domingo, 30 de março de 2008

A DUQUESA VERMELHA E PORTUGAL

Mapa de Andaluzia (para vêr mais clique aqui)

Em 1641, ocorreu na Andalucía uma conspiração nobiliárquica contra o reinado de Felipe IV.
Nem sempre temos presente que a nossa independência ocorre num momento em que outras partes da Espanha Filipina procuram alcançar a sua própria autonomia e independência. Ou seja, não será fácil compreender 1640, sem relevar a aliança entre as Casas de Bragança e Medina Sidónia, pelo casamento do Duque de Bragança, D. João, com D. Luisa de Gusmán (irmã do Duque de Medina Sidónia) e a conspiração que ocorre após a aclamação D. João IV. Do mesmo modo as revoltas na Catalunha e possessões italianas, as guerra com a Holanda, França e Inglaterra, acabariam por desviar o esforço bélico e fazer pender para outro lado o reforço das opções hegemónicas de Madrid.

Actual bandeira do país andaluz (ver) . Eram estas as cores dos revoltosos à época de 1641

Vem esta nota a propósito do recente passamento (07.03.2008) de D. Luisa Isabel Álvarez de Toledo, Duquesa de Medina Sidónia, Grande de Espanha, lutadora contra o franquismo, defensora das causas populares e ambientais, escritora e historiadora, foi também organizadora de um dos mais importantes arquivos europeus. À perseguição da ditadura e ao seu carácter insubmisso se ficou a dever o epíteto de "Duquesa Vermelha". Polémica em vida ainda o será na hora e depois da sua morte.



Ver aqui um post interessante

Perguntarão alguns, o que tem este assunto a ver com Oeiras. Só indirectamente, admito. Sabemos que esta senhora viveu e privou com a família real espanhola no Estoril, aqui perto.
Se por um lado recordamos a sua pessoa e o contributo voluntário ou involuntário dos seus ancestros para a afirmação da nossa "autonomia", também, por outro, reavivamos a nossa memória relativa ao contributo do nosso Concelho para a causa da independência. Porque falamos da Restauração, não podemos esquecer o papel do sistema de defesa costeira, reforçado ou melhorado, ao longo da margem ribeirinha, de que realçamos a Fortaleza de S. Julião da Barra, "A Chave do Reino".
Como vemos, o mundo é pequeno e a História é uma trama que envolve, quantas vezes, tudo e todos...

Foto do autor do post obtido no decurso de um passeio organizado pela Associação Cultural de Oeiras Espaço e Memória

Sem comentários: