quarta-feira, 26 de março de 2008

ASSOCIATIVISMO - UMA RIQUEZA A ESTIMULAR

Na sequência do excelente artigo de Jaime Casimiro sobre a Academia Recreativa de Linda-a-Velha, deixo-vos aqui uma, também, excelente reflexão (e apelo) do Dr. Jorge Miranda em favor do associativismo, em geral, e da Sociedade de Educação e Recreio "Os Amigos de Leceia", em particular.
"PONTOS DE VISTA



ASSOCIATIVISMO


A vida está difícil. Tais são as contrariedades que a decantada esperança, atávica do Português, vai fenecendo. Não se vislumbra solução para os problemas que ensombram o nosso quotidiano. E preocupados com a sobrevivência, com a incógnita do dia seguinte, andamos ensimesmados e cada vez mais fechados sobre nós próprios. A falta de um horizonte claro desmobiliza-nos, retira-nos ânimo, retrai-nos. E a actividade emperra ou abranda, por falta de estímulo e à-vontade. O tradicional trabalho comunitário, em obediência a naturais impulsos gregários, tão importante para a organização do lazer e da solidariedade, na base do voluntariado, consequentemente também estiola. Será, com certeza, neste cenário, que se poderá enquadrar a crise que atravessa o associativismo.
Entre as colectividades que tropeçam no desânimo e atravessam dificuldades que põem em risco a sua estabilidade e sobrevivência, encontra-se a prestigiada Sociedade de Educação e Recreio “Os Unidos de Leceia”, segundo lemos em A Voz de Tercena, na sua edição do dia 14.
Na sua assembleia geral, realizada a 22 de Fevereiro, destinada a discutir o relatório e contas relativos ao exercício de 2007 e eleger os novos corpos sociais, não teve êxito o que se refere ao segundo ponto: nem uma única lista foi apresentada! E assim a colectividade continuará a ser gerida por uma comissão administrativa até à assembleia que, desde logo, ficou marcada para o próximo dia 28 deste mês. Se nesta reunião magna não surgir uma só lista salvadora, a colectividade, conforme regista aquele nosso colega, “fica em risco de atingir o seu abismo”.
“Os Unidos de Leceia” foi fundada a 27 de Abril de 1949 e dispõe de um amplo pavilhão multiusos onde se desenvolve intensa actividade desportiva e recreativa. Preenche um espaço de conviviabilidade multicultural deveras importante e significativo que não pode ser desprezado. O seu eventual desaparecimento eliminaria uma ponte indispensável ao diálogo e equilíbrio social.
Não gostaríamos que fosse esta a realidade que tolda o associativismo. É, sem dúvida, mais um sintoma dos maus tempos que decorrem. Será que veremos ainda a luz ao fundo do túnel?... Desejávamo-lo muito!
Jorge Miranda
(jorge.o.miranda@gmail.com) "
Com os agradecimentos ao Jornal da Costa do Sol, de Março de 2008

1 comentário:

Anónimo disse...

boas,
A Serul já tem nova direcção
fica aqui a informação