Artigo publicado no Correio do Leitor, Jornal de Oeiras de 24 de Julho
Marketing de rosto
humano
Resumidamente pode-se dizer que “marketing” é a arte de fazer com
que todos precisem imenso de um determinado produto que outros resolveram
produzir ou importar e ganhar dinheiro à custa do consumidor. Uma das
estratégias para nos abrirem o apetite é incluírem, na divulgação do produto,
figuras bem conhecidas que se prestam a isso e ganham verdadeiras fortunas.
Nenhuma administração aceitará de bom grado que um publicitário apresente uma
campanha de marketing com figuras de menor dimensão e, se a aprovar, será
apenas por limitações dos meios financeiros. E neste abrir do apetite aos
distraídos são gastos milhões em publicidade que outros ganham, muitas vezes
não correspondendo ao valor ou à importância da mercadoria oferecida.
Claro
que é preciso informar os consumidores dos novos produtos e serviços que vão
aparecendo no mercado, mas tudo isto poderá ser feito apostando num marketing
de rosto humano, isto é: se as Empresas apresentassem os seus produtos e
serviços suportados nas boas práticas levadas a cabo na gestão dos recursos
materiais e humanos envolvidos. Esta divulgação de respeito da Empresa pelos
seus colaboradores por exemplo na prática de horários racionais, não
recorrência sistemática a horas extraordinárias, segurança no trabalho,
acompanhamento dos estudos dos filhos etc. e uma grande aposta na utilização de
matérias-primas nacionais.
É
mesmo urgente falarmos verdade, divulgar boas organizações, premiar a
honestidade, e poupar milhões que enchem bolsos de muitos que já têm o
suficiente e canaliza-los para investimentos sérios.
Maria Clotilde Moreira / Algés
Sem comentários:
Enviar um comentário