quarta-feira, 9 de agosto de 2006

Igreja Matriz e Azulejaria de Oeiras - a visita guiada e a conferência


visita guiada "A Igreja Matriz de Oeiras"

O Programa de Visitas Guiadas "Caminhos da Memória" da Associação Cultural de Oeiras - Espaço e Memória, propunha-nos para sábado último irmos conhecer a história da Igreja Matriz de Oeiras e o património que encerra a qual, como todos sabemos, se situa no Largo 5 de Outubro, no centro da vila de Oeiras.

Assim fizemos, conduzidos pelo Prof. José Meco que, ao longo de cerca de duas horas, partindo do largo e pelo interior do templo, nos proporcionou uma magnífica viagem que foi uma excelente lição de História de Arte.
A recente reorganização do riquíssimo arquivo histórico da igreja tem permitido ter um conhecimento mais profundo e documentado deste importante e relevante monumento de Oeiras, até há pouco tempo tão desconhecido. Isto tem-se reflectido em estudos recentemente publicados.
Aqui ficam em síntese alguns, poucos, dados sobre a referida igreja.
A actual construção foi projectada por João Antunes em 1702. Dos edifícios anteriores sobrevivem algumas lápides, pinturas, bandeiras de procissão, esculturas, peças de ourivesaria e paramentaria. Diversas vicissitudes levaram a que a igreja só ficasse concluída e fosse sagrada em 1744, já após o falecimento do seu arquitecto. A sua conclusão só foi possível pela mão e vontade de António Rebelo de Andrade, morador no vizinho Palácio de Na. Sra. do Egipto, e que se encontra sepultado num túmulo na capela-mor da igreja.
Na decoração interior da igreja, feita praticamente toda ela já após a conclusão do edifício e deste estar aberto ao culto, trabalharam pintores como Jerónimo da Silva e Miguel António do Amaral, os entalhadores Manuel da Costa Barbuda e Gregório Fernandes e o canteiro Matias Duarte. A imagem da padroeira, Na. Sra. da Purificação de Oeiras, foi esculpida por Ezequiel Anselmo Romão. O magnífico órgão, recentemente restaurado, foi realizado pelo organeiro António Joaquim Fontanes, em Lisboa. Na abóbada, a imitar estuque, vê-se o trabalho do pintor Cotrim.
De salientar que o Pároco de Oeiras, o Reverendo Padre Fernando Martins, tem feito um esforço exemplar na recuperação da igreja, nomeadamente o restauro de pinturas e tectos e do já citado órgão.
É ainda de referir, quer pela importância histórico-cultural, quer pela beleza das peças, que se encontra já exposto ao público, em salas adequadas, o fascinante e belo Tesouro da Igreja.



conferência "Azulejos da Vila de Oeiras"

Para segunda-feira o Programa de conferências "Diálogos em noites de verão" trouxe-nos a Azulejaria.

Foi também o Prof. José Meco quem, e no seguimento da visita à Igreja Matriz, nos proporcionou uma extraordinária lição de História de Arte na vertente da Azulejaria, área em que é um grande especialista, não só em Portugal.
Deu-nos o Prof. Meco uma panorâmica do riquíssimo património de azulejaria existente no Concelho de Oeiras, muito dele localizado em sítios insuspeitos e de difícil visibilidade.
A palestra foi acompanhada da projecção de diapositivos, sempre devidamente enquadrados no espaço e no tempo, referenciando entre outros aspectos, a identidade do autor/pintor, a época, em muitos casos a fábrica, etc.
O Prof. José Meco foi incansável no constante apelo para a necessidade de restauro e preservação do vasto património de azulejaria do Concelho de Oeiras, algum do qual infelizmente corre o risco de desaparecer, nomeadamente no Palácio do Egipto e na Casa da Pesca.
Foi sem dúvida um excelente momento cultural, que já se começa a tornar um hábito incontornável nestas noites quentes de verão.

O Prof. José Meco está de parabéns, assim como também o está a Espaço e Memória pela ideia e organização destes eventos, que como está publicitado no Programa se vão prolongar até dia 23 de Setembro.


imagens: © cv comunicação visual 2006

4 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Caro J.A.;

tb estás de parabéns pelo excelente post.

muito obrigada por toda a informação.

* I.

Unknown disse...

Obrigado, Isabel.

Faz-se o que se pode.
Acho que a Associação Cultural de Oeiras merece todo o apoio pelos fantásticos e pedagógicos eventos que tem desenvolvido.
Que vêm, aliás, na sequência de outros feitos no passado por pessoas que hoje integram esta associação.

Penso que o trabalho deles pode ser fundamental para que os munícipes conheçam melhor o nosso concelho, e sejam motivados para a necessidade de preservar o nosso património e os nossos monumentos. Afinal uma mais-valia para a promoção do turismo em Oeiras.

bjs,

Unknown disse...

sou fotografo profissional premiado, gostaria de fotografar esta igreja e doar uma boa foto ao vosso site cultural, contactem-me sff e conheçam-me no site http://www.podiumfoto.com/photo/92124

agradeço instruções, obrigado.

Isabel Magalhães disse...

Caro Nuno Sapo;

Agradeço o seu contacto.

O blogue Oeiras Local não tem qualquer poder para autorizar fotos dos monumentos do concelho, para esse efeito deverá contactar a CMO.

Agradeço também a sua oferta de uma foto a este blogue que será publicada com o devido destaque.

IM