quinta-feira, 29 de abril de 2010

Fui à Assembleia de Freguesia de Algés

Habito numa freguesia interior e, de cada vez que saio de casa, tenho que atravessar as vizinhas freguesias da Cruz Quebrada e de Algés. Carnaxide não tanto porque gosto de ver o mar e irrita-me, solenemente, gastar 20 minutos para percorrer a Av. 25 de Abril até à auto-estrada. Ontem mesmo li no edital que se ía falar de buracos e, como prezo os pneus e a suspensão do meu carro, fui saber das expectativas.
Certa de que qualquer Algesino - entre os quais a Clotilde Moreira e o João Salgueiro - tem uma melhor e mais completa abordagem da Assembleia, deixo-vos a minha que é apenas a forma como, enquanto espectadora, vivi aquelas 3 horas de trabalhos.


Assembleia de Freguesia no Palácio Ribamar - Algés
Afinal, não houve 'mortos e feridos' nem cabeças partidas. Tudo gente civilizada! Alguns recorrentes - e desnecessários - 'picanços' do actual presidente da JFA à anterior presidente; o sistema de amplificação de som da bancada do PSD com muitas interferências o que impossibilitava seguir a 100% as intervenções e, se calhar, foi por isso que não percebi a razão de ter sido vetada a compra de uma carrinha de sete lugares + carga como pretendia a JF. Tanto quanto ouvi e percebi, a compra parecia-me ser uma boa opção, economicamente e não só, porque há, efectivamente, carga para transportar, e era menos onerosa do que a manutenção e seguros dos dois 'Opel Corsa' já com 10 anos, isto no dizer do presidente da JF. Mas eu nada sei de política nem voto em Algés...
Alguma 'pedra partida' apesar da batuta firme do presidente da Mesa; distribuição de cravos às senhoras, - o meu agradecimento a Rui Valente, deputado do PS, que me ofereceu um.
A pedido de alguém foi concedido um intervalo de 5 minutos - não olhei para o relógio mas parece-me que esse tempo foi excedido - e aproveitei para ver a exposição de pintura patente no local.
Retomada a sessão, e depois de esgotado o tempo adicional de 30 minutos sem ter sido completada a Ordem de Trabalhos, muito boa noite meus senhores, até ao dia 5 de Maio no mesmo local para continuar a discutir os pontos em agenda.
Saí com o poema 'O Futuro', do Ary dos Santos - lido pela Clotilde - a ecoar em cadência...
"Isto vai meus amigos isto vai..."

Sem comentários: