domingo, 16 de março de 2008

A GARÇA E OS JARDINS DA QUINTA REAL DE CAXIAS







Ver com pormenor aqui


Jardins da Quinta Real de Caxias

"Um belo exemplar das típicas quintas em moda durante o século XVIII, foi mandada construir pelo Infante D. Francisco. Foi quinta de recreio de D. Maria I e D. João IV, e D. Luís que o usou como residência durante algumas semanas, antes de se estabelecer no Palácio da Ajuda. Nestes deslumbrantes jardins, concebidos à semelhança dos do Palácio de Versalhes, encontramos vários lagos com diferentes jogos de água e arbustos com formas geométricas, a evocar a sofisticada vida social da época. Neste espaço verde também podemos observar uma bela cascata, estátuas em terracota da escola de Machado de Castro e algumas plantas, de entre as quais se podem destacar as palmeiras e as araucárias. A Câmara Municipal de Oeiras estabeleceu um protocolo com o Estado Maior do Exército para a recuperação, manutenção e utilização dos jardins. Esta iniciativa mereceu o Prémio Europeu atribuído à Recuperação de Jardins Históricos. (Imóvel de Interesse Público)"

Com os agradecimentos a http://viajar.clix.pt/tesouros.php?id=221&lg=pt

2 comentários:

Anónimo disse...

A conclusão é que este é um Concelho cheio de coisas bonitas, com interesse e onde sabe bem estar. Há recantos e encantos para todos os dias e para todas as populações das 10 freguesias.Estou assustada com o que pode acontecer ao palácio dos Arcos em P. de Arcos. Será que tudo tem de levar uns "acrescentos"?

Clotilde

Isabel Magalhães disse...

FL;

Óptima escolha já que estes jardins são um dos ex-libris do concelho.

Há uns anos, talvez quase dez, participei de uma visita guiada por alguém que muito sabia do assunto. Infelizmente esqueci o nome do senhor mas lembro-me que tb visitámos o Palácio onde está instaldo o INA.