quarta-feira, 31 de maio de 2006

Festas de Oeiras 2006


Meus Caros,

Provavelmente já todos receberam nas caixas de correio, ou talvez não, o folheto a anunciar o programa das Festas de Oeiras, que decorrerão entre 3 e 17 de Junho de 2006.

Após a leitura do mesmo, confesso que sinto uma certa desilusão. Achei-o pobre, indigno de um concelho como o nosso. Não apresenta nada de novo, é o corriqueiro de todos os anos. As habituais actividades desportivas, outras que se dizem culturais e artísticas mas que me deixam uma certa reserva, enfim, nada de novo.

Se o ano transacto foi o artista A, este ano é o B.
Perde-se assim uma oportunidade de mostrar e demonstrar um Concelho dinâmico e progressivo, apostado na inovação e modernidade.
E perde-se a oportunidade de utilizar as Festas para dinamizar espaços durante todo o ano 'esquecidos' pela maioria da população que neles não descobre qualquer motivo de interesse, logo para os frequentar regularmente.

Ou seja, muita gente haverá que vai, p.ex., ao Jardim Municipal apenas uma vez por ano, nesta época, e só para degustar aquela fartura que lembra os tempos de criança, ficando desse magnífico espaço ausente durante o resto do ano. É pena.

Em todo o caso, oxalá eu esteja enganado e não deixem de passar por lá e pelos outros espaços onde irão decorrer actividades e eventos integrados no plano das festas.
Talvez do programa descubram alguma coisa do vosso interesse.

Eu, sou capaz de ir assistir ao fogo de artifício, já agora. Depois de comer uma fartura.

foto: © josé antónio

José António.

ELEVAÇÃO DE LINDA-A-VELHA A FREGUESIA



Exmº(ª) Senhor(a).

Cordiais saudações.

Comemora-se no próximo dia 11 de Junho, a elevação de Linda-a-Velha a freguesia.

Desde já está convidado(a) a participar nas cerimónias, que incluem um concerto pelo Coral de Linda-a-Velha, às 17.00 horas, no Palácio dos Aciprestes.

Convido-o(a) também, a visitar o nosso sítio na Internet, em http://linda-a-velha.freguesias.pt/, para tomar conhecimento de todas as acções e serviços desenvolvidos por esta Junta.

Neste sítio, estão à disposição de todos, um grande número de informações e serviços que se destinam a si.

Pedimos também a V. ajuda para actualizar esse sítio com todo o tipo de informações úteis, nomeadamente, dando informação das necessidades locais.

Enquadrando a actividade, anualmente lançada pela Câmara Municipal de Oeiras, Mexa-se na Marginal, desafio todos os moradores de Linda-a-Velha a participarem na iniciativa do dia 4 de Junho. A concentração da nossa freguesia será junto às Piscinas do Jamor, pelas 10 horas. Junte-se a nós.

Por outro lado o Sporting Club de Linda-a-Velha, na presente época, subiu à Divisão de Honra nos escalões seniores e juniores, tendo como principal mérito a escola de crianças e juvenis que conta com 700 atletas.

Por tudo isto, é importante apoiar o clube. Assim peço-lhe que vá ao site www.linda-avelha.com , e assine a ficha de inscrição, que também está disponível nesta Junta e no Clube.

Por último, as festas em honra de Nª. Sra. Do Cabo, terão lugar entre os dias 9 e 17 de Setembro, próximo, inclusive.

Para melhor atingirmos os objectivos que nos propomos, precisamos de voluntários para diversas actividades que estão a ser agendadas.

Pedimos a V. ajuda – aceitam-se inscrições a partir dos 7 anos – para a realização de diversas acções.

A Bem de Linda-a-Velha

Subscrevo-me, atenciosamente


José Pedro Resende Barroco
Presidente da Junta de Freguesia

(recebido por correio)

segunda-feira, 29 de maio de 2006

DESAPARECEU


O autocarro Moveoeiras, um transporte gratuito prioritariamente destinado a idosos e crianças em idade escolar e que foi cedido à Freguesia de Linda-a-Velha no verão de 2005 pela então Presidente da C.M.O. Dra. Teresa Zambujo, continua desaparecido.


Após a segunda avaria, comunicada pela C.M.O. à população da freguesia por carta, não datada e afixada no mês de Fevereiro do corrente ano nas 23 paragens que servem o MoveOeiras, os utentes e munícipes continuam a ignorar o paradeiro do citado autocarro.



Não há informação de ALVÍSSARAS mas pede-se a quem souber do seu paradeiro que o comunique para jfreglindavelha@netcabo.pt ou para o Oeiras Local.


Guarda-se sigilo.

CASAS A UM MILHÃO DE EUROS



Facilmente vendidas em Carnaxide:

«MENOS de duas semanas depois de ter sido colocado no mercado, o empreendimento habitacional de arquitectura moderna Vila Utopia, em Carnaxide, vendeu três moradias e tem 14 já reservadas, num total de 45. Esta informação poderia não conter nada de extraordinário se não fosse o facto de o preço mínimo de cada casa estar fixado em um milhão de euros.» [Expresso assinantes
Link]

sexta-feira, 26 de maio de 2006

QUE ALÍVIO!!!


Saiba o que «nunca passou pela cabeça» de Sócrates

2006/05/26 13:52

A possibilidade de acabar com o 14º mês dos pensionistas

O primeiro-ministro garantiu hoje que «nunca passou pela cabeça do Governo» a possibilidade de acabar com o 14º mês dos pensionistas, apesar de admitir que esta foi uma das medidas que contribuiu para a actual situação da segurança social.
A questão foi introduzida no debate mensal com José Sócrates no Parlamento pelo líder do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, que recorreu a notícias sobre declarações recentes do secretário de Estado do Orçamento, Emanuel dos Santos.
«O Governo deu um sinal muito surpreendente e estranho, com um membro do Governo a presumir que se poderia acabar com o 14º mês dos pensionistas», disse Louçã, considerando que «a redução das despesas» parece ser o «pilar essencial» para o Governo assegurar a sustentabilidade da segurança social.
Na resposta, José Sócrates, recordou que a notícia foi desmentida.
«Essa é uma notícia falsa, o secretário de Estado, num debate, apresentou o 14º mês como uma das medidas generosas da nossa segurança social e apresentou essa, entre outras, como uma das medidas que contribuiu para a actual situação de falta de sustentabilidade», precisou o primeiro-ministro.
José Sócrates garantiu, contudo, que acabar com o subsídio de férias dos pensionistas é uma medida que «nunca passaria pela cabeça do Governo nem de um secretário de Estado».

http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=687917&sec=3

quarta-feira, 24 de maio de 2006

OS POBRES DO MEU BAIRRO



Os pobres do meu bairro não são os que vivem nos muitos prédios de realojamento e que vivem do rendimento mínimo, os pobres do meu bairro é gente que toda a vida trabalhou, que cumpriram com todas as suas obrigações, que descontaram para a segurança social e pagaram os seus impostos, e que hoje esperam ansiosamente o dia do mês em que recebem uma pensão miserável e vivem em casas degradadas onde pagam rendas.

Os pobres do meu bairro são os que se levantam cedo para ir trabalhar, levam os filhos à escola a tempo de entrarem nas aulas, que vão ao mercado em busca de produtos mais em conta. Os pobres do meu bairro não são os realojados que bebem minis e whisky durante uma tarde toda, que não se preocupam se os seus filhos têm 10 anos e ainda anda no primeiro ano de escolaridade, que mesmo quando trabalham o fazem à margem da lei e não pagam qualquer imposto ou contribuição para a Segurança Social.

Sou defensor do rendimento mínimo ou como lhe quiserem chamar, mas seria cego se não percebesse as injustiças que gera e a sua ineficácia se a medida se limitar a mandar um envelope com dinheiro.

Em Portugal há muitos pobres que se esforça por superar a sua pobreza, que trabalham pagando todos os seus impostos, que alugam ou tentam comprar uma casa, que tentam educar os seus filhos de forma a superar o círculo vicioso da pobreza. A estes o Estado português nunca deu nada e se fizermos bem as contas ganham menos do que os pobres que o Estado está a institucionalizar, ganham muito menos que o somatório do custa da habitação oferecida pelo Estado, dos subsídios e dos custos resultantes da burocracia exigida pela sua institucionalização.

O rendimento mínimo poderia ser uma excelente medida para combater a pobreza se os políticos percebessem que pobreza não é apenas falta de dinheiro, em muitos caso também é não querer deixar de ser pobre, a pobreza também é cultural, é não ter ambições, é não valorizar a formação, é não ter conceitos de cidadania, é não fazer nada para deixar de se ser pobre. E se o rendimento mínimo for concedido sem exigir nada da parte de quem o recebe, não é outra coisa senão uma forma muito cara e injusta de eternizar a pobreza.

Jerico

UM HOMEM NA CIDADE

MACACOS ME MORDAM

(...) no mesmo dia em que 100 países do mundo se organizavam na universal Marcha Contra a Fome, o Governo socialista português, através do Secretário de Estado do Orçamento, adiantava a possibilidade de retirar o subsídio de férias aos pensionistas, para ajudar no equilíbrio do Orçamento do Estado.

Entre o circo das celebridades e esta selva do vale tudo, macacos me mordam se dá para acreditar.

da Crónica de
Carlos A. Saraiva


JORNAL DE OEIRAS
23 de Maio de 2006

MEXA-SE NA MARGINAL


No próximo dia 4 de Junho (Domingo) a Av. Marginal vai estar encerrada entre Algés e Oeiras, das 10 horas às 13 horas.

Para quem está interessado, é só agarrar nos ténis, na bicicleta, nos patins, nas perninhas, nos putos, nos cães… e tem assim uma oportunidade de Correr, Caminhar, Dançar, Fazer Aeróbica, Jogar, Saltar, mirar as "gaijas e os gaijos"….

Será que “descansar” é só ficar na cama na ronha ou no sofá a exercitar o polegar no radical desporto que é fazer zapping?!...
É um dia diferente dos outros!
O Centro Comercial, a Praia, a Casa dos Sogros, o Sofá…., serão sempre os mesmos fim-de-semana após fim-de-semana!!
Aproveitem!!

A saúde e o bem-estar não vêm embalados nos frasquinhos de actimel, ou num qualquer produto que ajude no combate a qualquer coisa!
É preciso fazer algo pela vida!
Mexa-se!!

Cumprimentos,
Rui Cabral

recebido por e-mail

terça-feira, 23 de maio de 2006

PSD: Freire Antunes (militante de Algés) apresenta queixa por difamação contra líder PSD/Porto

_

"O deputado social-democrata José Freire Antunes disse hoje à Lusa que vai accionar uma queixa-crime por difamação contra o líder PSD/Porto, Agostinho Branquinho, alegando ter sido alvo de uma "tentativa de assassínio moral".
Em causa estão declarações de fontes não identificadas e de pelo menos um dirigente da distrital da JSD acusando os deputados Freire Antunes e Raul dos Santos de usarem ajudas de custo da Assembleia da República para deslocações ao Porto que nunca efectuaram. Numa declaração escrita enviada à Agência Lusa, Freire Antunes refere que a "campanha de assassínio moral" iniciou-se com uma peça do Jornal de Notícias de 20 de Abril de 2006, que "citava como fonte a distrital do Porto do PSD", e "culminou nas declarações do secretário-geral da JSD-Porto [Marco Vaqueiro], reproduzidas pelo jornal 24Horas de 21 de Maio".
"Nessas declarações fui incluído entre aqueles que 'andaram durante um ano inteiro a receber ajudas de custo para virem cá, mas nunca puseram os pés nesse distrito'", afirma o parlamentar.
"Temos assim que a distrital do Porto [do PSD] difundiu a partir de 20 de Abril uma falsidade que materializa um crime de difamação, pelo que dei instruções aos meus advogados para accionarem um processo-crime contra o presidente da distrital do Porto", adianta Freire Antunes.
O deputado recorda que, em resposta a um requerimento do jornal Público, a adjunta da secretária-geral do Parlamento, Maria do Céu Boléo, garantiu por escrito, a 26 de Abril de 2006, que "o senhor deputado José Freire Antunes, na actual legislatura, nunca comunicou qualquer deslocação para efeitos de pagamento de ajudas de custo". No texto enviado à Lusa, o deputado refere que se tem deslocado ao Porto, por sua conta, para contactar eleitores e para finalizar uma investigação sobre a génese nortenha da candidatura de Humberto Delgado à Presidência da República.
Freire Antunes recorda ter sido convidado para integrar a lista do Porto nas legislativas num momento em que as estruturas portuenses do PSD estavam "gravemente divididas" (devido a um episódio envolvendo Pôncio Monteiro e Rui Rio).
Acrescenta que por escolha pessoal e decisão do presidente do grupo parlamentar do PSD, centrou a sua actividade na área internacional, passando longos períodos de tempo no estrangeiro em representação da Assembleia da República. A Lusa tentou obter um comentário de Agostinho Branquinho junto do assessor da distrital do Porto do PSD, mas até ao momento não foi possível qualquer contacto."
MSP. Lusa/Fim
_
Digo eu: José Freire Antunes além de um grande amigo é uma figura impar no PSD e no País, o seu curriculum fala por si:
Cargos exercidos:
-Adjunto Político do Primeiro Ministro de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, entre 1989 e 1994
_
Condecorações e Louvores: -Medalha de Mérito Municipal da Câmara Municipal da Covilhã, secção Cultura, 1999, como "reconhecimento pelo relevante actividade neste domínio prestigiando o município e o país"
_
Obras Publicadas: -A Desgraça da República na Ponta das Baionetas, 1978; -O Império com Pés de Barro, 1980; O Segredo do 25 de Novembro, 1980; -A Cadeira de Sidónio ou a Memória do Presidencialismo, 1981; -Sá Carneiro: Um Meteoro nos Anos Setenta, 1982; -Cartas Particulares a Marcello Caetano 1968-1974, Vol. I e Vol. II, 1985; -Os Americanos e Portugal: Os Anos de Richard Nixon 1969-1974 (1986); -O Factor Africano 1890-1990 (1990); -Kennedy e Salazar: O Leão e a Raposa 1961 (1991); -Nixon e Caetano: Promessas e Abandono 1969-1974 (1993); -Salazar e Caetano: Cartas Secretas 1932-1968 (1993); -Roosevelt, Churchill e Salazar:A luta pelos Açores 1941-1945 (1995);-A Guerra de África 1961-1974, Vol.1 e Vol. 2 (1995); -Jorge Jardim, Agente Secreto 1919-1982 (1996); -Champalimaud (1997);-"The Historical Perspective" in John P. Cann (ed); -Memories of Portugals African Wars, 1961-1974 (1998); -"Kennedy, Portugal, and the Azores Base 1961" in Douglas Brinkley and Richard T. Griffiths (eds), Prefácio de Theodore Sorensen (1999); -Portugal na Guerra do Petróleo - Os Açores e as Vitórias de Israel 1973 (2000); -"Salazar e Caetano nas Encruzilhadas do Estado Novo" in Marcelo Caetano, Minhas Memórios de Salazar (2000); -(dir) Judeus em Portugal - O Testemunho de 50 Homens e Mulheres (2002); -(dir) Opus Dei em Portugal - O Testemunho de 50 Homens e Mulheres (2002); -Os Espanhóis e Portugal (2003)
_
Títulos Académicos e Científicos: -Research Associate e Visiting Scholar da Universidade de Columbia (Nova Iorque) entre 1982 e 1988; -Mestrado em Relações Internacionais pelo Universidade Complutense de Madrid (1997-2000) .
_
_
Porque será que pessoas com este "estatuto" e provas dadas, dentro, mas principalmente fora do Partido, fazem confusão a tanta gente?
O que Agostinho Branquinho fez fora do PSD?
Em Portugal vale e pode-se tudo sem consequências, sob o olhar atento e por vezes conivente da comunicação social.
Será mais um caso de "assassinato político", baseado em falsidades monstruosas, que ficará impune, unicamente com graves prejuízos para o próprio?
_
O que está por detrás desta "campanha" difamatória e quais os objectivos?
_
Depois o País reclama pela qualidade dos políticos.

Nuno Mendes

sexta-feira, 19 de maio de 2006

OUTRAS AGRESSÕES....

O OEIRAS LOCAL - o "este", é um espaço democrático em que se discutem ideias e não se discutem pessoas. Aconteceu chamar-se assim pelos motivos largamente "explicados" mas poderia chamar-se uma qualquer outra coisa relacionada com Oeiras e não será nunca um espaço de 'insultos' a pessoas que não se conhecendo "de todo" e não estando aqui a ser julgadas, vieram expressar uma simples opinião estética a respeito de algo que em menor escala se poderia chamar 'mamarracho'.

O "BUNKER" - o da foto abaixo - agride a paisagem, e não é pelo facto de muitos lhe desconhecerem a área, a volumetria, a quem pertence o terreno em que está implantado, quem é o seu proprietário e outros conexos, que deixa de ser uma agressão estética. É uma agressão estética!

O que eu e enquanto criadora do Oeiras Local - o "este" - jamais permitirei é que quem quer seja que ao abrigo de um qualquer anonimato, ou com um nome que poderá nem ser o do respectivo B.I., venha INSULTAR quem LIVREMENTE e de forma correcta manifestou civilizadamente o seu desagrado pela abaixo citada agressão da paisagem.

Já no Oeiras Local - o "outro", e durante a minha colaboração que datava do início, SEMPRE manifestei oposição aos que de forma incorrecta, ou indelicada, se pronunciavam contra algo. Sempre me opus quer à violência das palavras quer ao incentivo à violência física.

Reprovei alegados ataques físicos a personalidades de outras ideologias, assim como reprovei alegados ataques a espaços sede de outras ideologias, e não vou permitir, agora, que este espaço se torne numa batalha campal de palavras atiradas a quem não se conhece, usadas em forma de amesquinhamento, e contrária aos valores que me foram transmitidos em família.

Não preciso deste espaço - e que me desculpem se soar a arrogância, mas não creio necessário encontrar outra forma de o dizer. Não preciso de aqui vir fazer qualquer auto-promoção; como também já referi "não herdei activo nem passivo" e sobretudo, não assumi nenhum termo de vassalagem para que alguém me diga o que posso, o que não posso, o que devo, o que não devo dizer aqui, e onde o devo ir dizer.

O tempo dispendido faz-me falta para o meu trabalho e para a minha vida pessoal... "há vida para além dos blogues". E não há, principalmente, em mim, uma qualquer atitude masoquista que me faça persistir em situações inglórias. Só Cristo ressuscitou os mortos; alguns médicos também o fazem... Eu não sou uma coisa nem outra!

Um blogue é um blogue... é um blogue! E este é mais um... "porque sim"!


Saudações Digitais

Isabel Magalhães
(Artista Plástica)

quarta-feira, 17 de maio de 2006

AGRESSÃO À PAISAGEM















depósitos do gás
área adjacente ao jardim das tílias
freguesia de linda-a-velha

domingo, 14 de maio de 2006

O NOVO OEIRAS LOCAL



Para quem não sabe, “OEIRAS LOCAL” era o nome de um blogue criado em Abril de 2005 por Joaquim José de Carvalho e Melo. Tinha por intuito falar de Oeiras; das suas gentes, da arte, do património, da política, da gastronomia, do dia a dia de um concelho que se quer mais e melhor.

Funcionava num sistema de colaboração alargada a vários ‘team-members’ de diversas ideologias políticas e partidárias, irmanados no respeito pela diferença e liberdade de expressão.

Recentemente, motivos profissionais levaram o seu fundador a entregar a gestão do blogue e após decorrido pouco mais de um mês de nova gestão surgiu o aviso de encerramento definitivo a partir de 12052006.

Gerou-se um movimento a favor da continuação do espaço, adiantaram-se sugestões para uma gestão rotativa, vários leitores vieram expressar a vontade de que o blogue não fechasse a porta, o próprio gestor substituto aceitou a ideia e – de repente – de forma inexplicável o blogue desapareceu.

Perdeu-se, ingloriamente, um espaço democrático onde durante 12 meses se discutiram assuntos pertinentes, divulgou arte - maioritariamente de artistas residentes nas freguesias do concelho de Oeiras - denunciaram situações, muitas das quais viriam a ser solucionadas, e onde, e sobretudo, se promoveu um diálogo franco e aberto entre pessoas interessadas no bem estar e progresso de Oeiras.

Acabou, assim, por uma vontade imposta, o que uma larga maioria apostava em manter.

Foi pena!

Mas...

DEUS quer, o HOMEM sonha, a OBRA nasce!

e o OEIRAS LOCAL renasceu, com o mesmo título, em homenagem ao seu fundador - JJCM - que tanto empenho pôs no projecto inicial, projecto esse que se irá manter segundo o modelo de participação alargada aos que quiserem colaborar na divulgação dos interesses do Concelho de Oeiras.

A todos as minhas
Saudações Digitais.

Isabel Magalhães
(Artista Plástica)