domingo, 8 de agosto de 2010

Linda-a-Velha, 2010 (19)

Os donos das quintas















Clique nas imagens para ampliar


O portão da Mata do Jamor, no final da Av. Duque de Loulé, tem estado aberto desde o último "Estoril Open" permitindo trânsito que põe em risco a segurança dos peões numa zona desde sempre pedonal.

Uns "amigos da noite" que por ali abundam, há muito que vandalizaram a fechadura do portão e, segundo os empregados da mata e os da empresa que faz a segurança da mesma, o IDP - Instituto do Desporto de Portugal diz que não há euros para uma nova fechadura. Assim, além do trânsito dos que querem encurtar caminho desde a Estrada da Costa junto à entrada do court principal do Ténis, na Cruz Quebrada, há também os autocarros de cinquenta e tal passageiros que trazem crianças ao "Parque Aventura" e, perante a dificuldade da manobra na Carreira de Tiro, sobem a Av Duque de Loulé e invertem a marcha no cruzamento com a Av D. Pedro V.

Ontem de manhã, sábado, e provavelmente após muitas reclamações, o portão estava rudimentarmente fechado com recurso a uma braçadeira de plástico. Para não terem o trabalho de remover a terra que se foi acumulando no local onde o fecho é suposto descer, encostaram meia dúzia de pedregulhos de ambos os lados do portão. Pior ainda, fecharam à chave a pequena porta existente na metade do lado direito (sentido descendente) e que se destina à passagem dos peões.

Desta forma, quem se fizer acompanhar de um bebé num carrinho, uma criança numa cadeirinha, ou for portador de deficiência e se deslocar em cadeira de rodas fica impedido de entrar na Mata do Jamor. Do lado esquerdo do portão (sentido descendente) não há gradeamento mas a dificuldade do acesso para os casos acima referidos está documentada nas fotos. Aos outros, e em tempo de chuva quando o terreno fica enlameado, resta arregaçar as calças... ou usar galochas.


A PMO e a PSP de Miraflores - que contactei telefonicamente - informaram-me não poder aceitar a queixa. Segundo a agente da PMO a referida mata nacional é privada e a entidade gestora pode limitar o acesso, sic. Na PSP aconselharam-me comunicar a ocorrência à CMO.


Imagens: © Isabel Magalhães
Nota - Ontem, domingo, ao final da tarde, as duas metades do portão estavam novamente escancaradas permitindo a passagem do trânsito. É urgente que quem de direito mande encerrar o portão e abrir a pequena porta que se destina aos peões.

11 comentários:

Anónimo disse...

Olhe Querida,

A Policia não pode fazer nada. Parece que o Procurador não lhes deu poderes. Além disso é propriedade privada. Espere que a CMO vai fazer uma empresa municipal para estudar o caso. Adorei a sua reportagem
De Tercena

Helder Sá disse...

Há "quintas privadas" em todo o lado, mesmo naquilo que é publico (ao contrário do PC não difo que é de todos mas para usufruto de todos), seja na Mata do Jamor, seja na CMO. A gestão do Parque Desportivo do Jamor deveria passar para a Câmara de Oeiras...no futuro! Cada director, cada dirigente toma como seu qualquer espaço que esteja a administrar, o bem da comunidade fica para as calendas.

Isabel Magalhães disse...

Caro de Tercena;

Posso contar-lhe um segredo? Eu gostaria que estas situações - de desrespeito pelo cidadão pagante - não acontecessem.

Isabel Magalhães disse...

Helder;

Há muito que a CMO reivindica a gestão da vertente florestal da mata - e eu apoio como já o disse noutras ocasiões - ficando para o IDP a gestão dos equipamentos desportivos.

Hei-de procurar o link de um artigo sobre esse assunto publicado num jornal local e que divulguei no OL.

Anónimo disse...

Nesta reportagem parece que o estádio nacional não está de dia para dia a ficar melhor. Nunca foi tão bem limpo como foi este ano, nunca teve equipamentos como tem actualmente, nunca teve restaurantes como acualmente tem, parques aventura, parques infantis, etc... ainda querem passar para a câmara???Só se fosse para a asae fechar os parques infantis, os munícipes passarem a pagar como o Isaltino quer fazer no parque dos poetas ou então fazer o abate das árvores para campos de golf e o super conhecido empreendimento do coração do isaltino no alto da boa viagem...Ainda bem que o IDP ultimamente tem tido moderação quanto as estes projectos...Cara Isabel Magalhães e Clotilde, constato que andam com uns post's muito pró-isaltino, é já a adivinhar a fusão em 2013 do PSD com o IOMAF? Esperava mais verticalidade...


Isabel Mendes

Isabel Magalhães disse...

'Cara' Isabel Mendes (se é que se chama assim!);

Quem não sabe o que dizer diz disparates. Quem não lê os artigos comenta 'ao lado'. Refiro-me a si, obviamente.

O que está em causa - e até está em 'bold' - é o fecho - à chave - de um pequeno portão para uso exclusivo dos peões.

Quanto ao abate de árvores para o 'Campo de Golf' é melhor informar-se de quem é a 'ideia brilhante' pois parece-me que vai ter uma surpresa.


Continue connosco!


NB - E porque eu não duro sempre aproveite esta que é de borla. Um apóstrofe mais 's' não faz um plural; é um caso possessivo. Sabia? :)

Clotilde Moreira disse...

Para Isabel Mendes
É uma surpresa o que diz e que me envolve. Também posso entender que escreveu porque sim, só para se entreter.
Clotilde

Anónimo disse...

podem explicar me porque que os SMAS de Oeiras patrocinam o programa os dias de Mafalda na RTPN??? atençao as facturas!

Isabel Magalhães disse...

Quem é a 'Mafalda'? Eu nunca vejo a RTPn...

Anónimo disse...

Isabel Magalhães
A dita Mafalda é uma senhora que cozinha na TV coisinhas fáceis que até os homens podem aprender a fazer.
De Tercena

Isabel Magalhães disse...

Ah! É um programa de cozinha! Bom, para cozinhar é preciso água, para lavar a loiça também... talvez seja essa a razão do patrocínio. Mas vou ficar atenta à factura que está a custar tanto em taxas como em consumo. E juro que tomo duche todos os dias, limpo a casa e dou banho aos cães.

Por último mas não menos importante, já verificaram se a Mafalda é eleitora em Oeiras, nasceu em Oeiras e há quantas gerações tem cá antepassados? É que esta coisa das benesses deve ser unicamente destinada aos nativos.

:D


Caro De Tercena: Grata pela informação.