    Os melhores cumprimentos,
    Sérgio Neto






    quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

    Contra o AO90


    O estigma da função pública - Opinião - DN

    O estigma da função pública - Opinião - DN



    Diário de Notícias
    PAULO BALDAIA

    O estigma da função pública

     

    por PAULO BALDAIA 19 Fevereiro 2012

     
    Há um patrão um patrão que não gosta dos seus empregados ou, se gosta, desconfia que tratá-los mal é a melhor forma de garantir o aumento da produtividade. Contra estes funcionários há muitos anos que existe uma campanha para que eles sejam vistos como malandros que vivem dos nossos impostos e nos tratam com desprezo. Quando eles não nos complicam a vida, já conseguimos uma vitória. São cada vez mais e fazem parte de uma clientela partidária. É esta imagem que fomos construindo.


    Como se não chegasse, com o actual Governo, também pusemos no currículo destes funcionários um vencimento acima da média e excesso de regalias. Por causa disto, o Executivo decidiu confiscar- -lhes os subsídios de férias e de Natal e, agora, quer retirar-lhes as regalias que justificaram o confisco.


    É verdade que há na função pública quem não mereça o emprego que tem, mas também há no sector privado. Em nenhum dos sectores a generalização é boa política. Já estou a ficar cansado de ver serem tratados com os pés os portugueses de quem eu preciso para que ao País funcione. Funcionários públicos são os professores que ensinam os nossos filhos, são os médicos e os enfermeiros que cuidam da nossa saúde, são os magistrados, os polícias e os juízes que garantem a justiça... Ora, convinha que parássemos um bocadinho para pensar no que andamos a fazer. Queremos uma função pública desmotivada? Queremos funcionários públicos que vivem com o estigma de serem trabalhadores de segunda?


    Não tardará o dia em que só quererá ser funcionário público quem não tiver competência para trabalhar no privado. Haverá problema na Saúde e na Educação públicas, mas esses são sectores em que há uma aposta clara na privatização. Na Segurança e na Justiça não estou sequer a ver como resolvem o problema.


    Na mira de cortar a despesa pública, os funcionários públicos foram apontados como principal problema. A eles cabe-lhes pagar por todos os pecados do País. De tal forma que a boa decisão do Governo de não considerar feriado o dia de Carnaval aplica-se quase em exclusivo aos funcionários públicos. Para os outros há contratos colectivos a dar folia, como que a provar que afinal as tais regalias não são em excesso comparadas com o privado. Afinal, a grande diferença está no patrão que cada um tem. O patrão dos funcionários públicos tem a faca e o queijo na mão, pode mudar a lei a seu bel-prazer. Lá chegará o dia em que haverá despedimentos na função pública.


    Ler Artigo Completo    (Pág.1/2)

    Cães perigosos à solta


    Jornal de Oeiras de 21 Fevereiro de 2012

    Contra o AO90


    Questões do Estado de Direito - Opinião - DN

    Questões do Estado de Direito - Opinião - DN



    VASCO GRAÇA MOURA

    Questões do Estado de Direito

    por VASCO GRAÇA MOURA

     
    O que é que haverá de comum entre personalidades tão diferentes como Pedro Santana Lopes, Jorge Bacelar Gouveia, José António Saraiva e Henrique Monteiro? Face aos jornais das últimas semanas, a resposta é muito simples: todos defendem o Acordo Ortográfico, todos discordam das posições que tenho sustentado, todos, pelos vistos, entraram em alerta vermelho com os textos publicados no Jornal de Angola, e todos evitam tomar posição sobre questões que são essenciais.

    A primeira dessas questões é a da entrada em vigor do AO. Toda a gente sabe que, não tendo sido ratificado pelas Repúblicas Populares de Angola e de Moçambique, ele não entrou em vigor.

    A ratificação é o acto pelo qual um estado adverte a comunidade internacional de que se considera obrigado nos termos do tratado que subscreveu juntamente com outros estados. No que a este caso interessa, o tratado entra em vigor na ordem jurídica internacional logo que ratificado por todos os estados signatários. A partir do momento em que entre em vigor na ordem jurídica internacional, essa convenção será recebida na ordem jurídica interna do estado signatário. Antes, não pode sê-lo.

    Não estando em vigor na ordem jurídica internacional, nem ele nem, por identidade de razão, o bizarro segundo protocolo modificativo, uma vez que também não foi ratificado por aqueles estados, o AO não está nem pode estar em vigor na ordem jurídica portuguesa.

    Nenhuma das individualidades referidas toma posição quanto a este ponto.

    Ora, sem o AO estar em vigor, a solução é muito simples: continua a vigorar a ortografia que se pretendia alterar. Como estamos num estado de Direito, a solução é só essa e mais nenhuma. E a lei deve ser cumprida por todos.

    A segunda questão prende-se com a exigência, feita pelo próprio AO (art.º 2.º), de um vocabulário ortográfico comum, elaborado com a participação de instituições e órgãos competentes dos estados signatários. Não existe. Qualquer outro vocabulário que se pretenda adoptar, seja ele qual for, será uma fraude grosseira ao próprio acordo...

    A resolução do Conselho de Ministros do Governo Sócrates (n.º 8/2011, de 25 de Janeiro) raia os contornos de um caso de polícia correccional: produz uma distorção ignóbil da verdade ao afirmar, no preâmbulo, que adopta "o Vocabulário Ortográfico do Português, produzido em conformidade com o Acordo Ortográfico". É falso. 

    Nenhuma das individualidades referidas toma posição quanto a este ponto.

    Mesmo que entendessem que o AO está em vigor, uma coisa é certa: nenhum entendimento, nenhum diploma, nenhum sofisma político ou jurídico pode dar existência àquilo que não existe.

    Sendo assim, e não se podendo aplicar o AO por falta de um pressuposto essencial à sua aplicabilidade, continua em vigor a ortografia que se pretendia alterar por via dele. Como estamos num estado de Direito, a solução é só essa e mais nenhuma. E a lei deve ser cumprida por todos.

    O grande problema é portanto o de que cumprir o Acordo Ortográfico, no presente estado de coisas do nosso estado de Direito, implica não o aplicar! Ou, dizendo por outras palavras, fazer de conta que se aplica o AO é violá-lo pura e simplesmente, na sua letra e no seu espírito...

    Nenhuma das individualidades referidas toma posição quanto a esta situação paradoxal de que, certamente, tiveram a argúcia de se aperceber.

    De resto, há muitas outras questões que têm sido levantadas, mas que as mesmas individualidades se dispensam de considerar, mostrando uma suficiência assaz discutível em relação a assuntos que não estudaram e de que, pelos vistos, percebem pouco. Não as abordaremos para já, mas elas não perdem pela demora. Diga-se apenas que nem mesmo o Brasil aceita a carnavalização da grafia que está a ser praticada em Portugal!

    Acrescento que estou um tanto ou quanto farto de ter de voltar a estas coisas com alguma frequência. Mas tenho mais apego à minha língua do que a muitos outros interesses pessoais. E voltarei ao assunto as vezes que for preciso. 

    Para já, trata-se de instar quatro pessoas que considero e com quem tenho uma relação cordial, a que respondam aos pontos que levantei e aproveitem para ponderar as judiciosas considerações que sobre o assunto o Jornal de Angola tem publicado. Não perdem nada com o exercício.

    Artigo Parcial

     

    terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

    Governantes sem cartão de crédito

    Governantes sem cartão de crédito

    Lisboa
    16º C
    António José/Lusa

    Ministro Miguel Relvas diz que agora as coisas estão mais claras


    Governantes sem cartão de crédito

    Nenhum membro do actual Governo tem cartão de crédito pago pelo erário público, ao contrário do que acontecia no anterior governo de José Sócrates. A garantia foi dada ontem ao CM pelo ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas.

    Por: José Rodrigues

    O ministro, que reagia à manchete de ontem do CM, que revelou que governantes socialistas usavam cartão para despesas sem orçamentação, lembrou que a medida foi decidida após a tomada de posse do Governo, numa deliberação do Conselho de Ministros de 5 de Julho de 2011. Efectivamente, no ponto 8 da deliberação lê-se: "Não são emitidos cartões de crédito de contas governamentais para realização de despesas."
    "Ninguém tem cartão de crédito", disse o ministro, acrescentando que isso se aplica não só aos ministros e secretários de Estado, mas também aos chefes de gabinete, directores-gerais e presidentes de institutos.
    Miguel Relvas explicou que os membros do Governo que tenham de fazer despesas no exercício de funções "têm de pagar do próprio bolso e depois, se tiver cabimento, poderão ser ressarcidos".
    Apesar de não ser ainda possível avaliar o nível de poupança desta medida, o ministro considerou que desta forma "as coisas ficam mais claras".


    SUMMAVIELLE NÃO USOU

    O ex-secretário de Estado da Cultura do governo PS Elísio Summavielle confirmou ontem ao CM que tinha cartão de crédito para despesas de representação com um plafond na ordem dos 4 mil euros, mas fez questão de sublinhar que nunca o usou. "Apesar de ter direito, nunca o utilizei. A única vez que o quis utilizar não funcionou por causa do pin [código secreto] e tive de pagar do meu bolso", disse o actual director-geral do Património Cultural.

    Parlamento rejeita beber água da torneira porque sai 30% mais cara do que a engarrafada

    Proposta
     
     
    21.02.2012 - 16:19 Por Ricardo Garcia
     
    O Conselho de Administração da Assembleia da República manifestou-se, mais uma vez, contra a introdução da água da torneira nas reuniões parlamentares, argumentando que o seu custo é quase 30 vezes superior ao da água engarrafada. A ideia de acabar com as garrafas de água mineral no Parlamento tem vindo a ser defendida pelo Partido Socialista, como um exemplo contra a produção desnecessária de resíduos. Uma primeira tentativa, em 2010, aplicável a toda a Assembleia da República, recebera um parecer desfavorável do Conselho de Administração.

    (...)

    MARCOS PERESTRELLO TINHA TAMBÉM UM CARTÃO DE CRÉDITO COM UM PLAFOND MENSAL DE 10 MIL EUROS.

     
    10 MIL EUROS /MÊS POR TITULAR


    O EX-SECRETÁRIO DE ESTADO DA DEFESA MARCOS PERESTRELLO TINHA TAMBÉM UM CARTÃO DE CRÉDITO COM UM PLAFOND MENSAL DE 10 MIL EUROS.


    Nesse gabinete tinham ainda cartão de crédito o chefe de gabinete e o ajudante de campo, um militar,cada um deles com um valor mensal de 10 mil euros.

    Com este plafond mensal,o gabinete do então secretário de Estado tinha um valor total para cartões de crédito de 30 mil euros, montante igual ao do gabinete do então ministro. Nos dois gabinetes, havia seis cartões de crédito, cada um deles de 10 mil euros.
    Ontem o Correio da Manhã contactou Marcos Perestrello,mas, até ao final da noite,não foi possível falar com o antigo Secretário de Estado da Defesa. Fonte: Correio da Manhã
     

    Foi assim que o nosso dinheiro voou!


    Augusto Santos Silva diz que desconhecia o valor do cartão



    Defesa

     

    Santos Silva tinha cartão milionário


    Saiba qual era o plafond do cartão de crédito do ministro da Defesa de Sócrates e restantes membros do seu gabinete.

    Por:António Sérgio Azenha

    segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

    Para quando uma análise séria dos transportes na Cruz Quebrada-Dafundo?

    http://sociallaranjinha.blogspot.com/2012/02/para-quando-uma-analise-seria-dos.html

    2012 – Algés – 3

    Ontem houve festa no UDRA

                                       

    Muito cedo começaram a aprimorar o campo


                                                  
    E depois foi jogar à bola

                                                   
    E a família a conviver com os seus meninos


                                                   
    Ao fim da tarde ainda havia jogo e depois foi tempo de arrumar tudo e quando a noite caiu,  ficou o silêncio.

    É agradável  ver esta miudagem correr e saltar atrás da bola. Os apitos e informações sonoras e os gritos dos “Jogadores” não incomodam: são abafados pela alegria de um Domingo diferente. 
     
     

    "O país precisa de trabalho geral, não de uma greve geral"

    Sexta, 17 Fevereiro 2012 14:12    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
    nmagalhesO líder parlamentar do CDS-PP, Nuno Magalhães, lamentou hoje, durante o debate quinzenal como Primeiro-ministro, que o PS tenha ignorado o tema da reforma da administração pública e do setor empresarial do Estado, tema escolhido pelo próprio Governo.

    Na sua intervenção, Nuno Magalhães enumerou as medidas tomadas que nos últimos meses têm sido tomadas pelo Governo neste âmbito. O líder democrata-cristão lamentou ainda que a lista de dívidas do Estado a fornecedores não seja tão exaustiva como a lista dos devedores ao Estado. “Esta situação desigual não é própria de um Estado que quer ser mais justo", disse.

    O deputado do CDS-PP elogiou ainda o Primeiro-Ministro Passos Coelho por este não esconder dos portugueses o quão difícil é a situação do país e também por não ter tentado "maquilhar" os números do desemprego ontem divulgados pelo INE.
    Para Nuno Magalhães, o importante é, no entanto, que os portugueses tenham a convicção de que os sacrifícios vão valer a pena e que não é parando o país que se resolvem os problemas ou se sai da crise.
    Referindo-se à greve geral convocada para março pela CGTP-IN, o deputado do CDS-PP reconheceu o direito à greve como um direito fundamental e constitucional, mas frisou que este exige que se respeite outro direito fundamental: “O direito à livre circulação e a trabalhar, caso seja essa a real vontade das pessoas".

    Mesmo porque "o país precisa de trabalho geral, não de uma greve geral", concluiu Nuno Magalhães.

    CDS-PP

    Caridade não!

    Artigo publicado hoje nas Cartas à Directora do Jornal Público

    domingo, 19 de fevereiro de 2012

    Cardeal nega-me função essencial


    FERREIRA FERNANDES
    Um ponto é tudo

    Cardeal nega-me função essencial

    por FERREIRA FERNANDES



    Não vou dizer que expulsando o que é natural nos cardeais ele volta a galope: acredito que o que disse o novo cardeal português, Manuel de Castro, foi só dele. E não vou retirar ao cardeal a legitimidade de se pronunciar sobre educação dos filhos lá porque não os faz: admito que um olhar de fora possa ser mais atento. Portanto, com o tal cardeal não generalizo, nem o excluo do direito de opinião. Dito isto, engalinhei por ele ter dito que "a mulher deve poder ficar em casa ou, se trabalhar fora, num horário reduzido, de maneira que possa aplicar-se naquilo em que a sua função é essencial, que é a educação dos filhos". Na verdade, não engalinhei, senti a crista encrespar-se! Senti a minha função essencial de pai educador diminuída. Que é isso de que cabe mais e melhor a elas educar?! Parir, de acordo; mas a educar peço meças. Acordei noites para sussurrar acalmias a choros. Admoestei muito cedo a falta de dizer bom-dia a vizinhos. Mergulhei junto para acabar com medos. Forcei-me a decorar poemas só para a acompanhar. Soube fazê-la sentir que ela estava comigo, mesmo quando estávamos longe um do outro... É certo que não fiquei em casa nem trabalhei menos para a educar, não pude, é a vida. Mas apliquei-me na minha função essencial de pai educador. E a prova é que dei à minha filha ensinamento útil: "És cidadã a parte inteira, mas, nunca esqueças, nada está garantido para sempre." Preveni-a contra si, cardeal.

    Morreu Francisco Igrejas Caeiro



    Morreu Francisco Igrejas Caeiro. Morreu hoje com 94 anos.

    Tive o privilégio da sua amizade, da sua presença e companhia, das suas palavras amigas e de incentivo em muitas das minhas exposições na Fundação Marquês de Pombal...


    O meu profundo pesar. Que descanse em Paz!



    ============


    Informação da FMP às 20:33

    O Corpo do Sr. Igrejas Caeiro irá para a Fundação Marquês de Pombal.

          -Chegada do Corpo à Fundação Marquês de Pombal -15:00 - 2ª feira 20-02-12
          -Partida da FMP / Alto de S.João - 14:30 - terça feira 21-02-12
          -Cremação ás 16 00h

    sábado, 18 de fevereiro de 2012

    Justiça On The Rocks


    SAPO Notícias


    Henricartoon

    tags:

    20 Km CASCAIS


    O Centro Comunitário de Linda-a-Velha vai estar amanhã presente às 10 h com a sua equipa de Atletismo nos 20km Cascais.

    Uma prova com partida na Baía de Cascais tem o seu percurso marcado em direcção à praia do Guincho, fazendo ai o ponto de retorno, percorrendo o sentido inverso até à linha de chegada.

    Um livro de homenagem ao Eugénio Lisboa

    Comecei ontem a ler ontem um livro de homenagem ao Eugénio Lisboa. Um dos escritos era o de um jornalista moçambicano que andava na altura, em 1975, a "mudar de paradigma". Do ritual fazia parte uma viagem com Samora Machel à Coreia do Norte. Onde tiveram a honra de ver o "Grande" Kim Il sung. Mas antes a delegação de jornalistas, em pelota, teve de tomar banho com desinfectante, e tirar sangue e urina para análise, não vá contaminarem os camaradas coreanos. Tal e qual. Sabem o que é interessante? É que o jornalista viu e calou. Escreve agora no livro de homenagem «a reportagem que não tive a coragem de escrever». Mais de dois milhões de mortos depois. Edificante! Chama-se Fernando Magalhães.

    sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

    2012 – Algés – 2



    Carnaval

    Estava anunciado Desfile de Carnaval em Algés, dia 17 de Fevereiro das 10H00 às 12H00 e esta manhã a baixa de Algés viu desfilar as crianças das escolas do Ensino Básico e Jardins de Infância (públicos e privados) desta Freguesia. Depois, sempre acompanhados pela Policia, professores, educadoras, familiares e amigos acabaram no Palácio Ribamar.


    Não tirei fotos pois teriam de ser muitas, mesmo muitas para verem a diversidade das máscaras. Imaginem as espanholas, as bruxas, os cow-boys, as princesas; havia de todos os gostos. Mas um grupo vinha disfarçado de espantalhos: chapéus de palha e “fato” de remendos. Estes fatos todos do mesmo estilo foram confeccionados certamente pelos envolvidos.


    Mesmo em tempo de crise há pequenas coisas que, com boa organização e imaginação, podem ser feitas mantendo a tradição e animando, ao menos, os mais pequenos.


     

    8º aniversário do Jornal de Oeiras


     
    Assinalou-se na passada 3ª feira dia 14 de Fevereiro, o 8º ano do Jornal de Oeiras e eu enviei-lhe os 


    Autarcas de Oeiras inventam assembleias de freguesia para ganharem 25€ à hora!

    Recebido por email

    os podres de Oeiras podresoeiras@hotmail.com

    Autarcas de Oeiras inventam assembleias de freguesia para ganharem 25€ à hora!

     



    Os Autarcas em Oeiras das assembleias de freguesia inventam assembleias atrás de assembleias sem qualquer objectivo para ganharem senhas de presença com o nosso dinheiro.
    As inúmeras assembleias extraordinárias nas freguesias do Concelho de Oeiras têm levantado algumas dúvidas aos munícipes sobre a utilidade das mesmas.
    Para além do facto de estarem sempre às moscas, estão a ser convocadas assembleias para simplesmente os políticos do nosso Concelho dizerem que estão contra a fusão das suas freguesias ou com outros motivos completamente esvaziados de conteúdo e até em certos casos em assembleias que não chegam a existir.
    As criticas começaram a soar posteriormente à ultima assembleia de Caxias que foi um caso paradigmático do cúmulo da inutilidade.
    Esta assembleia de freguesia de Caxias foi a terceira reunião extraordinária consecutiva convocada por um militante do Partido Socialista para os autarcas dizerem uns aos outros aquilo que já tinha sido dito anteriormente em duas assembleias...
    Outro caso que está a dar que falar é a anedótica bancada do PSD da Cruz Quebrada-Dafundo que se dá ao luxo de boicotar assembleias e receber o dinheiro como se tivesse aparecido e participado nas reuniões. Esta bancada do PSD ainda teve o desplante de recentemente convocar mais 2 assembleias inúteis à população para simplesmente andar a mudar as virgulas do regimento da assembleia de freguesia.
    Algés também é um caso duvidoso, são marcadas assembleias em que nada é resolvido e a única preocupação que aqueles autarcas têm em consideração é testar os nervos do actual Presidente da Junta, criticando-o sem razões aparentes.
    Este grupo de munícipes preocupado com a situação política em Oeiras comunicou que irá fazer o levantamento das verbas já gastas com as assembleias inúteis em Oeiras e irá lançar brevemente a temática na Comunicação Social nacional