segunda-feira, 30 de abril de 2012

Estamos em crise!




Venham mais cinco


Zeca Afonso No Coliseu


As verdades não perdem o prazo



Artigo enviado pelo nosso leitor Leite Pereira a quem agradecemos.

Fonte: O CONQUISTADOR, quinzenário regionalista de Guimarães Director Monsenhor Lima de Carvalho

domingo, 29 de abril de 2012

Ontem

À 2ª só cai quem quer...

Governo abre mais excepções salariais para institutos públicos.

http://www.ionline.pt/portugal/governo-abre-mais-excepcoes-salariais-institutos-publicos
Os gestores de organismos com regime especial podem auferir a mesma remuneração que o primeiro-ministro: 6850 euros mensais

O número de institutos públicos autorizados a pagar aos seus gestores um salário igual ao do primeiro-ministro
(6850 euros) continua a aumentar. O governo continua a conceder o estatuto de regime especial a novos institutos.

  • Aqui está como se persiste na aldrabice, na vigarice, na pantominice.

    Não se trata de "FRAUDE" mas de "FRAUDES", porque, na verdade são duas.

    A PRIMEIRA, que deu aso a tudo, é do montante de 1,8 mil milhões de euros, o que se verificou até à estúpida (mal intencionada?) nacionalização do banco. Está a ser averiguada em processo crime, instaurado contra José Oliveira, que se encontra em prisão preventiva domiciliária e Costa e outros.

    A SEGUNDA, do montante de 6,5 mil milhões de euros, ou seja a diferença que vai dos iniciais 1,8 mil milhões para o total de 8,3 mil milhões em que vai já o escândalo total, acontecida por causa da mal intencionada (estúpida?) nacionalização do banco.

    * * *

    Este esclarecimento é de crucial importância para que que todos percebam bem o caso, e não se tente limpar as mãos a quem as tem mais do que completamente emporcalhadas.

    A nacionalização, que não era chamada ao caso, a não ser por razões exclusivamente de baixa política, transformou uma questão de 1,8 mil milhões de euros que era exclusivamente entre o BPN e os seus accionistas e depositantes, num caso de extrema gravidade, que consiste num desperdício de 8,3 mil milhões de euros a suportar pelos impostos dos Portugueses.

    Escamotear isto é aldrabar as pessoas, que é o que se tem vindo a fazer neste caso, de forma absolutamente abominável e merecedora de reprovação geral e pública.

Porquê importar?


                                              

(4º)

Esta tarde passei no Pingo Doce de Algés e fiquei bastante desapontada. Encontrei bastantes embalagens de tomate e sacos de cebolas de origem: Espanha. Não haverá em Portugal estes produtos? Pareciam acabadas de chegar.


Depois: uma quantidade apreciável de alface Iceberg: do lado esquerdo do expositor as embalagens diziam origem Espanha, do lado direito origem Portugal. Perguntei a uma Funcionária se seria engano uma vez que as alfaces eram iguais. Não seriam de origens diferentes


Quando é que deixaremos de ter de importar estes produtos de agricultura corrente e reorganizar a produção portuguesa e a sua correcta distribuição, de modo a não deixar sair de Portugal Euros que tanta falta nos fazem?


sábado, 28 de abril de 2012

Andam-a-brincar-às-touradas-com-o-nosso-dinheiro

 Tiago Mesquita (www.expresso.pt)
 8:00 Sexta feira, 9 de março de 2012



O que se passa neste país falido, de pessoas falidas, de empresas falidas, com um Estado falido e com Câmaras Municipais falidas relativamente ao apoio que se dá ao massacre de touros (peço perdão - dizem os aficionados que é uma nobre arte - digo eu "vão dar sangue" e não o tirem a quem não se pode defender) para regozijo e beneficio de meia dúzia é uma pouca-vergonha. E não me venham com a história da tradição, do retorno, da treta que dá emprego a muita gente porque estamos a falar de valores pornográficos numa época de vacas magras. Querem ver, ou melhor, ler?


Estremoz vai gastar 2,5 milhões de euros para remodelar a praça de touros, 80% deste dinheiro provem de fundos europeus do programa FEDER. Repito: DOIS VIRGULA CINCO MILHÕES! Pergunta: não existirão necessidades prementes, sociais quiçá!, em Estremoz para além desta empreitada? E a existirem não deveriam ter, no mínimo, igual consideração?

 
A C.M da Azambuja gasta 600 mil euros para renovar praça de touros. A C.M. de Vila Franca de Xira só em 2011 gastou em tauromaquia a quantia de 4.447.271 euros! Imagino o que não terá sido gasto ao longo de vários anos. Será possível que ninguém fale disto? Ninguém questiona a utilização de verbas de valor astronómico? Andamos nós a tapar os buracos financeiros da Câmaras que devem dinheiro a tudo o que é fornecedor levando milhares de empresas à falência e milhares de pessoas ao desemprego, para estes senhores andarem a gastar no pagode?


A C.M de Santarém ao longo de vários anos tem gasto milhares de euros na compra de bilhetes para touradas, 150 mil euros só em 2009. O mesmo aconteceu em 2010 e 2011. Também em 2009 a mesma Câmara gastou nove mil euros na compra de 200 exemplares do livro "João Patinhas - Um forcado". Tudo feito através de ajustes diretos. Nove mil euros em João Patinhas? Chamem o Tio Patinhas para gerir estas Câmaras por amor de Deus.


Outro exemplo asqueroso: entre 2004 e 2010 o Governo Regional do Açores, o Município de Angra do Heroísmo e a empresa municipal "Culturanga" gastaram mais de 2.600.000,00 euros em apoios à tauromaquia.


Já em 2012 a Direção Regional do Turismo subsidiou o II Fórum Mundial Taurino com 75.000,00 euros. Sim - 2012 - o annus horribilis da nossa economia, com milhares de pessoas a passarem dificuldades extremas, desempregadas, a perderem a casa, os bens e a esperança, atoladas em dividas num desespero asfixiante. Mas para as touradas não pode faltar, não. Nunca.


Mas o escândalo continua a nível europeu com os contribuintes de todos os estados membros a pagarem subsídios aos ganadeiros de touros de lide. São milhões todos os anos e sempre os mesmos a receberFamílias inteiras de ganadeiros e toureiros recebem subsídios entre os quais se encontram os Telles, os Núncios, por exemplo, ganadeiros como os Palhas, Infante da Câmara, Murteira Grave, etc. Neste último caso - Murteira Grave - recebe como ganadeiro e também recebe como uma empresa denominada Grave Empresa Unipessoal, Lda.


Estes dados, embora disponíveis em diversos websites governamentais, camarários e europeus são do total desconhecimento do comum dos mortais, ou da larga maioria. Sou anti-touradas. Abomino-as. Causa-me repúdio saber que em 2012 ainda habita neste planeta alguém capaz de aplaudir de pé o sofrimento de um animal. Mas isto que acabei de relatar não tem nada a ver com touradas. Isto é uma tourada.


Filomena Mónica. “Sócrates foi um delinquente político" | iOnline

Filomena Mónica. “Sócrates foi um delinquente político" | iOnline

EM CASCAIS TOURADAS JAMAIS!




Isabel Magalhães partilhou a foto de Zé Touro.

O lobbie tauromáquico quer construir uma nova Praça de Touros na linha de Cascais através da associação "prótoiros na Linha"
O PRESIDENTE DA CÂMARA DE CASCAIS JÁ DEIXOU CLARO: EM CASCAIS TOURADAS JAMAIS!
"No que me diz respeito e enquanto Presidente da Camara Municipal de Cascais, posso aconselhar aos promotores desta Associação que não vale a pena perder tempo com o Concelho de Cascais, ainda para mais pela forma especulativa e pouco séria como estão a actuar."


NÃO queremos uma praça de touros na Linha de Cascais



Apresentação do Livro Egos Poéticos



sexta-feira, 27 de abril de 2012

Contra as touradas na linha de Cascais



A futura associação" Pró toiro", penso que é assim que se chama ou vai chamar, insulta o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, por este não querer toiros em Cascais. Carlos estamos todos contigo. Força

PSD convida um pró-tourino para a CMO

PSD convida Moita Flores para Câmara de Oeiras


*****


A notícia já tem uns dias mas é tão absurda que nem apetecia publicar. Oeiras não precisa de um pró-tourino. Oeiras não precisa de uma praça de touros. Oeiras não precisa que os impostos dos munícipes sejam gastos para favorecer lobbies da tourada como aconteceu em Santarém. Oeiras não precisa - sobretudo - de gente assim. Pode até ser que haja uma recusa. Pode até ser uma candidatura fantoche como uma que aconteceu em 2009. Pode até ser que os deuses estejam atentos. Pode ser.



CDU denuncia "má gestão" de Moita Flores - Politica - DN

CDU denuncia "má gestão" de Moita Flores - Politica - DN

Autarquias

CDU denuncia "má gestão" de Moita Flores

por Lusa 24 Abril 2012

 

A CDU acusou hoje a Câmara Municipal de Santarém de ter dado "um contributo, nada pequeno", para a atual situação económica, financeira e social do país.
Em conferência de imprensa para análise das contas de 2011 do município, os eleitos da CDU na Assembleia Municipal de Santarém sublinharam que, ao contrário do "romanceado" pelo presidente da câmara, Francisco Moita Flores, "não foi, nem é, a crise vivida no país a causa da caótica situação económica e financeira" do concelho.


Acusando a gestão do PSD liderada por Moita Flores de "um contínuo aumento do consumo corrente", com a dívida a fornecedores a chegar aos 40 milhões de euros, a concelhia da CDU lamentou que esse consumo corrente tenha impedido a realização de obra no concelho.


"Se o endividamento fosse para investimento, até haveria alguma justificação", afirmou José Marcelino, lamentando que o município tenha perdido os 11,5 milhões de euros elegíveis de fundos comunitários, tendo executado pouco mais de três milhões até ao final de 2011.


"Ao contrário do propagandeado pelo doutor Moita Flores e pelo PSD, a dívida não é consequência do investimento realizado", pois, "apesar das inúmeras promessas feitas, dos inúmeros projetos apresentados com pompa e circunstância", o investimento realizado nos últimos seis anos "raramente ultrapassou os 13% da despesa total efetuada", afirmou José Luís Cabrita.


Para José Marcelino, "é muito preocupante que a receita normal da câmara, que ao contrário do afirmado não desceu em valores globais, só chegue para pagar um terço das dívidas a curto prazo".

Desafio 10.000 Passos – Caminhada na Marginal

A Câmara Municipal de Oeiras vai organizar a IIª edição da Caminhada na Marginal, enquadrada no “Projecto Desafio 10.000 Passos”.

O Evento decorrerá no próximo dia 6 de Maio, a partir das 10.00h. O percurso terá 8km (cerca de 10.000 passos) na Avenida Marginal, entre a Praia da Torre (partida/chegada) e Paço de Arcos (retorno).

As inscrições poderão ser efectuadas entre os dias 1 de Abril e 1 de Maio, podendo a organização antecipar a data de término, caso as 5.000 inscrições esgotem.

O valor de inscrição é de 8€/participante para inscrições individuais e 5€/participante para inscrições de grupo/equipa.

Para mais informações, consulte – http://desafio10000.cm-oeiras.pt

Campanha de Recolha de Alimentos



Campanha de Recolha de Alimentos

A equipa coordenadora do Projeto “Linda-a-Velha Solidária”, com a ajuda de Voluntários do Banco de Voluntariado de Linda-a-Velha, vai levar a cabo uma Campanha de Recolha de Alimentos no próximo sábado, dia 28 de abril.
Em parceria com os supermercados Lidl e Minipreço, a recolha decorrerá entre as 09h00 e as 19h30min.


 
Na vertente do Apoio Alimentar, o Projeto apoia mensalmente 128 famílias da nossa Freguesia, com a entrega de um Cabaz Alimentar.
Apelamos à generosidade dos nossos fregueses.


 
Poderá contribuir nas lojas Lidl (Linda-a-Velha – Av. 25 de Abril; Algés – Rua João Chagas) e na loja Minipreço (Av. D. Pedro V).



quarta-feira, 25 de abril de 2012

Entrega de habitação social

Oeiras

Isaltino pede apoios à construção de habitação social

por Lusa Hoje
 
Isaltino pede apoios à construção de habitação social
Fotografia © José Carlos Pratas / Global Imagens

O presidente da Câmara de Oeiras pediu hoje que o Governo defina medidas de crescimento para o país, principalmente ao nível da habitação social, lembrando que "quem não tem casa não tem nada" (...)

Em dia de comemorações do 25 de Abril, o município de Oeiras assinalou a data com a entrega de 12 habitações a famílias carenciadas, (...)


Jornal Publico de 25 de Abril de 2012


Miguel Portas



Ao ouvir a noticia da morte de Miguel Portas lembrei-me das palavras de Mário Dionísio que me soaram:

E era tão novo e tinha muito para nos dar. 


Miguel Portas (1958 - 2012)

Que descanse em Paz!


«Gostaria de chegar ao fim da vida, olhar para trás e dizer que fiz algumas asneiras, mas que valeu a pena porque ajudei os outros».

"Miguel Portas"


Chico Buarque - Tanto Mar




Grândola Vila Morena


25 de Abril - Sophia de Mello Breyner Andressen



Pela Social-Democracia: Identidade, Convicção, Exigência e Princípios.


 
 
 
«Também nós fomos, em 25 de Abril, descolonizados do poder que nos oprimia»
 
Francisco Sá Carneiro

(Imprensa 1974)

terça-feira, 24 de abril de 2012

Paço de Arcos – Café do Jardim




Passei na 2ª feira na Marginal e vi qualquer coisa nova no Jardim de Paço de Arcos. Perguntei na Junta de Freguesia e… o Café/Restaurante do Jardim, o antigo Lima,  será aberto em 25 de Abril. Parece que nesse dia é só para inauguração. Depois será para quem lá quiser ir. Vamos a ver se será desta.

Um sorriso para Abril






Há lágrimas, há tristeza em muitas conversas neste mês que já foi de muita esperança, de muita alegria. Agora há quem se deixe levar por devaneios de raiva e até de ameaças, pela frustração dos sonhos por cumprir e de uma vida melhor que tarda em chegar. Depois de anos de explosões de alegria muitos foram atrás de falsos profetas e apoiaram promessas de paraísos.
Houve vozes a avisar os embustes, as falsidades e os caminhos esburacados que nos estavam a meter debaixo dos pés, mas uma maioria não quis acreditar e até ajudou (e infelizmente ainda está) a esconder os aguilhões que nos estão agora a empurrar para o fundo.
Apesar de tudo existe “sempre alguém que resiste, sempre alguém que diz não” e que apesar de ainda ser uma minoria, continua a não desistir e tem como palavra de ordem não aceitar “uma pátria parada à beira de um rio”. Esta gente que resiste dá notícias, dá sugestões, desmonta as embustices, aclara as falsidades. É urgente sair da fatalidade, acreditar, estar presente, denunciar as malandragens e não embarcar nas falsas promessas. Nós não somos um povo de mãos vazias: nós temos História que nos garante que podemos ver a nossa pátria florir. Podemos fazer o vento mudar de direcção, encontrar outras soluções e trazer de volta o início do caminho para um País mais feliz.

Maria Clotilde Moreira / Algés 

Imagem da net


Artigo publicado no Jornal de Oeiras de hoje

2012 - Linda-a-Velha - 2

.

O Gabinete do vereador Ricardo Lino Rodrigues atento às "pequenas" coisas.

Ontem, durante todo o dia, os técnicos procederam à reparação de avarias existentes nos candeeiros de iluminação pública, nas luminárias de jardim e à substituição de lâmpadas.



Imagem: Isabel Magalhães


Peça de Teatro "74-12"



 CARTAZ - COMEMORAÇÃO DO 25 ABRIL.1


O país vai de carrinho


segunda-feira, 23 de abril de 2012

Manuel Alegre vai faltar!


Uma alegria nunca vem só. O Alegre também não vai!

Soares fora das comemorações do 25 de Abril


Gostaria imenso de ler que Mário Soares, devido à crise, recusa a pipa de massa que todos os meses recebe para a sua fundação e que provém do enorme sacrifício dos trabalhadores portugueses. Isso sim, seria notícia que atestaria o seu socialismo.


(aqui)

 

Chefes. Grandes câmaras da CDU obrigadas a cortar mais de 60% dos dirigentes | iOnline

Chefes. Grandes câmaras da CDU obrigadas a cortar mais de 60% dos dirigentes | iOnline





O Abril do 25/4
O manifesto "Abril não desarma" de Vasco Lourenço, o maçon da Loja 25 de Abril, pertencente ao GOL, capitão, depois general e agora coronel na reserva e eterno presidente A25A demarcou-se das comemorações oficiais do 38º aniversário do 25/4, por considerar que "as medidas e sacrifícios impostos" aos portugueses "ultrapassaram os limite do razoável".
Parece estar a terminar o ciclo do "sacrifício" de 38 anos a aturar o sr. capitão Lourenço.
http://www.dn.pt/politica/interior.aspx?content_id=2436480

Dia Internacional do Livro

LIVROS

Hoje é Dia Internacional do Livro, em 26 de Março assinalou-se o dia do livro português, e a 82ª. Feira Livro de Lisboa vai decorrer entre 24 de Abril e 13 de Maio no Parque Eduardo VII




Imagem: Maria Clotilde Moreira


Que força é essa, amigo?


domingo, 22 de abril de 2012

A TERRA



Não enterres, desenterres
Nem aterres.
Aceita a TERRA como está:
Alta, rochosa, escarpada
Apenas ondulada,
Árida e desértica,
Funda, profunda
Plana...
Não alteres
Não a mates.
Convive com ela, ama-a
Porque a TERRA, transfigurada,
um dia acorda
E reporá o seu corpo
Em torrentes de lama,
Em rios de água,
Semeando a dor
E a morte.


Maria Clotilde Moreira

DIA DA TERRA

Hoje é o DIA DA TERRA. Respeita-a pois ela é a tua casa




Esta Gente / Essa Gente


O que é preciso é gente
gente com dente
gente que tenha dente
que mostre o dente

Gente que não seja decente
nem docente
nem docemente
nem delicodocemente

Gente com mente
com sã mente
que sinta que não mente
que sinta o dente são e a mente

Gente que enterre o dente
que fira de unha e dente
e mostre o dente potente
ao prepotente

O que é preciso é gente
que atire fora com essa gente

Essa gente dominada por essa gente
não sente como a gente
não quer
ser dominada por gente

NENHUMA!

A gente
só é dominada por essa gente
quando não sabe que é gente 
 

Ana Hatherly, in "Um Calculador de Improbabilidades"
 

sábado, 21 de abril de 2012

2012 – Algés – 13



Sábado de bom futebol – UDRA



                                                           

A assistência já estava sentada e as balizas preparadas







E depois foram todos a correr e a chutar porque eles querem é jogar, correr e meter golos.

“São os putos a aprender” a jogar futebol.

 

Candeeiros de escola custaram 20 mil €

Candeeiros de escola custaram 20 mil €


Bancadas retrácteis, mármores e madeiras de luxo 'embelezam' as secundárias

Candeeiros de escola custaram 20 mil €

 

Custos com electricidade chegam aos 6 mil euros em Tomar. No Bombarral já não há dinheiro para a conta.


(...)

A HISTÓRIA DA MORAL



Você tem-me cavalgado
seu safado!
Você tem-me cavalgado,
mas nem por isso me pôs
a pensar como você.

Que uma coisa pensa o cavalo;
outra quem está a montá-lo.



Alexandre O’Neill

quinta-feira, 19 de abril de 2012

"Corrida Dona Estefânia - Dia da Mãe"


Corrida Dona Estefânia


 
"Corrida Dona Estefânia - Dia da Mãe" (Uma corrida, uma causa, uma festa)

As crianças de Lisboa e Sul do Pais precisam do seu Hospital pediátrico.
No dia da Mãe vamos correr ou andar e recolher fundos para Liga dos Amigos do Hospital D. Estefânia que apoia as crianças doentes, e suas famílias com maiores carências.

No local haverá atelier de desenho infantil, exposição de desenhos das escolas sobre o tema, espectáculo infantil com crianças e pais, hospital da bonecada, etc.
Inscreve-te e pede aos teus amigos que corram ou caminhem contigo e traz a tua MÃE.

 
Vamos a isso, inscreve-te em www.xistarca.pt !

Melhor preso que doente

Melhor preso que doente



 
18 Abril 2012
Correio Director

Melhor preso que doente

 

 

O número de reclusos nas cadeias portuguesas ultrapassa, pela primeira vez desde 2004, os 13 mil. A larga maioria, para cima de dez mil, está a cumprir pena: têm cama e mesa – e só não têm roupinha lavada porque ainda nenhuma alma caridosa se lembrou de a reclamar em nome da dignidade de quem está privado da liberdade.


Por: Manuel Catarino, Subdirector


A população reclusa custa diariamente meio milhão de euros aos contribuintes. Mal por mal, mais vale na cadeia do que no hospital. E é verdade. Um doente internado num hospital público é obrigado a pagar a taxa moderadora. Um criminoso à sombra nada paga: tem tudo à borla, dormida e comida, e até direito a assistência médica de graça.

Contrato rasgado

Contrato rasgado


Há milhões de portugueses, entre os 30 e os 60 anos, que descontaram para um sistema de pirâmide e que se arriscam a ser burlados por uma D. Branca.  

(...)

Quadras de António Aleixo



Há tantos burros mandando
Em homens de inteligência,
Que às vezes fico pensando
Que a burrice é uma ciência!

Uma mosca sem valor
poisa c’o a mesma alegria
na careca de um doutor 
como em qualquer porcaria.

Co'o mundo pouco te importas
porque julgas ver direito.
Como há-de ver coisas tortas
quem só vê o seu proveito?

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Conversas Informais no Museu de Marinha



 

Mais uma vez a pulverização dos passeios com herbicida

A CMO tem o hábito de mandar pulverizar passeios com herbicida, sem que haja uma informação prévia à população por meio de avisos colados em locais visíveis. Na semana passada, mais uma vez, as vítimas foram os animais domésticos apanhados no processo e que ficaram com vómitos e diarreia. 

Há uns dois ou três meses, em idêntica situação, quando um empregado de uma empresa em 'outsourcing' andava a pulverizar herbicida num jardim público de Linda-a-Velha ao início da tarde, sem se incomodar minimamente com as crianças que por ali brincavam, liguei para a o departamento dos verdes da CMO mas não serviu de nada. Quando será que a vereadora do pelouro mostra preocupação com um assunto desta gravidade?

ERA ABRIL


Acordei
Era Abril
Vesti-me
De Liberdade

O Sol
Era vermelho
Incendiou-me
A vontade

Andei pelas ruas
Vagueando alegria

Era Abril
Nessa dia

De Helena Paz – Poemas da Velha Casa

terça-feira, 17 de abril de 2012

Avenida da Liberdade: Uma cartinha da EDP

Avenida da Liberdade: Uma cartinha da EDP

Por aqui quase tudo na mesma




Continua o estacionamento selvagem em curvas, cruzamentos e entalados em becos sem saída. Muitas vezes cruzamo-nos com a Polícia que passa mas não actua. Parece que, no Município de Oeiras, a Policia não tem nenhum reboque e por isso não tem meios para retirar os carros. Mas ao menos podia actuar numa perspectiva de sensibilizar os prevaricadores e levá-los a cumprir regras de segurança. Há locais crónicos, sinalizados já pela Junta de Freguesia que os vai reportando superiormente mas com nenhuma resolução visível.  
Também os semáforos da Rua Damião de Góis e entrada da Av. dos Combatentes nunca mais são complementados com luz avisadora para os automobilistas para melhor coordenação com a passadeira de peões.
Quanto a monos e lixos continuam cenas tristes: uma parte importante dos moradores continua a colocar os lixos de qualquer maneira, fora dos contentores mesmo quando há espaço dentro deles. Os monos - cadeiras, restos de armários, colchões, fogões e até restos de sanitários - ficam dias e dias nos passeios porque não há comunicação com os serviços de recolha. E roupas? Ficam estendidas a sair dos sacos à espera que alguém as meta nos caixotes do lixo.
Coisas positivas podemos referir o espaço infantil no Jardim de Algés onde muitos avós estão a levar os netos com satisfação pela sua limpeza e manutenção.       
                  De assinalar também a mudança do Espaço Jovem que, deixando a Rua 
                  de Olivença, está a ser instalado no Palácio Ribamar na sala do ex-posto 
                  de atendimento, mesmo ao lado da Sala de Exposições. Será uma maneira 
                  de dar mais vida a este agradável local que envolve aquele Palácio.
 
 
Maria Clotilde Moreira
 
Artigo publicado hoje no Correio do leitor do Jornal de Oeiras

II Ciclo de Orgão de Linda a Velha - Concerto de Nicolas Roger


II Ciclo de Orgão de Linda a Velha - Concerto de Nicolas Roger
    • Sábado, 21 de Abril de 2012
    • 17:30 até 18:30



  • Igreja Paroquial de Linda a Velha

  • Inserido no II Ciclo de Orgão de Linda-a-Velha, este próximo dia 21 de Abril, terá lugar na Igreja Paroquial de Linda-a-Velha o recital de Orgão de Nicolas Roger, pelas 17h30.



    Este ciclo, promovido pela paróquia de Linda a Velha, tem o apoio do Instituto Gregoriano, do Banco Espírito Santo, da Junta de Freguesia e do Município de Oeiras, se bem que este ainda não chegou… 


Charles Murray anuncia assim as 4 verdades básicas sobre a Educação:




#1. Há alunos a mais a frequentar as universidades.

#2. Mais de metade dos alunos estão abaixo da média em inteligência e conhecimentos.

#3. As capacidades, sobretudo as intelectuais, mas também as outras, variam de indivíduo para indivíduo.

#4. O futuro do país depende sobretudo da forma como educamos e instruímos os alunos intelectualmente mais brilhantes.

Outras verdades enunciadas por Charles Murray no livro Real Education:

#5. Os políticos não têm a noção de que existe uma enorme heterogeneidade intelectual entre as crianças e os jovens. Tendem a ignorar esta verdade simples: as capacidades diferem muito de indivíduo para indivíduo.

#6. É um erro pensar que é possível ensinar tudo a toda a gente. Por mais maleável que sejam os alunos há limites inultrapassáveis. Por mais que os professores se esforcem há alunos que não conseguem aprender determinadas matérias. E não conseguem porque não querem ou porque não têm conhecimento prévios ou capacidades intelectuais suficientes.

#7. É um erro e uma vigarice intelectual exigir que todos os alunos transitem de ano.

#8. É um erro obrigar todos os alunos, seja qual for o nível das suas capacidades, a seguirem uma via de ensino e um currículo que se destina a prepará-los para frequentar a Universidades. Fazer isso é negar aos alunos com menos capacidades intelectuais, pelo menos metade do total, uma formação técnica ou e profissional que lhes permitiria a aprendizagem de um ofício com aceitação no mercado de trabalho: carpinteiro, eletricista, mecânico, canalizador, cozinheiro, etc.

#9. Os alunos intelectualmente mais brilhantes estão a ser negligenciados nas escolas e nas universidades. Esses alunos precisam de programas mais exigentes e devem poder avançar a ritmos mais rápidos.