quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

MORADORES DA ZONA DO JAMOR REVOLTADOS COM CARREIRA DE TIRO DO ESTÁDIO NACIONAL


http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2014/01/14/moradores-da-zona-do-jamor-revoltados-com-carreira-de-tiro-do-estadio-nacional


A reportagem da SIC foi pouco elucidativa. Não disseram que as forças de segurança - polícias várias e forças militarizadas - é ali que treinam. Não mencionaram os torneios e competições em que várias dezenas de concorrentes disparam em simultâneo e o efeito é o de tiro de rajada. Não mencionaram o horário mais alargado da carreira de tiro, 7 dias por semana, desde manhã cedo até pela noite dentro. Não mencionaram que com o fecho da carreira de Monsanto a carreira do Jamor recebeu esses atiradores, nem as várias carrinhas e mini buses que vêm de vários pontos do país treinar naquele local. Assim como não mencionaram a poluição ambiental...

6 comentários:

Clotilde Moreira disse...

Na Assembleia Freguesia da União coloquei o assunto. Já está a ser ponderado ao mivel da Freguesia e da CMO

Isabel Magalhães disse...

Na reportagem ouve-se que a SIC contactou a CMO e que esta disse - e cito de cor - não ter nada a ver com o assunto.

De facto, a mata do Jamor na sua vertente florestal e desportiva está sob a alçada do Instituto do Desporto.

Alienus disse...

A protecção do direito ao descanso é letra morta. Aqui são tiros, noutros locais são feiras, festas, concertos, "animação cultural", etc.

Nada disto devia ser autorizado perto de zonas habitacionais a não ser de forma muito excepcional e com um limite ao número máximo de horas, de todas as actividades, acumulado anualmente.

Oeiras disse...

Os prédios junto à Rua Bernardo Santareno há quantos anos existem, 15 ou 20, e tanto? E a carreira de tiro, já não estava lá antes? A culpa não será da Câmara, ao ter aprovado esta urbanização?
Qualquer dia chateiam por causa do barulho das bolas de ténis, ali ao lado... Juntem-se todos e instalem umas barreiras acústicas junto à rua, ou entºao processem a CMO, não a carreira de tiro.

Isabel Magalhães disse...

Ora, viva, Caro "Oeiras", longtime no see! ;)

De facto, os prédios da frente mata da Rua Bernardo Santareno existem há vinte e muitos anos e a Carreira de Tiro é anterior à década de 60 do século passado. No entanto, se o "Oeiras" tivesse lido/visto o vídeo com atenção teria reparado no seguinte "pormenor": a CT está licenciada para tiro desportivo e de há dois anos e tal a esta parte passou a permitir tiro com armas de 9 mm, armas que - como deve saber - são as usadas pelas polícias e pelas forças militarizadas que ali vão treinar/praticar. Penso que isto deita abaixo o seu argumento. Quanto à parte pretensamente jocosa do mesmo, não passa disso mesmo, de uma tentativa de fazer humor com a incomodidade sonora a que estão expostos os moradores que pagam IMI e todos os outros impostos municipais.

E agora, se me permite, vou ali dar uma risadinha referente a "Juntem-se todos e instalem umas barreiras acústicas junto à rua,". É que é mesmo uma tirada de Stand Up Comedy.

É sempre um prazer vê-lo por cá. ;)

IM

pedro disse...

Sr. oeiras ... e que calibres se praticavam na referida carreira até Julho/Agosto de 2012? 9mm não era certamente ...