quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Furacão

Serve o presente para vos alertar, e não alarmar, da situação que muito provavelmente irá afectar a Madeira a partir da próxima manhã de 6ª feira (26.02) e o continente durante a madrugada e dia de Sábado (27.02), por uma depressão em fase de cavamento, com ventos fortes e precipitações moderadas

Depois de passar a Madeira, irá ganhar força e intensificar-se em direcção ao Continente, com ventos sustentados, que poderão atingir os 90/100km/h e com rajadas que poderão ultrapassar os 140km/h, em especial no Litoral e terras Altas.

Portanto, atenção não se aconselham grandes viagens e convem tentar evitar andar a circular na rua, sobretudo durante o Sábado. Este evento poderá ser classificado relativamente ao efeito destruidor, como furacão de Categoria 1.

Este cenário preocupante, se se vier a concretizar (os modelos estão todos de acordo), poderá ser considerado a tempestade da década e/ou dos últimos 30/35 anos, porque os ventos serão muito fortes afectando a Madeira e todo o Continente de Norte a Sul, especialmente a faixa costeira ocidental.

Podem seguir mais informações neste link:

1 comentário:

AFS disse...

Não entrando em futurismos e adjectivações desnecessárias, é verdade que é uma situação pouco comum termos uma depressão tão cavada junto ao nosso território.

Vento forte na maior parte do território (que resulta desse mesmo cavamento), temperaturas relativamente elevadas e forte agitação marítima. A intensidade da precipitação é ainda uma incógnita, mas poderá ser moderada a forte.