domingo, 17 de fevereiro de 2013

Abertas as portas de uma nova fase do Parque dos Poetas


Abertas as portas de uma nova fase do Parque dos Poetas

Com uma festa onde a poesia e a música foram rainhas abriu portas, hoje dia 16 de fevereiro, a Zona B da 2ª Fase do Parque dos Poetas.

O poeta José Fanha, os músicos da Roda do Chorinho de Lisboa – Eduardo Miranda (bandolim) e Carlos Lopes (acordeão) –, João Gil e Luís Represas associaram-se à celebração da cultura e da poesia, num festejo que terminou com um espetáculo de luz e som na fonte cibernética.

A partir desta data pode ser visitada uma nova zona do Parque que presta homenagem aos poetas e aos escultores da lusofonia. Com uma extensão de cerca de sete hectares esta nova zona situa-se na extremidade sul do Parque (entre a Rua Carlos Vieira Ramos e o viaduto do Espargal).
Concretização dos desejos de, por um lado, dotar o concelho de Oeiras de um grande parque urbano vocacionado para o lazer, o desporto e a cultura e, por outro, homenagear e enaltecer os poetas e a poesia nacional, o Parque dos Poetas começa a ser sonhado ainda nos anos 90.

Associar a poesia e a escultura num tributo à cultura portuguesa do século XX foi a premissa inicial da qual partiram o poeta e escritor David Mourão-Ferreira e o escultor Francisco Simões e foi assim que surgiu a ideia de uma Alameda dos Poetas.

De alameda passou a parque, dos poetas do século XX para a poesia e a língua portuguesa, em Portugal e no Mundo, dos escultores para as artes plásticas, para a expressão paisagística e para as formas mais inovadoras de conceber um parque urbano.

Com projeto assinado pelos arquitetos paisagistas Francisco Caldeira Cabral e Elsa Severino, o Parque dos Poetas (1.ª fase) abriu portas no dia 7 de junho de 2003, assumido, desde logo, como um novo ex libris do concelho. Dez hectares para homenagear 20 poetas do século XX, num parque urbano de características únicas.

O projeto começa a completar-se agora com a consagração de outros 13 vultos literários, desde os Trovadores à Renascença, numa área de sete hectares, mantendo-se o princípio da Alameda dos Poetas como eixo estrutural do parque, garantindo a ligação e a continuidade da primeira fase para a segunda.

Desde a sua génese um projeto de muitas pessoas, o Parque dos Poetas é, a cada dia, uma obra de mais ainda. É de todos aqueles que já o visitaram, de todas as crianças que já ali brincaram, de todos os casais que ali se beijaram. É sua. Seja bem-vindo. Viaje pelo sonho.


http://parquedospoetas.cm-oeiras.pt/
Horário do Parque | Verão: 01/05 a 31/08 das 9h às 21h | Inverno: 1/11 a 20/03 das 10h às 17h
Primavera e Outono: 21/03 a 30/04 e de 01/09 a 31/10 das 9h às 20h
 
 
 
 
Via facebook

3 comentários:

Clotilde Moreira disse...

E se indicassem quais os transportes que dão acesso?

Isabel Magalhães disse...

De facto não custava mesmo nada... e a Clotilde já falou tantas vezes disso!

Isabel Magalhães disse...

Aparte essa lacuna dos serviços o Parque dos Poetas está um local belíssimo para visitar, usar, desfrutar. A arte em pedra trabalhada, a poesia, a simbologia, a paisagística, a iluminação, foram cuidadosamente pensadas e executadas. Que os utentes saibam preservar um espaço de eleição que valoriza o nosso concelho.