quarta-feira, 25 de março de 2009

Isaltino Morais começa hoje a ser julgado pelo caso das contas do sobrinho na Suíça

Última hora
Estado reclama 1,3 milhões de euros e acusa autarca de corrupção, abuso de poder e fraude fiscal

25.03.2009 - 10h25 José Bento Amaro
Quatro anos depois de ter sido constituído arguido, Isaltino Morais vai, finalmente, começar a ser julgado. O presidente da Câmara de Oeiras apresenta-se hoje no Tribunal de Sintra onde, de acordo com o despacho proferido pelo Ministério Público, irá responder por alegados crimes de corrupção, fraude fiscal, participação económica em negócio, abuso de poder e branqueamento de capitais.

O autarca é acusado de ter omitido ao fisco e ao Tribunal Constitucional a existência de contas bancárias na Suíça e na Bélgica (KBC Bank). Nessas contas, Isaltino, que já exercia o cargo de presidente da Câmara de Oeiras desde 1986, depositaria dinheiro que, segundo a acusação, lhe era entregue no próprio gabinete. Esse dinheiro seria destinado a pagar favores, nomeadamente o licenciamento de loteamentos e construções e ainda permutas de terrenos. As verbas em causa terão sido depositadas entre Março de 1994 e Abril de 2001.
Leia mais em Público

6 comentários:

Anónimo disse...

O mamífero diz que só agora vai poder falar. E o sobrinho? e as frigideiras? e os sacos de cimento? Quem é que falou nisso? O mamífero deve estar com alzheimer....

Anónimo disse...

Em Oeiras há muita gente que sabe quem são os outros que não estão sentados no banco dos réus.
Se o presidente da cmo recebeu assim tanto dinheiro onde estão todos os que lho deram?

Anónimo disse...

E para quando o julgamento do caso Freeport? E da falsificação de habilitações do PM? E das suas assinaturas em projectos de pocilgas com azulejos de retrete? E o P. Pedroso/ Casa Pia? E a Felgueiras?

Jorge Pinheiro disse...

O que é isto comparado com o Madoff ou o Oliveira e Costa? Este até promoveu emprego!

Anónimo disse...

Não foi o Eça que disse que isto é uma choldra?

expressodalinha, desculpe: claro que há pecados e desvios de vários tamanhos MAS é sempre um comportamento que não pode ser ignorado e promover emprego (?) não pode ser desculpa.
GIGI

meninaidalina disse...

Expressodalinha desculpe mas eu concordo com a GIGI. Os empregos que eventualmente criou foi de compadrio e mais, isso a mim não me serve de desculpa para se for condenado em Tribunal por corrupção .