quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

2010 – Algés – 52


Ultima Assembleia de Freguesia




- Sobre o futuro do Centro de Saúde é que o Tribunal de Contas chumbou o Caderno de Encargos porque referia uma marca, parece que ainda tentaram que o Tribunal ultrapassasse esse detalhe, mas não ultrapassou, e agora tem de haver novo concurso e depois vai outra vez ao Tribunal, e depois talvez seja aprovado, porque o Caderno não era da Câmara mas os Técnicos da CMO ou o Técnico não viram e como é que um Técnico não viu… Talvez se recomece lá para Setembro… Perceberam? (…?...) Eu também não.

Isto juntamente com coisas que se vão ouvindo cá fora… por que se fez a inauguração da 1ª pedra… como é que o empreiteiro começou a obra, quem paga os gastos que o empreiteiro já fez na área da electricidade, água… vamos ficar com aquela parede esverdeada estreitando a rua… afinal isto é tudo para armar porque a verdade é que não havia e não há dinheiro.



- Antes da Ordem do Dia – falaram os deputados, colocaram questões. Uns fizeram por escrito, vários temas, muitos temas. Outros resolveram debitar preocupações, profundas preocupações, longas e eivadas de sincronias e diacronias (não sei bem o que isto quer dizer mas acho que retrata o que lá se passou) que motivou uma longa resposta do Executivo.

Encurtando: e se os eleitos treinassem nos seus partidos técnicas de exposições claras – precisas – concisas para poupar tempo, para se perceber o que é, e não andarem às voltas, para que as actas não sejam romances de mil páginas mas sim registo entendível das preocupações dos eleitos e das possíveis soluções? Mas assim não teriam oportunidade de mostrar os seus dotes oratórios.



Continua no dia 12 de Janeiro de 2011.



Pensamentos de Fim de Ano:

Muitos teriam sido sábios se não tivessem acreditado demasiado cedo em que já o eram. (Séneca)

Quanto mais alta se eleva a estátua, tanto mais dura e perigosa é depois a pancada na queda.
(José Maria Escrivá)

4 comentários:

Anónimo disse...

Muitos procuram os partidos para fazerem carreira não é para aprenderem a estar numa Assembleia. Muitos nem sabem falar, andam às voltas com os assuntos mas falam muito para os lá de cima ouvirem. É nas freguesias e na municipal e República.

Anónimo disse...

Repito aqui o que disse noutro post:
Vamos votar na cidadania activa para 2011. Todos vamos fazer qq coisa por Oeiras. Preparem-se para não desistir.
A CMO está de rastos e foram muitos que ajudaram com os votinhos medrosos com os votinhos ilusão pensando que iriam ser recompensados. Claro que há meia dúzia gordinhos e anafados, mas a maior parte...
Vão aos sítios certos não pedir mas reclamar, denunciar, agir.
De Tercena

João Salgueiro disse...

Clotilde;

Gostaria de ter lido no seu postal algumas palavras sobre a ausência - exceptuando o presidente - do executivo numa reunião tão importante como aquela em se discutiu o Orçamento e Plano e Opções para 2011.

Sobre o trabalho dos membros da assembleia parece-me uma tremenda injustiça a crítica ao seu desempenho. Melhor ou pior, com exposições mais ou menos eloquentes, por escrito ou oralmente, todos tentam dar o seu melhor, tantas vezes após um dia de trabalho desgastante e a expor "dotes oratórios" numa sala quase sempre vazia.
Mais frustrante ainda é a sensação de tempo perdido pois nada de consequente se passa após a identificação e debate dos problemas.


Pela "juventude" dos membros de todos os grupos políticos da assembleia de freguesia de Algés só me faz sorrir a ideia de que alguém poderá "andar por ali" por qualquer ambição de fazer carreira como se afirma num comentário ao postal.

Será pelos 15€ das senhas de presença?

Já não sorrio, agora estou a rir à gargalhada!

Clotilde Moreira disse...

João Salgueiro
Tem todo do direito de não concordar comigo mas algumas intervenções deixam muito a desejar - compridas e rebuscadas e até muitas vezes "a armar". Estão ali a atacar e se calhar "com rabos de palha".
Não defendo a ausência do executivo. Discordo do seu ... *todos tentam dar o seu melhor*. Alguns tentam exibir-se.
Vamos ter esperanças que quem tem mesmo interesse pela sua terra harmonize os seus pares.
Ano de 2011 com novas posturas a favor de uma Freguesia modelo.
Clotilde