terça-feira, 2 de agosto de 2011

Trabalhos para Férias


Alguns irão para férias e outros terão de descansar em casa, mas todos devemos reservar algumas horas para trabalho cívico e ajudar os responsáveis da nossa Terra a tomarem conhecimento das imperfeições que ainda existem.

Um dos grandes problemas que está a alastrar é a desorganização nos transportes além dos aumentos dos bilhetes. Aqui, por Oeiras, a rede de transportes tem piorado e existe até uma Comissão de Utentes que tem uma petição pública que deve ser apoiada e existem também vários movimentos locais que estão a chamar a atenção para a falta de carreiras e maus horários. E se nos informássemos e ajudássemos esses movimentos a serem ouvidos pelas Juntas de Freguesia e pela CMO para que interviesse com os meios que têm para melhorar os transportes no nosso Município?

E se cada um, cada semana, fizesse um apontamento das árvores que devem ser podadas porque os ramos nos batem na cabeça, dos buracos que há nas ruas que percorremos, dos carros abandonados que tiram lugares tão necessários a um bom estacionamento? E se assinalássemos os locais onde há sempre carros mal estacionados pondo em perigo o acesso em caso de acidente? E se utilizássemos os contactos telefónicos da CMO para informar de monos fora dos contentores para os Serviços fazerem um melhor traçado dos percursos?

Talvez sejam umas férias diferentes mas marcantes se atendermos nos pequenos nada junto à nossa porta e fazer chegar esses reparos aos Responsáveis porque, como cidadãos que somos, a vida da nossa Terra diz-nos respeito. Muitas vezes não são precisas estruturas pomposas para melhorar as coisas: é preciso apenas boa vontade e imaginação, e empenhados havemos de encontrar muito mais ideias para consolidar o Município de Oeiras num local onde apetece ficar.


Maria Clotilde Moreira / Algés


Artigo publicado hoje no correio dos leitores do JO

5 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Tantas dessas pequenas coisas imaginava eu - na minha santa ignorância - que seriam da delegação de competências das JF mas afinal parece que não, parece que é tudo da competência da CMO. Pena é que do 'geral' da câmara acusam a recepção, agradecem, informam que vão reenviar para o departamento respectivo e daí não passa. Ou há alguém que interrompe o circuito ou o tal "departamento respectivo" - talvez por falta de pertinência do assunto ou por excesso de trabalho - não encontra tempo para responder ou dar seguimento.

Rui Freitas disse...

Amiga Clotilde, solidária e interventiva, como sempre e com toda a razão. Um exemplo a seguir!
Isabel, então acha que um único "departamento" para tanto "respectivo", pode resolver as respectivas coisas de um dia para o outro? Tenha dó desse "respectivo departamento".
:-)))

Clotilde Moreira disse...

Meus Amigos: Muita coisa parece ficar perdida nos fios da net. Mas se formos alguns a insistir pode ser que...
Obrigada.
Clotilde

Isabel Magalhães disse...

Rui;

Eu tenho 'dó'... e ré e mi e a escala toda se tal for preciso. ;)

Anónimo disse...

Boas, a verdade é que as juntas pouco podem fazer, e quando podem, quando é mesmo com eles, não azem porque não querem.
Nasci em Paço de Arcos e vivi aqui toda a minha vida. Já vi passar por cá muitos presidentes de junta, muitos executivos, mas sinceramente nunca vi nada como os que lá estão agora.
Passam sem pena nem gloria, não deixam obra, vivemos numa freguesia que se degrada a olhos visto e ninguém se preocupa em fazer nada.
Mas eis senão quando vejo a noticia de que o Tony Carreira vem cá cantar nas Festas. Mas tá tudo doido? como vão meter tanta gente que segue o homem na praia velha?
Mais importante ainda, quanto vão pagar ao homem para cá vir? se a junta não tem dinheiro para realizar obras como é que tem dinheiro para pagar a este senhor? e qual é o retorno efectivo para Paço de Arcos e os que aqui vivemos? o homem canta, vai embora e o que ganhamos nós com isso?
Volto atrás, quem paga? os SMAS? ou seja, nós que pagamos todos os meses um absurdo para continuar a pagar ordenador elevados aos boys do presidente contratados para lugares que não estão dentro das suas competências e para pagar festarolas que nada trazem de mais valia a esta terra.
Já agora, eu até nem gosto nada do Tony Carreira, será que posso este mês pagar só 50% da minha factura dos SMAS?
A. Antunes