quinta-feira, 16 de julho de 2009

O Profeta verde-lima

Aqueles que estavam com ele, quando o ouviram dando uma conferência de imprensa à porta do Tribunal, ficaram bastante perplexos; e, depois de muito conversarem entre si, naquela noite, no Parque dos Poetas, Pedro disse a Emanuel: “E se ele for mesmo condenado? Ficamos descalços"!

Ele, ía a passar e ao ouvir o diálogo replicou:

Tenho-vos instruído com paciência. Dei-vos a conhecer todas as alegrias e encantos do poder, das mordomias, da adulação, da impunidade. Dei-vos isto tudo sem que a populaça vos apontasse o dedo. Dei-vos a segurança contra aqueles que, por não vos darem valor, buscam a vossa e minha destruição. Paguei-vos despesas de representação, gasolina, carro, secretária, os mini-MBA e até vos emprestei a suite no Solplay. Tudo fiz por vós.

Pois, de agora em diante, para aqueles que realmente desejem entrar no meu "inner circle" e discernir o significado de ser verdadeiramente irmão, vou falar muita coisa ao povo. Direi que os partidos têm sacos azuis e utilizarei parábolas, para que e aqueles que desejarem saber a verdade possam encontrar o que procuram. Mas os nossos inimigos têm de ser penalizados nas urnas.

Olhou-os nos olhos e disse: "Conto convosco nesta cruzada".

Afastou-se expelindo o fumo branco do charuto dizendo: "Eu tenho de ganhar".

Emanuel e Pedro, perante o discurso, sentem a tensão passar e congratularam-se, um com o outro, pelas convicções que sempre os cativaram. Sim, ele tinha de ganhar!

Emanuel sabia que Marcos iria oferecer-lhe uma interpretação plausível e consensual melhorando o que estava bem. Pedro estava seguro que a Luz do Alexandre iria pensar positivo. Tudo iria correr às mil maravilhas.
Isaltino, olhando o Parque dos Poetas, teve uma epifania. Vou dizer ao Rui que nas alegações finais não permita o meu assassinato cívico e político. Eu sou um democrata que acarinha, ama, apaparica a oposição. No fundo, um democrata que sofreu apenas a tentação da ligeireza.

Sorriu porque a sua resistência espiritual ficaria para a posteridade.

8 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Tiazoca;

Sempre em cima do acontecimento!

A da 'resistência espiritual' é bués de profunda! ;)

Anónimo disse...

Isaltino não é mais corrupto do que qualquer dos outros autarcas. E é perseguido apenas porque fez obra. Oeiras espera ainda muito mais dele, e sabe que ninguém mais lhe daria o que Isaltino tem dado.

Um de Oeiras disse...

Anónimo das 11.05

Pois. Como há mais corruptos passa a ser moda e não há castigo. Vamos todos roubar, gerir mal ou a favor de ..., ficar com a coisa pública e não esquecer de construir, construir... porque isso é "obra".
Um de Oeiras

AFS disse...

Tiazoca, como sempre, genial :)

Anónimo disse...

Pois os furos ex vereadores devem estar a tentar tratar da vidinha- Os luzes já estao calçados um nos SMAS e outro acumulando conselhos de Administração a Assessoria do SUPER poderoso Vice presidente da Câmara. Assim esperam poder contar com quem os tem alimentado estes anos.... Como não tem coluna até irao aceitar transportar as caixas dos charutos para Caxias..... a troco das sobrazitas das sobras das campanhas....

Oeiras Geral disse...

Obra, obra, obra. Sempre a obra.

Será que não há forma de fazer obra meritória sem encher os bolsos a alguém?

Tenho de bater palmas se colocam uma passagem pedonal onde ela faz falta e encolher os ombros porque soube que o empreiteiro deu 10% do valor da Obra ao responsável que a adjudicou?


Ainda não é claro que se não fossem as comissões, os tachos inúteis, as trapalhadas, as negociatas vezes e vezes sem conta que esgotam os orçamentos, todos poderíamos beneficiar?

Não se realiza que se fosse diferente, a necessidade de nos sugarem o rendimento do nosso Trabalho via impostos como o IMI, IMT,taxas do SMAS, estacionamento, etc, seria menor e mais justa?

Isto é tão básico!

Anónimo disse...

Fez obra em terra de muitos cegos. É a única explicação.

Anónimo disse...

Sim senhor, têm feito um bom trabalho neste blogue .