quarta-feira, 26 de março de 2008

CRISE ORÇAMENTAL



Oposição não entende optimismo de Sócrates


A oposição considera que o Governo não tem razões para festejar, com o PSD, CDS, PCP e BE a não entenderem o optimismo de José Sócrates para afirmar que está ultrapassada a crise orçamental e que a economia portuguesa está agora «blindada» a uma recessão.


( 23:15 / 25 de Março 08 )


A oposição não entende para quem é que está ultrapassada a crise orçamental. PSD, CDS, PCP e BE comentam, assim, a afirmação do primeiro-ministro.


Numa declaração durante a tarde desta terça-feira, José Sócrates disse acreditar que o Governo conseguiu mesmo «blindar» a economia nacional a um cenário de recessão.


Uma confiança de José Sócrates que não encontra eco na leitura do PSD, com Patinha Antão a afirmar à TSF que não tem dúvidas de que para os reformados e desempregados, a crise continua «bem patente».


Também o CDS/PP tem dúvidas sobre o optimismo do do primeiro ministro. Diogo Feyo diz que «de parabéns estão apenas os portugueses que cumprem com os impostos».


Ouvido igualmente pela TSF, Francisco Louçã lembra os números do desemprego para contrariar as declarações de José Sócrates.


Do lado do PCP, Vasco Cardoso diz igualmente não ver motivos para «festejar».

TSF online

4 comentários:

Isabel Magalhães disse...

O optimismo do sr Pinto de Sousa só tem uma explicação; refere-se a um qualquer outro país, talvez imaginário, quiça extra-Terra, que não este Portugal onde vivem os Portugueses que sofrem na pele os dislates da (des)governação vigente.

Oeiras disse...

É o sinal dos tempos modernos: os governantes que apertam o cinto conseguem efectivamente controlar as despesas do Estado e as receitas dos impostos, mas a que preço? Eles ficam no rol de grandes estadistas, que tiraram Portugal do marasmo económico (houve aí há uns anos um senhor, chamado Cavaco Silva, que ficou no mesmo rol por ter feito exactamente as mesmas coisas, só que com muito mais dinheiro da CEE), e os outros que tentam governar de forma mais justa, tomando medidas mais espaçadas no tempo, ficam no rol de terem falta de capacidade de decisão (lembram-se dum senhor chamado Guterres?).

Fernando Lopes disse...

Aqueles de que me lembro estão melhor (e estarão certamente)são as Instituições Financeiras (repararam que na América um grande banco foi ao ar comprado por tuta-e-meia, cheira-me que aqui o Estado colocou a mão por baixo - não sei se por cima, também - de um certo Banco) e os grandes grupos económicos (não é falácia). Se não, vejam os lucros do ano passado.
Afinal não nos trazem novidades. Esperemos, mas vai ser difícil, para ver como vamos enfrentar a crise internacional...cujos responsáveis têm um nome e uma bandeira. São os mesmos de sempre e a especulação global.

Isabel Magalhães disse...

Do Sr. Engº Guterres só me lembro que tinha "Paixão pela Educação" e para o demonstrar deu início à desautorização aos Professores.
Tb me lembro que abandonou o barco mas não foi o único...