segunda-feira, 7 de agosto de 2006

Municípios de Futuro - Oeiras

Junta de Freguesia de
Linda-a-Velha
Sociedade civil mobilizada

Durante as décadas de 60 e 70, começaram a instalar-se em Linda-a-Velha pessoas que aí queriam iniciar a sua vida. Agora têm idades compreendidadas entre os sessenta e os setenta anos. O presidente da Junta de Freguesia de Linda-a-Velha, José Pedro Barroco, explicou ao “O Primeiro de Janeiro” como, num curto espaço de tempo, a freguesia viu cerca de uma terço da sua população envelhecer, sem que se tivessem desenvolvido equipamentos e infraestruturas apropriadas. Um espaço onde estas pessoas possam passar o tempo e conviver é a grande lacuna da freguesia. Por outro lado, a sociedade civil está mobilizada. O Banco de Voluntariado e a Quinta pedagógica são um bom exemplo disso.

Como caracteriza a freguesia de Linda-a-Velha?
Linda-a-Velha é uma zona dormitório da Grande Lisboa, localizada no interior do Concelho, sem qualquer contacto directo com o Rio Tejo, cujas confrontações são a Norte com a freguesia de Carnaxide, a Oeste e Sul com as freguesias da Cruz Quebrada e Dafundo e a Este por Algés.

Esta freguesia comporta na sua estrutura geográfica, a conjugação de diferentes espaços, designadamente o Urbano e o Urbanizável, com um núcleo de formação histórico. Compreende também locais de interesse histórico, tais como a Quinta dos Aciprestes, a Capela de Nossa Senhora do Cabo e o Coreto de Linda-a-Velha.É considerada, desde a década de 50, como uma zona preferencial para se viver. Na altura, era vista como um espaço agradável, campestre, onde os preços da habitação eram baixos. Um apartamento na zona das Avenidas Novas de Lisboa custava mais do que uma moradia em Linda-a-Velha. O grande “boom” dá-se entre as décadas de 60 e 70. O 25 de Abril trouxe um leque enorme de pessoas a Linda-a-Velha, mas também de construção. Na década de 80, houve um grande desenvolvimento na zona da Avenida Carolina Michaelis e, mais recentemente, no princípio do milénio, construiu-se numa zona que é hoje designada de alto de Santa Catarina. É um promontório que fica por cima da Cruz Quebrada e do Dafundo e que tem uma vista privilegiada sobre a barra do Tejo. Linda-a-Velha é constituída por um segmento de população médio e médio-alto. Segundo os últimos censos, é a freguesia do País com mais automóveis per capita, o que origina problemas de tráfego e de estacionamento. Ainda segundo os últimos censos, em trinta anos, Linda-a-Velha cresceu de 12 mil habitantes para 36 mil habitantes, triplicando a sua população residente. Calcula-se que neste momento esteja com cerca de 40 mil habitantes, que representam cerca de 19 mil eleitores. Essa população está, de certa maneira dependente da capital, porque é aí que trabalha e faz muita da sua vida social e cultural, não esquecendo o comércio e as compras que os habitantes de Linda-a-Velha fazem em Lisboa. Para melhor exemplificar, na elaboração do estudo que precedeu a construção do Carrefour, em Oeiras, chegou-se à conclusão que 12 por cento da população que frequentava o Centro Comercial Amoreiras, à entrada de Lisboa, era oriunda das zonas da antiga Freguesia de Carnaxide que, até há treze anos atrás, incluía Linda-a-Velha no seu território. Posteriormente, foi decidido fazer a compartimentação administrativa da Freguesia de Carnaxide (Algés, Cruz Quebrada, Dafundo, Linda-a-Velha, Carnaxide e Queijas). (...)

12 comentários:

Unknown disse...

Olá Isabel,

Sim senhor! Grande freguesia. E com muitos 'fregueses' :)
As pessoas que constituem uma freguesia são fregueses, né?
Grande evolução e crescimento, sem dúvida.

Fico é à espera que alguém me convide a conhecer esses monumentos. Há aí coisas de que ouvi falar mas não conheço.
É verdade, em 37 anos aqui perto nunca fui ao Palácio dos Aciprestes, p.ex.

Boa reportagem. Parabéns!

bjs,

Anónimo disse...

Ainda bem que as telas esperaram um bocadinho...ehehehehe...muito bom post! E eu, fiquei a saber muito mais coisas sobre
Linda-a-Velha...inclusivé que pertence ao COncelho Oeiras mas lá explicas...dantes pertencia a Lisboa.
SAbendo da questão da população envewlhecida e, de ter crescido muito como freguesia, fiquei atónita de saber que a sua população é na maioria «um segmento de população médio e médio-alto»...estranho, tinha ideia do contrário...e esta hein??

Post muito elucidativo,
parabêns ;-)
Bjs

Anónimo disse...

Voltei atrás para emendar 2 coisas:

- Enganei-me ao dizer que dantes Linda-A-Velha pertencia a Lisboa.
Carnaxide é que era. Mas este engano vem de eu tb não saber que Carnaxide pertence a Oeiras e não a Lisboa...enfim, peço desculpa. Embora lá tenha familiares (e Amigos...), desconheço quase totalmente Oeiras...ehehehe...só conheço melhor lá mais para a frente...Parede, S.Pedro, Estoril, Cascais ;-)

- Não creio que o facto de as casas serem relativamente caras nessa freguesia, demonstre que existe muita população «sector médio-alto»...continuo na minha...creio que são uma minoria.
MAs nada disto tira a razão de ser deste post! muito pelo
contrário :-)

Isabel Magalhães disse...

Viva J.A.;

......... estás então convidado a acompanhar-me pelos recantos desta freguesia.

faço mesmo questão de te levar á FMP - um local que me é muito grato.

não te esqueças... em setº são as festas mas - para visitar com olhos de ver -é preferível fazê-lo em épocas de menos afluência... e menos calor! :)

um []

Isabel Magalhães disse...

Viva Sulista;

....... esclarecidos os factos, sobra-me a mim uma dúvida:

que te leva a dizer que o segmento médio, médio-alto, é uma minoria?

qto ao resto, muito agradecida pelo comentário e pela visita.

*** I.

Unknown disse...

Cara Isabel,

Isto é o que eu chamo solidariedade entre 'vizinhos'.

Agradeço do fundo do coração o amabilíssimo convite e terei, claro, todo o gosto em aceitá-lo.

Quando for oportuno combinaremos então esse passeio cultural pela freguesia que certamente me proporcionará um melhor e maior conhecimento sobre o nosso Concelho.

bjs,

Isabel Magalhães disse...

Caro J.A.;


..."Vizinhos Fregueses"! :)

um []

Anónimo disse...

Só falando na classe-média-alta,
considero-a uma minoria por 3 razóes:

pelo que tenho conhecimento de ver/ouvir falar (mas esta é a razão mais subjectiva);

pelo que dizes mais atrás no post, da época e quem, foi viver para lá....a razão de ser do post (penso eu de que...)

e por último,

porque 'triplicou' a população....uma questão intimamente ligada ao que dizes tb sobre ser um 'dormitório de lisboa'.....a classe média-alta raramente vive assim....a trabalhar num lado e a morar num dormitório.

Bjs

Isabel Magalhães disse...

Olá Sulista;

Repara que a entrevista do presidente da junta de freguesia abrange quase meio século, e o que era verdade nos anos 50/60 deixou de o ser nos anos 80, e ainda mais no início do século XXI.

Com o aumento do sector empresarial no concelho, Oeiras deixou de ser uma estação da CP entre Lisboa e Cascais.

E embora os meus conhecimentos sejam empíricos, porque a minha 'area' é outra, creio que essas denominações sócio-económicas são feitas em função do rendimento 'per capita' declarado nas finanças locais. :)


Um *

Anónimo disse...

Amiga Isabel,

sorry mas eu só estava a falar em relação a Linda-a-Velha. Nada do que disse se adequa a Oeiras.

E o dormitório em que eu falava que se tornou Linda-a-Velha (como mts outras terras), foi de há poucas décadas para cá e não, nos anos50/60.

Qt ao 'per capita', sim, mas só vendo as finanças de
Linda-a-Velha...

Bjs

Anónimo disse...

Boa tarde

Este "post" é só para informar que a Cruz Quebrada e o Dafundo são uma e uma só freguesia.
Freguesia da Cruz Quebrada e Dafundo.

Micas10 disse...

Estive a ver o portal municipal que tem pouca info interessante sobre pontos de interesse para visitar no Concelho de Oeiras.

Haverá outro site ?

O portal de Sintra é muito melhor...