domingo, 14 de maio de 2006

O NOVO OEIRAS LOCAL



Para quem não sabe, “OEIRAS LOCAL” era o nome de um blogue criado em Abril de 2005 por Joaquim José de Carvalho e Melo. Tinha por intuito falar de Oeiras; das suas gentes, da arte, do património, da política, da gastronomia, do dia a dia de um concelho que se quer mais e melhor.

Funcionava num sistema de colaboração alargada a vários ‘team-members’ de diversas ideologias políticas e partidárias, irmanados no respeito pela diferença e liberdade de expressão.

Recentemente, motivos profissionais levaram o seu fundador a entregar a gestão do blogue e após decorrido pouco mais de um mês de nova gestão surgiu o aviso de encerramento definitivo a partir de 12052006.

Gerou-se um movimento a favor da continuação do espaço, adiantaram-se sugestões para uma gestão rotativa, vários leitores vieram expressar a vontade de que o blogue não fechasse a porta, o próprio gestor substituto aceitou a ideia e – de repente – de forma inexplicável o blogue desapareceu.

Perdeu-se, ingloriamente, um espaço democrático onde durante 12 meses se discutiram assuntos pertinentes, divulgou arte - maioritariamente de artistas residentes nas freguesias do concelho de Oeiras - denunciaram situações, muitas das quais viriam a ser solucionadas, e onde, e sobretudo, se promoveu um diálogo franco e aberto entre pessoas interessadas no bem estar e progresso de Oeiras.

Acabou, assim, por uma vontade imposta, o que uma larga maioria apostava em manter.

Foi pena!

Mas...

DEUS quer, o HOMEM sonha, a OBRA nasce!

e o OEIRAS LOCAL renasceu, com o mesmo título, em homenagem ao seu fundador - JJCM - que tanto empenho pôs no projecto inicial, projecto esse que se irá manter segundo o modelo de participação alargada aos que quiserem colaborar na divulgação dos interesses do Concelho de Oeiras.

A todos as minhas
Saudações Digitais.

Isabel Magalhães
(Artista Plástica)

23 comentários:

Unknown disse...

Meus Caros,

Subscrevo o que o Caro António P. Coutinho escreveu.

Também eu fui convidado para assumir a gestão do blog. E confesso que lamento ter declinado o convite, mas também eu me debato com problemas de tempo, e não só de ordem profissional, para o poder fazer. Lamento porque talvez se o tivesse feito esta 'desgraça' que foi o desaparecimento do blog não tivesse acontecido.

Dói ver esfumar-se no nada um Arquivo de textos e imagens e de comentários que pertenciam sobretudo aos Oeirenses e à História de Oeiras. Sim, vejo o Arquivo, apesar de modesto na dimensão, como um acervo de documentos recentes que muito poderia auxiliar qualquer investigador, actual ou futuro, a traçar um panorama da Oeiras de hoje, dos seus Munícipes, das preocupações destes, dos principais problemas que afectam o Concelho, etc.

Mais do que me segreda aqui ao ouvido a minha costela revolucionária — "diz, diz... diz que quiseram calar a voz do povo!" —, segreda-me a minha outra costela de homem de Cultura que exclama escandalizada que "quiseram apagar (rescrever?) a História...!!"
Toda a pessoa minimamente racional e com bom-senso sabe que tal é impossível. Há sempre algures uma memória onde reside a verdade que denuncia a ignomínia dos perpetradores destes actos, sempre condenados ao fracasso.

Apagaram o blog e o Arquivo. Mas um novel Oeiras Local nasceu em sua substituição e estou seguro que tal acto ignominioso não voltará a acontecer.
Queremos um espaço livre, democrático, responsável e tolerante para podermos debater as nossas ideias. Merecemos esse espaço. Ele está aqui. Façamo-lo crescer e tornar-se uma digna referência na blogosfera!

p.s.: Não tenho muita coisa. Talvez nem 1%. Mas em boa hora fiz alguns PDF's do Oeiras Local. Nomeadamente de alguns em que apareciam posts meus. Posts estes dos quais guardo também um arquivo, que "Homem prevenido vale por dois". Lamento é não ter feito o mesmo com os comentários, também eles de suma importância.

Por OEIRAS!!

José António

AFS disse...

Caros Isabel e António,
Quanto à questão dos arquivos não sei se há muito a fazer, mas o Google guarda em cache as páginas durante algum tempo.

Mesmo agora fiz uma pesquisa, e é possivel aceder aos arquivos (Abril está e Janeiro , por exemplo).

Não sei por quanto tempo ficarão disponíveis, portanto o melhor é copiá-los para qualquer sítio.

Também eu era leitor assíduo do Oeiras Local, pelo que fico contente pelo não abandono (total...) deste projecto :)

Cumprimentos,
AFS

AFS disse...

Bem, não acerto com o HTML aqui nos comentários, portanto cá vão:

http://66.249.93.104/search?q=cache:uEFvW6PeRgEJ:oeiraslocal.blogspot.com/2005_04_01_oeiraslocal_archive.html

http://66.249.93.104/search?q=cache:lEK93BsoPf0J:oeiraslocal.blogspot.com/2006_01_01_oeiraslocal_archive.html

(estão lá os outros todos, são só dois exemplos...)

Isabel Magalhães disse...

Caro José António;

Tb eu fui convidade e declinei... duas vezes...

e agora aqui estou a assumir uma gestão sobreposta com o meu trabalho da pintura, a casa, os filhos, os cães... :)

Fica desde já o meu antecipado pedido de desculpas sempre que não estiver muito presente para responder aos v/comentários.

A ti, meu amigo, os meus agradecimentos pela pronta resposta ao pedido de colaboração.

Um []

Isabel Magalhães disse...

Caro AFS

Grata pela sua ajuda...

assim os interessados poderão ir ao Google 'repescar' o que mais lhes interessar.

Um []

Isabel Magalhães disse...

Caro Pereira Coutinho,

Como dizia a Senhora minha avó, as acções ficam para quem as pratica... e ainda não sabemos 'muito bem' o que aconteceu... :)

Ontem, já era um novo dia no "Oeiras Local" e juntos vamos continuar o trabalho iniciado pelo JJCM.

Caso nos queira dar o prazer da sua colaboração solicito-lhe - a si e a todos que o desejarem - o envio do e-mail para que o possa incluir como 'team-member".

Viva o Oeiras Local!

Saudações Digitais.

Unknown disse...

Cara Isabel,

Obrigado pela inclusão dos meus blogs 'oeirenses' na coluna de links.

Com a simpática ajuda aqui deixada pelo AFS, consegui ir buscar quase todos os arquivos e fazer PDF's. Só não consegui encontrar o de Maio de 2005.
E quanto aos comentários, claro que não se encontra nada. O Google só fornece as páginas. Como os comentários estavam guardados no Haloscan, se houvesse uma maneira de os ir lá buscar é que era óptimo. Também eles poderiam ser recuperados.
Mas enfim, não se pode ter tudo e isto já não é mau.

[]

Isabel Magalhães disse...

José António;

nada a agradecer! :))) afinal é de Oeiras que este blogue trata...

Qto aos arquivos... estás a revelar-te um excelente parceiro para criar a 'criança' - leia-se blogue- a meias! :)))

Eu confesso que se guardasse esses arquivos - ou outros - nunca mais os encontrava! :)))

Obrigada e um [].

Mocho Falante disse...

Bem mas que grande vergonha e pedrada à liberdade de expressão...será que vontades superiores se impuseram a tal espaço? Huummm cheira-me a um silenciamento previsto e calculado. Eu abria outro bem mais mordaz

Beijocas

Arruda disse...

Cara Isabel

Quero felecitá-la e ao José António pela coragem de não deixarem desaparecer este espaço livre. Sei que é preciso engolir muitos "sapos" mas, creio que no fim vale a pena dar continuidade a esta obra. Os meus votos de felecidades.
Cumprimentos,
António Arruda

Isabel Magalhães disse...

Olá Mocho;

estou a contar contigo para integrares a lista de colaboradores do O.L.

olha que este blog também precisa de uma escrita como a tua e além do mais és eleitor do concelho de oeiras.

Uma beijoca de muitas cores. :)

Isabel Magalhães disse...

Caro Arruda,

Agradeço as suas palavras...

Aproveito para lhe dizer "pessoalmente", embora o convite já tenha sido feito de forma generalizada, que conto com a sua colaboração na continuação deste O.L.

O blogue do MPT ainda não consta da coluna ao lado mas irá constar; todos os dias irei, aos poucos, compondo a 'casa'! :)

Saudações.

Unknown disse...

Caro Arruda,

Obrigado pela felicitação.
Apenas acho que "vale sempre a pena" pugnar pela Liberdade, mesmo que seja preciso engolir uns 'sapinhos' (nada que um bom copo de tinto alentejano não ajude a resolver) :)

Como já expressei à Isabel Magalhães, ela pode contar comigo para ajudar a fazer crescer este espaço de diálogo, franco e aberto.

Uma palavra ao Mocho: Também me cheirou a manipulação. Só discordo da adjectivação de "superiores". Vontades dessas, contra a Liberdade de Expressão, de superiores não têm nada. Apenas demonstram mesquinhez, talvez fundada em interesses obscuros. Mas vamos estar aqui. Todos os que acreditamos que é possível fazer de Oeiras um Concelho moderno e com qualidade de vida, livre da corrupção. Um Concelho em que os autarcas estejam realmente em sintonia com os anseios da população. Aposto que concorda comigo.

Abraços,
José António

O Politicopata disse...

Caros senhores: Considerei indelicado da vossa parte retirarem o meu link da vossa lista. De facto fui blogger do antigo "Oeiras local" e contribuí bastante para o desenvolvimento do espaço que agora têm... É triste saber que outro blogger que foi convidado ao mesmo tempo que eu, mantem o link... Deixa a sensação que mal se "apanharam na gestão do blog", foram cortar com aqueles que não partilham da mesma opinião do que vocês...
Desde que sou blogger que tenho o link do Oeiras Local (que grande parte das vezes aposta em opiniões diferentes das minhas, mas mantanho-o)...
No entanto vejo que mantêm o Cais da Linha!
É chato "censurarem" um blog que vos ajudou!

Com os melhores cumprimentos
Politicopata

O Politicopata disse...

Mais do que isso, faço minhas as palavras do António Pereira Coutinho! Acho infame o que se passou...

Isabel Magalhães disse...

Caro Politicopata;

E eu acho este seu comentário extemporâneo ou então fruto de não ter lido o que escrevi ao P. Coutinho e ao Arruda.

Se conseguir ver a coisa com outros olhos verificará que o meu blog o 'À rédea solta' tb não consta, nem o Mamarracho dos Poetas, ou o Salvem Caxias, como não consta a informação referente à Imprensa, nem o Brazão da Vila de Oeiras... mas, e como deixei dito "aos poucos irei compondo a casa".

Apenas a título de informação, o meu blog apareceu, um dia, referenciado no anterior O.L. e da mesma forma desapareceu sem que eu tivesse contribuído para qq das situações. O que eu sei - de fonte segura - é que ninguém me viu por aí a mandar 'chásadas' a quem quer que fosse. :)

No entanto gostaria de lhe dizer que este é outro O.L. e que não herdei activo nem passivo...

As minhas saudações digitais.
Isabel Magalhães.

isabel disse...

Não conhecia este blog, mas de certeza que é uma fonte preciosa de informação para os habitantes do concelho de Oeiras.

Força Isabel e José António!

Unknown disse...

Caro Politicopata,

Não me leve a mal, mas das suas palavras parece depreender-se que esteve desatento nestes últimos tempos. Talvez não tenha tido possibilidade de acompanhar o 'thriller' que conduziu à morte prematura do Oeiras Local, concebido pelo Joaquim José de Carvalho e Melo e anterior a este novel blog.

Sim, trata-se de um novo Oeiras Local, em boa hora concebido pela Isabel Magalhães, ante a surpresa que constituiu para todos nós o desaparecimento do blog, apesar da promessa feita de que o mesmo não seria apagado. Contudo assim aconteceu, à revelia da opinião dos colaboradores e comentadores. Mas o blog foi efectivamente apagado. Na impossibilidade de o pôr de novo a funcionar (depois do 'delete' já nada há a fazer), viu-se assim nascer este O.L., com o mesmo nome e alojamento (o que tem a vantagem de ter o mesmo endereço, logo não termos que andar a modificar os links que temos espalhados por todo o lado: blogs, páginas, assinaturas de mail, etc.)

Pelo que vejo aqui, ainda há muito trabalho a fazer e já expressei diversas vezes a minha disponibilidade para colaborar no mesmo.

Se os meus links estão neste O.L., isso foi uma decisão da gestora, que já agradeci, e para a qual em nada contribuí. Da mesma forma que ela os colocou, pode tirá-los quando muito bem entender. Confio no bom-senso da gestora no sentido de incluir e excluir materiais como achar útil. No mesmo sentido sinto-me privilegiado por ter sido convidado a integrar a equipa redactora. Também nisto, se e quando a gestora achar por bem excluir-me, aceitá-lo-ei pacificamente, e se tiver alguma coisa a dizer, dir-lhe-ei em particular e não aqui onde só iria perturbar desnecessária e inconsequentemente todos os visitantes.

Para finalizar, desculpe-me a franqueza, achei esta sua intervenção despropositada. Se se estivesse a referir ao anterior O.L., ela talvez fizesse sentido. Agora num blog completamente novo, à procura de colaboradores, à espera de comentadores, aberto a sugestões e ideias úteis, o seu texto não foi lá muito convincente e não me parece que o tenha ajudado a 'seduzir' a gestora a incluí-lo na equipa. Pois se chegou aqui e agora e começou logo a disparar rajadas sobre este Oeiras Local...

Cumprimentos,

José António.

Isabel Magalhães disse...

Bom dia, 'Rosmarinus Officinalis';

O meu caro amigo acompanhou o processo, leu o 'post' do gestor substituto a informar o fecho do blogue a 12052006...

leu os comentários que surgiram com sugestões para que o trabalho iniciado por JJCM não se perdesse, colaborou com palavras de incentivo e ofereceu participação...

o gestor P.F. "pareceu" ter concordado em não encerrar o blogue - pelo menos assim pensei e outros tb pensaram...

mas...

no dia 13052006 ao entrar no blogue - como faço diariamente - recebi a informação "PAGE NOT FOUND", e aguardei. Após novas tentativas a mesma resposta. Tentei aceder por outros links e nada...

Lembrei-me de verificar se o nome "OEIRAS LOCAL" estaria disponível e para isso dei início ao processo de criar um blogue com o mesmmo nome...

E para meu espanto, e confirmação do que já receava, o BLOGGER aceitou o nome, sinal de que o anterior tinha sido apagado.

Já que o novo blogue estava criado decidi assumir a tarefa e o trabalho acrescido desta gestão, que espero levar a cabo com a colaboração de todos os que possam contribuir positivamente, e dentro da anterior conduta e princípios defendidos por JJCM.

Não sei se chegou a ler o meu comuntário em que defendi a ideia de manter 'a cara' do blogue, contra a opinião do gestor substituto que propunha criar uma nova fachada.

Falta a resposta à sua pergunta: Não sei quem APAGOU o anterior Oeiras Local. Não sei se tiveram o cuidado de copiar o blogue - já que os comentários se perderam, principalmente os que foram feitos durante a gestão do JJCM.

Quanto a outro ponto e tanto quanto sei, o registo IP do Nuno Mendes é distinto do registo IP do Politicopata...

O Nuno Mendes garantiu-me - por e-mail - não ser o Politicopa e eu não tenho motivo para duvidar da palavra que me foi dada.

Quanto à sua colaboração será sempre bem vinda. Aguardo um e-mail seu para o constituir 'colaborador'.

Saudações Digitais

IM

Isabel Magalhães disse...

Caro "Rosmarinus Officinalis";


Gostaria de acrescentar um ponto que será útil a todos os leitores que não faziam parte da lista de colaboradores.

SÓ e APENAS o gestor do blog tinha acesso aos "Settings" que é o mesmo que dizer que só ele podia entrar na zona "Delete Blogue".

A todos os outros colaboradores era apenas permitido 'postar' e apagar os assuntos que publicassem, estando-lhes interdito apagar o trabalho de terceiros.

Saudações digitais.
IM

Isabel Magalhães disse...

Viva Isa; :)

Obrigada pela força...

é sempre um prazer ver aqui os que me acompanham também no "À rédea solta"! :)

bj.

Isabel Magalhães disse...

Caro 'Rosmarinus Officinalis';

Agora sou eu que estou perplexa... "outra intenção da sua parte?"... mas essa ideia jamais me passou pela cabeça!

Eu apenas me limitei a responder às suas perguntas:


"Isabel: o que se passa mesmo, que não estou a entender bem.... mas deitam abaixo O Oeiras Local, e logo aparece este Oeiras Local?!?! Afinal onde está o original???
Quem o mandou abaixo?!??
E agora?!?.... eu nem quero acreditar nisto."


com os elementos que são do meu conhecimento.

E se escrevi um segundo comentário foi porque o meu caro amigo, por não ser 'team member' poderia desconhecer a parte técnica das configurações do blogue.

Por favor, não me interprete mal, apenas tentei pô-lo a par respondendo às perguntas que me faz.:)

Já agora que se diz "próximo" do JJCM e eu não tenho qq forma de o contactar, gostaria de saber se o facto de ter
registado um blog com o mesmo nome - depois de terem apagado o original O.L. - é lesivo dos direitos de alguém e, no caso afirmativo, tratarei de suspender o registo.

Eu acredito no diálogo porque "é a falar que as pessoas se entendem".

Um abraço digital.
Isabel Magalhães

Isabel Magalhães disse...

Caro "Rosmarinus Officinalis",

Registo com agrado o facto de estar tudo esclarecido.

É que eu, por educação e formação, odeio a ideia de poder ser - ainda que inadvertidamente - incorrecta para alguém, principalmente para os que sempre usaram de cortesia para comigo como é o seu caso.

Não há qq inconveniente em divulgar aqui que o nosso amigo JJCM irá entrar em contacto comigo. Sempre estivemos 'digitalmente próximos' em questões relacionadas com o blogue e até noutras de índole e ideologia mais pessoal mas que não vêm ao caso! :)

Poderá escrever-me para o e-mail constante da minha 'página pessoal'

isabelmagalhães@netcabo.com
Registei tb o seu e-mail, que agradeço.

Um [] digital para si.