sábado, 22 de março de 2008

hotel de charme...

.
As duas imagens abaixo mostram aproximadamente a mesma área.
Como sou muito 'burro', expliquem-me lá os 'entendidos':

— Afinal de contas onde é que vai ser edificado
o tal de Hotel de Charme com 60-70 quartos?

No meio do Jardim?
Em cima da Estação?
Na Rua da Betesga?

IMAGEM AÉREA GOOGLE EARTH

EXCERTO DE MAPA DO SITE DA CMO
- AQUI -

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR
.

11 comentários:

Anónimo disse...

Às vezes temos de ter imaginação. É só preciso um tanto de espaço e cada um traz o seu saco cama: aí reside o charme do improviso.
José António: Você não é burro; burros são outros

Clotilde

Fernando Lopes disse...

Recordo-me que, já há alguns anos é certo, quiseram fazer o Centro de Arte Moderna na Gulbenkian - e fizeram. Mas a coisa foi polémica porque se tratava de retirar área ao jardim desenhado por R Teles. Lembram-se?
Mas era cultura por cultura...agora património por Motel (desculpem o desabafo se ofendi alguém).

Anónimo disse...

Fernando,

Julgo ser mais grave, é PATRIMÓNIO que nos pertence, por compadriu e favortismos ... há muitos exemplos no nosso concelho, infelizmente.

E assim eles se vão apropriando daquilo que nos pertence, colectivamente.

Reparem: é destuir um legado, por negócios privados. É este o conceito de desenvolvimento dos IOMAF.

SERAPIÃO

Isabel Magalhães disse...

J;

Hoje estamos em grande; abunda a qualidade dos artigos.

Muito grata também pelo teu contributo.

Isabel Magalhães disse...

A modos de preâmbulo, e para que ninguém seja levado a pensar que 'apadrinho' a troca do património por negócios, - longe disso - e sem ter conhecimentos relevantes e documentação disponível para consulta da parte que respeita a leis de hotelaria, construção e requisitos dos vários tipos de unidade hoteleira, etc., - o meu trabalho foi sempre na Promoção Turística - sei, por experiência, pessoal e profissional, que as possibilidades são muitas, lembrei-me agora da Pousada de Vila Nova de Cerveira que é apenas um exemplo do aproveitamento dado aos anexos.

Óptimo seria que o Paço pudesse ser usado como espaço de cultura, mas parece que já foi decidido de outro modo... Vamos ficar atentos para que o 'Hotel de Charme' não cresça em altura, pelo menos.

Unknown disse...

.

Espaços de Cultura no Concelho de Oeiras, criados pela autarquia em espaços com dignidade para tal, são uma efabulação e um mito...

Os 'hotéis' é que estão a dar... dinheiro para o bolso de quem sabemos...

A ver vamos...

.

Isabel Magalhães disse...

'Espaços de Cultura no Concelho de Oeiras, criados pela autarquia em espaços com dignidade para tal,'

Conheço alguns... e para mencionar os da minha zona: Palácio dos Aciprestes em Linda-a-Velha, sede da Fundação Marquês de Pombal e o Teatro Municipal Lourdes Norberto. Palácio Ribamar, Algés, com uma excelente Biblioteca e escola de dança, Palácio Anjos, Algés, sede do CAMB. Em Algés há ainda um local cujo nome não recordo embora tenha estado presente na inauguração durante o mandato de Teresa Zambujo, e que tem aulas de música e pintura, pelo menos...
Em Carnaxide, no centro cívico o Teatro Municipal Rui de Carvalho e agora tb sala para exposições.

De outras freguesias poderão falar outros fregueses mas não posso deixar de mencionar a Biblioteca de Oeiras.

Unknown disse...

.

É claro que eu referia-me aos espaços que não existem, e tão necessários são, e não àqueles que já existem [ que na sua maioria até são TZ ou privados ].

Continua a haver muita falta de espaços de Cultura no Concelho.
Com a transformação de espaços privilegiados como são os palácios em hotéis, de 'charme', ou outros, não me parece que as carências sejam colmatadas.

Nomeadamente para contribuir para a criação de espaços de exposição para os milhares de artistas plásticos, assim como de músicos para concertos. Ah, sabemos como o acesso aos espaços existentes dependem dos 'amiguinhos'...

Num Concelho onde uma 'certa' pessoa responsável ante, creio, uma proposta de exposição de Paula Rego, respondeu: MULHERES NUAS EM OEIRAS ! NUNCA !!!

ESTÁ TUDO DITO...

.

Fernando Lopes disse...

A Isabel não leve a mal mas fez-me lembrar aquele deputado do PS que dizia que só falavam das coisas boas e que não tinham tempo (ou coisa parecida) para falar das más.
Estou de acordo consigo que há equipamentos...distribuídos de forma não suficiente quando se fala de proximidade, direi eu.
Para falar da minha freguesia, não existe nada para além de um Convento (cartuxa) onde espaçadamente se fazem concertos e uma Quinta Real.Qualquer deles a precisar de restauro...dispendioso certamente.
Será que alguém está informada da parte do orçamento camarário dedicado à cultura? Oiço por vezes comparar com Cascais? Confesso que não tenho números.

Fernando Lopes disse...

Acrecento, a título de informação, que Laveiras tem um Clube Recreativo (creio que o único com alguma importâncoa em Caxias)e na Pedreira Italiana (AUGI)tem um pequeno equipamento utilizado por um rancho folclórico e que, ao que sei a CMO tem dificuldade em dinamizar. Pois... quando a escola de Hotelaria e Turismo do Estoril está a formar animadores e estes não tem emprego, percebe-se.

Isabel Magalhães disse...

Fernando;

Esse era o 'cartão' que me faltava...

Tem a certeza que percebeu o meu comentário e porque razão o escrevi? Não terá lido na diagonal?