sexta-feira, 4 de agosto de 2006

conferências e visitas - síntese

Caros Munícipes,

O tempo tem sido escasso e por isso não me tem sido possível dar notícias atempadas sobre o decorrer das actividades do Programa Verão 2006 da Associação Cultural de Oeiras - Espaço e Memória.

Por isso, venho agora fazer uma síntese, muito sumária, dos dois últimos eventos.


No sábado, 29 de Julho, tivemos oportunidade de acompanhar a interessante Visita Guiada ao CENTRO HISTÓRICO DA VILA DE OEIRAS, conduzidos pelo inefável Dr. Jorge Miranda que, dotado de um imenso saber, nos proporcionou um conhecimento mais profundo das origens remotas do núcleo original da povoação, da sua evolução, e dos seus contornos actuais.
Ficámos a saber que Oeiras teve a sua origem na Rua das Alcássimas. A qual felizmente ainda existe e ainda é habitada. A partir desta se expandiu e cresceu a povoação, num emaranhado de ruas, becos e pátios, que o Terramoto de 1755 iria 'rectificar' e 'limar' para dar origem àquilo que hoje conhecemos, ruas muito mais regulares. Curioso também pelo que atesta sobre a mentalidade da época foi saber que a 'bitola' usada para a reconstrução/rectificação das ruas foi a largura das procissões.
Foram tantas as histórias a respeito desta ou daquela rua, desta ou daquela habitação, desta ou de outra família, que pouco nos foi possível reter na memória.
Sem dúvida Oeiras é um livro e as suas ruas são como páginas que contam as histórias dos seus habitantes. Histórias que reclamam ser contadas para que não desapareçam na voragem do tempo. Histórias que pedem para não as esquecermos, para que nunca deixemos de compreender e amar esta maravilhosa terra.


Nesta segunda-feira, 31 de Julho, assistimos à palestra "E OS ROMANOS JÁ MORRERAM?", proferida pelo Prof. Dr. José d' Encarnação.
Uma apresentação fascinante, apoiada num diaporama deveras esclarecedor cheio de imagens encantadoras.
Encantou-nos a simplicidade linguística do orador, a grande capacidade de comunicar e prender a atenção, na medida em que temíamos ser confrontados com uma linguagem obscura e indecifrável, visto que o orador é SÓ o maior especialista português de Epigrafia.
Mas não. O Prof. Dr. José d' Encarnação, professor na Universidade de Coimbra, maravilhou-nos com a sua enorme facilidade de comunicar e transmitir aquilo que achou importante para a nossa compreensão do papel dos Romanos, quer na Península, quer na região de Oeiras.
Ficámos, por exemplo, a saber da existência de um achado importantíssimo em Laveiras. Trata-se de uma lápide funerária para um mausoléu "com caramanchão e tudo" feita em vida por um habitante romano local, de seu nome Flavius Quadratus...
Coisas fantásticas e fascinantes!
Também muito aprendemos sobre a Arqueologia e a Numismática, para além da dita Epigrafia. Foi uma noite maravilhosa, cheia de ensinamentos, na agradável esplanada da Casa das Queijadas de Oeiras, sob um ameno e luminoso luar de Verão a convidar-nos a regressar na próxima segunda-feira.

imagens: © cv comunicação visual 2006

nota: A visita programada para amanhã, sábado, 05 Agosto, às 10:00, "A IGREJA MATRIZ DE OEIRAS", será conduzida pelo Prof. José Meco. A concentração é no adro da própria Igreja e a entrada é livre. A conferência programada para segunda-feira, 7 Agosto às 21:30, "AZULEJOS DA VILA DE OEIRAS", será também proferida pelo Prof. José Meco, e todos ficam convidados a assistir.

Sem comentários: