segunda-feira, 31 de março de 2008

Barcarena

www.adade.pt


Associação de Pais pinta instalações da escola

A Associação de Pais, efectua as pinturas necessárias à conservação das instalações da velha escola de Barcarena. Foi o executivo da Junta de Freguesia de Barcarena que ofereceu as tintas, mas tiveram de ser os pais e efectuar as pinturas de manutenção do espaço onde funciona o ATL da escola EB1 Manuel Vaz de Barcarena, uma velha escola com mais de 75 anos de actividade educativa.

13 comentários:

Fernando Lopes disse...

Apesar de me parecer que competia à autarquia a responsabilidade de manter o espaço (ao que julgo património público), a colaboração dos pais demonstra um cada vez mais raro exemplo de iniciativa local e de cidadania de mangas arregaçadas. Felicito os pais e o ou os organizadores.

Isabel Magalhães disse...

Também suponho que as EB (Escolas Básicas) pertencem à autarquia e é de louvar a iniciativa cívica dos pais mas deixo a pergunta: Não haveria verba para a mão de obra? É que não acredito mesmo. Talvez apenas a grande demora em dar despacho a 'pequenas coisas' como diz uma amiga nossa... Isto face a tanto sinal exterior de riqueza visível no concelho e oriundo da câmara.

Oeiras disse...

Se vocês soubessem a quantidade de obras por administração directa que há na CMO e os funcionários que existem para fazê-las... fora as dificuldades legislativas que existem para lançar obras, razão principal da demora das mesmas.

Anónimo disse...

Ao senhor «oeiras»,

Nos países do terceiro mundo, os cidadãos, tem de «lançar mãos à obra» como se costuma dizer, porque se não o fizerem, morrem de fome e sofrem, até pela ausência de infra-estruturas.

Não se nos afigura que seja o caso do concelho de Oeiras, ou de qualquer aldeia de Portugal.

Isso denota, sim, é o estado de abandono e laxismo, a que tudo isto chegou.

A pobreza local, e o estado de abandono a que esta gente tem sido devotada, exige que seja ela mesma, a tomar medidas, que deverião cumprir ao Estado, neste caso, à administração local.

Anónimo disse...

O presidente da Junta de Freguesia, que já mudou de partido três vezes, iniciou a sua campanha eleitoral, não se sabe ainda qual o partido, mas os pais dão sempre jeito desde que lhe aumentem os "louros". O Custódio TOPA-O BEM.

Anónimo disse...

O problema desse ilustre «político» da Nossa praça, é que os «paizinhos» não lhe aparam mais golpes desses, e já o topam também.

Esse veio do PCP, passou pela CDU, pelo PS, pelo PSD e agora é IOMAF (convicto ...)

O Custódio, deixou-o a tempo inteiro na junta, para ele receber o vencimento de autarca, e agora passou-se do PSD, para o IOMAF.

São os «profissionais» da política à portuguesa.

Mas ao seu lado, está o cozinheiro ... o célebre Luis Rocha do PSD, apoiante da Teresa zambujo, que se passou para depois para o executivo do IOMAF.

O importante é estar encostado ao «poder», isso basta.

Nunca ninguém disse tão mal do Isaltino como o Luís Rocha, para ser eleito, e depois zás-catrapás ..., lá anda ele ao lado do seu amigo Isaltino do IOMAF.

Tony Kafunfo

Fernando Lopes disse...

Uma vez que o Oeiras me parece bem informado,,,mas não de tudo, passo a dizer-lhe que andam dois funcionários da CMO,aqui perto de mim, já com alguma idade, a arranjar uns lancis vai para um mês. Disseram a um morador que depois virão os calceteiros. Há muretes para concertar e não se vislumbra que os arranjem. Parece que lá para o Verão a obra estará acabada.
Até parece que alguém tem vontade de provar que só os privados sabem fazer a coisa, digo eu que não sou "engineiro".

Anónimo disse...

As obras demoram a fazer, porque o pessoal não trabalha.

Apenas isso.

Anónimo disse...

A escola primária de Barcarena, a última vez que foi pintada, foi há uns 12 anos.

Mas só foi pintada metade, apesar disso, a obra foi dadad por conluida e o empreiteiro recebeu o dinheiro de uma pintura completa, paga pela CMO.

Daí para cá, nunca mais levou uma lata de tinta.

Anónimo disse...

Peço desculpas por contradizer a anterior afirmação, mas em boa verdade a escola primária de Barcarena, foi pintada pela ultima vez em 1992.

Carlos Maria

Oeiras disse...

Exactamente, caro Fernando Lopes. E sei bem onde andam os funcionários da CMO a trabalhar, assim como sei a velocidade com que trabalham.

Também sei que é política da CMO e de quase todas as instituições públicas em Portugal, deixar que os velhotes se reformem para depois não contratar mais ninguém para os seus lugares, dando tudo de empreitada. É por isso que só vê velhotes a trabalhar, malta nova já não é contratada há uns anos valentes... só na Divisão de Espaços Verdes é que se vê muita gente jovem e essa divisão lá vai conseguindo contratar, sabe-se lá porquê.

Mas digo-lhe mais, a culpa é nossa, do povo todo, quando andámos décadas a dizer que os funcionários públicos são uns mandriões e o privado é que é bom, blá, blá, blá... cria-se num país a noção de que até seria bom acabar com a função pública e entregar tudo aos privados; quem defende o contrário é apelidado de "comuna"...

E assim se vai fazendo a crescente capitalização deste país, com os Mercedes, Volvos e BMW a proliferar por aí nas mãos de alguns e a maior parte de nós a passar fome, ou pelo menos a contar cada vez mais os tostões no fim do mês...

Já quase ninguém se lembra do tempo em que uma Câmara Municipal só precisava de entregar as grandes obras a privados, porque as pequenas (conservações de estradas e edifícios, manutenções) faziam-se com pessoal próprio e com bastante rendimento de trabalho. Os mais velhos lembrar-se-ão com certeza...

Não me interpretem como saudosista e muito menos do tempo da outra senhora, mas está no tempo de alguém começar a dizer que antigamente havia muitas coisas muito mais bem feitas do que agora. Nem tudo o que é moderno é melhor.

Isabel Magalhães disse...

Bom dia, 'Oeiras';

Como também não sou saudosista de nenhuma ditadura, venho fazer coro consigo e propor listas de coisas que eram bem feitas no 'antigamente'.

A proíbição de afixar cartazes em espaços púlicos era uma delas. Não havia 'spray' mas seria, certamente, proíbido.

A mim, incomoda-me ver tudo o que é espaço preenchido com publicidade colada - à borliú' - e sem qualquer respeito pelo património público e/ou privado. O 'nosso' primeiro tem aí uma fonte de rendimento desperdiçada, bastava cobrar ao anunciante. O spray é outra PRAGA...

Sobre esse assunto nem as esculturas e respectivos pedestais escapam. Um exemplo disso a obra do Mestre Soares Branco que está à porta da escola secundária Camilo Castelo Branco. Já aqui publiquei um lote de fotos que atestam da falta de civismo, escrevi ao sr presidente da junta de Carnaxide (Olá Vilhena!) e não sei se algo foi feito para devolver a dignidade à escultura. Como diz uma filha minha:

'É o país (im)possível'.

Fernando Lopes disse...

Eu creio que nada acontece por acaso, caros Oeiras e Isabel. Ele são os hospitais, são as escolas privadas (viram nos pros e contras a resposta da Joana Amaral Dias a um tipo do Norte com grandes falas, que misturava verdades e aldrabices - conhecem a técnica), chegará aos correios (acabo de ter problemas com uma factura porque deixaram de fazer distribuição assídua - no entanto a Empresa deu lucro), chegará a tudo quanto é sítio. Sabiam que somos o segundo país da UE com menos funcionários públicos - mas dizem-nos o contrário. Enfim