quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Telmo, O Grande

O Telmo tem 16 anos e é um jovem talentoso, filho de angolanos, que vivem num bairro social em Paço de Arcos. Venceu o mais importante concurso para jovens bailarinos, ganhou uma bolsa para estudar numa escola à escolha em qualquer parte do mundo e foi distinguido com o prémio de melhor bailarino europeu. Partiu para a Rússia, para estudar na maior Academia de Ballet do mundo. Dois meses depois, os jornalistas foram encontrá-lo em São Petersburgo, onde fica a escola onde estuda, a Academia de Ballet Vaganova, na qual se formaram alguns dos maiores bailarinos que o mundo já conheceu, como Rudolf Nureyev ou Mikhail Baryshnikov. Nela, Telmo aperfeiçoa as técnicas de dança clássica. É na Academia Vaganova que vai passar o Natal longe dos pais e dos amigos.
“Telmo, O Grande”, é uma reportagem da autoria da jornalista Sandra Vindeirinho, com imagem de Fernando Andrade, edição de Arthur Paiva e pós-produção áudio de Luís Mateus.

Hoje às 21h. - Em Reportagem - depois do Telejornal, na RTP 1
imagem do Google, daqui .

6 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Num mundo em conflito é bom saber que ainda há uns quantos que conseguem encontrar o seu caminho.

Os melhores votos para o TELMO.




o scriptum: J, 8:51 am?! Não dormiste? :)

Unknown disse...

.

É verdade, Isabel,

De vez em quando lá se abre uma janela e em casa de alguém entra o Sol (que nasceu para todos).

Os bairros sociais não 'produzem' apenas gangs e jogadores de futebol... :)

o scriptum: Dormir, dormir... dormi, mas 'munta' mal.

bjs

..

Rui Freitas disse...

Tens toda a razão, Amigo Zé,
O Sol deveria nascer para todos, mas quase nunca é assim...
Felizmente, o Telmo - que há alguns anos já dava nas vistas, pelo seu virtuosismo na dança -, ultrapassou essa "barreira".
Hoje, é o orgulho de muitos, aqui em Paço de Arcos, no Alto da Loba; amanhã, será certamente orgulho de Portugal. E temos tão pouco para nos orgulhar, nos últimos anos...

(Peço-te autorização para "roubar" o teu "post" para o "Pinhanços")

Anónimo disse...

Cá em Portugal o SOL nasce cada vez menos para a larga maioria. Por acaso, e alertado pelo amigo J. Baptista, vi o excelente programa sobre o Telmo. No meio de tanto dinheiro mal gasto em programas obsoletos e alienantes foi um momento de qualidade, dos também cada vez mais raros momentos feitos com o dinheiro de todos nós.

Parabéns ao TELMO.

Unknown disse...

.

Caro Rui,

Por mim, é 'gamar' à vontade. :)

Abraço

.

M.A.R. disse...

Vi a reportagem na TV e fiquei encantada com o Telmo e com os comentários feitos a seu respeito pelos mestres. Prometi a mim mesma ficar com atenção ao seu percurso como bailarino. Está também lá uma miuda portuguesa cujo nome, de momento, não recordo.