quarta-feira, 2 de maio de 2012

A Holanda leva o ensino secundário a sério





A Holanda leva o ensino secundário a sério. Imune ao vírus ideológico da pedagogia romântica, o sistema holandês oferece três vias de ensino à saída da escola básica. Aos 12 e 13 anos de idade, os alunos são encaminhados para uma de três vias: uma via académica que se destina a preparar os alunos para ingressarem nas universidades de elite; uma via técnica que se destina a preparar os alunos para prosseguirem estudos de tipo tecnológico e profissional; uma via profissional que se destina a prosseguir estudos profissionais e adquirir competências para o exercício de uma profissão.

Enquanto não se fizer o mesmo em Portugal, não há esperança de melhoria da qualidade do sistema público português.

Empurrar os alunos para uma via académica que se destina apenas a prosseguir estudos é impedir que eles tenham acesso a planos de estudos que lhes proporcionem a aquisição de literacia cultural e numérica e competências profissionais. Há que reconhecer que a via académica é desadequada para um grande número de alunos que se arrastam na escola até aos 18 anos a frequentarem um currículo completamente desajustado para as suas capacidades e vocação.

O encaminhamento desses alunos para uma via profissional aos 13 anos de idade permite-lhes a aprendizagem de um ofício e o acesso às bases culturais necessárias ao prosseguimento de estudos profissionais nos institutos politécnicos.

A atual rigidez do sistema português é uma armadilha para muitos alunos. Empurrados e aprisionados num plano de estudos que lhes é indiferente e desajustado, esses alunos arrastam-se na escola até aos 18 anos e saem dela sem literacia cultural e numérica e sem quaisquer competências profissionais. São os novos pobres do país, os eternamente assistidos pelo Estado, os desempregados para toda a vida. Foram enganados pelo sistema.




Secondary education (voortgezet onderwijs, VO) is targeted at students aged between 12 and 16 or 18. It consists of two cycles: lower and upper secondary education. It is divided into three types of schools, all having a core curriculum of a number of subjects for the first two years (basisvorming).

Pre-university education (voorbereidend wetenschappelijk onderwijs, VWO) lasts six years and prepares students for university education (wetenschappelijk onderwijs, WO) or higher professional education (hoger beroepsonderwijs, HBO). It is classified as ISCED levels 2 and 3; the last three school years form part of the second cycle of general secondary education (ISCED 3);

Senior general secondary education (hoger algemeen voortgezet onderwijs, HAVO) takes five years. Its aim is to prepare students for higher professional education (hoger beroepsonderwijs, HBO). However, many pupils go on to senior secondary vocational education (middelbaar beroepsonderwijs, MBO) or transfer to the fifth year of VWO. It is classified as ISCED levels 2 and 3; the last two school years form the second cycle of generalsecondary education (ISCED level 3).

2 comentários:

Oeiras disse...

Já houve uma coisa parecida, no tempo daquele senhor de que ninguém gosta de dizer bem, só que os revolucionários trataram de acabar com isso, porque os pobres também tinham direito de ir para a Faculdade e serem doutores...

PPP Lusofonia disse...

Falta alemão para todos no ensino secundário em Portugal.

Agora só os alunos de humanidades têm acesso.

VER http://ppplusofonia.blogspot.pt/2012/05/alemao-para-todos.html