terça-feira, 20 de setembro de 2011

O regresso

.


Artigo publicado hoje no JO


O Regresso



Oficialmente já todas as escolas estão a funcionar. Para muitas crianças é a primeira vez que vão para a escola, mas para a grande maioria é o regresso não só à sala de aula mas ao convívio dos seus amigos.

Mas este ano, esta época que devia ser de alegria, está muito condicionado pelas notícias que todos os dias nos chegam na comunicação social: turmas com muitos alunos, professores por colocar, faltas de pessoal auxiliar, escolas fechadas, alunos deslocados e a obrigação de reduzir gastos na luz e no gás.

E no Município de Oeiras? Ainda não é possível sabermos as falhas importantes que possam estar por resolver. O ano passado a falta de pessoal auxiliar levou quase seis meses a resolver como aconteceu na escola Prof. José Augusto Lucas de Linda-a-Velha onde os alunos não podiam utilizar as casas de banho por falta de limpeza.

Também aqui, o clima é relativamente ameno mas o corte obrigatório nas despesas pode levar muitas salas de aula a ficarem desconfortáveis. Claro que há sempre quem lembre o clima agreste do nosso interior ou outros tempos (que não desejamos que voltem) em que as salas de aulas eram frigoríficos e que digam que um casaquinho mais grosso tudo resolverá.

Mais do que nunca é necessário que as Escolas, pais e responsáveis autárquicos se unam no levantamento das falhas existentes, no encontro de soluções necessárias e obriguem os responsáveis a resolvê-las de imediato a bem das nossas Escolas. Apesar dos muitos constrangimentos e tendo como base as informações que são divulgadas, a estratégia de Oeiras para a educação tem sido considerar esta uma área prioritária e tornar real o Plano Estratégico de Equipamentos Educativos do Concelho. Esperamos que este Município intervenha directa e mesmo indirectamente no apoio à resolução das falhas detectadas.

Sem comentários: