quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Algés – 2010 – 11

A Rua dos Empecilhos


A rua chamada das Estátuas – Rua Major Afonso Palla – é considerada uma área sem trânsito apenas para cargas e descargas dos vários estabelecimentos e por isso o seu acesso, pela Rua Damião de Góis é regulada por uns pilaretes amovíveis que estão sempre abertos

Por isso normalmente do seu lado esquerdo acumulam-se viaturas, livremente, tanto de serviço como carros particulares (hoje entre 13 viaturas, só 6 pareciam estar a entregar carga)

Depois como se pode ver, além das estátuas que estão bastante sujas, há uns bancos artísticos para alguém descansar.

Mas o mais interessante são uns pequenos cubos graníticos que alternam com uns hexágonos pretos




fazendo como que uma barreira para os carros não se encostarem ao lado direito. (O empreendimento do Forte da Conceição tem acesso para viaturas pela Praça 25 de Abril.)

No topo sobe-se um declive em degraus para se tomar o rumo da estação dos comboios ou das várias paragens dos autocarros, e qualquer veleidade de se entrar por ali com carros está interdita pelos tais cubos graníticos.



Mas o pior é que pessoas apressadas, que vejam mal ou mesmo invisuais tropeçam nos tais cubos e… bumba chão com eles.

Há dias tomei conhecimento de mais um caso de um idoso com problemas visuais que não viu o cubo cinzento e ainda anda a queixar-se do trambolhão. A Junta de Freguesia de Algés tem conhecimento disto, tanto assim que referiu o assunto na última reunião pública, parecendo dar sinal que se irá repensar aquela zona.

Este problema dos empecilhos já tinha sido referido há anos até numa vertente de atrapalhamento para a chegada de socorro rapidamente a uma via pública bastante movimentada. Nessa altura houve uma “esclarecimento” que se tratava de qualquer coisa como um arranjo criativo envolvente das estátuas e não se podia mexer.

Ficamos à espera que o bom senso impere.


Pensamento: Saber esperar é uma grande virtude, mas às vezes dá vontade de…

3 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Estas ruas, que foram fechadas ao trânsito mas onde há cargas e descargas, e cujos pavimentos foram refeitos com pedra, a curto prazo ficaram com um aspecto nauseabundo consequente das marcas dos pneus e do óleo dos motores. Já para não mencionar a área próxima dos contentores do lixo...
Quando, esporadicamente, aqui passo não consigo evitar uma sensação de desconforto. Afinal trata-se de uma rua com forte concentração de restaurantes e o aspecto é muito desagradável.

Pedro Coimbra disse...

Só falta o Isaltino como fontenário público!!

Anónimo disse...

Olhe meu caro Pedro Coimbra, fontanário ainda não tenho conhecimento cognominado com o nome do presidente do munic+ipio, mas num qualquer fim-de-semana perrca um pouquinho do seu tempo, desloque-se à diata cuja rua e verifique pormenorizadamente, pois encontraará uma das estátuas com a figura do edil. Olhe que não estou a engá-lo.