segunda-feira, 18 de setembro de 2006

visita guiada Circuito Histórico da Medrosa


Desta feita e guiados pelos Drs. Jorge Miranda e Joaquim Boiça, a manhã de sábado último foi ocupada com um fascinante percurso histórico pela área da Medrosa, que começou no Quartel da Medrosa — actual COFT, Comando Operacional das Forças Terrestres, antigo RAC, Regimento de Artilharia de Costa — e terminou na Quinta de São Pedro do Areeiro. Como todas as outras, também esta visita foi organizada pela Associação Cultural de Oeiras ESPAÇO e MEMÓRIA.

Logo no Quartel da Medrosa, foi-nos dada a possibilidade de compreender a área da antiga Qta. da Medrosa e a sua interessantíssima história.
Nesta quinta, hoje ocupada em parte pelo Quartel, apreciámos a mansão onde, segundo a tradição, em 1810 esteve alojado o Duque de Wellington, aquando da sua passagem por Oeiras na construção e inspecção do seu plano de defesa, que ficou conhecido por "Linhas de Torres", o qual era em Oeiras constituído por um vasto conjunto de baterias e redutos fortificados.
A mansão tem anexada uma modesta mas interessante Capela, sob invocação de S. João Nepomuceno, cujas paredes têm bonitos silhares de azulejo.
Das antigas cocheira, lagar de vinho, casa da fruta, casa do caseiro e adega, nada resta.

Seguimos então para uma outra preciosidade da área. O monumento evocativo ao valoroso General Gomes Freire de Andrade, distinta figura do liberalismo e da Maçonaria portuguesa.
O monumento encontra-se erigido no preciso local onde, a 18 de Outubro de 1817 foi humilhantemente executado Gomes Freire de Andrade.
Trata-se de um belíssimo trabalho em pedra, concretamente uma cruz, sobre um grande pedestal, estando cercado o conjunto por um muro poligonal com gradeamento em ferro.
Foi mandado erigir em 1853 pelo barão da Vitória da Batalha, à data governador da Fortaleza de São Julião da Barra. Este monumento é ainda hoje um importante local de romagem cívica e da Maçonaria.
Lamenta-se que este conjunto, de tão grande relevância na nossa História, quer local quer Pátria, que esteve em tempos acessível do exterior pela actual Estrada da Torre, esteja actualmente encerrado nos limites do território da NATO, só sendo possível o acesso mediante autorização especial, difícil de conseguir, e com rígidas medidas de segurança.

Daqui partimos para a Bateria do Areeiro.
Propriedade do Ministério da Marinha, mas actualmente desactivada, logo desocupada, é lamentável e confrangedor o estado decrépito em que se encontra, visível até do exterior.
Trata-se de uma edificação importante, da qual era dirigido o fogo das peças de artilharia que defendiam a Barra do Tejo, até há bem pouco tempo atrás. Ela própria chegou a estar equipada com peças de artilharia.
É sem dúvida um espaço que, devido à sua localização, ao lado do Forte do Areeiro, com uma bela vista para o estuário do Tejo, tem um enorme potencial turístico, histórico-cultural. Lembramo-nos, p.ex., da instalação dum museu.

Terminámos a visita na importante e ainda imponente Qta. do Areeiro.
Nesta pudemos apreciar o enorme casarão, onde vivia José Diogo da Silva, proprietário da Fábrica de Lanifícios de S. Pedro do Areeiro, a qual ficava precisamente um pouco abaixo da sua casa, próximo da Ribeira da Lage, nuns pavilhões que ainda existem, transformados em residências, na R. de São Pedro do Areeiro — esta rua é aquela onde ficava o antigo tribunal, numa vivenda.
No lado norte da casa é visível uma imagem certamente inesquecível para todos aqueles que frequentaram o Liceu de Oeiras. Refiro-me à interessante torre dos relógios, quatro no total, simultaneamente cisterna.
É notável nesta casa, que só pudemos ver por fora, um singelo registo de azulejo com a figura de São Pedro. De notar ainda os belos varandins em ferro forjado e gradeamentos de algumas janelas, também em ferro forjado assim como as cantarias, nomeadamente a que encima o portal do acesso poente, com belas volutas.

Uma importante nota final sobre esta residência: havia trabalhadores no local e do que se conseguiu apurar a casa está a sofrer obras. O que não se conseguiu saber, até pela ausência de placa com a licença da obra, foi a natureza da intervenção. Talvez um, mais um, condomínio fechado. Tenhamos esperança que a obra seja bem executada e que os elementos arquitectónicos característicos do séc. XIX, nomeadamente os referidos trabalhos em ferro e cantarias, assim como a traça geral do edifício, com um impressionante terraço a sul, não desapareçam, substituídos por alguma construção pseudo-moderna e incaracterística, tão ao gosto dos aviltadores do património histórico e cultural da nossa terra.
Para já, um curioso, singelo e único conjunto de casas centenárias que desciam do lado direito da rua (Rua da Torre), mesmo em frente ao casarão, foram demolidas e no local está a ser edificado... o quê? um prédio?


imagem: © cv comunicação visual 2006. Clique na imagem para ampliar.

6 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Caro JAB;

Excelente trabalho o teu...!

Uma leitora agradecida!

Um beijinho.
I.

o scriptum - já tenho pc. e estou quase pronta para o 'embate'! :)

Unknown disse...

Olá Isabel,

Obrigado pelo elogio, que acho exagerado.
Sou apenas um modesto escriba que procura, com as suas pobres capacidades, manter as pessoas informadas sobre as coisas boas que vão acontecendo.

bjs,

p.s. (o scriptum, não o do sócrates... :) ): Aguardo ansiosamente a tua volta às 'lides' bloguistas. Toca a postar!

Anónimo disse...

Desculpa, me ter "infiltrado" sem o conhecer. Mas sou uma estudante muito interessada na casado Dr.José Diogo Da Silva, por acaso sabe me informar se essa mesma, casa teve um descendente ou é da camaera Municipal?

Anseio respostas.

Com os meus melhores cumprimentos

Unknown disse...

.

Caro(a) Anónimo (02 Novembro, 2007 21:42),

Desconheço a que casa se refere e não sei responder.
Se pertencer à câmara, esta poderá dar uma resposta. Basta perguntar-lhes.

Já agora, se puder, esclareça-me sobre essa casa. O que é, onde fica e porque é tão importante ? Obrigado.

Cumps,

.

Unknown disse...

.

Em especial para o/a anónimo, a quem respondi um pouco precipitadamente, até porque este post já é antigo, tem mais de um ano, e não percebi a que casa se estava a referir.

O prédio da Quinta de São Pedro do Areeiro, que aqui chamei 'casarão' e que pertenceu e foi morada de José Diogo da Silva, nunca o vi designado por 'casa do dr. José Diogo da Silva'. Isso induziu-me em erro, isso e também que eu saiba o J. D. da Silva nunca ter sido doutor.

Não percebi de que casa falava. Pensei que se estivesse a referir a uma outra casa qualquer duma outra freguesia, casa de mim desconhecida.

Voltando a este prédio, o que sei está no post.
As poucas vezes em que lá passei perto deu para ver que as obras continuam.
Creio que o prédio chegou a estar habitado por descendentes do dono original.
A zona térrea, inclusive, creio que esteve alugada (conheci um moça nos tempos do Liceu que morava lá com as tias e que não tinha nada a ver com o J. Diogo da Silva).
Mas se havia descendentes, faleceram há muito, certamente.
Nos últimos anos a casa era habitada por pombos que entravam pelas vidraças partidas. E, quem sabe, por um ou outro fantasma... :)

A maior parte da quinta foi sendo alienada com o passar dos anos.
Os pavilhões da fábrica de lanifícios foram os primeiros. Foram repartidos e convertidos em habitações.

Quem ficou com a casa ? Algum descendente ? A Câmara ? Alguém que entretanto tenha adquirido o prédio ?
As obras actuais parecem estar a ser feitas por um privado. Fala-se num condomínio fechado.

.

Cláudia Rosado e Silva disse...

e parece que é mesmo... "O Palácio da Quinta de São Pedro é um
deslumbrante condomínio privado. Datado do
século XIX, este edifício histórico foi totalmente
reconstruído, dando lugar a um espectacular
empreendimento com seis apartamentos e
uma moradia, com características únicas,
amplos jardins e piscina."