terça-feira, 23 de maio de 2006

PSD: Freire Antunes (militante de Algés) apresenta queixa por difamação contra líder PSD/Porto

_

"O deputado social-democrata José Freire Antunes disse hoje à Lusa que vai accionar uma queixa-crime por difamação contra o líder PSD/Porto, Agostinho Branquinho, alegando ter sido alvo de uma "tentativa de assassínio moral".
Em causa estão declarações de fontes não identificadas e de pelo menos um dirigente da distrital da JSD acusando os deputados Freire Antunes e Raul dos Santos de usarem ajudas de custo da Assembleia da República para deslocações ao Porto que nunca efectuaram. Numa declaração escrita enviada à Agência Lusa, Freire Antunes refere que a "campanha de assassínio moral" iniciou-se com uma peça do Jornal de Notícias de 20 de Abril de 2006, que "citava como fonte a distrital do Porto do PSD", e "culminou nas declarações do secretário-geral da JSD-Porto [Marco Vaqueiro], reproduzidas pelo jornal 24Horas de 21 de Maio".
"Nessas declarações fui incluído entre aqueles que 'andaram durante um ano inteiro a receber ajudas de custo para virem cá, mas nunca puseram os pés nesse distrito'", afirma o parlamentar.
"Temos assim que a distrital do Porto [do PSD] difundiu a partir de 20 de Abril uma falsidade que materializa um crime de difamação, pelo que dei instruções aos meus advogados para accionarem um processo-crime contra o presidente da distrital do Porto", adianta Freire Antunes.
O deputado recorda que, em resposta a um requerimento do jornal Público, a adjunta da secretária-geral do Parlamento, Maria do Céu Boléo, garantiu por escrito, a 26 de Abril de 2006, que "o senhor deputado José Freire Antunes, na actual legislatura, nunca comunicou qualquer deslocação para efeitos de pagamento de ajudas de custo". No texto enviado à Lusa, o deputado refere que se tem deslocado ao Porto, por sua conta, para contactar eleitores e para finalizar uma investigação sobre a génese nortenha da candidatura de Humberto Delgado à Presidência da República.
Freire Antunes recorda ter sido convidado para integrar a lista do Porto nas legislativas num momento em que as estruturas portuenses do PSD estavam "gravemente divididas" (devido a um episódio envolvendo Pôncio Monteiro e Rui Rio).
Acrescenta que por escolha pessoal e decisão do presidente do grupo parlamentar do PSD, centrou a sua actividade na área internacional, passando longos períodos de tempo no estrangeiro em representação da Assembleia da República. A Lusa tentou obter um comentário de Agostinho Branquinho junto do assessor da distrital do Porto do PSD, mas até ao momento não foi possível qualquer contacto."
MSP. Lusa/Fim
_
Digo eu: José Freire Antunes além de um grande amigo é uma figura impar no PSD e no País, o seu curriculum fala por si:
Cargos exercidos:
-Adjunto Político do Primeiro Ministro de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, entre 1989 e 1994
_
Condecorações e Louvores: -Medalha de Mérito Municipal da Câmara Municipal da Covilhã, secção Cultura, 1999, como "reconhecimento pelo relevante actividade neste domínio prestigiando o município e o país"
_
Obras Publicadas: -A Desgraça da República na Ponta das Baionetas, 1978; -O Império com Pés de Barro, 1980; O Segredo do 25 de Novembro, 1980; -A Cadeira de Sidónio ou a Memória do Presidencialismo, 1981; -Sá Carneiro: Um Meteoro nos Anos Setenta, 1982; -Cartas Particulares a Marcello Caetano 1968-1974, Vol. I e Vol. II, 1985; -Os Americanos e Portugal: Os Anos de Richard Nixon 1969-1974 (1986); -O Factor Africano 1890-1990 (1990); -Kennedy e Salazar: O Leão e a Raposa 1961 (1991); -Nixon e Caetano: Promessas e Abandono 1969-1974 (1993); -Salazar e Caetano: Cartas Secretas 1932-1968 (1993); -Roosevelt, Churchill e Salazar:A luta pelos Açores 1941-1945 (1995);-A Guerra de África 1961-1974, Vol.1 e Vol. 2 (1995); -Jorge Jardim, Agente Secreto 1919-1982 (1996); -Champalimaud (1997);-"The Historical Perspective" in John P. Cann (ed); -Memories of Portugals African Wars, 1961-1974 (1998); -"Kennedy, Portugal, and the Azores Base 1961" in Douglas Brinkley and Richard T. Griffiths (eds), Prefácio de Theodore Sorensen (1999); -Portugal na Guerra do Petróleo - Os Açores e as Vitórias de Israel 1973 (2000); -"Salazar e Caetano nas Encruzilhadas do Estado Novo" in Marcelo Caetano, Minhas Memórios de Salazar (2000); -(dir) Judeus em Portugal - O Testemunho de 50 Homens e Mulheres (2002); -(dir) Opus Dei em Portugal - O Testemunho de 50 Homens e Mulheres (2002); -Os Espanhóis e Portugal (2003)
_
Títulos Académicos e Científicos: -Research Associate e Visiting Scholar da Universidade de Columbia (Nova Iorque) entre 1982 e 1988; -Mestrado em Relações Internacionais pelo Universidade Complutense de Madrid (1997-2000) .
_
_
Porque será que pessoas com este "estatuto" e provas dadas, dentro, mas principalmente fora do Partido, fazem confusão a tanta gente?
O que Agostinho Branquinho fez fora do PSD?
Em Portugal vale e pode-se tudo sem consequências, sob o olhar atento e por vezes conivente da comunicação social.
Será mais um caso de "assassinato político", baseado em falsidades monstruosas, que ficará impune, unicamente com graves prejuízos para o próprio?
_
O que está por detrás desta "campanha" difamatória e quais os objectivos?
_
Depois o País reclama pela qualidade dos políticos.

Nuno Mendes

3 comentários:

Anónimo disse...

Estava com receio que tivessem desistido e era pena principalmente agora que se começa a perceber que há alguém a querer calar o blogue.

Já sabem quem apagou o outro?

Anónimo disse...

foi o senhor Pedro Faria :(
ultimo gestor do anterior OL.
já escrevi emails para o anterior email do blog: oeiras@mail.com mas ainda não tive resposta.
também escrevi para o outro email que era sempre respondido ora pelo JJCM ora pelo senhor Vasco Meireles e também não obtive respostas.
resta-me esperar.

Isabel Magalhães disse...

Caro Bruno D. Inácio;

Aguardo que me envie o seu e-mail para o poder incluir na lista de colaboradores.

Um []

isabelmagalhaes@netcabo.pt