sábado, 28 de outubro de 2006

O pior português «de sempre»


Há por aí um canal de televisão que está a organizar uma «sondagem» para saber quem é o «pior português de sempre». Vi isto hoje de manhã, enquanto ruminava um pequeno-almoço apressado, no come-em-pé da minha rua. E lembrei-me que isto ainda pode dar um sarilho inesperado. Aqui há uns anos a revista «Visão» teve a ideia de organizar uma coisa parecida para saber quem era a figura portuguesa do século. Esperavam que lhes saísse o Mário Soares, o resultado foi Oliveira Salazar.

Sabendo como são estas sondagens, à mercê do momentâneo e do improvável, esta ideia tem um nome: é ridícula! Se isto fosse um país com seriedade intelectual, não se faziam palhaçadas destas. É que, estando tudo à mercê do momento, tanto pode sair um jogador de futebol que meta um «frango» na véspera, como o pobre do Afonso Henriques, por nos ter tornado independentes de Castela. O problema deste país não é ter um povo estúpido, é ter quem o trate abaixo de idiota.

4 comentários:

Anónimo disse...

É mau ter inveja, deixar de achar graça e só criticar.
Numca vai existir um mundo sem Portugueses, estúpidos ou idiotas.
Não nos esqueçamos que os tolos são os mais FELIZES.
Enquanto sorrimos estamos VIVOS.
Façam-nos RIR.

P.P.P.

Anónimo disse...

Boa tarde,
depois de ler este post fiquei de facto muito mais intrigado sobre as qualidades (boas e más) do povo Português em geral...

Muito directamente não vejo razão alguma para que não se inalteça/escolha um Português como sendo em determinado momento considerado o "grande Português", eleito pelos seus concidadãos. Ainda mais quando vivemos há muitos anos uma crise de identidade colectiva que nos põe a guerrear uns contra os outros... quando deveríamos estar UNIDOS pelos valores que nos unem (que nos poderiam unir! - temos uma História muito rica e cheia de episódios épicos!!! Próprios de um Pequeno País cheio de Gente Grande!!!)

Quanto ao program em si... é polémico!!! Ahh pois é!!! e é exactamente por essa razão que tb é extraordinário, sobretudo quando se confrontam posiçãos tão divergentes em relação a determinadas personalidades Portuguesas, como o horrendo Salazar (acho muito bem que se fale muito sobre ele e que jamais seja esquecido! para que jamais tenhamos outro igual ou parecido...)

Eu votei VASCO DA GAMA :)

Anónimo disse...

Um (único) português com tamanha abrangência?

Por mim consideraria a criação de grupos.

Anónimo disse...

Vejam bem que na Inglaterra (povo estúpido, está mesmo bom de ver) também fizeram este programa. Aliás, penso que o formato é mesmo copyright da BBC.

Quem ganhou lá? Um homem que mandou para a morte centenas de milhares de ingleses: Winston Churchill.