quinta-feira, 20 de março de 2008

AINDA O PAÇO DOS ARCOS E SUAS IMEDIAÇÕES

Será que já começaram as obras?

Trata-se de casas que ficam nas imediações do Palácio, em pleno Centro Histórico (junto às Escadas dos Escuteiros). Serão provisórias? É que estão a substituir a telha de meia cana (moura), muito antiga e naturalmente degradada pelo tempo, por "plástico ou fibro-qualquer coisa". Como não podem fazer o sanqueado (beiral em curva) deixam para o beiral telhas vulgares (casa em segundo plano). Será que é melhor que nada e não havia outra alternativa?


Nestas duas fotos, em cima, podem observar um prédio que deve estar ali há cerca de 10 anos (estão a ver as traseiras porque a frente dá para o Largo da Estação). Funciona ali um parque de estacionamento improvidado que, observado no local, não parece manter a distância (50 metros) do imóvel classificado. Será que não contaram com os anexos do Palácio? Ou estarei enganado?

No post em baixo, de hoje, sobre este assunto, diz a páginas tantas o Senhor Vereador do Património Municipal e Turismo "...não queremos aberrações" e mais adiante "...A haver construção para além da requalificação do palácio, terão que a fazer na parte traseira, junto à linha de combóio, que é uma zona de menor impacto em termos ambientais". Perguntamos: à custa do jardim? Se existe uma estrada que já delimita a propriedade com será tal possível? E o enquadramento? Que diz o Plano de Salvaguarda do Património Edificado e Natural de Oeiras?

1 comentário:

Isabel Magalhães disse...

Fernando;

"Funciona ali um parque de estacionamento improvidado que, observado no local, não parece manter a distância (50 metros) do imóvel classificado."

Sobre este assunto, recordo-me de haver algures numa caixa de comentários do O.L. umas palavras deixadas por alguém (anónimo) que se refere exactamente a esse parque de estacionamento.

Sobre as suas perguntas espero que alguém possa responder cabalmente.

Obrigada pelo post.

[]