quarta-feira, 16 de abril de 2008

SIM OU NIM?

Tratado de Lisboa: Sócrates relativiza perda de peso
Portugal
O primeiro-ministro, José Sócrates, relativizou hoje a perda de peso de Portugal na União Europeia com as novas regras de funcionamento, considerando que se trata de uma «questão de talento» para negociar.

«Não se trata de uma questão de peso, mas uma questão de talento», afirmou o primeiro-ministro, sublinhando que as novas regras de funcionamento da União Europeia consagradas no Tratado de Lisboa «obrigam a negociar» e a que cada país consiga «as suas maiorias».

O Tratado de Lisboa, sublinhou, «não tem nada que possa ser diminutivo para Portugal».

Tratado Lisboa: Alegre alerta para perda de peso
Portugal
O deputado socialista Manuel Alegre alertou hoje para a perda de peso de Portugal na União Europeia, devido à alteração de equilíbrios dentro da instituição a favor dos estados mais populosos prevista no Tratado de Lisboa.

«Portugal volta a perder peso. Trata-se de uma perda marginal, é certo, mas ainda assim de uma perda de poder institucional», afirmou Manuel Alegre, numa intervenção num debate sobre o Tratado de Lisboa promovido pelo grupo parlamentar do PS e que decorreu durante a manhã na Assembleia da República.

Por exemplo, acrescentou, enquanto a Alemanha passará a pesar 16,75 por cento do total dos 27, o dobro dos 8,4 por cento que tem hoje com o sistema de votos ponderados, Portugal passará de 3,74 por cento para 2,14 por cento. (...)

2 comentários:

Rui Freitas disse...

Ao "pinócrates", não lhe faltará talento, certamente, pelo menos em duas coisas: (des)governar Portugal e "criar" "belos" projectos arquitectónicos. No mais, é o que se tem visto... e sentido!
E ainda acham que os que defendiam o Referendo não tinham razão? Nós avisámos. Agora, "habituem-se"!!!

Isabel Magalhães disse...

Pobre País o meu...