sexta-feira, 29 de junho de 2012

2012 –Algés - 24

Música no Palácio Anjos

V Temporada de Música Antiga "Conde de Oeiras"


1 de Julho às 18H00 

II concerto dos Premiados do concurso JIMA 2012

terça-feira, 26 de junho de 2012

Conversas na Aldeia Global – 2


Sobre a nota que publicámos em 23 de Junho, recebemos da Chefe da Divisão de Bibliotecas, Documentação e Informação (DBDI) da CMO um e-mail informando que, depois de verificada a situação, constataram que, por lapso, não tinha sido feita a transferência do Aviso de Adiamento para a porta principal da Biblioteca Municipal de Oeiras, o que futuramente procurarão não voltar a acontecer.
Fazemos votos que estas Conversas na Aldeia Global continuem a merecer o interesse do Público que as tem seguido fielmente.
 

Algés fez anos



   O Sport Algés e Dafundo fez 97 anos no dia 19, dia de sessão da Assembleia Municipal o que ocasionou a apresentação de um Voto de louvor por este aniversário pelo Presidente da Junta de Freguesia de Algés. Depois de um ajuste na redacção pedida por alguns Deputados Municipais - de dezenas de campeonatos para inúmeros títulos… - foi aprovado por unanimidade.
   Mas na sessão solene comemorativa desta data o palco foi pequeno para os muitos atletas que a ele foram chamados para receberem o seu diploma de contributo para as muitas vitórias na Natação, no Basquetebol, no Judo, na Ginástica Rítmica, Vela… Não foram esquecidos os que de uma maneira, muitas vezes quase invisível, ajudam a alcançar estes títulos.
   Há muitos Clubes no nosso Município de Oeiras que são uma referência que extravasa a localidade onde se encontram e têm eco além fronteiras. Mas mesmo aqueles, mais pequenos mesmo ao pé da porta, são muitas vezes a única animação das suas gentes que ali se encontra e convive. São locais onde a juventude se inicia na prática desportiva e cultural e colhe dos mais experientes memórias que os fazem avançar para melhor cidadania.
   De uma maneira geral sobrevivem com muitas dificuldades pois as despesas dificilmente podem ser suportadas pelas quotizações e só o muito voluntarismo lhes dá continuidade. Os apoios oficiais – financeiros, logísticos, etc. nem sempre estão disponíveis face às solicitações, pois os eventos de carácter turístico que envolvem muitas empresas e que prometem visibilidade internacional a Oeiras absorvem verbas e cedências que quase esgotam as actuais disponibilidades. Mas os nossos Clubes merecem os nossos parabéns.   

Maria Clotilde Moreira / Algés


Artigo publicado no J O desta data

  

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Coisas giras no Município de Oeiras


Apregoa-se, com muita vaidade, que este Município é conhecido pelo elevado número de Pessoas que têm das mais altas taxas de sabedoria. Porém não devem saber que os sinais com círculos vermelhos são sinais de proibição pois o seu desrespeito pode causar sérios danos.
 


Indicação da proibição permanente de parar ou estacionar quaisquer veículos

Num sítio que dá acesso a um edifício Camarário, estão sempre estacionados veículos…

                                                                                                         

Este estacionamento é proibido conforme sinal lá colocado há muito

                                                                                                         


Noutra zona do Município, numa avenida muito movimentada, há uma zona que tem sempre estacionamento, mas que está assinalada de proibição


                                                                                 
                                                                                             
                                                                                                         
            Indicação da proibição permanente de estacionar quaisquer veículos.

                                                                                                                      


Exemplo como este acontece todos os dias.

A falta de estacionamento face ao número de Munícipes e visitantes que circulam em muitas zonas ocasionam que os sinais não servem para nada. Apenas demonstram má cidadania. Claro que a falta de intervenção atempada das autoridades no sentido de sensibilizar os faltosos para melhores praticas é quase nula. Não haverá uma saída para isto e tornar o Município de Oeiras um exemplo na ocupação correcta do espaço público? 


Imagens:

Sinais de trânsito: da net
Fotos: Maria Clotilde Moreira / Algés

sábado, 23 de junho de 2012

Assembleia de Freguesia de Algés



Irá realizar-se no próximo dia 26 de Junho, pelas 21H00, no Centro Cultural de Algés, sito na Avenida da Republica nº 75 A, em Algés, a 1ª Reunião da Sessão Ordinária n.º 02/2012
 

Conversas na Aldeia Global



Estava marcada mais uma sessão destas Conversas para o dia 21 de Junho com o Dr. António Coutinho. Tema: Ciência: Ideias para Inovar Portugal. Pessoa assídua lá se deslocou como é seu hábito e muito surpreendida ficou, com mais umas três pessoas que aguardavam à porta da Biblioteca Municipal de Oeiras, porque tudo estava fechado e às escuras. Na porta nenhuma informação. Pensaram que esta anulação teria alguma ligação ao jogo de futebol e regressaram bastante desiludidas.
Afinal tinha sido colocada no blogue Oeiras a Ler uma informação, em 18 do corrente mês, que esta sessão tinha sido adiada, para 26 de Junho.
Realmente ainda muitos de nós não estamos ganhos para confirmarmos as coisas através da net. Mas também na porta da Biblioteca poderia estar uma informação e assim as pessoas que chegassem iam sabendo deste adiamento.

Assembleia Municipal (Cont.)

No próximo dia 26 de Junho continua a sessão ordinária nº 3/2012 iniciada a semana passada.




quarta-feira, 20 de junho de 2012

domingo, 17 de junho de 2012

2012 – Algés – 23


Lixo
                                     
                                     
Todos sabem que ao Sábado não há recolha de lixo, mas o “hábito” torna as ruas mais decorativas nas manhãs de Domingo. Isto é apenas um exemplo na Rua Luís de Camões.

O Jardim
                                               

Em tempos aconteceu uma rotura perto do Jardim infantil/Caravela de Ouro. Nunca mais o asfalto foi “consertado” convenientemente. Posto o assunto à CMO fomos informados, em 6 do corrente, “… que a reparação dos pavimentos será incluída na empreitada de manutenção de pavimentos da freguesia de Algés para ser executada brevemente”

UDRA - Hoje houve taças
                                                           

Todos sentados à espera...

                                                           
.. e outros a mostrarem o troféu

As fotos não ficaram tão boas como o evento. Para o ano tiraremos outras.


Imagens: Maria Clotilde Moreira / Algés

 

Da caixa de comentários

José António Lourenço Martins Baptista deixou um novo comentário na sua mensagem "O patrão Lopes e Paço de Arcos":

Olá a todas/os ! Boa noite.

Estive ontem à tarde em Paço de Arcos, para ver as máquinas do VIII Passeio de Automóveis Antigos.
Aproveitei para dar uma voltinha pelas redondezas do Jardim Municipal e fotografar algum património e afins de que não tinha fotografias ou as que tinha/tenho são beras.

Fornos da Cal, CDPA, Casa da Dízima, Monumento ao Patrão Lopes, e a Casa do Patrão Lopes, aquilo que mais me interessava.

Fotografei tudo e mais algumas coisas interessantes, excepto a última. A Casa do Patrão Lopes.
Lamentavelmente não consegui dar com ela e ninguém ma soube indicar.

Perguntei a comerciantes das redondezas, alguns já antigos no local, como os empregados da Oceania, e ninguém sabia (sequer da existência).

A única indicação aproximada e útil que tive, foi duma senhora que me disse que nas traseiras da Casa da Dízima, no lado virado ao mar, tinha morado a família do Patrão Lopes, e que na rua estreita a seguir ao chafariz - Trv. da Ermida? - numa vivenda tinha morado uma prima dele. Até me disse o nome dela, mas esqueci.

Agora que vim aqui, reparo que passei à porta… :(
Eu tinha ideia que era perto do Rest. Os Arcos. Passei por eles todos. Marítima, Arcos, Carula, Dízima...
Corri aquilo para trás e para a frente, inclusive a Trv. do Salva-Vidas.

Lamenta-se a falta duma lápide identificativa da casa, na fachada da mesma.
A Junta de Freguesia de Paço de Arcos precisa dum puxão de orelhas para abrir os olhinhos ao turismo cultural.

Abraços

J A Baptista

quarta-feira, 13 de junho de 2012

A crise



   Nas notícias que todos os dias nos chegam há um factor comum a quase todos os países em crise: a aposta desenfreada que foi feita no imobiliário e em grandes obras públicas tendo-se criado uma situação de dívida, difícil de resolver.
   O nosso País não é excepção e aqui no nosso Município de Oeiras há bastantes exemplos de um volume de construção de habitação e escritórios que ultrapassam as necessidades conduzindo já há existência de um número apreciável de andares à espera de moradores. Também, como apontam algumas notícias, concretizaram-se várias opções rodoviárias que não foram bem esquematizadas e não resolveram os problemas de uma correcta mobilidade.
   Mas, apesar da clara constatação que grandes obras deverão ser muito bem ponderadas e até esperar por uma retoma dos mercados, Oeiras já está a fazer propaganda à sua megalomania de Município excelso e, além de outras coisas, o Alto da Boa Viagem – Vale do Jamor começam a ser noticias (?), acrescentando-se as marinas…
   Nestes tempos de crise que estão mesmo a obrigar à paragem de grandes investimentos, não se poderia aproveitar todo o saber e experiência que os Serviços da Câmara possuem para concretizar acções de recuperação do património edificado no nosso Município, na dinamização da ocupação das muitas casas devolutas, na correcção e melhoria das acessibilidades, nos transportes… mesmo que para isso o Município de Oeiras tivesse um papel de parceiro dinâmico e harmonioso entre outras Entidades e não o arauto que tem querido ser?   

Maria Clotilde Moreira  / Algés

Artigo publicado no Jornal de Oeiras de ontem 


Convocatória Assembleia Municipal de Oeiras


2012 – Algés – 22



Sport  Algés e Dafundo ( cont.)

                                              

Sessão Solene no dia 19 pelas 19h30

Há boas noticias deste Clube quase centenário: aqui vão as últimas.

Natação - o nadador Arseniy já se qualificou para os 10Km de águas abertas  e vai aos Jogos Olímpicos de Londres

Entretanto estão 10 Masters do Algés (atletas com idades entre os 30 e 70 anos) em Itália a disputar os Mundiais de Masters de Natação...

Judo - o judoca Pedro Alves ficou este sábado em segundo lugar nos campeonatos do Mundo...

Basquetebol -  as pequeninas do basquete ( com idade inferior a 14 anos) disputaram este fim de semana no Algés a final entre as 6 melhores equipas portuguesas e ficaram em terceiro lugar...

sábado, 9 de junho de 2012

Aniversário da Freguesia de Linda-a-Velha


Aniversário da Freguesia

No próximo dia 11 de junho, assinala-se o 19.º Aniversário da Elevação de Linda-a-Velha a Freguesia.
A efeméride será celebrada com a realização de várias atividades. O dia começará com o hastear das bandeiras (09.30h) junto à Junta de Freguesia, com a presença das crianças dos ATL, Jardins-de-infância e Escolas Básicas de Linda-a-Velha, que de seguida irão participar numa atividade lúdica (10.00h) no Jardim do Palácio dos Aciprestes. No final da tarde (18.30h), decorrerá uma Sessão Solene no salão nobre do Palácio dos Aciprestes.
A população é convidada a juntar-se às atividades, celebrando assim mais um aniversário da nossa Freguesia.
Consulte no sítio da Freguesia – www.jf-linda-a-velha.pt – o programa completo das festividades.
 
 
Via JFLV

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Escola de Música Nossa Senhora do Cabo de Linda-a-Velha

Linda-a-Velha

Centro Cultural de Belém  -  14 de Junho às 21h00

A Escola de Música Nossa Senhora do Cabo de Linda-a-Velha apresenta com os seus Solistas, Orquestra e Coro uma encenação da ópera Cinderella do compositor britânico contemporâneo Peter Maxwell Davies no grande auditório do CCB.


 
 

2012 – Algés – 21


Sport Algés e Dafundo

Grandes noticias sobre o Basquetebol no Sport Algés e Dafundo em 6 de Junho, nos Jornais Desportivos Record e Jogo. A época 2011/2012 está na história deste Clube pelos resultados alcançados pelas equipas seniores feminina e masculina sagrando-se campeãs nacionais.



                    

Para mais detalhes podem passar pelo Clube: parece que os jornais vão estar em exposição. 
 

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Tudo isto é Fado



Lisboa – Escadinhas de São Cristóvão.






Vale a pena ir às Escadinhas de São Cristóvão ver estes grafites. Estas são as minhas fotos que não resisti a registar, mas chamaram-me a atenção para o blogue mariomarzagaoalfacinha.blogspot.com/.../finalmente-um-mural-com...    onde fui encontrar fotos muito bem tiradas.  
 

segunda-feira, 4 de junho de 2012

2012 – Algés – 20


19º Aniversário da Freguesia de Algés    


Ontem acabaram as Festas da Freguesia de Algés. O encerramento aconteceu no Parque Urbano de Miraflores numa tarde que começou às 15h00 com os coros anunciados e terminou com a Banda dos Trabalhadores da CMO e SMAS.
Depois havia um lanche. E os carrosseis com muitas crianças e mais umas barraquinhas.
A ajudar, os Colaboradores/Funcionários da Junta de Freguesia que foram dividindo entre si, as várias tarefas de apoio. E havia também um grupo
                                                                                 
                         
a que eu chamo dos “invisíveis”  que lá estiveram a ajudar.

O que eu mais gostei? Da Banda. Gosto da música das bandas. Gostava que fosse possível que elas actuassem com mais frequência.
Até para o ANO!  


Imagem: Maria Clotilde Moreira / Algés 
 

Urbanização do Alto da Boa Viagem

Via email

Clique na imagem para ampliar

domingo, 3 de junho de 2012

2012 – Algés – 19

Volvo Ocean Race – em Pedrouços

Chegaram os barcos e o barulho começou. No Sábado o barulho dos espectáculos (?) “musicais” tornava desagradável uma estadia no Caravela d’Ouro, no Jardim de Algés e durante o dia e noite tivemos de suportar um pum-pum-pum em muitas habitações aqui desta Vila.

Não será possível dar outra orientação ao som para deixarmos de ter barulho?