segunda-feira, 17 de março de 2008

«A vida é muito dura para elas. São as crianças do nada».




Casa Sol sobrelotada, com 21 crianças num espaço para 11

A Casa Sol, onde vivem crianças seropositivas, está sobrelotada. Num espaço construído para onze vivem 21. A direcção vê-se obrigada a recusar novos meninos, carregando o peso de saber que pelo menos dois estavam a prostituir-se nas ruas da capital ...

9 comentários:

Laetitia disse...

É triste saber essas coisas. Não é?

E saber que aqueles meninos não têm culpa de nascer com o VIRUS transmitido, grande parte das vezes, pela inconsciência dos pais.
Era para fazer um post sobre isso, mas ainda não tinha tido tempo para tal.

Bjos da Ex-Estrellinha

Isabel Magalhães disse...

'The' Woman in Red?

I just love that song! :)))

Quanto aos meninos, 'Mas as crianças Senhor...!'


bj

I.

Laetitia disse...

Me too!
Mas atenção isto não tem nada a ver com preferências políticas, tem a ver com a renovação da "minha tasca", eu continuo a ser da cor...
Agora fiquei a pensar.
Ou laranjas ou cor da polícia?
Quanto aos meninos, quantas das vezes me vêm as lágrimas aos olhos.

Bj

Fernando Lopes disse...

Para além do anátemas, dos tabus, da desinformação ou ausência dela. dos falsos moralismos,estas crianças merecem uma atenção particular, porque, por todas as razões, são das mais frágeis de todas. Estive a ler o artigo. De bom, retiro que as instituições oficiais estão "prestes" a arranjar uma casa na Lapa (nem que fosse no Restelo). De mau, que a casa ainda vai para obras e que até lá outras instituições oficiais estão a enviar crianças para ali, apesar da falta de condições. Que diabo...não haverá um espaço digno (provisório que seja). Não há dinheiro? Estes poderes (e os outros) não conhecem Augusto Gil nem sentem o que ele disse.

Isabel Magalhães disse...

Fernando;

Antes de publicar também li o artigo e retirei as mesmas ilações, as boas e as más...

E os mecenas? Portugal não tem mecenas? E a 'banca'... com os lucros divulgados não poderia ajudar um bocadinho com umas 'migalhas'?

Anónimo disse...

E depois dizem que não é preciso falar nas coisas más, nas coisas que não fizeram nem ajudaram a fazer. É pena que nas tais que dizem boas não esteja lá uma solução mesmo provisória.

Clotilde

Fernando Lopes disse...

A Isabel desculpe...mas quais mecenas...quais migalhas. Para que é que a Isabel e eu pagamos impostos. Nem que fosse a última coisa que o "Estado" tivesse a cargo...para esta situação não há desculpas.
Desculpe lá, mais uma veze, mas hoje devo estar com os azeites.

Menina Idalina disse...

Deixo aqui um link, sobre uma das melhores campanhas de prevenção do VIH feitas . Absolutamente fabuloso:
http://www.lepoison.com/sidaction/

Quanto às crianças infectadas por VIH a situação embora possa ser ainda problemática, tem outros contornos que seria bom também perceber nomeadamente que hoje em dia, a percentagem de crianças que nasce com pais seropositivos ou com SIDA e que ficam infectadas é muito pequena( felizmente); que só alguns casos pontuais apresentam problemas de não terem familiares que possam promover um projecto de vida à criança; e por último e o mais importante é que já há pessoas que adoptam menores mesmo infectados.
Não sou defensora deste política de avestruz em relação à prevenção do VIH. Agora, os maiores problemas, são crianças provenientes dos Palop's, deslocados a tratamento, que ilegais, o seu regresso impede o acesso à terapeutica, e que acabam por ficar a viver em Portugal sem o minimo de condições de apoio. Em Àfrica o problemas dos orfãos da Sida é absolutamente arrepiamte.

Isabel Magalhães disse...

Bom dia, Menina Idalina;

Obrigada pelo link, um óptimo contributo.