domingo, 29 de agosto de 2010

2010 - Algés - 32

Árvores – doentes


No parque de estacionamento junto à área canina existem cerca de 20 árvores que foram notícia quando do movimento MASA (revisto no blogue Oeiras Local – Julho de 2008 – Coisas de Algés XI), e que estão a deitar uma espécie de resina peganhenta que suja o empedrado e os carros que ali se abrigam.




Pessoas moradoras na Av. dos Bombeiros e com familiar ligado a estas coisas das árvores ajudou-me na identificação do “mal” de que padecem estas árvores, a que eu chamo Tílias. Dizem tratar-se de pragas – Cigarrinha da fluorescência dourada e Cochonilha algodão, - males que podem e devem ser tratados com Confidor e Zolone.


Perguntei ao Departamento dos Espaços Verdes da CMO se poderia intervir e parar esta doença e informaram-me “que estas árvores têm sido atacadas todos os anos por insectos picadores-sugadores, tendo sido aplicado produto para erradicar as pragas. Contudo, o seu tratamento por vezes é dificultado por existirem vários carros estacionados sob as mesmas, impossibilitando um tratamento mais eficaz. Informa-se que irá ser novamente efectuada a pulverização das mesmas de modo a combater as pragas, o mais breve possível.”


Entretanto os Serviços da CMO vieram fazer uma poda tornando as árvores mais leves e bonitas.



Referi à equipa de Jardineiros como esta poda estava a tornar este conjunto de árvores mais bonitas e ao referir a sujidade que elas deitam, um dos Jardineiros indicou-me que era a cochonilha a causadora desta “resina peganhenta”. De assinalar que os ramos cortados foram entretanto removidos estando o parque preparado para o estacionamento dos carros que brevemente virão de férias.


Aos Responsáveis dos Espaços Verdes da CMO um grande apelo: arranjem maneira de tratar esta doença agora que as árvores estão bonitas.



Pensamentos:



"O verdadeiro significado da vida é plantar árvores, à sombra das quais não espera sentar-se." (Nelson Henderson)

"Se alguém está sentado à sombra hoje é porque alguém plantou uma árvore há muito tempo." (Warren Buffett)



Imagens: Maria Clotilde Moreira

Sem comentários: