terça-feira, 26 de dezembro de 2006

Ota – Parecer de Catedrático do IST

.
Ota 2006

Os terrenos alagados na Ota

O "Público" publicou na primeira página do número de 22 de Novembro, uma fotografia de terrenos, neste momento alagados, da área prevista pelos "Aeroports de Paris" (ADP) para implantação do aeroporto da Ota. Se este aeroporto vier a ser construído será, certamente, a maior construção da Europa em leito de cheias.
Mas convém dizer mais o seguinte: a cota dos terrenos que aparecem na fotografia é de cerca de 5 metros acima do nível do mar e a cota prevista pelos ADP para a plataforma do aeroporto é de cerca de 30 metros.

Será, assim, necessário fazer um aterro com cerca de 25 metros de altura sobre os terrenos representados.
Estes terrenos, na zona das ribeiras, são terrenos argilosos e o firme (bed rock) encontra-se a cerca de – 20 metros.
Os estudos até agora divulgados parece revelarem a intenção de usar para fazer o aterro o " tout venant" retirado das zonas com cotas mais altas.

Mas, a construção de aeroportos tem exigências muito especiais.

No caso da Ota, a consolidação das pistas exige: ou o uso de estacas com cerca de 50 metros; ou a substituição por areias de todo o material argiloso do leito das ribeiras acima do bed rock à semelhança do que foi feito no aeroporto de Macau; ou a consolidação dos terrenos argilosos por meios mecânicos, processo muito moroso e delicado, sobretudo num local sujeito a inundações.
Convém perguntar aos "Aeroports de Paris", que ganharam o concurso para assessoriar a NAER, qual é a solução que preconizam ou, então, se assumem a responsabilidade de dizer que o " tout venant" pode ser depositado no leito das ribeiras sem nenhuma, preparação prévia.

Só depois será possível fazer um orçamento credível, o planeamento do estaleiro e a calendarização da obra.

António Brotas
Professor Catedrático Jubilado do IST


Foto não disponível

(enviado por e-mail pelo leitor Fernando Rezende, com pedido de publicação)

17 comentários:

Unknown disse...

.

Um PPS muito interessante está AQUI, e também pode ser encontrada imensa informação AQUI.

post scriptum: O aeroporto da OTA é prós OTÁrios...


Abraço

.

Consciência Critica disse...

Por mais questões que se levantem, o aeroporto irá sempre ser construído. Ou os caros blogonautas esquecem-se que grande parte dos terrenos quer do aeroporto, que os circundantes, pertencem à corte mais proeminente na nação socialista????
Podem vir os estudos mais catastróficos, que o guito será para eles uma certeza!

Unknown disse...

.

Caro Consciência Critica

Sê-lo-á, sê-lo-á...

Mas contra a minha voz. Nunca ninguém dirá que eu fiz parte dos que encolheram os ombros e voltaram as costas (nesta e noutras matérias).

Eles 'andem' aí...

Cumps
.

E disse...

Com a experiência que os nossos pilotos têm em Macau e na Madeira, aterrar num leito de cheia ou num plano líquido é trivial! É como ir de Lisboa a Dakar!

Consolidar o terreno da Ota não é uma coisa do outro mundo, caros bloggers. O AIM (Aeroporto Internacional de Macau) foi construído em áreas ganhas ao mar, pior que leito de cheias - e o de Hong Kong também. Mas como foi feito lá pelos locais, fazer o mesmo por cá deve ser mesmo impossível... é melhor desistirmos, baixarmos os braços... Deixo aqui duas referências, uma do Jornal Vida Ribatejana e outra da Revista Macau. Aquela referência a tornar o Ribatejo como a 3º região turística, logo após o Algarve e Lisboa, deixa-me todo arrepiado. Brrr... Já tou a ver os € fugirem todos cá de Lisboa...

Eu até gostava que começassem a discutir o preço que o Estado - e os contribuintes - paga para manter operacional a REFER, a TRANSTEJO, a CARRIS, a METRO de LISBOA e os prejuízos cíclicos destas operadoras de transporte, além dos investimentos que assumiram, atingindo um total de 9 mil milhões de € (segundo fonte do DN Transportes). Mas não, porra pá, têm que ser a Ota e aquela coisa que deve ser só para ricos, porque está a 40 minutos de carro de Lisboa (e Barajas em Madrid está a 1 hora de carro da cidade, mas como a gasolina lá é mais barata, tá tudo porreiro).

...e eu preocupadíssimo, pá... tal como o Politicopata...fóooonix!

Um feliz OTArio assumido.

Anónimo disse...

Concordo que tecnicamente não será impossível construir o aeroporto nesses terrenos, mas caramba, não há outros terrenos melhores?

Começo a pensar que essa história dos terrenos serem propriedade de algum "tubarão" poderá ter algum fundo de verdade...

Tanto terreno que existe a Norte de Lisboa, a 20, 30, 40Km... não se conseguia arranjar um terreno com dimensão suficiente para um aeroporto?

Anónimo disse...

E os desonestos? E os que estão como assessores do Isaltino na Câmara, como o anterior e o actual presidente do PSD/Oeiras? E os presos em Caxias? Também não têm direito a um bom ano novo?

Que discriminação. Não há direito!

Anónimo disse...

Caro Sr. DC,

Com grande alegria verifico que continua no blog!!
Com grande tristeza, vejo que mantém hábitos antigos... permita-me recordar-lhe que deixou em aberto questões de primordial importância para os leitores, pois como sabe, não respondeu a nenhuma pergunta que lhe formulei (verificar tema PILOTOS), deixando-se levar pela emotividade, talvez dada a sua posição neste blog... será???
Sr. DC, sinceramente, uma vez mais não o consigo entender... o Sr. quer comparar investimentos de cariz nacional, importantes, é certo, mas discutíveis, com incentivos ao uso do transporte público, numa cidade como Lisboa???
Questiona inclusivamente os milhões (gastos ou investidos??) que são direccionados para parte da rede de transportes públicos que servem a capital deste país?? Será que o entendi?? Sinceramente... lá está você a mudar de conversa... sacristia novamente?? por favor, seja incisivo nas respostas e não distraia os mais desatentos... já agora, porque não referiu os milhões gastos para a formação de Pilotos gastos anualmente pela Força Aérea?? e porque não o valor direccionado para o SNS?? Por amor de Deus...
Sinceramente, o Sr. tem este dom, pelo simples facto de se falar de pilotos, o Sr. fica descontrolado, mas tem de entender que, pelo facto de se sentir endeusado, não é DEUS!!! É um cidadão, como todos os outros, e deverá entender que o que aqui se discute, não é o investimento em si, a sua necessidade, mas antes o valor da obra e o porquê desta localização, tendo outras alternativas. Claro que o Sr., uma vez mais, para inserir em cena o seu folclore, confunde propositadamente tudo, mas aqui lhe peço, uma vez mais, RESPONDA COM VERDADE, DEIXE A CONVERSA DE SACRISTIA!!!

Major Silvério

Anónimo disse...

Olha o Major. Então já te deixam aceder à NET a partir do Julio de Matos?

Já aprendeu a ler e a escrever ou continua o mesmo burro de sempre?

Maj/ART Valentão
NIM 52506274

Anónimo disse...

Esta grande besta que assina 'major silvério' ainda não percebeu que não tem autoridade para moderar o debate e que ninguém está interessado nas questões que ele coloca.

O cretino ainda não percebeu que é mais um que vai ficar a falar sozinho...

ass.: Primeiro-Sargento Mata Cavalos

Anónimo disse...

Primeiro-Sargento Mata-Cavalos,
Boas Entradas em 2007 e cuidado com os burros na estrada!

Ò XÔÔÔÔ Bento, admita que é o Major Silvério de vez! Deixe de ser Cobarde e ADMITA-O!

Major/ART Valentão
NIM 52506274

Anónimo disse...

Caro Major Valentão

Agradeço e retribuo os votos.

Quanto aos BURROS, se fosse só na estrada...

Já viu o calibre deste Bento, que é tão idiota que responde ao autor da carta, sem perceber que o citado Professor Brotas provavelmente nunca ouviu falar deste blogue e não sonha sequer que o seu texto foi aqui publicado a pedido duma terceira pessoa !? É como se alguém pusesse aqui um texto do Eça de Queiroz e o fulano respondesse ao Eça... Eheh

É preciso ser uma autêntica cavalgadura para não o ter percebido. Está lá escrito.

E o animal ainda faz QUEIXINHAS ao sôtor a respeito da marginal... Ahahah

É hilariante. Parti o tarolo a rir com estas bestialidades !!! O homem não existe !
Às vezes suspeito que o Herman José anda aqui disfarçado...

É muito mais divertido ler estes comentadores que ver o Gato Fedorento !

ass.: Primeiro-Sargento Mata Cavalos

Anónimo disse...

Ao cuidado dos Senhores Mata Cavalos e Valentão:

Lamentável!! Descabido e totalmente IRRACIONAL!!!
Estes são os adjectivos que no meu entender melhor se encaixam aos infelizes comentários que V/Exas. insistem em opinar... apenas uma ressalva, que não poderia deixar de referir... não é minha intenção insultar os animais, que, mesmo irracionais, há muitos bem mais educados que estes senhores... conheço um, o meu amigo de todas as horas, boas e más, mas sempre presente, O MEU CÃO, educação é com ELE!!!
Estes Senhores, certamente mandatados pelo outro Senhor, aquele que assina por DC, não passam de dois infelizes que gostariam, algum dia, de ter um minuto de glória!! Ambos tencionam crescer, mas têm o mesmo problema que aqueles que sonharam um dia ser DEUS... precisam de protagonismo, ribalta, e pensam que insultando tudo e todos, conseguirão atingir os seus fins, NÃO OLHANDO AOS MEIOS... sem EDUCAÇÃO, sem RESPEITO, sem NÍVEL!!

Quando alguém consegue escrever "voçê", por duas vezes seguidas, com um "ç", o que significa que estamos perante um erro grave, e não um lapso, penso que os comentários para estes Senhores deverão ser poucos, pois sujeito-me a escrever e ambos não entendem... julgo que os presentes do blog são testemunha viva que NUNCA INSULTEI NINGUÉM, JAMAIS O FAREI E NUNCA REAGI A INSULTOS DE BAIXO NÍVEL, MAS CERTAMENTE ENTENDERÃO QUE ESTES SENHORES SÃO INDIGESTOS, ÁCIDOS E BEM TEMPERADOS!
Como não costumo e não quero andar no lodo... deixo os cumprimentos para todos e um desejo de boas entradas para TODOS, sem excepção, pois EDUCAÇÃO é algo que tenho e que os meus pais sempre se preocuparam em me dar!

Major Silvério

Anónimo disse...

O AREIAS É UM CAMELO,

TEM DUAS BOSSAS E MUITO PÊLO...

Anónimo disse...

Sou levado a concordar que esse tal de Senhor Bento, o cidadão das mil caras, é exemplar único, como acabei de ler aí atrás. Constato que a Senhora Isabel Guimarães tem razão, a criatura não percebe nada de nada o que explica as confusões que tem armado e as agressões consequentes.

Eu se fosse à Senhora punha esta gente na rua, já que estou convicto que são vários, e não era com conversas de luva branca mas sim de forma enérgica e definitiva.

Anónimo disse...

Voz de burro não chega ao céu.

Anónimo disse...

Ó anónimo das 00:28!

é por isso que EU cá em cima não te oiço!

assinado: DEUS

Anónimo disse...

Antonio Manuel Bento said...
Caro Professor António Brotas,

Antes de mais deixe-me cumprimentá-lo e dizer-lhe que é, e, será sempre uma honra, ler, debater, analisar e tentar, em união, alcançar consensos tendo por base informações e estudos técnicos que apenas e só Professores universitários da sua craveira poderão aqui trazer a debate de forma idónea e imparcial.
É fundamental que o conhecimento científico, sustente decisões de princípio. Creio que no presente caso e, também no projecto do TGV, o que existe são palpites de ocasião que uns e outros, julgando-se senhores da verdade ou seres iluminados, lançam para a praça pública sem qualquer suporte técnico/económico/científico, numa atitude típica de meros iletrados discorrendo os chamados “lugares comuns” que qualquer um é capaz de dizer. Falta enfim, sapiência e é por isso que julgo ser deveras importante o seu contributo.
Ninguém, para além de uma certa classe politica, tem conhecimento dos estudos que sustentam os planos estratégicos traçados e decididos para estas infra-estruturas. O cidadão contribuinte e honesto que paga os seus impostos e com contribuições de uma vida para a caixa de previdência não sabe nem poderá saber as verdadeiras conclusões de estudos que, a existirem, são segredo de Estado, ou pior, nem sequer existem.
É por isso que urge parar de imediato com o processo OTA/TGV. Pelo problema dos aterros de que o Professor fala, pela necessidade de colocar a tal estacaria e pelo desconhecimento desses e de outros pormenores por parte de um dos investidores da obra, para muitos o Estado, mas que é na realidade O CONTRIBUINTE!
Aproveito a oportunidade para e, a propósito da má utilização das infra-estruturas em Portugal, lhe dar conta do que se passa em Oeiras: Uma estrada nacional utilizada para se praticar “desporto” sendo para isso fechada ao trânsito automóvel para que alguns afoguem pesos de consciência ambientais. Uma pista de corta mato no Estádio Nacional, para cidadãos, ai sim, correrem, utilizada diariamente como pista de MotoCross!!! Este circuito já foi inclusive palco da partida do raly de jeeps!!!!!
Julgo que estas e outras situações são de facto e com efeito escandalosas e lesivas para o interesse de Oeiras e dos oeirenses em particular.

António Manuel Bento, um cidadão ao serviço da comunidade.

28 Dezembro, 2006 14:41

___________________________________

Caro Professor Antonio Brotas...

EHEHEHEHEH! EHEHEHEHEH!Há bués que não me ria assim.

Amanhã trago uns colegas lá da empresa pra gente curtir isto.