quarta-feira, 19 de março de 2008

Patrão Lopes

. A propósito duma questão levantada em comentário ao post O PAÇO DOS ARCOS pela Clotilde, questão para a qual por enquanto não tenho resposta, mas já agora pensando em todos aqueles que possam estar interessados em saber quem foi o PATRÃO LOPES e qual a sua origem e relação com Oeiras e em especial com PAÇO DE ARCOS, sigam o link abaixo


Que conduz a uma página na qual encontram um extenso e interessante artigo biográfico, ilustrado com imagens de época. Aconselho vivamente a sua leitura.
Chamo a atenção para a fotografia da CASA do Patrão Lopes. Será que ainda existe? E se sim, onde fica? E se não, onde ficava?

imagens DAQUI
.

6 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Viva, J!

Belíssimo contributo.

Não tenho resposta às perguntas... aguardemos que alguém saiba e venha partilhar.

Sobre o 'Patrão Lopes' só sei o que consta dos links porque depois da ida ao Bugio com a 'Espaço e Memória', e dos comentários do Boiça, etc., tive curiosidade em saber pormenores.

[]

Unknown disse...

.

Olá I.,

Talvez o nosso Amigo e Colaborador Rui Freitas aqui passe e nos dê umas dicas.

Quanto ao próprio Patrão Lopes, questionado sobre quantas pessoas salvou, respondeu: "Até 300 ainda contei..." :)

bjs

.

Fernando Lopes disse...

Destes, creio, que já não se fabricam.

Olhndo para zquela foto percebemos como Paço de Arcos tem "progredido".

Viva o Patrão Lopes

Anónimo disse...

Obrigada. Eu sabia algumas coisas do Patrão Lopes por exemplo da sua origem de Olhão pois adquirir parentes ligados ao Algarve.
Quando vivi em P. Arcos fala-se dele como exemplo.
Clotilde

Laetitia disse...

Boa!
Gostei imenso deste "post". Na altura que vivi em Oeiras, muitas vezes perguntei a amigos meus que eram bombeiros e outros nadadores-salvadores, quem era Patrão Lopes, mas nunca ninguém me deu explicações muito concretas.

Obrigada

L.

M.A.R. disse...

Tive curiosidade em ir ler a sua biografia e, mais uma vez, me interroguei:_Onde encontramos nós, hoje, homens com esta força de carácter?
Gostei, em especial, que tivesse devolvido a condecoração recebida do governo britânico,e pressionado os filhos a fazerem o mesmo. Isto pela afronta do Ultimato Inglês.