sábado, 22 de março de 2008

O patrão Lopes e Paço de Arcos

Com a humildade de quem sabe que sabe que nada sabe, vou tentar responder a algumas questões aqui colocadas sobre a localização da casa do patrão Lopes e, por acréscimo, referir uma publicação importante sobre a Vila e Freguesia de Paço de Arcos.
Sobre o heróico patrão Joaquim Lopes, aconselho a leitura deste livro, da autoria de Rogério de Oliveira Gonçalves que, com a humildade de quem muito sabe, editou diversos livros sobre esta enorme Freguesia. Este, é uma edição da Câmara Municipal de Oeiras/Gabinete de Relações Públicas, tem (C) do autor e intitula-se "O PATRÃO LOPES - de Paço de Arcos à Eternidade". (clicar nas imagens, para as ampliar)
Coube-me a honra e o privilégio de poder dar o meu pobre contributo para a publicação desta obra, precisamente na comemoração do "Bicentenário do nascimento" deste herói, corria o ano de 1998.
Deixei na Junta de Freguesia de Paço de Arcos, pelo menos uns dez exemplares do mesmo. Caso já não existam, penso que pode ser solicitado ao Gabinete de Relações Públicas da CMO.
Da mesma obra, reproduzo abaixo uma imagem da Casa do patrão Joaquim Lopes e ainda a sua exacta localização, graças à tecnologia do Google Earth.

(junto à desactivada estação de serviço da Agip, na Rua Costa Pinto)
Aproveito a oportunidade, para referir uma outra obra - um opúsculo - do mesmo autor, o meu Amigo Prof. Rogério Gonçalves, editada por ocasião do 75.º Aniversário da Freguesia de Paço de Arcos, a que então eu presidia, e intitulado "Paço de Arcos - Memorial 2000" (a imagem da capa - o Palácio dos Arcos - é da autoria desse grande cartonista e artista Martinez, felizmente ainda vivo). Ali deixei, também, mais de duas dezenas de exemplares para serem oferecidos a quem solicitasse...


Imagens sobre o "Bicentenário do nascimento do patrão Lopes", podem ainda ser visualizadas no site da Junta de Freguesia de Paço de Arcos (estagnado no tempo), aqui!
Espero, sinceramente, ter contribuído para melhor esclarecimento de algumas dúvidas dos leitores do "Oeiras Local", que podem solicitar mais informações ao actual presidente da Junta, através deste endereço: presidente@jf-pacodearcos.pt
Pela minha parte, repito, FOI UMA HONRA poder contribuir, enquanto presidente da Junta, para uma maior divulgação e conhecimento da Freguesia que adoptei e AMO - Paço de Arcos!

9 comentários:

Anónimo disse...

Obrigada. Morei na R. Costa Pinto de 1943 a 1964 e depois visitei esta rua até ao falecimento do meu irmão. À primeira não me recordo bem desta casa, mas vou actualizar as minhas memórias.
Clotilde

Fernando Lopes disse...

Felicito-o pelo excelende trabalho de recolha, investigaçã (com certeza), divulgação e interesse por um assunto que nos remete para as memórias de um Homem e de uma terra com mar e agriculura de sustento (hoje parace que nos envergonhamos disso). É curioso que este homem adoptou Paço de Arcos, com sabemos era natural do Algarve. Exactamente como tantos dos nossos vizinhos(se não a maioria) hoje o são.

FL

Isabel Magalhães disse...

Amigo Rui Freitas;

O meu aplauso e o meu agradecimento por toda esta recolha e pela partilha de tanto conhecimento.

Grata. Sinceramentee.

Unknown disse...

.

Caro Amigo Rui Freitas,

Obrigado por este excelente conributo para a história de Paço de Arcos e do concelho de Oeiras.

Trabalhei ali bem perto, na Travessa Caetano Félix, e não fazia a mínima de que estava tão perto da casa do Patrão Lopes.

Pergunto apenas: existe na mesma alguma lápide evocativa que a identifique?

Forte Abraço

.

Rui Freitas disse...

Amigo Zé António,
Creio existir ainda uma, mas no interior da casa que, para melhor situarem, servia de oficina de recauchutagem e arrumos (é verdade), onde esteve localizada a "bomba" da Galp e depois da Agip.
Feliz Páscoa para todos, com a amizade de sempre!

Unknown disse...

.

Caro Amigo Rui,

Grato pela resposta.
A ser assim, lamenta-se que não esteja afixada no exterior - caso seja adequada ao objectivo -, para lhe dar visibilidade.
Digo eu, que gosto de 'dar nas vistas'... :)

Votos de EXCELENTE DOMINGO DE PÁSCOA para Todos !!

Abraço

.

Laetitia disse...

Que mais poderei dizer?

Fantástico! Muito obrigada.

:))

Unknown disse...

Olá a todas/os ! Boa noite.

Estive ontem à tarde em Paço de Arcos, para ver as máquinas do VIII Passeio de Automóveis Antigos.
Aproveitei para dar uma voltinha pelas redondezas do Jardim Municipal e fotografar algum património e afins de que não tinha fotografias ou as que tinha/tenho são beras.

Fornos da Cal, CDPA, Casa da Dízima, Monumento ao Patrão Lopes, e a Casa do Patrão Lopes, aquilo que mais me interessava.

Fotografei tudo e mais algumas coisas interessantes, excepto a última. A Casa do Patrão Lopes.
Lamentavelmente não consegui dar com ela e ninguém ma soube indicar.

Perguntei a comerciantes das redondezas, alguns já antigos no local, como os empregados da Oceania, e ninguém sabia (sequer da existência).

A única indicação aproximada e útil que tive, foi duma senhora que me disse que nas traseiras da Casa da Dízima, no lado virado ao mar, tinha morado a família do Patrão Lopes, e que na rua estreita a seguir ao chafariz - Trv. da Ermida? - numa vivenda tinha morado uma prima dele. Até me disse o nome dela, mas esqueci.

Agora que vim aqui, reparo que passei à porta… :(
Eu tinha ideia que era perto do Rest. Os Arcos. Passei por eles todos. Marítima, Arcos, Carula, Dízima...
Corri aquilo para trás e para a frente, inclusive a Trv. do Salva-Vidas.

Lamenta-se a falta duma lápide identificativa da casa, na fachada da mesma.
A Junta de Freguesia de Paço de Arcos precisa dum puxão de orelhas para abrir os olhinhos ao turismo cultural.

Abraços

J A Baptista

Isabel Magalhães disse...

J A Baptista;

Vou publicar o teu comentário no dia de hoje senão 'ninguém' vê e o assunto merece maior divulgação.

I.