domingo, 30 de março de 2008

A PRAGA DOS CONDOMÍNIOS

A propósito do artigo intitulado "Sinto-me inseguro" de Mário Crespo, postado por Isabel Magalhães (ver), nomeadamente quando diz... "Quando vejo as cidades portuguesas encherem-se de condomínios fechados, sinto-me inseguro." Gostava de ser optimista e não pensar que esta moda é passageira e não fruto de tempos difíceis em matéria de sentimentos e situações de insegurança experienciadas.

"Condomínios fechados são um tipo de organização habitacional em que diversos prédios e casas numa vizinhança cercam e fecham, sob sistema de vigilância, o terreno à sua volta.
A construção de condomínios fechados é prática comum em subúrbios, cidades de veraneio e áreas de aberrações urbanísticas como a Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro."



Também as cidades romanas foram reforçadas com muralhas quando o Império começou a sentir-se ameaçado pelas invasões de outros povos. A cidade reduz progressivamente a sua área, a urbe é substituída pelas "vilae", depois pelo burgo, a caminho dos castelos e das cidades fortificadas da Idade Média (época por excelência de insegurança).

Uma cintura de muralhas rodeava completamente a povoação a que os romanos chamaram Barcino (actual Barcelona); tinham nove metros de altura e 3,5 de largura e um comprimento de 1270 metros.

(ver)

A cidade de Conímbriga, cujas ruínas podemos observar em baixo, é fundada cerca de 138 aC e só cerca de 260 dC, com o início das primeiras invasões, é construída a muralha.
Um exemplo de "condomínio étnico" (!)

2 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Obrigada ao Fernando que agarrou a ideia e desenvolveu-a muito bem oferecendo-nos um artigo muito completo sobre o mesmo assunto através da História.

Agora o tal condomínio étnico, ai valha-me a 'Santa' - uma qualquer - que aquilo é de fugir a sete pés. É quase tão feio como os projectos do 'nosso' primeiro. Só acredito que 'meteu' arquitecto porque está lá escrito...

:)

Fernando Lopes disse...

Eu tb achei curioso...e até admito que houvesse bondado do arquitecto. Não sei se este condomínio era destinado a proteger a "etnia" (pela descrição dos hábitos deve ser cigana) se a proteger os outros dela- encerrando-a num quase "gueto". Enfim...