segunda-feira, 25 de junho de 2012

Coisas giras no Município de Oeiras


Apregoa-se, com muita vaidade, que este Município é conhecido pelo elevado número de Pessoas que têm das mais altas taxas de sabedoria. Porém não devem saber que os sinais com círculos vermelhos são sinais de proibição pois o seu desrespeito pode causar sérios danos.
 


Indicação da proibição permanente de parar ou estacionar quaisquer veículos

Num sítio que dá acesso a um edifício Camarário, estão sempre estacionados veículos…

                                                                                                         

Este estacionamento é proibido conforme sinal lá colocado há muito

                                                                                                         


Noutra zona do Município, numa avenida muito movimentada, há uma zona que tem sempre estacionamento, mas que está assinalada de proibição


                                                                                 
                                                                                             
                                                                                                         
            Indicação da proibição permanente de estacionar quaisquer veículos.

                                                                                                                      


Exemplo como este acontece todos os dias.

A falta de estacionamento face ao número de Munícipes e visitantes que circulam em muitas zonas ocasionam que os sinais não servem para nada. Apenas demonstram má cidadania. Claro que a falta de intervenção atempada das autoridades no sentido de sensibilizar os faltosos para melhores praticas é quase nula. Não haverá uma saída para isto e tornar o Município de Oeiras um exemplo na ocupação correcta do espaço público? 


Imagens:

Sinais de trânsito: da net
Fotos: Maria Clotilde Moreira / Algés

3 comentários:

Leite Pereira disse...

É importante ler o prospecto de candidatura do Isaltino, salvo erro da pneúltima candidatura em que prometia a construção de vários estacionamentos espalhados pelo concelho. Onde estão? Porque não foram construídos?

Rui Silva disse...

A actual gestão do município só se preocupa em colocar pilaretes em tudo quanto é rua. Mas todos sabemos que os pilaretes não fazem diminuir o número de viaturas. Tentar "inventar" novos espaços para estacionar é que nem pensar!!

Miguel Barroso disse...

Eu não sou simpatizante da atual presidência da CMO. No entanto, a maior parte das pessoas, quer ter Sol na eira e chuva no nabal: querem lugar para estacionar perto de casa, querem espaços verdes, querem passeios para circular. As ruas têm dimensão limitada, e não dá para ter tudo ao mesmo tempo. Ora em muitos casos, há lugares para estacionar os carros devidamente - ficam é a 200m ou 300m de casa. Por vezes um pouco mais, outras menos:

"- Ah, pois, é uma chatice andar a pé essa distância."

Mas faz bem à saúde, e é a única solução. Quer dizer, há outra, mas que não se pode aplicar a todos: quando comprei casa, fiz questão de procurar uma com garagem para o automóvel. É que o direito a estacionar à porta de casa, ainda não está consagrado na Constituição da República.

O espaço público é um bem de todos e tem limites, e a ocupação abusiva pelos automóveis, não é mais do que um uso privado do mesmo.

Dou o exemplo de Algés e Miraflores. Há vários parques de estacionamento que à noite estão cheios de lugares livres, mas como não ficam "à porta de casa", os passeios é que ficam cheios de carros.

Há no entanto uma crítica que faço à CMO: sigam o exemplo de Aveiro e Porto, e exijam à PM e à PSP tolerância zero ao estacionamento indevido - principalmente em cima de passeios e passadeiras (e 5m antes das passadeiras - já muitos atropelamentos se deram por este motivo)