A Penafiel Verde, empresa Municipal, arrancou com o projecto de limpeza e despoluição do rio Cavalum, iniciativa que tem como objectivo associar a vertente ambiental com a social.
O projecto “Limpeza de Rios e Ribeiras de Penafiel” vai contar com o supervisionamento da ARH - Administração da Região Hidrográfica, que vai colocar no terreno técnicos especializados com o objectivo de monitorizar os trabalhos de limpeza e acompanhar os cerca de 20 colaboradores, beneficiários do subsídio de desemprego ou do subsídio de reinserção social, numa parceria com o Instituto do Emprego e Formação.
Unidas ambas as vertentes e numa primeira fase, o projecto vai ter como principal foco o rio Cavalum, o rio de Penafiel, e os seus 17 quilómetros de extensão, que vão ser alvo de uma profunda operação de limpeza, contribuindo assim para a preservação da fauna e da flora ao longo das margens.
Para Mário Magalhães, Presidente da Penafiel Verde, "O nosso grande objectivo é sem duvida proteger e sensibilizar a comunidade para um maior cuidado com os nossos rios e ribeiras, especialmente de Penafiel. O Penafidelense não pode ficar indiferente às causas ambientais. Por outro lado, vamos colocar em serviço cerca de 20 elementos beneficiários do subsídio de desemprego, pareceria estabelecida com o IEFP, combinando o factor social com o ambiental em prol de uma nobre causa".
4 comentários:
Um exemplo a seguir pelos munícipios com ribeiras. No nosso concelho há várias a precisarem de atenção.
As autarquias têm a missão e o dever de fazer da operação «Limpar Portugal» uma tarefa permanente.
Mas na realidade tudo voltou à situação anterior estragando todo o ambiente. Penafiel está de parabéns por se apresentar como exemplo a seguir.
Cumprimentos
João
Do Miradouro
Tomei a liberdade de transcrever este post para o Do Miradouro com o título «ambiente respeitado exemplarmente». Não me esqueci de colocar links em respeito pelos direitos de autor.
Cumprimentos
João
Sempre Jovens
A Agência Oeiras 21+ tinha alguns projectos para limpar ribeiras do Municipio. Ouvi dizer que já houve intervenção na de Barcarena mas não consegui confirmar. Espero ver a ribeira de Algés limpa...
Obrigada João Soares pelo seu interesse.
Maria Clotilde
Enviar um comentário