. A propósito duma questão levantada em comentário ao post O PAÇO DOS ARCOS pela Clotilde, questão para a qual por enquanto não tenho resposta, mas já agora pensando em todos aqueles que possam estar interessados em saber quem foi o PATRÃO LOPES e qual a sua origem e relação com Oeiras e em especial com PAÇO DE ARCOS, sigam o link abaixo
Que conduz a uma página na qual encontram um extenso e interessante artigo biográfico, ilustrado com imagens de época. Aconselho vivamente a sua leitura.
Chamo a atenção para a fotografia da CASA do Patrão Lopes. Será que ainda existe? E se sim, onde fica? E se não, onde ficava?
imagens DAQUI
.
6 comentários:
Viva, J!
Belíssimo contributo.
Não tenho resposta às perguntas... aguardemos que alguém saiba e venha partilhar.
Sobre o 'Patrão Lopes' só sei o que consta dos links porque depois da ida ao Bugio com a 'Espaço e Memória', e dos comentários do Boiça, etc., tive curiosidade em saber pormenores.
[]
.
Olá I.,
Talvez o nosso Amigo e Colaborador Rui Freitas aqui passe e nos dê umas dicas.
Quanto ao próprio Patrão Lopes, questionado sobre quantas pessoas salvou, respondeu: "Até 300 ainda contei..." :)
bjs
.
Destes, creio, que já não se fabricam.
Olhndo para zquela foto percebemos como Paço de Arcos tem "progredido".
Viva o Patrão Lopes
Obrigada. Eu sabia algumas coisas do Patrão Lopes por exemplo da sua origem de Olhão pois adquirir parentes ligados ao Algarve.
Quando vivi em P. Arcos fala-se dele como exemplo.
Clotilde
Boa!
Gostei imenso deste "post". Na altura que vivi em Oeiras, muitas vezes perguntei a amigos meus que eram bombeiros e outros nadadores-salvadores, quem era Patrão Lopes, mas nunca ninguém me deu explicações muito concretas.
Obrigada
L.
Tive curiosidade em ir ler a sua biografia e, mais uma vez, me interroguei:_Onde encontramos nós, hoje, homens com esta força de carácter?
Gostei, em especial, que tivesse devolvido a condecoração recebida do governo britânico,e pressionado os filhos a fazerem o mesmo. Isto pela afronta do Ultimato Inglês.
Enviar um comentário