segunda-feira, 15 de outubro de 2012

As "TECNOFORMA"

O jornalista José António Cerejo tem conduzido um trabalho de investigação jornalística sobre a empresa TECNOFORMA, onde terá trabalhado Pedro Passos Coelho como administrador e que terá tido tratamento preferencial quando Miguel Relvas era Secretário de Estado da Administração Local no Governo Barroso/Portas.
Sobre este assunto não me alongo, até porque José António Cerejo é um jornalista que pela sua seriedade me merece o maior respeito. Investigou Sócrates quando este era Ministro do Ambiente, constituiu-se assistente no caso "Freeport", em que Sócrates está envolvido.
As últimas notícias, até ao momento não desmentidas, seja pela administração da TECNOFORMA, seja pela Autoridade Tributária, é que a empresa estará em processo de falência, por dívidas à Fazenda Pública. Até aqui tudo normal: são tantos e tantas as empresas e particulares a quem os governantes  e administração fiscal destruíram a vida que qualquer cidadão ou empresa é um potencial arguido ou incumpridor.
Onde "não bate a bota com a perdigota" é a constituição da TECNOFORMA II - Consultoria & Recursos Humanos, Lda. no dia 20 de Maio de 2010, 2 meses após a entronização de Pedro Passos Coelho como líder do PSD. Coincidências? Talvez sim, talvez não.
Quem são os sócios desta TECNOFORMA II? Nem mais, nem menos, que os mesmos da Tecnoforma - Formação e Consultoria, S.A. - Sérgio Manuel Alves Porfírio e Manuel António Nunes Cardoso Castro - e uma tal Plurimpera, SGPS, S.A., cujos accionistas são os mesmos Sérgio Porfírio e Manuel Castro!
Ora, onde é que as TECNOFORMA e TECNOFORMA II mamam? Na teta dos contribuintes, na teta da Administração Pública, com projectos de treta, apenas para afinfarem umas dezenas de milhar de euros, como é o caso do ajuste directo que foi atribuído à TECNOFORMA pela Associação de Municípios da Cova da Beira!
A mama da TECNOFORMA II também não fica atrás: o Município de Oleiros entregou-lhe em 19 de Maio de 2011 e 12 de Julho de 2012, por ajuste directo, a "Implementação e acompanhamento do Sistema Integrado de Avaliação de Desempenho (SIADAP)", quando o mesmo tipo de ajuste e prestação de serviços já fora adjudicado em 2009 e 2010 à Tecnoforma!
O SIADAP está em constante implementação no Município de Oleiros?
Para que servem as CIM - Comunidades Intermunicipais? Não foram criadas para partilharem recursos? Não há técnicos de recursos humanos no Município de Oleiros que ao longo destes anos tenham aprendido como se implementa anualmente o SIADAP?
Há empresas que só conseguem viver à custa dos contribuintes, como fica claro nestes exemplos.
Passos Coelho e os seus secretários de Estado, Hélder Rosalino e Paulo Júlio, na sua sanha contra os trabalhadores da Administração Pública (AP) tentam esconder aquilo que é por demais evidente: a contratação de empresas de consultoria, de assessoria técnica, jurídica e política são as verdadeiras "gorduras do Estado"!

1 comentário:

Isabel Magalhães disse...

(...) a contratação de empresas de consultoria, de assessoria técnica, jurídica e política são as verdadeiras "gorduras do Estado"!»

Helder;

Excelente artigo. Claro, preciso e conciso para ninguém ficar com dúvidas.