sexta-feira, 16 de novembro de 2012


Saramago faria hoje 90 anos e a brilhante fundação instituiu hoje o dia do desassossego. É ridículo. Desassossegado estou eu porque os meus impostos vão para pagar a estadia da fundação na Casa dos Bicos e pelos subsídios que a dita recebeu. Isto é que é um desassossego.
 
Via FB

5 comentários:

Helder Marques de Sá disse...

Aqueles que idolatram Saramago ou são comunistas, como ele foi, ou desconhecem o seu passado, sobretudo no PREC gonçlavista, em que promoveu saneamentos políticos no Diário de Notícias. Não me deixa saudades e se mo recordam é porque me gamam algum dos meus impostos, desassossegando-me!

Leite Pereira disse...

Já somos dois desassossegados

Isabel Magalhães disse...

Já somos três.

Saramago, enquanto Director-adunto do DN (durante o gonçalvismo) saneou 24 jornalistas que exigiam mais pluralismo. Era o que se poderia chamar um verdadeiro "democrata"!

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1597476

Oeiras disse...

É, mas o Durão Barroso também começou por ser de extrema-esquerda e depois mudou... o Saramago nunca mudou de partido, é certo, mas depois de amadurecer ficou menos radical, como é normal.
Mesmo sem concordarmos com as opções que tomou no passado, temos que respeitar quem foi Prémio Nobel, acho eu. O Egas Moniz também recebeu um Nobel por ter inventado a lobotomia, que depois de provou ser um disparate, mas é consensual como uma das grandes figuras do nosso país, não é? Não se esqueçam que a lobotomia foi responsável pela verdadeira morte cerebral de milhares de pessoas...
Sejamos mais tolerantes, e quem escreve isto não é de todo comunista nem idolatra o Saramago.

Isabel Magalhães disse...

Convém não esquecer que o Prémio Nobel de Saramago foi um prémio político que de literatura nada teve... nem merecia porque o homem nunca soube escrever. Um bocadinho do que conseguiu aprender devê-lo-á sempre a Isabel da Nóbrega a quem retribuiu com a maior das ingratidões ao mandar eliminar a dedicatória do livro na reedição.
Quem escreve isto até leu alguns livros de Saramago e achou piada.

Quanto ao Durão Barroso - de quem não sou amiga nem nunca vi ao vivo - não percebo em que parte é tido e achado nesta história. Não consta que pelo facto de ser MRPP tivesse andado a sanear camaradas.